Malas, Memórias e Marshmallows

Malas, Memórias e Marshmallows Fernanda França

Resenhas - Malas, Memórias e Marshmallows

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hiago Vinícius 16/12/2012

Açúcar, tempero e tudo o que há de bom
Você acaba de sofrer uma decepção amorosa federal. Você está de castigo por 2 meses. Seu computador pegou um vírus destruidor. Aquela prova para a qual você estava estudando há um mês foi entregue, mas em branco. Seu vestibular será em alguns dias. Seu TCC queimou. Ainda choveu e você não levou guarda-chuva. Você precisa descarregar. Você precisa de “Malas, Memórias e Marshmallows”.
O romance de Fernanda França conta a história de Melissa Moya, uma jornalista que após ser demitida do jornal onde trabalhava – no dia de seu aniversário – conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, que dá a ela a chance de realizar seu maior sonho: Viajar mundo a fora. Juntos, eles dão início ao projeto "América sobre Rodas" e Melissa vive a maior aventura de sua vida:
O projeto jornalístico de uma empresa de turismo – na qual trabalha Theodoro – consiste em um roteiro turístico que percorre cidades dos Estados Unidos na visão de um mochileiro (e, nesse quesito, Fernanda França já é garimpada): Melissa pega sua malinha, um carrinho mais ou menos, e viaja o mais importante país do Planeta Terra.
O livro tem uma divisão de capítulos muito interessante: cada um é dedicado a uma determinada cidade que ela visita, fazendo amizades, inimizades, adotando gatos e criando confusões. A personalidade maluca dela te deixa tão dentro da história que, quando você termina o livro, deixa aquela sensação de “mas já?”.
Além disso, o livro dialoga com duas reflexões interessantes: "Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo" e principalmente “Enquanto o homem planeja, Deus ri” – este último um ditado yiddish, dialeto hebraico utilizado por povos judeus ao redor do mundo.
Para quem estiver afim de um romance leve e divertido para passar, por exemplo, o final de semana, ou aquele mês que vem sendo um porre, “Malas, Memórias e Marshmallows” é um deleite: Romance, ação, aventura, comédia, personagens divertidíssimos (uma delas chama-se SARA LARA – imagine como é uma pessoa que tem esse nome), reflexão e tudo aquilo que caracteriza um bom chicklit. Isso, claro, sem contar o ótimo trabalho da Rai Editora na diagramação do livro: Tudo conspira para que a leitura seja mais e mais prazerosa.

Alyne 12/06/2021

Um livro leve, divertido, que envolve muitas viagens e pontos turísticos. O melhor ainda é que é nacional então tem muitas referências à nossa cultura também!

Melissa é uma jovem jornalista que no dia de seu aniversário é demitida. Ela ainda não sabia, mas aquele seria um ponto chave pra sua vida mudar completamente!

Li essa história em um dia porque a escrita é tão boa que eu não queria parar de ler.

Recomendo muito! E pra guem gosta do gênero chick-lit vale muito à pena ler.

amareladiz 27/01/2022

Um diário de viagem
Este é um livro de 2011. As pessoas ainda trocam e-mail com amigos, conversam pelo MSN e não tem boa internet no celular.

No enredo, uma jornalista de 23 anos é demitida no dia do seu aniversário. Mas tudo dá certo. No final, foi até melhor pra ela. Sério, ela quer viajar o mundo e na semana seguinte já está fazendo isso.

Conhece diversos lugares e, em alguns momentos, o livro dá a impressão de estar mostrando o feed de alguém. Estão todos rindo, vendo lugares legais, comendo iguarias. Massa, amore. E o drama, os diálogos etc? Cansa um bocadinho.

Há bons elementos, alguns relacionamentos se desenvolvem. Tem boas ideias para educar adolescentes e todo esse clima de romance de filme pra assistir com chocolate quente (cuidado com a diabetes! De verdade!) para passar o tempo.

É isso, razoável. Foi bonzinho. A autora tem vários outros livros. Vocês já leram algum? O que acharam?

