Coraline

Coraline Neil Gaiman...

Resenhas - Coraline

Gui 15/06/2021

Leitura super tranquila.
Minha infância foi vendo esse filme, morria de medo (e até hoje confesso que tenho uns calafrios assistindo hahahah) mas o livro não me impressionou. Se eu fosse um pouco mais ousado diria que o filme é melhor.

Não pela riqueza de detalhes, mas por lhe poupar tempo! A leitura do livro foi super rapidinha, demorei 2 dias sem ler mais que 1:40 por dia.

Um livro perfeito para se ler em uma tarde chuvosa, como se fosse um filme para leitores. Não lhe traz aventuras maravilhosas e enriquecimento de vocabulário como clássicos.

Super recomendaria para leitores iniciantes por ser de uma leitura super leve e para leitores que querem dar um tempo de leitura pesadas.

Incrível para passar o tempo, pobre para aprender coisas novas. (E PERFEITO para quem está começando no mundo literário!)
mari books 15/06/2021minha estante
Amei esse livro!

Gui 15/06/2021minha estante
@mari eu adoro a história e me entretém, mas não me marca igual a maioria dos livros que li esse ano (mas também era pedir demais, os desse ano foram todos perfeitos)

Davi800 12/09/2023

O melhor de dois mundos
A maneira como Neil Gaiman escreveu essa história é bem singular, assim como o próprio livro. A história foi feita para sua filha, que gostava bastante de terror. Por isso, a mistura entre o clima infantil e o aterrorizante funciona muito bem, e foi essa característica que me chamou atenção. O enredo é muito criativo e bem simples, podendo ser lido por qualquer idade. Os mais novos devem se interessar pelo lado mais lúdico, enquanto os mais velhos pelos momentos bizarros. Comparações com o filme são quase inevitáveis, mas os dois são excelentes à sua maneira. Em qualquer uma das mídias, a mensagem de coragem transmitida por Coraline é inspiradora.
Alika.Tatini 12/09/2023minha estante
Na sua opinião, você achou o livro melhor ou pior do que o filme?
Com mais os menos detalhes?

Davi800 12/09/2023minha estante
Acho que os dois estão no mesmo nível. Gosto do fato de Neil Gaiman ter dado liberdade criativa para o Henry Selick interpretar a história à sua própria maneira, e ele o fez sem perder a essência. Tem cenas que eu prefiro no filme, enquanto outras me agradam mais no original, por isso não consigo escolher meu preferido, mas gosto muito de ambos.

Valen54 01/10/2022

O que eu achei de CORALINE
Vou confessar que eu sempre tive um certo medo de ver o filme, então eu pensei ?porque não ler o livro???
E o livro é simplesmente MARAVILHOSO

O livro conta a história de Coraline que acabou de se mudar com os seus pais para uma nova casa, que contém muitos segredos, uma porta é a travessia para um outro mundo com outros pais muito estranhos. Sua outra mãe quer que ela fique ali PARA SEMPRE , ela prendeu os verdadeiros pais da Coraline neste outro mundo e ela não pode sair de lá sem eles, agora Coraline terá que procurar eles e receberá a ajuda de um gato preto um tanto misterioso.

Acho que se fosse para poder descrever Coraline em uma palavra seria FANTÁSTICO ele traz lições e ensinamentos profundos

?-porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo?
Bizinelli 01/10/2022minha estante
Uma das melhores obras do autor na minha opinião.

Dara.Werle 17/04/2023

24 anos e ainda sinto medo da outra mãe
Que delicinha de livro, foi muito bom lembrar de quando assisti o filme pela primeira vez quando tinha uns 11 anos. Mas é engraçado que passe o tempo que for ainda sinto medo da outra mãe kkkkk.
Elô 17/04/2023minha estante
Li esse livro tão rápido, mas com tanto medo. Essa edição tem tantos detalhes nos desenhos, passei mais tempo olhando os desenhos.

Letícia 21/09/2021

Que coisa maravilhosa
O livro em si já é uma experiência visual maravilhosa. Cheio de ilustrações lindas e acabamento impecável. Mas a história... é incrível com o Gaiman consegue misturar a sensibilidade de criança com problemas que demandam muita maturidade e a construção de uma personagem sagaz e corajosa. Eu amei ??

Laura Brand 09/07/2020

Nostalgia Cinza
Nunca havia lido Coraline. Eu sei. Shame on me. Mas acredito que os livros certos nos encontram nas horas certas e com Coraline não foi diferente. Em uma edição comemorativa, ilustrada, o clássico de Neil Gaiman entrou na minha vida pra nunca mais ser esquecido. Saiba mais sobre o livro na resenha de Coraline!
A edição especial da Intrínseca, ilustrada por Chris Riddell, começa com uma introdução de Neil Gaiman falando brevemente sobre o processo de escrita de Coraline e o contexto em que a história foi concebida por ele. É interessante saber um pouco mais dos bastidores de uma narrativa tão conhecida na literatura e já deixa o leitor ainda mais aberto para o que encontrará nas próximas páginas. Coraline começou a ser escrito para uma das filhas do autor e, na época que a história foi concluída, já era dedicada à outra filha de Gaiman.
Desde as primeiras páginas conhecemos Coraline como uma garota curiosa, inteligente e inquieta. Seu espírito de aventureira dá as caras desde sua primeira fala e se mantém presente ao longo de todo o livro. Mesmo em meio a outros personagens bem marcantes, Coraline se destaca e cativa o leitor de forma única. Não à toa é uma das personagens favoritas de leitores ao redor do mundo.
Coragem é a lição que permeia todo o livro e tem em Coraline um exemplo inspirador para os leitores. Como é dito pelo próprio autor, ser corajoso significa estar com medo, muito medo, mas mesmo assim fazer o que é certo. E é justamente isso que Coraline mostra aos leitores, ao se ver presa em um mundo aterrorizante sem muito para confortá-la. Como uma astuta criança, ela encontra companheiros inesperados que a ajudam a superar os obstáculos, mas parte de Coraline a inteligência e engenhosidade.
Neil Gaiman tem uma habilidade ímpar de criar histórias incríveis que geram empatia no leitor por meio de personagens encantadores. Coraline é uma menina adorável, com uma língua solta que rende risadas e uma inteligência surpreendente. O autor também consegue prender o leitor desde a primeira página, criando mitologias próprias e enredos redondinhos, que entretém e prendem a atenção. Suas histórias são belos exemplos de storytelling e Coraline mostra, em poucas páginas, o talento já reconhecido do autor.
Mesmo com o uso de poucas palavras, tendo em vista que o livro foi escrito para as filhas, jovens, do autor, Coraline é um exemplo daqueles livros que, mesmo de forma sucinta, conseguem ativar o imaginário do leitor e fazer com que os cenários sejam criados em nossas mentes de forma rápida e eficiente. As ilustrações dessa edição especial ainda dão um toque a mais e contextualizam ainda mais o leitor e enriquecem a leitura.
A edição publicada pela Intrínseca é um belo presente para colecionadores e amantes da história de Coraline. Com capa dura e com todas as aberturas de capítulo ilustradas, pintura trilateral roxa, fitilho e um marcador exclusivo, Coraline é um belíssimo livro para se ter na estante e para babar ao longo da leitura. A escolha de uma fonte maior, com um espaçamento entre linhas bem agradável também torna o livro uma excelente opção para jovens leitores.
Mesmo que a história seja assustadora, não sendo recomendada para crianças muito pequenas, Coraline é uma leitura que agrada jovens há anos e também encontra no público mais adulto um conforto necessário. É uma história para ser passada de geração em geração, como já vem sendo feita, conquistando públicos há anos.
Coraline é um daqueles livros para ler de uma vez só, em uma sentada. Com muitos diálogos, um ritmo narrativo rápido e cenários fascinantes, Coraline prende o leitor desde a primeira página e só o solta quando ele passa a última. Para mim foi uma ótima leitura para curar uma ressaca literária e me divertiu bastante. Coraline veio na hora certa e cumpriu um importantíssimo papel, como alguns dos melhores livros: nos dá um universo novo para fugirmos no nosso.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/07/resenha-coraline.html

Silvanete.Cortez 07/08/2022

Coraline (não Caroline)
É um livro realmente bom, muito bom mesmo, meu problema é que não me empolguei tanto quanto pensei que me empolgaria, e isso pra mim é o cúmulo da chatice. Não sei o que faltou eu sentir, mas não senti quase nada enquanto lia. Mas o livro tem uma ótima narrativa, leve, não é chato e não é uma coisa que te prende naqueles detalhes. As características, cores de tudo são realmente bem superficiais e os diálogos(principalmente o deboche do gato), são as melhores coisas.

