As 48 Leis do Poder

As 48 Leis do Poder Robert Greene

Resenhas - As 48 Leis do Poder

PAULA 13/04/2024

Achei muito cheia de altos e baixos.
Primeiro, porque ninguém fará como está escrito, a não ser que seja uma pessoa estritamente devota.
Segundo, porque há sempre as contradições. Ao mesmo tempo que eu faço algo daquele jeito, vem a parte inversa de como se deve agir e isso torna tudo confuso. No final das contas, toda ação tem o seu peso, tem um preço a ser pago.
Tem 5 estrelas, porque acho verdade a maioria das coisas descritas, mesmo não concordando com tudo.

Paulo Freitas 07/04/2024

O livro explora princípios e estratégias para adquirir poder e influência nas relações pessoais e profissionais. Cada uma das regras oferece insights sobre como agir e se posicionar no mundo para alcançar o sucesso.

Carla.Parreira 07/04/2024

AS 48 LEIS DO PODER (Joost Elffers e Robert Greene). Aqui está a lista das 48 leis mencionadas no livro:
1. Nunca ofusque o mestre. “Evite brilhar mais do que o seu senhor. Toda superioridade é odiosa, mas a superioridade de um súdito com relação ao seu príncipe não só é estúpida como fatal.”
2. Não confie demais em amigos, aprenda a usar inimigos. “Saiba tirar vantagem dos inimigos. Você precisa aprender que não é pela lâmina que se segura a espada, mas pelo punho, para poder se defender. O sábio lucra mais com seus inimigos do que o tolo com seus amigos.”
3. Oculte suas intenções. “Já ouviu falar de um general muito hábil que pretende surpreender uma cidadela anunciando seus planos ao inimigo? Oculte os seus propósitos e esconda o seu progresso; não revele a extensão dos seus objetivos até ser impossível se opor a eles, até terminar o combate. Conquiste a vitória antes de declarar a guerra. Em resumo, imite aqueles guerreiros cujas intenções ninguém sabe, exceto o país destruído por onde eles passaram.”
4. Diga sempre menos do que o necessário. "Não abra a boca antes dos seus subordinados. Quanto mais você permanecer calado, mais rápido os outros começam a dar com a língua nos dentes. Quando eles movem os lábios e dão com a língua nos dentes, eu posso compreender suas verdadeiras intenções."
5. Proteja sua reputação a todo custo. "A fama que parece apoiar-se nas opiniões de muitos favorece uma certa fé inabalável no valor de um homem, o qual em seguida é facilmente reforçado nas mentes já predispostas e preparadas."
6. Crie uma aura de mistério. "Quando você não se declara imediatamente, cria expectativas. Misture um pouco de mistério em tudo, e o próprio mistério despertará a veneração. E quando você explicar, não seja muito explícito. Desta maneira, você imita o jeito divino quando faz os homens ficarem observando maravilhados."
7. Faça os outros trabalharem por você, mas sempre leve o crédito. "Há muito o que saber, a vida é curta, e a vida não é vida sem conhecimento. É, por conseguinte, um excelente truque adquirir o conhecimento de todo mundo. Assim, enquanto os outros suam, você ganha a reputação de um oráculo."
8. Faça as pessoas virem até você e use-as para seus propósitos. "Os bons guerreiros fazem os outros irem até eles, e não vão até os outros. Este é o princípio do vazio e do cheio na relação do eu com o outro. Se você induz os adversários a virem até você, a força deles se esvazia; desde que você não vá até eles, a sua força estará sempre cheia. Atacar o vazio com o cheio é como jogar pedras em ovos."
9. Ganhe através de sua ausência, crie o desejo. "Não discuta. Em sociedade nada deve ser discutido: dê apenas resultados."
10. Evite o aborrecimento dos outros. "Reconheça o afortunado de modo a poder escolher a sua companhia, e o desafortunado para poder evitá-la. O infortúnio é em geral uma tolice, e entre os que sofrem dela não há doença mais contagiosa: Não abra a sua porta para a menor das infelicidades, pois, se o fizer, muitas outras virão em seguida. Não morra da infelicidade alheia."
11. Saiba o que você está fazendo. "Faça as pessoas dependerem de você. Ganha-se mais com essa dependência do que cortejando-as. Quem já saciou a sua sede, dá logo as costas para a fonte, não precisando mais dela. Não havendo dependência, desaparece também a civilidade e a decência, e depois o respeito. A primeira coisa que se aprende com a experiência é manter viva a esperança, porém nunca satisfeita, manter até um patrono real sempre precisando de você."
12. Use a honestidade e a generosidade seletivamente. "Quando você já é visto como falso, uma atitude honesta de repente é apenas suspeita. Nestes casos, é melhor bancar o patife. Nada na esfera do poder está escrito em pedra. A falsidade declarada às vezes encobre as suas pegadas, e até o faz ser admirado pela honestidade da sua desonestidade."
13. Quando pedir ajuda, apele à vaidade e não à piedade ou gratidão. "A maneira mais rápida e eficaz de fazer fortuna é deixar as pessoas verem claramente que é do interesse delas promover o seu."
