Açúcar

Açúcar Gilberto Freyre

Resenhas - Açúcar

Emerson Dylan 14/04/2021

Abre-alas
Açúcar trata-se do primeiro trabalho no Brasil que se deteve exclusivamente sobre a importância do doce na nossa constituição social. A obra incorre aos riscos do ineditismo e às características da literatura sociológica da década de 1930, muito mais empenhada em uma abordagem ensaística que em um estudo cientificamente crítico. Assim, Gilberto Freyre abre espaço para comentar de tudo um pouco, mesclando ideias que seriam melhor trabalhadas em trabalhos futuros, da sociologia, da história e da antropologia. Como primeiro contato com a história e sociologia do doce, é um bom aperitivo. Destaque para as dezenas de receitas que, registradas pelo autor, sobreviveram ao tempo.
Karin 14/04/2021minha estante
Gosto muito do autor. Não conhecia a obra, mas deve ser interessante a mistura

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Açúcar: Uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil", de Gilberto Freyre, publicado em 2007 pela editora Global, aborda a importância histórica, cultural e social do açúcar na formação da sociedade nordestina, desde a época da colonização portuguesa até os dias atuais.

O autor, reconhecido sociólogo e antropólogo brasileiro, apresenta um panorama histórico da produção e do comércio do açúcar, destacando a sua influência na economia e na cultura da região Nordeste. Além disso, Gilberto Freyre explora a relação dos brasileiros com o doce, e como ele está presente em diversos momentos da vida cotidiana, como nas festas, nas receitas familiares e nas celebrações religiosas.

O livro também apresenta receitas de bolos e doces típicos do Nordeste brasileiro, que têm como ingrediente principal o açúcar. Essas receitas são acompanhadas por comentários e observações do autor sobre a sua origem e importância cultural.

O autor faz uma análise da relação entre a produção do açúcar e a formação da sociedade brasileira, destacando o papel dos escravos africanos nesse processo. Ele aborda ainda a exploração do trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar e suas consequências para a sociedade brasileira.

O livro é uma obra importante para se compreender a importância do açúcar na história e cultura brasileira, além de apresentar receitas que são parte da tradição culinária do Nordeste do Brasil. A obra é recomendada para estudiosos da história e da cultura brasileira, bem como para quem deseja conhecer mais sobre as tradições culinárias da região Nordeste.
Por: Romeu Felix Menin Junior.