Sapphire Blue

Sapphire Blue Kerstin Gier

Resenhas - Sapphire Blue

isa gusmão 06/02/2022

a saga continua legal
esse livro é bem divertido, mas pior que o primeiro. gwen é muito burrona, mas tudo bem. todo o enredo se centra em falta de comunicação e exposição fora das páginas, aí enche o saco um pouco, mas tô muito presa na história pra dropar.

Agatha | @pa.pi.ro 08/07/2021

Eu adorei que a Gwen nesse livro começou a fazer as paradas e descobrir as coisas sozinha, o crescimento dela foi grande, mas o romance achei meio irritante, porque né... como assim eles estão apaixonados sendo que se conhecem há dois dias???

lele 14/04/2021

decaiu bastante
eu AMEI o primeiro livro, tinha tudo pra ser uma das minhas novas coleções favs, mas não teve evolução de personagem nenhuma, acho q a principal razão pra isso é que os dois livros se passam em menos de 1 semana, e quando vc para pra pensar nisso fica tudo ainda mais estranho, pq os personagens principais ficam falando de amor e de estarem apaixonados e eles nem se conhecem direito????
em alguns momentos a narrativa era muito infantil, a história evolui muito pouco mesmo, em um certo ponto eu fiquei pensando que se não fosse por 2 cenas específicas o livro seria juvenil e não young adult.
esperava muito mais desse livro mas acho que no terceiro as coisas vão ser melhores pq nesse epílogo eu senti que agora vai KKKKKKK, mas claro, se eu ignorar o fato de que eles se conhecem tem pouquíssimo tempo

Evvy 27/12/2020

Como sempre a autora muito competente na montagem desse quebra-cabeça. Eu gosto muito da ordem dos acontecimentos. Aqui temos uma continuação do desenvolvimento dos personagens e da Gwen começando a se aventurar. Na linha do primeiro livro, nada de muito extraordinário acontece, mas ainda é uma leitura fácil e gostosa.

Nati 18/03/2018

"Unfortunately it's an incontrovertible fact that sound common sense flies out of the window as soon as love comes in through the door."
Essa trilogia é super gostosinha e rápida de ler! Foi o livro perfeito pós a devastação que foi "Hero at the Fall"! Gosto muito como ele traz a idéia de viagem no tempo e toda a mitologia em torno disso. Não é exatamente um livro fantástico do gênero, mas cumpre seu papel super bem - tem personagens interessantes e divertidos, uma história um pouco previsível mas bem divertida de acompanhar e uma protagonista relacionável, além de um romance fofo. O que eu mais gosto é que a Gwen é uma personagem super natural e realista - uma menina de 16 anos, nada especial, medianamente bonita, que tem uma certa inteligência mas que é mediana na escola, adora revistas de fofoca e baba por atores famosos com sua melhor amiga. De repente, ela é jogada no meio de uma situação fantástica sem nenhum preparo e ela lida com isso de uma forma bem corajosa, mas não deixa de capengar um pouco - de forma alguma ela imediatamente descobre que é excepcional em tudo o que ela faz. Ela continua sendo a mesma garota mediana, com dificuldades e tropeços, numa situação em que tudo é novo pra ela. Às vezes ela é sim ingênua, e bobinha ao se apaixonar, mas que garota de 16 anos que está vivendo seu primeiro amor não é? O que eu mais gosto na personagem é que ela não deixa de ser quem é, mas é corajosa e persistente e vai lá e faz, tenta e persiste e é bem legal de ver a evolução dela nos livros, mesmo que o período de tempo da história é bem curto (duas semanas, até agora).

Esse livro talvez tenha sido um pouco mais parado que o anterior, mas trouxe algumas respostas importantes e avançou bem a história. Os plot twists são bem previsíveis (exceto o final), mas ainda sim é legal acompanhar o desenrolar das coisas. De novo, é um livro que não tem a proposta de ser algo inovador e nem o melhor do gênero, mas é gostoso e envolvente de ler. Estou bem curiosa pra terminar essa trilogia e saber mais das motivações da Lucy & Paul, ter um pouco mais de desenvolvimento destes personagens e qual o real objetivo do Conde Saint-German.

Lauraa Machado 10/03/2018

Divertido como o primeiro
Nota verdadeira: 3,5

Essa vai ser uma das minhas menores resenhas (o que nem é difícil de conseguir, já que eu sempre escrevo muito). Às vezes, uma resenha pequena significa que eu só tive o que gostar no livro, mas dessa vez significa que não tenho mesmo muito o que falar.

O livro Sapphire Blue é muito como o Ruby Red. Ele é divertido, dá para ler em um dia e te faz sentir que está assistindo um filme estilo sessão da tarde. Em questão de entretenimento, ele é ótimo. Mas não é muito mais que isso.