14. Planeje com antecedência, prepare o terreno para futuras ações. "Ora, o que faz um soberano brilhante e um sábio general conquistarem sempre o inimigo, e suas realizações superarem as dos homens comuns, é a presciência da situação do inimigo. Essa 'presciência' não vem dos espíritos, nem dos deuses, nem de uma analogia com acontecimentos passados, nem de cálculos astrológicos. Deve ser obtida de homens que conhecem a situação do inimigo — dos espiões."
15. Mantenha-se flexível e adapte-se às circunstâncias. "Pois é preciso notar que os homens devem ser afagados ou então aniquilados; eles se vingarão de pequenas ofensas, mas não poderão fazer o mesmo nas grandes ofensas; quando ofendemos um homem, portanto, devemos fazê-lo de modo a não ter de temer a sua vingança."
16. Use a ausência para aumentar o respeito e a honra. "Use a ausência para criar respeito e estima. Se a presença diminui a fama, a ausência a faz crescer. O homem que quando ausente é considerado um leão torna-se, quando presente, comum e ridículo. Os talentos perdem o brilho quando nos acostumamos a eles, pois o revestimento exterior da mente é visto com mais facilidade do que o seu núcleo interior mais rico. Até mesmo o grande gênio se retrai para que os homens o respeitem e para que o desejo despertado por sua ausência o faça estimado."
17. Mantenha outras pessoas em suspenso, mantenha-as dependentes de você. "A vida na corte é um jogo de xadrez sério e melancólico, onde temos que colocar em formação nossas armas e batedores, criar um plano, persegui-lo e nos defender do plano do nosso adversário. Às vezes, entretanto, é melhor arriscar e fazer a jogada mais caprichosa e imprevisível."
18. Não se comprometa com ninguém. "Um príncipe bom e sábio, desejoso de manter esse caráter e impedir que seus filhos tenham oportunidade de se tornar tirânicos, não construirá fortalezas, para que eles possam confiar na boa vontade de seus súditos e não na força de cidadelas."
19. Use a simpatia para seduzir e manipular. "Creia, não há pessoas tão insignificantes e desprezíveis, e elas podem, qualquer dia desses, ser úteis a você; o que elas certamente não serão se você já as tratou com desprezo. Injustiças se esquecem, desprezo, jamais. Nosso orgulho guarda essa lembrança para sempre."
20. Não se comprometa com ninguém. "Considere que não se comprometer exige mais coragem do que vencer uma batalha, e lá onde já existe um tolo interferindo, cuidado para não existirem dois."
21. Jogue com a necessidade das pessoas de acreditar em algo. "Saiba usar a burrice: o homem sábio usa esta carta às vezes. Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada — você não precisa ser ignorante, basta ser capaz de fingir que é. Não é muito bom ser sábio entre tolos e lúcido no meio de lunáticos. Quem se faz de tolo não é tolo, a melhor maneira de ser bem recebido por todos é fingindo ser um grande idiota."
22. Use a tática do isco para atrair as pessoas. "Lembre-se: quem está tentando exibir a sua autoridade ilude-se facilmente com a tática da rendição. Se você se mostra submisso, eles se sentem importantes. Contentes, porque estão sendo respeitados, tornam-se alvos mais fáceis para um contra-ataque, ou para uma zombaria dissimulada como fez Brecht. Ao avaliar o seu poder ao longo do tempo, não sacrifique a capacidade de manobra a longo prazo pelas glórias efêmeras do martírio. Quando o grande senhor passa, o camponês sábio se inclina profundamente e peida em silêncio."
23. Seja rápido para atacar, defenda-se rapidamente. "A melhor estratégia é ser sempre muito forte; primeiro, em geral, depois no momento decisivo. Não há lei de estratégia melhor e mais simples do que manter as própri as forças concentradas. Em resumo, o primeiro princípio é: aja com a máxima concentração."
24. Desperte o interesse dos outros com mistério e incerteza. "O cortesão perfeito prospera num mundo onde tudo gira em torno do poder e da habilidade política. Ele domina a arte da dissimulação; ele adula, cede aos superiores, e assegura o seu poder sobre os outros da forma mais gentil e dissimulada. Aprenda e aplique as leis da corte e não haverá limites para você."
25. Domine a arte da dissimulação. "Socialmente não se comenta que um homem é um grande ator? Não se está dizendo que ele sente, mas que é ótimo simulador, embora não sinta nada."
26. Mantenha suas mãos limpas. "Faça você mesmo tudo que for agradável, para o que for desagradável você usa os outros. Com o primeiro procedimento voce sai favorecido, com o segundo você desvia a má vontade. Negócios importantes quase sempre exigem recompensas e punições. De você só deve vir o que é bom, o ruim virá dos outros."