Para mais sobre livros e meio editorial:
Instagram: @umaamarela

mih 25/04/2021

Calmo e aconchegante
Me apaixonei desde a primeira página, grifei vários trechos durante a leitura. É aquela história da típica garota que a vida tá tudo bagunçado e tudo que quer fazer é fugir, de certo modo ela foge, mas também se reencontra.

Vanessa Vieira 21/04/2012

Malas, Memórias e Marshmallows_Fernanda França
O livro Malas, Memórias e Marshmallows, de Fernanda França, nos conta a história da jornalista Melissa Moya. Melissa é demitida do emprego justamente no dia do seu aniversário e ainda é trapaceada pelo seu chefe, Cristiano, um verdadeiro mala. Mas a sua sina muda quando ela conhece Theodoro Brasil, seu vizinho e dono do cachorro Funk. Eles acabam construindo uma bela e sólida amizade, repleta de muito companheirismo e respeito. Theodoro é fotógrafo em uma conceituada empresa e sugere que Melissa passe a viajar pelo mundo, retratando os seus pontos turísticos e suas impressões sobre os locais visitados.

Ela acata a ideia do vizinho e acaba ingressando como freelancer na empresa em que ele trabalha, em um projeto chamado "América sobre Rodas", que consiste em viajar por várias regiões do Estados Unidos e documentar a sua opinião a respeito de cada lugar. Melissa deixa para trás sua família, seus amigos, e a sua gatinha linda Lady Gaga rumo aos States, com muita energia e força de vontade.

Munida de câmera fotográfica e de um notebook que possui o simpático apelido de Lesma, Melissa embarca em uma verdadeira aventura, conhecendo vários cartões postais dos Estados Unidos e curtindo cada instante de seu passeio no exterior. Ela acaba cruzando com um gatinho abandonado na rua, e resolve ficar com ele, que passa a se chamar Ozzy. Melissa acaba também sendo surpreendida pelo amor, e vivendo sentimentos muito intensos, e um tanto hilários também...

Malas, Memórias e Marshmallows é o segundo livro da Fernanda França que eu tenho a oportunidade de ler e amei! A narrativa é doce, dinâmica e mesclada com romance e humor. Uma leitura deliciosa e um chick-lit incrível!

Melissa é uma personagem carismática e sincera ao extremo. Ela fala tudo o que pensa, independente de quem seja a pessoa, e não possui papas na língua. Sua vida é abalada quando ela é despedida da empresa em que trabalha no dia do seu aniversário, além de não receber os créditos de uma matéria brilhante que fez. O que ela não podia imaginar era que isso seria o prelúdio para o seu grande sonho de conhecer o mundo.

Theodoro Brasil é tudo de bom! Lindo, simpático, amigo, cavalheiro, companheiro...enfim, possui diversas qualidades. Ele é presença fundamental na vida de Melissa, sempre a ouvindo, aconselhando e dando muita força nas horas cruciais. Um verdadeiro fofo!

Gostei muito do livro e tive uma leitura super prazerosa e divertida. Ele também nos fala um pouco sobre a adoção de animais domésticos, e salienta o quanto esses bichinhos são maravilhosos e especiais em nossas vidas. Mais um ótimo livro da nossa literatura nacional, que vem me ganhando cada dia mais, e é claro que eu recomendo!

Isa 28/04/2020

Eu sou muito apaixonada pelo o livro, comprei aleatoriamente e acabei amandando a personagem é muito fofa e acaba nos cativando.

kit kat 02/01/2014

"As decisões mais difíceis são aquelas que envolvem o coração."
A jornalista Melissa Moya não poderia imaginar que no dia do seu vigésimo terceiro aniversário a) seria demitida injustamente; b) encontraria no elevador do seu próprio prédio um vizinho gato; e c) esse mesmo vizinho seria o responsável por tornar realidade o maior sonho dela: viajar pelo mundo.

