Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Walter.M 27/03/2024

Que maravilha!
Falando como amante da cultura pop dos anos 80 e nerd, este foi um dos melhores livros que já li na vida. Sem dúvidas tem minha humilde recomendação!

Freezerburn 27/03/2024

Jogador Número 1
Ok, isso foi uma baita aventura.

Eu já tinha visto o filme mas me lembrava bem brevemente dele, e no final descubro que o filme segue sua própria história com elementos do livro sem o adaptar 100%, mas tudo bem acontece. O livro me divertiu bastante e gostei muito dele.

Gostei do OASIS, mas ele é muito um MMORPG e como nunca tive interação com um eu talvez não tenha me aprofundado com o OASIS, ele é legal mas ainda um pouco distante pra mim.

Os personagens são bem legais, gosto dos 5 principais (Parzival, Art3mis, Aech, Daizo, Shoto), eles são chamativos e diferentes, cada um tem seu motivo pra se afundar no OASIS e esquecer da realidade distópica, apesar de as vezes o Wade ser Edgy demais.

Eu sei que o livro se passa num futuro distópico, mas as vezes ele chega a ser Edgy demais, tipo muito, praticamente vergonhoso. Apesar da jornada ter sido muito legal, ela deixou a desejar em certas partes, ficando meio paia, tipo o que tinha dentro do terceiro portão, pareceu meio sem criatividade, mas até que os outros foi legal.

Gostei de como ele é uma "biografia" e de como ele é emocionante as vezes, e infelizmente vergonhoso em outras, e super Edgy em quase tudo, mas foi uma experiência super bacana que talvez faça com que eu não goste do filme, ou sei lá talvez o filme tenha partes boas que aqui não tenha.

Mas se você curte vídeo game e não se importa com coisas super edgys, vai ser uma boa aventura para você, recomendo

luizfelipeb 27/03/2024

Jogador Número 1
Achei um livro divertido! Existem muitas referências e tive que fazer algumas pesquisas, que pra mim se tornou muito mais interessante a história! A história não tem nada de fantástico em si, mas imaginar o mundo virtual e todas aquelas referências, se torna uma jornada bem divertida e imaginativa! Sempre curti as coisas nerds, games e afins, mas o que mais me chamou a atenção é que o livro retrata muito a questão do virtual com a realidade. O livro é de 2011, mas ficou muito atual essa questão de viver muito num mundo onde ele não é a realidade, sendo que a realidade é a que conta. Por mais pra quem sempre jogou já vivia isso, assim como eu vivi, hoje em dia com as redes sociais de forma que todos possuem acesso, muitos vivem naquele mundo virtual, nos algoritmos, nas inúmeras coisas que lá existem que não refletem as verdadeiras vidas daqueles que postam, criam conteúdos e etc. A realidade é a única que é real. Saia um pouco das redes, do entretenimento no geral e viva com o que é real. Não há problemas em fugir um pouco num mundo que não existe, mas é isso, ele não existe! Saiba dosar o real do que aquilo que as pessoas escolhem que você saiba e veja sobre elas. Há uma mundo lá fora onde podemos fazer a diferença, mesmo que apenas na vida de uma só pessoa! É na realidade que estão os verdadeiros momentos da nossa vida.

Byanca.Lindenmayr 25/03/2024

Sei que faço muita piada nas resenhas mas essa vai ser mais séria.
Esse livro foi escrito por um homem nerd, logo o humor daqui vai ser para homens nerd.

Eu me diverti muito lendo na época, eu nem tava consumindo muito a mídia dos 80's, mas ver o wade sendo um fã obcecado e fazendo a gente se apaixonar pelo o que ele é apaixonado é bem legal até. No entanto, em vários momentos revirei o olho, a idealização da art3mis principalmente, e achei mericidissimo ele ter sido patético.

Mas no fim se você vai ler isso aqui, saiba que é aquilo, o homem é protagonista e o par romantico dele é a mulher mais perfeita do mundo mas nunca mais f*da que ele, e olha que o wade é um perdedor (minha opiniao!!), por outro lado não deixa de ser um livro um livro confortavel e divertido de ler, faz você ter momentos de fã doido (euuu vendo no filme a moto do kaneda de akira).

Paulo Jr 24/03/2024

Se viu o filme, esqueça-o. O livro (como sempre) é superior
Conheci o livro pelo hype do anúncio da adaptação aos cinemas por Steven Spielberg. Mas me abstive de ler o livro pra esperar o filme. E gostei do filme, mas ganhei o livro e li. Outra coisa.
É muito divertido, tem uma avalanche de referências, é um prato cheio para nerds e pra quem se delicia com cultura pop antiga.