27. Jogue com a necessidade das pessoas de acreditar em algo. "Os homens são tão simplórios, e tão dominados por suas necessidades imediatas, que um mentiroso sempre encontrará muitos prontos para serem enganados.”
28. Seja corajoso e audacioso. "Eu certamente acho que é melhor ser impetuoso do que prudente, pois a sorte é uma mulher e é preciso, se deseja dominá-la, conquistá-la pela força, e é visível que ela se deixa dominar pelo ousado de preferência ao que age friamente. E portanto, como uma mulher. ela é sempre amiga dos jovens, pois são menos cautelosos mais ferozes e a dominam com mais audácia."
29. Planeje tudo até o fim. "Quem procura videntes para saber o futuro está se privando, inconscientemente, de uma sugestão interior mil vezes mais precisa do que qualquer coisa que eles possam dizer."
30. Faça sua reputação como um artista. "O sábio não diz o que sabe, o tolo não sabe o que diz."
31. Controle as opções: assegure-se de que os outros tenham poucas. "O controle das opções tem um só propósito: despistá-lo como agente de poder e punição. A tática funciona melhor, portanto, com aqueles cujo poder é frágil, que são incapazes de agir abertamente sem despertar suspeitas, ressentimento e raiva. Até como regra geral, raramente é sensato ser visto exercendo o poder de maneira direta e prepotente, não importa o quanto você seja seguro ou importante."
32. Jogue com as emoções. "Se quiser contar mentiras que pareçam verídicas, não conte a verdade na qual ninguém vai acreditar."
33. Use a guerra psicológica. "Todo mundo tem um ponto fraco, uma brecha no muro do castelo. Essa fraqueza em geral é uma insegurança, uma emoção ou necessidade incontrolável; pode também ser um pequeno prazer secreto. Seja como for, uma vez encontrado esse ponto nevrálgico, é ali que você deve apertar."
34. Seja realista, mas nunca admita suas limitações. "A maneira como você se comporta em geral determina como você é tratado: a longo prazo, aparentando ser vulgar ou comum, você fará com que as pessoas o desrespeitem. Pois um rei respeita a si próprio e inspira nos outros o mesmo sentimento. Agindo com realeza e confiança nos seus poderes, você se mostra destinado a usar uma coroa."
35. Domine a arte de se juntar a pessoas poderosas. "Jamais demonstre estar com pressa – a pressa atrai a falta de controle de si mesmo, e do tempo. Mostre-se sempre paciente, como se soubesse que tudo acabará chegando até você. Torne-se um detetive do momento certo; fareje o espírito dos tempos, as tendências que o levarão ao poder. Aprenda a despertar quando ainda não é hora, e atacar ferozmente quando for propício."
36. Ignore inimigos pequenos. "Reconhecendo um problema banal, você lhe dá existência e credibilidade. Quanto mais atenção você der a um inimigo, mais forte você o torna; e um pequeno erro às vezes se torna pior e mais visível se você tentar conserta-lo. Às vezes, é melhor deixar as coisas como estão. Se existe algo que você quer, mas não pode ter, mostre desprezo. Quanto menos interesse você revelar, mais superior vai parecer."
37. Crie uma sensação de urgência e necessidade. "Imagens supreendentes e grandes gestos simbólicos criam uma aura de poder – todos reagem a eles. Encene espetáculos para que os que o cercam, repletos de elementos visuais interessantes e símbolos radiantes que realcem a sua presença. Deslumbrados com as aparências, ninguém notará o que você realmente está fazendo."
38. Pense como um espião. "Se você alardear que é contrário às tendências da época, ostentando suas idéias pouco convencionais e seus modos não ortodoxos, as pessoas vão achar que você está apenas querendo chamar atenção e se julga superior. Acharão um jeito de punir você por faze-las se sentir inferiores. É muito mais seguro juntar-se a elas e desenvolver um toque comum. Compartilhe a sua originalidade só com os amigos tolerantes e com aqueles que certamente apreciarão a sua singularidade."
39. Domine a arte da persuasão. "Raiva e reações emocionais são contraproducentes do ponto de vista estratégico. Você precisa se manter sempre calmo e objetivo. Mas, se conseguir irritar o inimigo sem perder a calma, você ganha uma inegável vantagem. Desequilibre o inimigo: descubra uma brecha na sua vaidade para confundi-lo e é você quem fica no comando."
40. Desperte a necessidade de mudança. "O que é oferecido de graça é perigoso – em geral é um ardil ou tem um obrigação oculta. Se tem valor, vale a pena pagar. Pagando, você se livra de problemas de gratidão e culpa. Também é prudente pagar o valor integral – com a excelência não se economiza. Seja pródigo com seu dinheiro e o mantenha circulando, pois a generosidade é um sinal e um imã para o poder."
41. Evite seguir os padrões previsíveis. "Se você substituir um grande homem ou tiver um pai famoso, terá de fazer o dobro do que eles fizeram para brilhar mais do que eles. Não fique perdido na sombra deles, ou preso a um passado que não foi obra sua: estabeleça o seu próprio nome e identidade mudando de curso. Mate o pai dominador, menospreze o seu legado e conquiste o poder com a sua própria luz."
42. Seja cruel quando necessário. "A origem dos problemas em geral pode estar num único indivíduo forte – o agitador, o subalterno arrogante, o envenenador da boa vontade. Se você der espaço para essas pessoas agirem, outros sucumbirão a sua influência. Não espere os problemas que eles causam se multiplicarem, não tente negociar com eles – eles são irredimíveis. Neutralize a sua influência isolando-os ou banindo-os. Ataque a origem dos problemas e as ovelhas se dispersarão."
43. Domine a arte de se adaptar. "A coerção provoca reações que acabam funcionando contra você. É preciso atrair as pessoas para que queiram vir até você. A pessoa seduzida torna-se um fiel peão. Seduzem-se os outros atuando individualmente em suas psicologias e pontos fracos. Amacie o resistente atuando em suas emoções, jogando com aquilo de que ele gosta muito ou teme. Ignore os corações dos outros e eles o odiarão."
44. Aprenda a agir apropriadamente. "O espelho reflete a realidade, mas também é a ferramenta perfeita para a ilusão. Quando você espelha os seus inimigos, agindo exatamente como eles agem, eles não entendem a sua estratégia. O Efeito Espelho os ridiculariza e humilha, fazendo com que reajam exageradamente. Colocando um espelho diante das suas psiques, você os seduz com a ilusão de que compartilha os seus valores; ao espelhar as suas ações, você lhes dá uma lição. Raros são os que resistem."
45. Crie uma aura de grandeza. "Teoricamente, todos sabem que é preciso mudar, mas na prática as pessoas são criaturas de hábitos. Muita inovação é traumático, e conduz à rebeldia. Se você é novo numa posição de poder, ou alguém de fora tentando construir a sua base de poder, mostre explicitamente que respeita a maneira antiga de fazer as coisas. Se a mudança é necessária faça-a parecer uma suave melhoria do passado."
46. Não faça inimigos desnecessários. "Parecer melhor do que os outros é sempre perigoso, mas o que é perigosíssimo é parece não ter falhas ou fraquezas. A inveja cria inimigos silenciosos. É sinal de astúcia exibir ocasionalmente alguns defeitos, e admitir vícios inofensivos, para desviar a inveja e parecer mais humano e acessível. Só os deuses e os mortos podem parecer perfeitos impunemente."
47. Não se preocupe com o futuro. "O momento da vitória é quase sempre o mais perigoso. No calor da vitória, a arrogância e o excesso de confiança podem fazer você avançar além da sua meta e, ao ir longe demais, você conquista mais inimigos do que derrota. Não deixe o sucesso lhe subir a cabeça. Nada substitui a estratégia e o planejamento cuidadoso. Fixe a meta e, ao alcança-la, pare."
48. Seja mestre de si mesmo. "Ao assumir uma forma, ao ter um plano visível, você se expõe ao ataque. Em vez de assumir uma forma que o seu inimigo possa agarrar, mantenha-se maleável e em movimento. Aceite o fato de que nada é certo e nenhuma lei é fixa. A melhor maneira de se proteger é ser tão fluido e amorfo como a água; não aposte na estabilidade ou na ordem permanente. Tudo muda."
Outros trechos: "...A honestidade é uma estratégia de poder, cuja intenção é convencer os outros de que se tem um caráter nobre, bom e altruísta. E até a ingenuidade autêntica não está livre das armadilhas de poder. As crianças podem ser muito ingênuas, mas com freqüência agem por uma necessidade básica de controlar os que estão ao seu redor. Elas sofrem muito sentindo-se impotentes no mundo adulto, e usam os meios disponíveis para conseguir o que querem. Pessoas genuinamente inocentes também podem estar no jogo do poder, e costumam ser terrivelmente eficazes nisso, visto que a reflexão não é um obstáculo para elas... A mais importante, e fundamento crucial do poder, é a habilidade de dominar as suas emoções. Reagir emocionalmente a uma situação é a maior barreira ao poder, um erro que custará a você muito mais do que qualquer satisfação temporária que possa obter expressando o que sente. As emoções embotam a razão, e se você não consegue ver com clareza não pode estar preparado e reagir com um certo controle da situação. A raiva é a reação emocional mais destrutiva, pois é a que mais turva sua visão. Também tem um efeito cascata que invariavelmente torna as situações menos controláveis e acentua a decisão do seu inimigo. Se você está tentando destruir um inimigo que o magoou, é bem melhor desarmá-lo fingindo amizade do que mostrando que está com raiva. Amor e afeto também são potencialmente destruidores, quando não permitem que você enxergue os interesses quase sempre egoístas daqueles de quem você menos desconfia de estar fazendo o jogo do poder... As pessoas são de uma complexidade infinita e você pode passar a vida inteira observando-as sem nunca chegar a entendê-las..."