Theodoro Brasil é nome do príncipe, que de brinde ainda sabe preparar marshmallows deliciosos. Ele é fotógrafo e também trabalha em uma agência de notícias que está à procura de alguém para escrever um projeto chamado “América Sobre Rodas” sobre os Estados Unidos. E quem melhor para a tarefa do que Melissa Moya? Da América do Sul, a Mel parte para a terra do Tio Sam, onde passará por várias situações, entre risadas, mil esquecimentos, encrencas, amores e amizades.

“Existe um momento na vida em que precisamos optar pelo que parece o certo a fazer e o que queremos de verdade. A segunda opção pode não nos oferecer aparentemente nada, mas pode ser a estrada que nos leva à felicidade. E ela nem sempre vem acompanhada por prêmios, dinheiro ou conquistas materiais. É quando tudo isso não nos falta que estamos prontos para seguir esse caminho.” [pág. 64]

O livro cumpre bem o papel turístico que o enredo propõe. O leitor que é esperto vai saber tirar um bom proveito dessa viagem literária, pois cada capítulo é iniciado por pequenas informações sobre os lugares que a Mel visita, como Chicago, Washington, Nova York, Memphis, Detroit, suas principais atrações e muito mais. Como um plus, a protagonista ainda sustenta valores éticos dignos de palmas, defendendo-os com muito bom humor durante suas aventuras.

Dessa forma, Malas, Memórias e Marshmallows é um romance agradável e bem leve, um chick-lit cheio de “aws” e com uma cena perfeita à la A Bela e a Fera perto do final que promete derreter os corações das meninas mais românticas.

Fotos do livro no link abaixo:

site: http://www.bibliophiliarium.com/2014/01/resenha-malas-memorias-e-marshmallows.html

pietrarebeca 05/09/2023

Apaixonante!

Eu amo esse livro! A leitura é viciante.

Imagino a Melissa a ser uma mulher ruiva e cheia de carisma e humor, que ganha todos a sua volta! As aventuras que a garota passa são divertidas e nos prende muito!

Descrevo o livro com muita emoção envolvida, seja risadas, sorrisos de canto, olhos lacrimejando e um pouco de estresse, o que é ótimo para uma leitura boa.

Silvana 17/07/2020

Maravilhoso !
Viajei tanto nesse livro. Já tinha lido ele muito tempo atrás mas não lembrava que ele era tão bom. Nesse livro a personagem Melissa Moya viaja para vários países, inclusive para Orlando (no qual só me deu mais vontade de conhecer pessoalmente) e para várias cidades. Dentre essas viagens ela vive um grande amor, descobre novas amizades,descobre pessoas que ela achava que queria o seu bem mais na verdade só queria sua infelicidade e o mais importante ela se redescobre. O mundo mostra que ela é uma mulher altamente independente e que somente ela pode fazer com os sonhos virem realidade!

Vanu 28/03/2022

Todo o lifestyle dos anos 2000
Esse é um livro bem tranquilo e gostoso de ler que conta a história da Melissa, uma jornalista de 23 anos que perde o emprego e acaba fazendo uma viagem que muda os planos que ela tinha até então. A história é 100% previsível mas é um romance gostoso de ler e sem pretensão . A melhor parte (pra quem é dos anos 90) é acompanhar a Melissa trocando emails com os amigos, entrando no msn, mandando sms... toda a experiencia anos 2000

Melina Souza 27/11/2012

O livro conta a história de Melissa Moya (Mel), uma jornalista que perde o emprego no dia em que completa 23 anos. No caminho para casa, enquanto carregava todo seu material do jornal, ela começa a refletir sobre o que iria fazer agora que estava sem emprego, se contaria para os pais no mesmo dia, se iria depender da ajuda do irmão Michel para pagar a sua próxima fatura do cartão, como iria alimentar a sua gata Lady Gaga…até que no elevador ela vê pela primeira vez Théo, o seu charmoso vizinho carioca que estava carregando um vaso cheio de folhagens, e Funk, seu cachorro. Enquanto Mel admirava observava seu vizinho, Funk pulou em cima dela e derrubou tudo fazendo com que o elevador e suas coisas ficassem cobertos de terra. E é assim que Mel conhece o seu melhor amigo, aquele que vai ajudá-la a realizar os seus sonhos.