Apesar da protagonista ter dezesseis anos, ela tem a mentalidade mais jovem (o que eu acho que faz o livro ser mais apropriado para pré-adolescentes). Ela também não é das mais inteligentes, é fácil de manipular e entrega tudo sem pensar direito, o que me incomodou às vezes. Além disso, ela tem a mania bem adolescente de colocar seus sentimentos românticos antes de qualquer problema maior (como, por exemplo, uma profecia de séculos sobre viajantes do tempo). Por um lado, se você entender isso e aceitar que a história vai ter um toque mais bobo, dá para se divertir bem com os comentários dela na narração. Por outro, pode sentir que não dá para levar tudo muito a sério, mesmo as cenas com lutas e espadas. Eu gosto disso, mesmo vendo que a trilogia tinha potencial para ser mais inteligente e complexa do que a autora pareceu se propor a desenvolver. Como disse, a leitura é divertida e rápida, e isso é sempre bom.

Minha nota de três e meio é pela proposta do livro e do quanto ele conseguiu entregar. Infelizmente, apesar de continuar no mesmo nível que o primeiro, esse chegou a oferecer uma promessa maior (que por alguns capítulos me fez pensar que o livro seria incrível, mas acabou sendo esquecida pouco depois) e não a cumpriu. A cena da Gwen com o avô dela é a mais intrigante da trilogia toda, mas não chegou nem perto de ser explorada como merecia.

Além disso, esse livro dá poucas respostas e avança pouquíssimo além do que tinha sido descoberto no primeiro. Eu esperava que ele fosse fazer a história evoluir, mas acho que a autora reservou todas as revelações para o último. Algumas cenas já foram se conectando, o que foi bem interessante, mas ainda foram poucas demais para o ponto em que estamos na história. E o romance, também, que poderia ter sido muito bem trabalhado, é forçado e não convence. Eu até tinha esperanças de ele se provar um truque, mas parece que não é bem assim.

De qualquer jeito, minha expectativa para o último é que ele seja simplesmente divertido e um ótimo livro para passar o tempo, nada realmente brilhante e surpreendente (já percebi que a autora está guardando uma revelação para ele, mesmo eu já sabendo dela desde que a Gwen começou a viajar no tempo no primeiro livro). E, mesmo assim, essa trilogia tem sido uma ótima surpresa para o que eu esperava dela!

Naty 26/03/2016

Um ponte interessante para o último livro, mas tem os seus defeitos. Mesmo assim, não me deu vontadede largar o livro em nenhum momento.
Esse livro começa logo após um acontecimento do primeiro livro. Acontecimento este que achei um pouco rápido demais e essa foi uma das minhas maiores razões para não dar 5 estrelas. Nesse livro, o que me fez não dar as cinco estrelas foi principalmente o fato de que não há muita ação. Esse é um típico livro ponte entre a introdução de uma história e o grand finalle tão eserado do terceiro livro.
Não tenho nenhum problema no fato de o segundo livro ser uma ponte, mas nessa história não há grande quantidade de plot twists ou fatos que abalem. No entanto, do meio para o final, certas coisas são reveladas para aumentar o desejo do leitor em saber o que realmente está para acontecer e o que está por trás de tudo isso.
Outro ponto a ser reforçado é o fato de que a protagonista fica envolvida demais com o romance e, em certas ocasiões, coloca em segundo plano toda a história de mistério por trás as viagens no tempo. Isso não me chateou muito, pois mesmo isso sendo repetitivo e rotineiro em livros YA é uma realidade adolescente e não deve ser tirada de uma obra ou rejeitada pelos seus leitores já que realmente ocorre principalmente com jovens e adolescentes.
Já ia esquecer de citar o fato de que a protagonistas tem um ciúme tão doentio de sua prima que, às vezes, a coloca em meio a um maniqueísmo em que ela é o bem e a prima é o mal. O interessante é que, ao invés de provocar em mim o repúdio ao personagem, me fez perceber que tanto uma quanto outra sofrem com o ambiente de mudanças ao qual são inseridas.
Quanto aos personagens, eles se tornam mais conhecidos do leitor, mas não dá para dizer que há um crescimento de personagens já que a obra se passa em um curto período de tempo. Tirando isso, gostei muito deles. São bastante divertidos.
O cenário é interessante tanto o real quanto ao passado e as linhas temporais foram construídas de uma forma capaz de imergir o leitor naquela situação. Não me dava vontade de largar o livro, mas de continua-lo e descobrir o que aconteceria.
O prólogo final foi uma parte interessante no livro para mim, pois nos oferece um fato que dá ao leitor ainda mais vontade de ler o próximo livro.
Um novo personagem surge na história. Um gárgula bem engraçado. Eu não digo que gostei da inserção dele na história como um todo, mas ele com certeza deu maior dinâmica a história com suas assertivas engraçadas.
Torço para que o último livro conclua essa série bem, pois, mesmo não sendo perfeita, ela me conquistou, talvez porque seja a minha primeira experiência com viagem no tempo.
Até o próximo livro então.

Fernanda 27/07/2015

4.5 estrelas