marytw 31/03/2024

Porque caralhos isto é considerado um livro de auto ajuda?
Sabe aquele tipo de livro que você começa a ler e fica tipo "o que diabos estou fazendo aqui?" Então, "As 48 Leis do Poder" é exatamente assim.

Cara, que livro RUIM. É uma daquelas leituras que você pensa que vai aprender algo bacana e vai agregar algo na sua vida, mas no final só aprende um monte de truques sujos e manipulativos que só servem pra te transformar num ser humano bem duvidoso e sem carácter.

O autor basicamente te joga na cara um monte de "leis" que ensinam como passar por cima dos outros, como enganar, manipular e tudo mais, só pra conseguir o que você quer. E o pior é que ele faz isso sem o menor pudor, como se fosse a coisa mais educativa do mundo.

É como se ele estivesse dizendo: "Ei, se você quer ser bem-sucedido, não se importe com mais ninguém, só pense em você e faça de tudo, até mesmo as coisas mais sujas e perversas pra chegar lá: minta, faça trapaças (mas não deixe que ninguém saiba) faça alguém pensar que está levando crédito com a sua aliança e depois meta um golpe." ??

Sério, é uma mentalidade totalmente infantil e idiota, que não contribui em nada pra o mundo atual, tá mais pras pessoas que nasceram ricas ou são da realeza, coisa que 99% dos que lêem este livro não são.

Eu simplesmente não consigo acreditar que alguém tenha escrito isso e achado que era uma boa ideia compartilhar com o mundo. Não tem nada de inspirador ou motivador neste livro, só ensina a ser um tremendo babaca em busca de poder, como se fosse um bobo da corte querendo se transformar em rei? Sério isso?

E SABEM O QUE É PIOR????? Eu queria começar a minha jornada de leitora com esta bomba aqui. Culpa de quem? Do booktok.

Se eu fosse você, evitaria este livro como se fosse uma praga. Tem tantas outras leituras por aí que promovem valores mais positivos e construtivos que agregam de verdade nas vidas das pessoas.

