A Herança

A Herança Rick Haarig

Resenhas - A Herança

Bruna Fernández 17/05/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Com uma capa bonita com um misterioso desenho de um coelho e uma sinopse tão enigmática que não revela muito sobre o enredo: foi assim que esse livro me chamou a atenção. Antes de falar sobre o livro gostaria de agradecer aqui à Editora Subtítulo por ter enviado uma prova desse primeiro livro de uma trilogia para a gente poder analisar e resenhar pra vocês! Mas vamos ao que interessa!

Nesse primeiro volume somos apresentados a vários personagens cujas histórias e vidas vão se intercalando até que o leitor possa montar o quebra-cabeças e ter uma visão geral do que está acontecendo. Os dois personagens mais importantes são Piotr Maglev, um russo e Chevillon, um francês. O primeiro é um homem que está “doente” (entre aspas pois ninguém sabe o que ele realmente tem) e por ser extremamente rico, ele junta uma equipe peculiar para tratar de seu “problema”. Nessa equipe temos pessoas de diferentes nacionalidades com diferentes formações: Chien, uma espécie de segurança/faz tudo; Alice, uma médica; Indar, um espanhol que trabalha como um terapeuta de Maglev; Otto um italiano insano que é segurança e também piloto e atirador profissional e Philips, um arqueólogo australiano. Logo no começo do livro, junta-se a eles Janine Larsen, uma miúda irlandesa que é uma neurocientista.

Acompanhamos a contratação e a chegada de Janine até Maglev, em uma cidadezinha esquecida do mundo bem no interior da Rússia. Ela passa por momentos e processos esquisitos até conseguir chegar a Maglev. Porém quando ela chega na Dacha, local onde Maglev está “internado” e reuniu sua equipe, seu contratante já está em coma. Como eu afirmei, é um grupo no mínimo peculiar, que acaba intrigando muito o leitor conforme vamos avançando na leitura.

Paralelamente acompanhamos a história do francês Chevillon e seus “filhos adotivos” De Gaudin e Bèatrice. Infelizmente é impossível falar da história dele sem soltar grandes spoilers do enredo, então vocês vão ter que ler para conferir! Outra história que corre paralelamente é sobre o nascimento, infância e adolescência de Piotr Maglev, um russo que teve uma vida bem complicada desde o dia em que nasceu, tornando-se órfão de pai e mãe antes mesmo de completar um mês. Acompanhar a história desse homem fascinante explica muita coisa que se passa na atualidade.

A história me conquistou pois achei o enredo intrigante e convincente. Apesar de ter um quê de ficção científica e misticismo acho que a natureza tão real e humana dos personagens ajudou muito a deixar a história verossímil, pelo menos do meu ponto de vista. Me apeguei demais aos personagens, e quando algum deles estava em alguma posição de perigo me via realmente sofrendo junto. Temos uma variedade enorme de personalidades, uma diversificação de opiniões e maneiras de agir e na minha opinião isso só enriqueceu mais ainda a história.

Outro ponto interessante foi o cuidado do autor em escrever sobre um personagem russo e todo o pano de fundo da segunda guerra mundial e do mundo socialista que ele precisou ter cuidado ao documentar a infância do personagem. É muito legal também o fato do leitor ficar na dúvida sobre quem é o mocinho e quem é o vilão até mais da metade da história.

O livro entrega o que promete, temos muita ação – devo acrescentar aqui que o autor não pensa duas vezes antes de matar seus personagens, achei um gesto ousado sair matando assim logo no primeiro livro da série – temos muito suspense sobre a relação entre Maglev e Chevillon e seus estados físicos. Como se a ação e o suspense não fossem suficientes, temos o horror com direito a assassinatos a sangue frio. Eu gostei bastante desse livro, e se tivesse que resumir ele em uma palavra seria diferente. Com um enredo que mistura vários elementos, essa é uma história pra quem gosta de ação e aventura.

Só espero que o livro tenha passado por uma revisão final, pois na prova encontrei vários detalhes que precisavam ser acertados.

Psychobooks 10/09/2012

Janine Larsen, uma renomada neurocientista responsável pelo Instituto de Pesquisas Neurológicas de da Universidade de Dublin recebe uma proposta um tanto quanto suspeita: ela foi convidada a prestar consultoria na Rússia por 45 dias com todas as despesas pagas, além de uma comissão de 120 mil euros.
A proposta não poderia ter vindo em momento melhor, afinal Olaf, marido de Janine, está desempregado e ela está mesmo precisando de um tempo longe da UCD (Universidade de Dublin).
Ao aceitar a proposto, a neurocientista jamais imaginou no que estaria se metendo, pois as circunstâncias que antecedem seu encontro com seu futuro paciente, são no mínimo curiosas. Primeiro ela acaba sendo levava a um antigo campo de concentração abandonado, de lá uma viagem de helicóptero e mais alguns quilômetros de carro até chegar ao seu destino final e finalmente encontrar seu "paciente" tão misterioso, Piotr Maglev, um sobrevivente da segunda guerra mundial na união soviética.
Mesmo não tendo sido enviado a um campo de concentração, Maglev teve uma infância conturbada. Primeiro ele quase foi morto pela mãe, que tentou enforcá-lo quando criança. Após o episódio, uma enfermeira, penalizada com a situação, resolveu tomar conta dele, mas acabou tentando o mesmo que a mãe dele.
Aparentemente todos que tiveram contato com Maglev ao longo da vida, enlouqueceram, e tudo isso está ligado ao seu estado de saúde e o tumor que ele possui em seu cérebro.
Em contrapartida ao russo, temos a história de Jean Louis Chevillon, um francês com um caso semelhante ao de Piotr e tão curioso quanto...
Bom, nas primeiras páginas fiquei um tanto confusa e demorei um pouco a pegar o ritmo das histórias "paralelas". Ao longo do livro, os personagens e seus casos peculiares, passam a se interligar e as coisas parecem começar a fazer sentido, mas não muito para não perder o mistério.
A trama é envolvente e misteriosa, narrado em terceira pessoa. É impossível prever o que virá a seguir. Cada capítulo é voltando a um personagem e a um novo mistério.
Claro que há outros personagens importantes ao longo do livro, mas confesso que me foquei e me apeguei mais nesses, primeiro na Janine, por ser alguém curiosa e determinada, e ao Piotr e Chevillon por serem as principais "peças" para desvendar todo o mistério.
Rick Haarig criou uma história única, mesclando a ficção científica, o suspense e um pouco de fatos históricos. A cada página, fica claro o empenho e a vasta pesquisa que o autor fez, tornando tudo muito palpável.
e fica a dica, não se apeguem aos personagens, nada é o que parece, ninguém é confiável e mortes e ambição são coisas comuns.
Como disse anteriormente, demorou um pouco ate que eu me habituasse ao ritmo da trama, mas isso logo foi superado.
A Herança terminou com um gostinho de quero mais, mas o jeito é esperar até o fim de 2012, previsão para o lançamento do segundo volume.

Acesse: