Caiu do Céu

Caiu do Céu Heidi W. Durrow

Resenhas - Caiu do Céu

Feer 22/05/2014

Muito bom!
Me surpreendi com esse livro. Comprei em um sebo somente porque foi o que mais me atraiu, mas não tinha tantas expectativas. Gostei como a história foi desenvolvida e assim como em Extraordinário, gosto de livros que têm diferentes pontos de vista. História linda e muito interessante.

Karol 27/07/2020

Não entendi nada.
Alguém me explicar o porquê da mamãe ter se jogado junto com os filhos do telhado? Terminei de ler o livro e nao vi lógica nessa loucura.

Ratinha da Biblioteca 19/12/2020

Resenha da Ratinha
Rachel é a menina que sobreviveu. Num dia comum e chuvoso, uma tragédia acomete sua família, a mãe e os irmãos mais novos não sobrevivem, o pai não volta para casa e Rachel passa a viver com a avó paterna.⁣
Filha de um negro com uma branca dinamarquesa, Rachel é uma mulata de olhos azuis que encontra dificuldade em se definir, num país onde a rivalidade entre as cores pode ser perigoso, a menina que sobreviveu precisa crescer e se encontrar.⁣
__⁣
Essa história é emocionante e bem diferente do que julguei pela capa, cheia de reflexões e assuntos importantes. Rachel é uma verdadeira sobrevivente.⁣

"O que me importa é que minha menininha melhore, se é que ela vai sair daqui, e que eu possa mantê-la a salvo de tudo. Inclusive de mim."⁣

"Jovens brancos não notam moças negras, e moças negras não olham para garotos brancos desse jeito."⁣

Neide22 21/07/2022

Bommmm....

Eu acho que, ou eu criei muita expectativa sobre a leitura, ou eu preciso dar um tempo nas leituras sobre o tema... Não consigo me empolgar tanto com as histórias sobre racismo e suas consequências como antes...

Achei o livro confuso em muitos momentos e gostaria de um final mais detalhado...

Enfim... Vou dar um tempo com esse tipo de tema. Eu gosto muito de aprender sobre esses pontos de vista e não estou conseguindo absorver tudo o que a leitura traz.

Karine Caldeira 05/09/2015

Interessante e tocante
Caiu do Céu, conta a história de Rachel, uma menina negra de olhos azuis, filha de uma mulher dinamarquesa com um homem negro.
A história retrata a vida de Rachel, que após sobreviver a uma tragédia familiar, vai morar com a avó e a tia no sul dos Estados Unidos e lá começa a vivenciar preconceitos pela cor da sua pele e dos seus olhos (nada comum naquela região), e a observar diferenças culturais antes despercebidas.
Os primeiros sinais de preconceito começam já na escola, quando Rachel sofre por implicância de alguns alunos, principalmente de Tamika, que não aceita que todos os garotos se encantem por Rachel e a provoca de todas as maneiras.
Devido a tragédia sofrida, Rachel escolhe por esconder seus sentimentos e medos dentro de "garrafas azuis" presentes no seu interior e a partir dessa decisão, se transforma na garota nova, que com o passar do tempo vai se acostumando com a sua realidade e aprendendo a ser comportar da maneira que as pessoas esperam dela.
Uma das suas inspirações é sua Tia Loretta, que além de linda e inteligente, é a única que parece compreender a vontade de Rachel de se tornar uma grande pessoa e que tenta se recuperar de seus problemas pessoais.

O livro é dividido em histórias de vários personagens, mas todas relacionadas entre si, como: James, que na verdade é Jamie e depois se torna Brick. Ele é um garotinho que acaba presenciando a tragédia da família de Rachel e que depois passa a visitá-la no hospital. Há também Laronne, patroa da mãe de Rachel e que procura compreender o que a levou a cometer tal tragédia. Outro personagem é Nella, mãe de Rachel, que através de relatos feitos em diários encontrados por Larrone, acaba contando coisas sobre sua vida com o pai de Rachel e a nova vida na América.
Durante o decorrer da história vemos o crescimento dos personagens infantis e o surgimento de problemas e conflitos causados pela tragédia de Rachel e pela vida miserável em que vivem.
A autora Heide W. Durrow, consegue unir as história de cada personagem através dos segredos da vida de Rachel e demonstrar como o preconceito é tratado nos Estados Unidos.

Beatriz 24/05/2016

"Quero que eles sejam o que quiserem. Não são apenas a cor que as pessoas veem."
Um livro pouco conhecido, mas com tantas lições e tão mais significativos do que muitos livros famosos por aí.
O livro conta a história de Rachel, a única sobrevivente de uma queda de um terraço de um prédio. Rachel é filha de uma dinamarquesa com um norte-americano negro e dessa união, já se espera que haja preconceito. E, de fato, isso é retratado bastante ao longo da história.
Depois da tragédia onde seus irmãos e sua mãe morre, ela passa a morar com a avó em um bairro de Oregon habitado apenas por negros, passa a frequentar uma escola onde a maioria dos alunos são negros. É lá onde ela sofre bastante preconceito por ter herdado os olhos claros de sua mãe, pela fato de ter um tom de pele mais claro também e todos desprezam os seus hábitos "brancos".
Os capítulos são alternados e ao mesmo tempo que conta sobre a vida que Rachel leva, também é contado o lado de pessoas próximas, sejam elas sua tia Loretta, a patroa de sua mãe ou o de Brick, um menino que viu o ocorrido (que acaba tendo um foco maior também no livro).
Ao passo que Rachel cresce e vive os momentos de conflito da adolescência, ela busca respostas sobre o que aconteceu com seu pai e Brick, até então desconhecido por ela, tenta encontrá-la para contar tudo o que aconteceu.
Giz 19/10/2016minha estante
undefined