Enfim, este livro é só um monte de lixo disfarçado de auto ajuda (e de auto ajuda ele não tem nada).
Maria Paula 31/03/2024minha estante
Uuuuuuu!!!! Vc terminou esse livro

Elenthya 01/04/2024minha estante
Eu não terminei de ler, mas só achei interessante que eu tava aprendendo bastante o que o pessoal do meu trabalho que tá lá há anos costuma fazer e infelizmente MUITA coisa do livro eu identifiquei em muitos dos meus colegas, no gerente, etc. Enfim eu só acho que terminaria pra abrir mais meu olho pra gente manipuladora e não usar isso na minha vida.

Urah 06/04/2024minha estante
Eu achei interessante sua resenha e fui procurar ler outras para saber se é mais comum o seu ponto de vista ou outro... saí um tanto preocupada de lá ?

meduardaprr 19/03/2024

Sagaz e Ardiloso
Inicialmente, não me atraiu tanto. O tom arrogante me assustou de início, é frio, um verdadeiro manual da manipulação, traição e jogo-duplo, ao ponto de exceder o humanismo. É preciso ler com seus valores e princípios muito bem definidos.
Dito isso, posso afirmar que foi um dos livros de maior conhecimento que já li até hoje. É esperto e perspicaz, as leis te dão dicas que não só te fazem chegar ao pódio, mas que, de forma equilibrada, são de muito proveito para a convivência humana, enxergar a maldade no outro e ter jogo de cintura para não cair em ciladas. As fábulas e referências são ótimas! Gostei muito e pretendo ler a edição completa no futuro.

Tio Ju 23/02/2024

Importante conhecer
Um bom livro com colocações que envolvem não somente regras de poder, mas considerações para serem aplicadas em outras áreas da vida.

Aline Mnz 28/01/2024

Odiei
Este livro para mim foi uma morte lenta e dolorosa.
Cansativo, tedioso e arrogante, são poucas as coisas que tirei de ensinamento, basicamente são várias leis falando praticamente sobre a mesma coisa, daria para resumir tudo em 10 páginas no máximo, já que é basicamente, não deixe transparecer suas intenções, use quem puder usar , traia quem puder trair e não seja pego.
Odiei.
juliadutra_1212 01/03/2024minha estante
Esse livro esta na minha lista a anos esperando o tal "momento certo" para a leitura.
Mas imaginei q seria isso msm q vc descreveu.
Tive a msm sensação quando li a Arte da guerra.
Eram muitas paginas falando apenas como usar as pessoas.
Acredito q isso seja uma porta para as pessoas tirarem de contexto o que era pra ser passado e se tornarem arrogantes e prepotentes pensando estar evoluído demais....

Aline Mnz 02/04/2024minha estante
O grande problema foi que eu achei a escrita arrogante e prepotente kkkkk foi péssimo, era como jantar em público com uma pessoa inconveniente todos os dias . Péssimo

hugofbatista 26/01/2024

Perspicaz!
Acredito que ler "As 48 Leis do Poder" não vai necessariamente fazer você perder sua integridade. Mas é importante ler com cuidado, escolhendo aplicar apenas as ideias que respeitem seus valores. Uma das leis, por exemplo, sugere evitar pessoas negativas para manter sua própria felicidade. Isso pode ser útil no dia a dia, mas é bom lembrar de equilibrar com empatia e compreensão.

Gabriel1994 26/01/2024

Um tanto quanto complexo, porém com grandes lições, a extração de ideias pode conceber grandes feitos em sua rotina de vida...

JoAo.Padilha 19/01/2024

Fonte de tantos livros
Livro longo, letras pequenas em uma página totalmente preenchida, passam a sensação que você vai levar meses para terminar. Pode até ser verdade, mas vale cada segundo da leitura, pois é uma fonte profunda de conhecimento. É daqueles livros que tem tanto conteudo que você não consegue ler muito de uma só vez. 48 leis do poder é um livro obrigatório para quem quer entender melhor a natureza humana, liderança e como podemos tirar proveito de tudo isso.

zoreio 11/01/2024

Pelo menos a intenção ficou clara...
O autor deixa bem claro que está citando ferramentas de manipulação. Nesse aspecto essa obra é mais honesta do que a do Dale Carnegie.

Mas fora as passagens históricas, a forma como o livro vende as estratégias por trás de cada lei são muito superficiais e quase nunca aplicáveis à vida real.