Alguns dias depois do seu aniversário, Mel entra em um avião rumo ao Uruguai para participar de um congresso com o seu ex-chefe e escrever sobre Montevidéu para a mesma agência que Théo trabalha (ele conseguiu um trabalho de freelancer para ela). A viagem que era pra durar uma semana acaba ficando um pouco mais longa e vira a realização de um sonho da Mel.

Achei a história do livro bem legal, porque além de conhecer um pouco sobre outras cidades (cada capítulo abre com um pequeno parágrafo falando sobre uma cidade), ela nos faz refletir sobre amor, amizade, sonhos, animais abandonados…É uma leitura muito agradável.

Resenha completa: http://melinasouza.com/2012/09/19/malas-memorias-e-marshmallows-fernanda-franca/

Ju 24/01/2013

Malas, Memórias e Marshmallows
Em Malas, Memórias e Marshmallows, Mel, a protagonista, é demitida no dia do seu aniversário. Ao chegar em casa, conhece um novo vizinho no elevador. Acabam ficando amigos (quase) instantaneamente.

"Eu não me escuto mesmo. Sou surda para mim mesma, um bloqueio interessante e que me permite dizer o que penso e fazer o que quero, mesmo que eu diga que não quero. O vizinho abriu a porta, disse "entre, fique à vontade" e a fechou. E eu entrei. Tão simples. Entrei na casa de um cara que eu nem sabia quem era. E se ele fosse um louco psicopata assassino picador de mulheres?"

Ao saber de tudo o que se passou com Melissa, Theo lhe faz um convite de trabalho, como freelancer. E ela acaba embarcando em uma viagem para os Estados Unidos, com o objetivo de conhecer várias cidades, famosas e desconhecidas, e escrever sobre elas depois.

"Percebi, então, que tinha medo da mudança. O que me assustava era não saber o que viria em seguida. Eu me sentia mais segura com meus planos. A mudança atrai, empolga e fascina, ao mesmo tempo que o medo a acompanha até que algo aconteça."

As personagens são bem legais. Tanto os protagonistas quanto suas famílias e seus amigos. A gente consegue enxergá-las, e até dar bronca em momentos necessários... rs...

Confesso que me decepcionei um pouco com o livro. Em alguns trechos, vi muita descrição dos lugares que a Mel visita e senti falta de acompanhar a vida dela. Mas isso é uma coisa minha. Não gosto de ficar lendo descrições de lugares que não conheço. De vez em quando, gosto de ouvir alguém que já os conhece falar deles, e só. Para falar a verdade, quando viajo, gosto de ser surpreendida pela cidade.

Mas a história por trás das viagens, depois que consegui me acostumar ao ritmo do livro, me agradou bastante. Mel passa de uma garota que não acredita nem um pouco em si mesma a uma mulher que descobre seu potencial e sabe muito bem o que quer da vida. E entende que o amor não é sobre abrir mão o tempo todo, e sim sobre somar.

"- Mel, antes de gostar de alguém, descobri que precisava gostar primeiro de mim mesma. Você precisa pensar que o cara não pode te fazer se sentir mal. Se você se sente mal, há algo errado."

Eu não era muito fã da capa, mas não tem como não gostar depois de ler o livro. Cada elemento que faz parte dela está lá por um motivo. Isso é bem legal. E o título com certeza se tornou muito mais fofo agora.

A diagramação é linda, com pequenas ilustrações no início de cada capítulo e uma mala no final. Isso porque cada um deles se passa em uma cidade diferente. A viagem da Melissa é bem longa. O livro tem continuação, mas não tenho informações sobre o lançamento. No segundo volume, ela vai passar três meses se aventurando pela Europa. E sua primeira parada será a Itália, o país que eu mais quero conhecer. Vou querer ler, além dos lugares me interessarem mais, acho que vamos ter muito mais romance! *-*

Uma última observação: quando terminei o livro, tive que correr pra fazer brigadeiro!!! rs... preparem-se!