Thayna Cursino 23/03/2024

Eu amei a experiência desse leitura, toda vez eu eu pegava o livro eu me desligava do mundo. Embora não seja uma entusiasta dos anos 80 ou dos videogames, a atmosfera envolvente da história me prendeu desde o início.

guinha 19/03/2024

Adorei
Um dos poucos livros de ficção que me agradou. A história é bastante envolvente e emocionante, mas pela falta de afinidade que tenho com o mundo geek, muitas vezes fiquei perdida nas descrições da narrativa. Não peguei quase nenhuma referência do livro. Contudo, não deixou de me cativar, amei navegar nessa história e com certeza vou assistir a adaptação também.

leticia.fonceca 16/03/2024

Caramba que livraço!!! foi diferente de qualquer outro livro que já li, me surpreendeu muitoo! é abarrotado de referências incríveis dos anos 80 (vulgo o melhor na arte, na música, etcc) e com plots muito bem escritos!

sinceramente não tenho mt oq dizer, só que fiquei genuinamente impressionada com o desenvolvimento dessa história e indicaria para todo mundo!

Sabrina758 14/03/2024

Um livro que te prende de mais
Jogador número um é um livro que te apresenta uma história de um mundo distópico mas ainda assim com referência muito fortes ao presente. A ganância levou o mundo a fome, pobreza e isolamento de uma parte da população, a única solução para sair desse terrível cenário é o OASIS, um jogo de videogame de realidade virtual que te coloca em um mundo enorme onde você pode ser quem e o que quiser. A morte do seu criador é um choque pra população mas o que realmente chocou todos foi a herança deixada por ele, a mesma poderia ser de qualquer jogador desde que o jogador resolvesse todos os enigmas propostos por ele. É aqui que entra Wade, um grande fã da cultura pop e de Halliday que está disposto a tudo (tudo mesmo) para conseguir o premio e não deixa-lo nas mão de Sorrento, um contratado da IOI (principal rival da SSG, criadora do OASIS) e acabar com o único lugar em que ele se sentia algo. Mas será que romances e amizades não vão acabar com o foco de Wade? Até quando um vicio por uma vida que não é a sua é saudável? Até onde a IOI está disposta a ir pelo premio?
Jogador número um foi uma experiência incrível de leitura, as referências são impecáveis e a história te prende do começo ao fim. As críticas sociais do livro podem ser utilizadas no cotidiano de forma cordial. Os personagens secundários são cativantes e a história é muito fluida, gostei muito.

Giovana Khalil 14/03/2024

De Nerd, para Nerds.
Creio que este seja o livro que mais contém referências que já li em toda minha vida. É um livro feito de nerds para outros nerds, mas ao mesmo tempo, não deixa ninguém te fora. A premissa é imprevisivel em certos pontos, o que não faz você largar o livro - graças a questão da competitividade imposta na Caçada.
Wade passa por verdadeiras provações - dentro e fora do jogo - o que torna tudo mais real, num livro sobre um universo virtual.

Excelente leitura.

Maria1691 13/03/2024

Obra que faz com que o leitor se sinta dentro do mundo virtual. Trás uma experiência única de como é viver no mundo dos jogos.
Rhe 13/03/2024minha estante
É bom né ?!

JhulianoCesar 10/03/2024

Press start to continue.
Jogador n°1 era um livro que eu já estava enrolando há um tempo para começar, e agora que acabei, só me arrependo de não ter começado antes. Para alguém que cresceu em meio aos vídeo-games de época, esse livro foi um prato cheio, as inúmeras referências aos jogos, filmes e séries da época transmitiram uma boa sensação de nostalgia. A história em si é bem boa a ponto de me prendido bastante, acho que eu só demorei pra finalizar o livro pois no fundo, eu não queria que ele acabasse. Simplesmente adorei.

Raphael 09/03/2024

Grata surpresa
Tava aqui na estante fazia tempo, mas resolvi dar uma chance.
Confesso que terminei muito rápido, a leitura é envolvente e as referências são ótimas.
Tiraria alguns pontos porque acabei me decepcionando um pouco com o final do desafio, não pelo resultado em si, mas achei que não passou aquela emoção que vinha transmitindo até essa fase.
Enfim, um livro que recomendaria facilmente.

Stefane64 06/03/2024

Livro para um público bem específico
Eu gostei bastante, mas não foi escrito para mim. Esse livro foi escrito pra quem cresceu nos anos 80\90 e gosta de vídeo game e tá tudo bem, é sobre isso kkkkkk O filme é mais democrático com as referências e por isso eu me conectei mais, embora a aventura do filme seja bem mais simplista.
Eu me pegava boiando em muitos momentos e não pegava as coisas que o autor queria, mas eu entendo que pra um Geek isso aqui é puro ouro.