Fragmento de Cristal

Fragmento de Cristal R. A. Salvatore

Resenhas - Fragmento de Cristal

YgorB 07/04/2024

Um começo de uma aventura.
Pra quem não leu os 3 primeiros livros pode ficar um pouco intrigado pelo o passado do nosso amigo elfo negro, mas uma boa história pra quem continua a história após a primeira trilogia.

Diego 17/12/2023

E mais um livro para a saga que funciona como uma aventura única. Livro muito bem escrito e com um desenvolvimento ideal: nada exagerado e nada muito simples. Uma ótima fantasia.

William 22/08/2023

Parabéns aos revisores, mas da próxima abram os olhos pra fazer o trabalho.
Todos os livros até agora tem erros grotescos de português, mas esse se supera, conseguiram emendar e repetir duas paginas inteiras, quebrando totalmente o ritmo da parte final do livro. Chega a dar vontade de largar de mão e nem terminar.
Como história, uma maravilha, o começo de uma saga, mas a quantidade de displicência em revisar os livros é de desanimar.

Carlos_Junior 07/06/2023

Ótimo livro
Esse foi na verdade o primeiro livro do r.a.salvatore, por ser o primeiro temos que relevar muitas coisas, erros de principiantes, mas te aseguro que se vcs continuarem a ler a lenda de drizzt vai ficar mais interessante...

Thaisa 24/11/2022

Me apaixonei por Drizzt, mas não por essa narrativa...
Em Icewind Dale (o Vale do Vento Gélido), um grupo de vilas de pescadores, conhecido por Ten Towns (Dez Burgos) está em perigo: o mago Akar Kessel encontrou um fragmento de cristal muito poderoso, que busca o caos e a destruição, e decidiu dominar não apenas todo o mundo, como também seus habitantes. É assim que ele começa a recrutar goblins, orcs, gigantes e até mesmo o malévolo demônio Errtu (que quer o cristal para si) afim de criar um exército para invadir Dez Burgos e matar todos que ali vivem se eles não se renderem aos seus desejos.
Cabe ao elfo negro, o ranger Drizzt Do'Urden, proteger o lugar que ele escolheu como lar após abandonar seus terríveis contemporâneos no subterrâneo por não se identificar com a crueldade exercida pelos outros elfos negros. Para isso, ele arquiterará um plano que conta com a ajuda de sua companheira, a mágica pantera negra Guenhwyvar, o halfling Regis (uma espécie de hobbit que vive feliz em Dez Burgos, pescando e aproveitando de um aparato especial para conseguir o que quer), o bravo anão Bruenor Martelo de Batalha e o forte bárbaro (e seu aprendiz) Wulfgar.
A história escrita por R.A. Salvatore tem, como princípio, o Forgotten Realms - a campanha mais famosa do RPG de fantasia Dungeons & Dragons. E como D&D foi altamente baseado nas obras de J.R.R. Tolkien, é clara a influência do autor nessa narrativa.
Preciso ser honesta e dizer que essa leitura foi um mix de emoções e sentimentos conflitantes pra mim: eu me apaixonei completamente pelo incrível Drizzt, sua inteligência e determinação, assim como a dualidade entre sua essência e sua compaixão; me diverti com Bruenor e suas ironias constantes; me irritei com Wulfgar e seu machismo, algo sempre presente nos livros mais antigos de fantasia; e adorei conhecer Regis, sua preguiça e sua coragem.
No entanto, sem contar os protagonistas, algumas reviravoltas surpreendentes e temas interessantes relacionados à politica e sociedade, assim como reflexões sobre nossa natureza, nosso lugar no mundo e quem está conosco nas importantes guerras que travamos, o desenvolvimento da narrativa e a escrita do autor foram medíocres: personagens indo de um lugar ao outro em segundos, mostrando conhecimentos vindos do nada, recriando as mesmas batalhas frequentemente e, de alguma forma, sobrevivendo facilmente os perigos ao seu redor...
É verdade que eu sou uma leitora de fantasia mais atípica, que prefere a construção dos personagens às guerras que eles travam, mas acho que o motivo de eu não ter gostado tanto dessa trama podem ser resumidos em dois tópicos: o primeiro é essa adaptação do RPG e, mais ainda, do universo que Tolkien criou, pois parece algo muito mais simplificado e uma cópia não tão complexa desse mundo - é uma fantasia muito singela, ótima para quem está ingressando nesse gênero literário, mas básico demais para quem já é leitor de fantasia. O segundo motivo é que essa obra é o começo de uma trilogia que já tem uma história pregressa - esse é o primeiro volume da "Trilogia das Planícies Geladas" e o quarto livro de "A Lenda de Drizzt", então eu terminei a leitura querendo saber o que viria a seguir, mas também me senti jogada nesse enredo como se ele já começasse na metade, onde os personagens já se conhecem e já viveram aventuras anteriores.
Como Drizzt se tornou um dos meus personagens favoritos, eu quero saber mais de sua história pessoal e talvez lerei as obras anteriores para conhecer sua origem, mas por agora não tenho planos de continuar a "Trilogia das Planícies Geladas".

Camila(Aetria) 16/12/2021

E chegamos finalmente nO Fragmento de Cristal!
Gravamos o cast pra comentar nossa jornada que já passou por 3 anteriores, e?. Bem. Taí nosso cast sem e com spoilers: https://bit.ly/Interlúdio25

Mas em suma, não recomendo começar por esse caso seja novo no universo! O Patria foi uma porta de entrada mais convidativa pra mim. :)

Kowa 12/11/2021

Gostei muito da história, muito bem contada sem enrolação, direta ao ponto. Alguns erros de digitação estão presentes neste livro, nada que atrapalhe a experiência incrível de ler este livro.

rangel.sardinha 25/03/2021

Melhoria da tradução
A nova tradução da Jambô Editora deu um novo sabor a essa obra. Muito bem revisada a aventura inicial de Drizzt nos Vales do Vento Gélido é deslumbrante é assustadora.