Umas 10 "leis" foram de fato úteis e interessantes e valem ser revisitadas. Na maioria, parece só um estudo de caso de grifters ao longo da história. Para isso há fontes melhores.

11/01/2024

Acredito que o livro pode ser visto mais como uma visão ambiciosa das cortes que já existiram, mas a visão de mundo é no mínimo curiosa, em suas interpretações podemos ver como coisas que ele diz realmente se encaixam na vida real.

Tuiizinho 04/01/2024

As 48 Leis do Poder
Lei 1: Não ofusque o brilho do mestre.
Lei 2: Não confie demais nos amigos. Aprenda a usar os inimigos.
Lei 3: Oculte suas intenções.
Lei 4: Diga menos que o necessário.
Lei 5: Muito depende da reputação. Dê a própria vida para defendê-la.
Lei 6: Chame a atenção a qualquer preço.
Lei 7: Faça com que os outros trabalhem por você mas sempre fique com o crédito.
Lei 8: Faça as pessoas virem até você. Use uma isca, se for preciso.
Lei 9: Vença por suas atitudes não discuta.
Lei 10: Contágio, evite o infeliz e azarado.
Lei 11: Aprenda a manter as pessoas dependentes de você.
Lei 12: Use a honestidade e a generosidade seletivas para desarmar a sua vítima.
Lei 13: Ao pedir ajuda, apele para o egoísmo das pessoas, jamais para a sua misericórdia ou gratidão.
Lei 14: Banque o amigo. Aja como espião.
Lei 15: Aniquile totalmente o inimigo.
Lei 16: Use a ausência para aumentar o respeito e a honra.
Lei 17: Mantenha os outros em um estado latente de terror, cultive uma atmosfera de imprevisibilidade.
Lei 18: Não construa fortalezas para se proteger, o isolamento é perigoso.
Lei 19: Saiba com quem está lidando, não ofenda a pessoa errada.
Lei 20: Não se comprometa com ninguém.
Lei 21: Faça-se de otário para pegar os otários, pareça mais bobo do que o normal.
Lei 22: Use a tática da rendição, transforme a fraqueza em poder.
Lei 23: Concentre suas forças.
Lei 24: Represente o cortesão perfeito.
Lei 25: Recrie-se.
Lei 26: Mantenha as mãos limpas.
Lei 27: Jogue com a necessidade que as pessoas têm de acreditar em alguma coisa para criar um séquito de devotos.
Lei 28: Seja ousado.
Lei 29: Planeje até o fim.
Lei 30: Faça suas conquistas parecerem fáceis.
Lei 31: Controle as opções, quem dá as cartas é você.
Lei 32: Desperte a fantasia das pessoas.
Lei 33: Descubra o ponto fraco de cada um.
Lei 34: Seja aristocrático.
Lei 35: Domine a arte de saber o tempo certo.
Lei 36: Despreze o que não puder ter, ignorar é a melhor vingança.
Lei 37: Crie espetáculos atraentes.
Lei 38: Pense como quiser, mas comporte-se como os outros.
Lei 39: Agite as águas para atrair os peixes.
Lei 40: Despreze o que vier de graça.
Lei 41: Evite as pegadas de um grande homem.
Lei 42: Ataque o pastor e as ovelhas se dispersam.
Lei 43: Conquiste coração e mente.
Lei 44: Desarme e enfureça com efeito espelho.
Lei 45: Pregue a necessidade de mudança, mas não mude muita coisa ao mesmo tempo.
Lei 46: Não pareça perfeito demais.
Lei 47: Não ultrapasse a meta estabelecida, na vitória aprenda a parar.
Lei 48: Evite ter uma forma definida.
Larissia.Bezerra 06/02/2024minha estante
No meu modo de enxergar a vida, eu concordei com umas 10 apenas kkk as outras achei super questionáveis. Algumas até odiosas.
Obrigada por compartilhar as leis aqui ??

Gabriela 29/12/2023

?Porta para o inferno?
Nota 5? Por me fazer conhecer melhor as maldades das pessoas.
Mas um livro que vai contra meus princípios e coisas que acredito?

Jullia.Caprice 22/12/2023

O melhor livro que eu já li na minha vida, minha visão sobre o mundo e as relações humanas mudou totalmente depois dessa leitura, Robert Greene é meu autor favorito ele sempre acerta ??