Literatura 15/01/2013

Uma luta de todos nós
Rachel, filha de dinamarquesa com um negro, é a única sobrevivente de uma terrível tragédia familiar. Com apenas 11 anos, Rachel é uma negra com olhos azuis. Depois de sair do hospital por um fio, foi forçada a se mudar para uma cidade estranha e a morar com sua avó, do lado sul dos Estados Unidos.

O país sempre mostrava nitidamente o preconceito com os negros e isso era difícil para a pequena Rachel, que na escola era o motivo da chacota com colegas, que a intitulavam como a negra que queria ser branca, mediante os olhos azuis.

Conforme o tempo passa, Rachel tenta levar uma vida sem os fantasmas do passado, querendo deixar para trás a tragédia da família. Mas não se dá para fugir de lembranças e enquanto cresce no ambiente em que precisa se pensar em si mesma como branca, Rachel vê a ligação da morte de sua mãe e sua identidade, assim, começando a agir como negra.

Caiu do Céu, da autoria Heidi W. Durrow é baseada na história de vida de Rachel, porém se torna um pouco confusa em alguns pontos, pois é narrada no ponto de vista de algumas personagens secundárias. Em primeira pessoa, temos Rachel. Em terceira pessoa, as personagens secundárias.
A história em um contexto geral é envolvente e muito tocante. Tem o preconceito racial norte-americano mostrado de uma forma repugnante. Acho que não terá uma continuação, pois o final deixou algumas perguntas no ar, o que me deixou desgostoso, mas o início e o meio do livro são ótimos. Gosto de como o preconceito racial é abordado pela autora e o tema de ser a única sobrevivente de uma tragédia também conquista o leitor.

Veja resenha completa no site:

Fer Kaczynski 23/05/2013

Um tema muito atual!
Rachel é uma menina mulata, filha de uma mulher branca, de origem dinamarquesa com um negro, e como ela é branca de olhos azuis, vivencia o preconceito tanto da parte dos brancos com os negros do que vice-versa, já que mora com sua avó negra desde que seus pais morreram num acidente. Agora Rachel era uma criança negra de olhos azuis perante a sociedade em vivia com a família paterna, e com apenas 11 anos teve que amadurecer rápido devido a dura realidade do choque interracial dos EUA.

“Quero que saibam o quanto eu os amo. Eu os amo e vou mantê-los a salvo. Meus filhos não são metade negros. Eles também são metade de mim. Quero que eles sejam o que quiserem. Não são apenas a cor que as pessoas veem.”

Termine de ler no link:

Silmara 16/08/2014

Bom!
Eu gostei do livro. Tem questões de cunho racial interessante e atual, apesar da história se passar em 1970/80 (eu acho), meio confuso em algumas ocasiões, mas, valeu a pena a leitura. Só acho que ficou algumas peguntas não respondidas no final do livro.

Aline Lisboa 05/09/2015

Comprei o livro porque estava em promoção, nem tinha muita curiosidade, mas quando comecei a ler não conseguia parar. A história te deixa curiosa até o final, porém não gostei foi final li reli e não entendi.

Kymhy 23/03/2018

Caiu do Céu - Heidi W. Durrow
Após perder seus pais, Rachel passa a viver na casa da avó, em um bairro para negros. E lá perceberá que, assim como ocorria na sua antiga vida, não há espaço para uma garota como ela: mestiça de olhos azuis. Onde fica o seu lar afinal?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-caiu-do-ceu-heidi-w-durrow/

Bru 26/07/2019

É um livro leve e bom de se ler, ao mesmo tempo com mistério e abordagens de problemas sociais.

O livro é contado em primeira pessoa nos capítulos da Rachel e em terceira pessoa nos demais personagens, o que achei bem interessante.
A Rachel, única sobrevivente de uma queda que vai se esclarecendo durante a leitura, tem que viver com a incógnita sobre ser ou não negra.
Muitas pessoas também não sabem distinguir o que ela é. Também é possível identificar que uma pessoa negra com características brancas é aceita na sociedade de forma mais fácil quando comparada com pessoas "apenas negras", como Brick se descreve em determinado momento.

O livro nos faz pensar sobre o peso que o racismo traz para as pessoas e o quanto isso pode prejudicar, agredir e despedaçar. Jamais será "mimimi".

Gostei também da abordagem sobre maternidade, parternidade e machismo. Por que as pessoas nunca perguntavam para a Rachel onde estava o seu pai, mas sim, por que a sua mãe não podia cuidar dela? E sobre ser culpada, pela sua avó, quando está descobrindo coisas na adolescência e não ver o rapaz que está com ela ser questionado também, entre outras coisas.

Amei a história de Brick também. Um personagem apaixonante que deu um toque muito especial como romance que não foi romance. Talvez.