Vania.Cristina 25/10/2023

Entre mundos
? Eu adoro a literatura infanto juvenil, com sua fantasia direta, objetiva, sem limites! Ela tem tanto a dizer, em tão poucas palavras, que consegue chegar muito perto da poesia e daquilo que é essencial. Traz histórias que, quando bem escritas, surpreendem e encantam. Gosto especialmente das histórias sombrias porque não subestimam as crianças, e fazem uso do medo para explorar pensamentos e sentimentos profundos e íntimos. É esse tipo de medo que nos leva à coragem nobre e digna. ? Personagens como Coraline nos guiam no enfrentamento de desafios com inteligência e honestidade, exercitando a coragem. Coraline é verdadeira, diz o que pensa, e quando não diz, está sendo astuta porque precisa, por uma questão de sobrevivência. ? A relação de Coraline com seus pais não é perfeita uma vez que são pais distantes que trabalham muito e têm muito a conciliar. Mas eles se importam com a filha e ela sabe disso. Buscam ser sinceros com ela, com leveza e bom humor, mas são adultos e a distância que separa os mundos é enorme. É nesse contexto que Coraline vive sua aventura. ? Explorando a casa para a qual acabou de se mudar, a menina encontra uma passagem mágica que vai levá-la a um mundo igual ao dela, onde vivem "a outra mãe" e "o outro pai". Num primeiro momento parecem pais melhores, mais atenciosos e divertidos, mas Coraline não demora a perceber a artificialidade, a falsidade. E a menina sabe valorizar o que é verdadeiro, legítimo. No lugar dos olhos, os falsos pais têm botões e só querem que Coraline troque seus olhos por botões também. Se os olhos são as janelas da alma, o que querem realmente? A alma da menina? Sua essência? Sua expressividade? Sua verdade? Coraline sabe que tanto ela quanto seus verdadeiros pais correm perigo. ? A história traz outros personagens divertidos e seus duplos sombrios, numa mistura de coisas cotidianas e mágicas, como se fosse um pesadelo, com momentos de terror grotesco e nojento. Fantasmas trazem um tom gótico, ancestral. A vilã me deixou uma sensação de horror cósmico com seu mundo construído no vazio. O gato é a cereja do bolo, não tem duplo, transita com naturalidade pelos dois mundos por isso me parece uma referência ao próprio autor. É a voz masculina que Coraline reconhece como aquela que diz coisas que estão na cabeça dela. É a consciência irônica, cínica, esperta e, ao mesmo tempo, frágil, humana. ? Para mim, Coraline é instigante, verdadeira e universal como Alice ou Peter Pan, e já conquistou um lugar entre os clássicos.
Carolfreitasnf 25/10/2023minha estante
Eu ainda não li esse livro, mas espero muito conseguir ler em breve. Amo a literatura infantil porque através do lúdico as crianças têm acesso a inúmeros aprendizados. Amei sua resenha

Vania.Cristina 25/10/2023minha estante
Sim, Caroline! E não só as crianças, nós adultos também aprendemos com o lúdico né. Leia, depois venha comentar o que achou. Algumas pessoas são fortemente amantes do filme e acabam não gostando tanto do livro assim. Eu gosto igualmente dos dois.

Vinicius383 09/06/2021

Uma edição super fofinha
Sem dúvidas essa edição está extraordinária, e combinou demais com o tema. Confesso que a história não me prendeu tanto, com certeza eu estaria maravilhado se tivesse realizado a leitura uns 4 anos atrás; unicamente o gato me prendeu, gostei muito dele haha. É um bom livro com uma boa escrita, leiam.

@90semy 14/10/2021minha estante
assiste o filmee

Marcos 14/10/2021minha estante
Eu preciso assistir!!! Ainda não sobrou tempo kkkkkkk vou pegar pra ver esse fim de semana

Clara3871 16/06/2021

?Quando você tem medo e faz mesmo assim,isso é coragem?
Esse livro virou um dos meus comfort?s
Nunca tinha lido um livro tão leve e rapidinho como esse ksksks eu li em menos de 24h
E é impressionante como o filme e o livro são idênticos, a diferença é que adicionaram um personagem a mais na adaptação, mas eu amo os dois

Obs: meu personagem favorito com certeza é o gato

Janaina Edwiges 02/05/2021

"Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."
Que delícia de história! Adorei o gato preto, um destaque a parte! O livro traz uma reflexão bacana sobre a coragem necessária para se enfrentar os medos e a importância de valorizar as coisas que se tem e as pessoas próximas que amamos. Afinal de contas, que graça teria ter tudo o que desejamos?

LuAsa 10/01/2023

UAU
eu já tinha assistido o filme quando menor, mas o livro é MUITO BOM, não é igual ao filme claro mas mesmo assim ainda trás aquele suspense e quela curiosidade gostosa. adorei
arthur.prevedello 10/01/2023minha estante
eu senti mt falta do Wybie no livro ??, mas é mt bom

Pedro Manso 22/11/2020

Coragem
Como não gostar de Coraline? Não falo apenas do livro em si, já que o mestre Neil Gaiman dificilmente vai decepcionar. Mas sobre a menina Coraline.
Grande aventureira como somos na infância e descobrindo seus medos e os enfrentando. É incrível como uma criança pode te ensinar como é ter coragem.

atafaque 24/05/2023

Virei a noite nesse
Pra quem se preocupa em se decepcionar por conta do filme, esqueça isso.
O livro é mil vezes melhor que o filme e, por mais que seja a mesma história, eu sinto que cada uma das versões tem sua magia, a parte que é importante e incrível e a parte que vai te conquistar.
Não consegui pausar a leitura porque a cada página existia mais vontade de terminar e ver o que acontecia, como a história ia se desenrolar, porque a Coraline estava sozinha e em que lugar ela estava.
Juro, recomendo pra qualquer um, é misterioso e intrigante e incrível.
Florkbia (: 24/05/2023minha estante
Esse livro é incrível!!

Alexsander.Rosa 24/05/2023minha estante
Esse livro é perfeito, a frase q ela fala sobre coragem e fala do pai dela salvando ela das abelhas... amo demais ?

Carol.Fedre 24/05/2023minha estante
Livro maravilhoso!