Inquietação Teórica e Estratégia Projetual na Obra de Oito Arquitetos Contemporâneos Rafael Moneo

Resenhas - Inquietação teórica e estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporâneos

Mauricio.Alcides 16/12/2016

As vezes é bom ler um livro o qual lhe deixa com a sensação de que você é burro …
Rafael Moneo é um Pritzker e isso por si só já me faria ficar interessado por sua obra. Mais do que isso, ele escreveu um livro sobre 8 arquitetos dos quais 2 estão entre os meus favoritos. “Inquietação teoria e estratégia projetual” é uma obra analítica sobre o trabalho de alguns dos arquitetos que o autor julga de extrema importância para compreensão do mundo contemporaneo,

infelizmente a leitura de sua obra é um pouco arrastada, eu pessoalmente pouco consegui extrais das analises de James Sirling e Venturi & Scott Brown, a leitura referida a Alvaro Siza mais me parecia uma poesia desconexa a uma analise contextuai do trabalho do arquiteto, incrivelmente o personagem o qual eu julguei ser o mais complexo para a compreensão em um momento pré leitura se tornou o mais simples, o mais lógico o mais humano. Frank Gehry e o seu desconstrutivismo me pareciam tão lógico, quase uma construção trilhada e pré determinada antes de qualquer dado apresentado a um computador.

O livro é de fato muito bom, me fez ter acesso a analises bastante elaborada de algumas das principais obras de alguns dos principais arquitetos das ultimas décadas, me fez perceber que eu ainda sou um completo burro ao tratarmos de estudos arquitectónicos e que devo me dedicar ainda mais para poder compreender uma ínfima parte dessa arte também conhecida como aglomerado humano que costuma refletir em uma coisa chamada arquitetura.