"Ser feliz também é uma escolha. Pode ser que no processo você se perca e se pergunte se está na rota certa, mas muitas vezes você nem escolhe a estrada: é ela que te escolhe."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-malas-memorias-e-marshmallows.html
Dani 30/03/2013minha estante
Pra ser sincera, nunca tive grande curiosidade em relação ao livro mas ainda sim gostei da idéia inicial, além do que, isso de querer fazer brigadeiro despertou meu interesse, gosto quando os livros me dão vontade de fazer algo :)

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Achei a premissão interessante, mas me pareceu um livro para adolescentes, de fácil compreensão. Não me cativou muito.

Baah 13/04/2013minha estante
esse livro é uma delicinha , achei super divertido e diferente , a capa otima

Thaís 13/04/2013minha estante
Adorei o titulo deste livro kkkkk é diferente neh?! A resenha esta otima como sempre..
Beijus

Babi 12/04/2012

Uma delícia!
Resenha completa em http://www.romanceseleituras.com/2012/04/malas-memorias-e-marshmallows-fernanda.html

Melissa Moya foi demitida no dia do seu aniversário. O curioso é que o jornal não tinha motivos para mandá-la embora, já que a matéria sobre turismo que ela havia escrito ganhara um prêmio dias atrás. Claro que outra pessoa levou o crédito.

Mas Mel não queria pensar em coisas ruins naquele dia, afinal era o SEU dia. Ela só pensava em chegar em casa e aproveitar a "festa surpresa" que seu irmão Michel estava organizando em seu apartamento. Bem, tentando...

As surpresas, no entanto, não ficaram por aí. Além de conhecer Theodoro no elevador, o vizinho do andar de cima que ela nem sabia que existia, Mel ainda recebeu a visita do ex-chefe, que apareceu em sua festa de aniversário alegando estar totalmente apaixonado e a convidando para um congresso em Montevideo.

Desempregada e perdida, ela acaba sendo incentivada por Theo a aceitar a viagem e aproveitar para fazer algumas matérias como frela para a empresa de seu mais novo melhor amigo, o qual apelidei carinhosamente Rei dos Marshmallows.

A partir daí, a vida de Melissa sofre uma reviravolta e em pouquíssimo tempo ela se vê engajada em um maravilhoso trabalho chamado América sobre Rodas. Mel viajaria os EUA de carro, fazendo matérias sobre turismo em cidades muito e nada conhecidas. Tudo o que ela sempre quis.

papodeitsbru 21/05/2021

Leve e divertido.
Acompanhar as aventuras da Melissa é muito gostoso. Além disso, super interessante viajar com elas pelas EUAs. O romance não é o foco, mas achei legal como a relação foi construída.

Uma leitura nacional, leve, engraçada, romântica e perfeita pra passar um tempinho. ??

Flavs Machado 03/04/2013

Como futura jornalista que sonha em viajar o mundo, fiquei empolgada com grande parte do enredo do livro e com diversos pensamentos da personagem principal Melissa, que também é a narradora. Especialmente por conta da grande identificação com a mesma e diversas vezes me via ali, durante a leitura. Entretanto confesso que quando o final se aproximou, fui ficando cada vez mais decepcionada. Talvez porque minha linha de pensamento sobre relacionamentos não bate com o da autora e como me via muito ali, acabei me desanimando quando as partes românticas do livro realmente começaram.
Quem gosta de romances exagerados, daqueles personagens perfeitos demais a ponto de serem completamente irreais e passagem dignas de histórias da Disney e tem o sonho de viajar o mundo e viver várias aventuras, vai amar cada detalhe. No entanto, os sonhadores-realistas de plantão e que preferem um enredo mais vida real do que um conto de fadas, podem desencadear os mesmos sentimentos que eu e se decepcionar um pouco com o rumo romântico que a história toma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5