FlaviosParanhos 28/07/2020

Com muitos erros de edição
Dessa vez não vou começar avaliando a estória e sim a estrutura do livro, também vou citar pela primeira vez o quanto paguei para justificar parte da minha revolta, paguei na Amazon 46 reais, um valor alto, mas pq citar o preço do livro? Eu explico, pq o alto valor deveria vir com um cuidado mais apurado. Eu tenho todos os livros da série lançados até agora, no total foram 5, cronologicamente esse é o quarto, por um erro meu acabei lendo o quinto primeiro, oque não interfere muito pq o quinto livro é o sétimo... uma confusão explicada pelo fato da editora escolher publicar as histórias cronologicamente e não pelo lacamento. Tendo explicado isso início às reclamações. Todos os livro da saga contém uma quantidade alta de erros de edição, a maioria são digitacoes erradas, palavras e letras trocadas, duas palavras com o mesmo sentido colocadas na mesma frase por indecisão editorial me parece, mas este livro se superou, além dos erros habituais ele tem um erro grosseiro, primeiro o título de um dragão chamado Morte gélida, sendo chamado de morde gélida, e segundo o pior de todos, nas últimas páginas no meio da guerra temos duas páginas repetidas! Eu nunca tinha visto isso em um livro antes, e olha que já li muitos livros de feirinhas a dez reais, são duas páginas com o mesmo conteúdo no meio de uma grande batalha, quem lê envolvido na estória sabe como um erro já desconcentra, mas esse foi muito mais que um errinho, a vontade de ler morreu na hora, o livro é caro a série é cara como deixaram passar um erro desses? É absurdo! Todos os livros da série contém erros mas esse... isso me fez terminar o livro com ódio, uma empresa maior teria feito recall ou dando um belo desconto com um aviso sobre o erro, me senti lesado e aconselho as pessoas a não comprarem esse edição com o erro contido, pra quem dúvida o erro começa na página 324. Eu me nego a falar de outros aspectos do livro pq isso já vinha me decepcionando chegou no auge. Eu sei que os editores deste livro tem competência, um deles já foi editor de HQs da Marvel no Brasil de forma magistral. Espero que ao menos uma explicação seja dada a isso, e que erros assim não se repitam, só esse ano comprei 9 livros da editora então falo como consumidor. É só isso que tenho a falar pra mim acabou ofuscando a estória brilhante, envolvente e mágica com pouquíssimos defeitos.

Haniel Ferreira 29/06/2020

COMEÇA A TRILOGIA DO VALE DO VENTO GÉLIDO
Meu primeiro contato com uma obra de R.A. Salvatore foi com PÁTRIA, o 1º volume da “Trilogia do Elfo Negro” e também da coleção “A Lenda de Drizzt” – uma série de romances construídos ao redor do personagem Drizzt Do’Urden, um elfo negro que renegou as tradições cruéis de seu povo e abandonou sua sociedade subterrânea para viver na superfície, em meio a pessoas que o temem por sua aparência.

O FRAGMENTO DE CRISTAL é o quarto volume dessa coleção em ordem cronológica – embora tenha sido o primeiro a ser publicado originalmente – e, diferente dos três primeiros, não é inteiramente centrado no já mencionado elfo negro. Drizzt divide essa obra com o teimoso Bruenor, o acomodado Regis, um grande variedade de personagens que, apesar de não aparecerem em outras obras da coleção, possuem bastante destaque, mas, acima de todos esses, Drizzt divide seu protagonismo com Wulfgar, um garroto membro de uma tribo bárbara que tentou atacar a civilização e, após a derrota de seu povo, foi criado por anões e trinado pelo elfo.

A primeira qualidade notável desse livro é que ele pode ser lido independente de outras obras. É uma excelente porta de entrada a qualquer um que queira ler uma obra de fantasia sem precisar de qualquer conhecimento prévio.

Com ritmo fluido, cenas empolgantes e descrições precisas, Salvatore nos entrega um trabalho de excelente qualidade. Desde o desenvolvimento dos personagens, passando pelos conflitos e terminando em uma batalha épica, esse livro em nada desaponta os amantes da literatura fantástica. Além disso, a obra é leve e dinâmica, e eu não senti dificuldade alguma em querer continuar a devorá-la, página por página.

No entanto, apesar da qualidade inegável do trabalho de Salvatore, a edição brasileira foi vítima (a meu ver) de dois reveses. O primeiro foi ter sido lançado “fora de ordem”. Os três primeiros volumes da Lenda de Drizzt foram publicados no brasil em ordem, seguidos pelo volume 7: LEGADO (publicado em Abril de 2019). Saber quais personagens estariam vivos e presentes nas obras posteriores tirou um pouco do “senso de perigo” da obra. O outro problema presente na 1ª edição (Novembro/2019) é a incidência de diversos erros de digitação: em alguns trechos há palavras faltando, em outros há palavras a mais... e um dos últimos capítulos do livro conta com uma série de parágrafos duplicados.

O livro é muito bom, repleto de personagens cativantes e conta com um ótimo trabalho de tradução, apesar dos erros já mencionados. Vale a pena comprar e ler – mas é bom garantir que a sua edição já esteja corrigida!