Um Conto de Batman	 - Veneno # 05

Um Conto de Batman - Veneno # 05 Dennis O'Neil...

Resenhas - Um conto de Batman

Raeli 11/04/2021

Em Batman Veneno, conhecemos um lado ainda desconhecida do grande herói de Gotham City. Após falhar em salvar uma criança de um sequestro. Batman começa a questionar suas habilitações. O grande homem morcego não parece ser tão grande assim.

Fragilizado pela culpa de não conseguir salvar uma criança inocente, o cavalheiro das trevas aceita pílulas potenciadoras oferecida pelo Dr. Porter, pai da criança que não conseguiu salvar.

A criação do cientista parece funcionar bem, o Batman agora tem uma força sobre-humana, suas habilidades são maximizadas e nem mesmo o cansaço de dias sem dormir diminui seu desempenho. No entanto, a pílula parece alterar sua noção de justiça e sua atuação sempre sensata e comedida, acaba ultrapassando os limites a ponto de afastar o seu mais fiel amigo o nosso querido mordomo Alfred.

Não bastando as alterações comportamentais a droga causa uma dependência absurda e logo presenciamos o homem morcego executando ordens cada vez mais absurdas e fora da lei para conseguir mais pílulas e alimentar seu vício.

Quando uma ordem coloca em xeque sua lealdade e seu compromisso em não matar ninguém. O Batman luta para se desintoxicar da substância viciosa e prender os verdadeiros criminosos.

Para mim, Batman veneno é uma história muito necessária para todos os admiradores do Batman, aqui nós conseguimos enxergar o lado humano e as fragilidades desse herói que diferente dos demais, não é um deus, semi-deus, alterado geneticamente por acidentes radioativos ou nucleares, ou fruto de um experimento científico. O Batman é humano, com habilidades extraordinárias, mas ainda assim suscetível a todos os problemas mundanos. E talvez por isso, seja um dos heróis mais populares do mundo.

A história é muito envolvente e ver toda a trajetória do Batman lutando contra sua fraqueza é extraordinário. Só aumentou ainda mais a minha admiração por ele. Vocês precisam ler!

Maria Bia 09/11/2021

As trevas que habitam o Batman
Acho que é a minha leitura preferida do Morcego até agora.
Veneno entregou tudo! A trama é rica e extremamente competente em mostrar a vulnerabilidade do Batman/Bruce ao mesmo tempo em que expõe o motivo pelo qual Gotham precisa dele, tecendo uma crítica ao uso de substâncias químicas como forma de encobrir dores emocionais ou suprimir alguma fraqueza física.

Após ter a sua fé em si mesmo abalada duas vezes, Batman se rende ao uso de substâncias químicas produzidas pelo químico Randolph Porter e se vê completamente intoxicado e dependente da substância.

A droga aumenta a sua força física e ele começa a pensar que talvez agora consiga salvar outras pessoas, de maneira que nunca mais outra garotinha indefesa morrerá por sua culpa... Mergulhado nas trevas e envaidecido com as suas novas habilidades e resistência física, Bruce não percebe que pouco a pouco está deixando de ser quem é, perdendo a sua moralidade, o seu senso de justiça e chegando ao ponto de perder o seu maior pilar: Alfred.

Cada vez mais robusto e menos detetivesco, as emoções de Bruce alternam-se entre a completa insanidade e o nojo que ele sente de si mesmo ao perceber em quem está se transformando: um monstro deformado e sozinho.

Quando finalmente percebe que está sendo usado de como um fantoche pelo Doutor Porter e o General Slaycroft, Bruce implora ajuda a Alfred em uma cena que ouso dizer ser a mais triste da história do morcego, parte o coração até de quem não tem um HSUAHSUAHS, e assim, após logos 06 (sim seis meses), Bruce se livra do Veneno fabricado pelo Doutor Porter e segue ao seu encalço, objetando evitar que ele o General façam mais vítimas inocentes.

Longe de Gotham, Bruce e Alfred partem para Santa Prisca, um fictício país latino-americano em que Porter e Slaycroft realizam experimento em humanos, tornando-os super soldados com o uso intensivo do veneno do químico maluco.

Nesse momento descobrimos o que aconteceu ao Timmy, filho do General Slaycroft, e a podridão que habita em seu pai (em todos os sentidos, hahahaha, só agora fiz o paralelo das piadinhas. Genial!). Também descobrimos a obsessão do Doutor Porter em acabar com o que ele considera "fraqueza humana" e as consequência disso são repulsivas.

Enfim, o plot é muito bom e eu não consigo pensar em um único motivo para que qualquer amante de uma boa história não leia essa obra. O ritmo dela é tão alucinante que você não vê o tempo passar. Não é maçante e é extremamente fechadinha. Não vi nenhum momento "mé" na história e ouso dizer que ela será a minha favorita por um tempo nessa minha caminhada pela batcaverna hahahaha.