Jogador N° 1

Jogador N° 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Predo21 06/03/2024

Se fosse um jogo, ganharia o GOTY
Pela primeira vez na vida eu senti que tava jogando um videogame enquanto lia um livro, acho que só isso já o consagra como um dos melhores que li este ano. Todas as referências a jogos antigos e filmes geeks fez eu me sentir um adolescente nerdola de novo. Com certeza vou voltar a ler esse livro só pra pegar as referências pra assistir e jogar tudo. Dito isso:

ABSOLUTE GAMING?

Joana 05/03/2024

É UMA OBRA PRIMA!
Texto fluido, personagens inteligentes e complexos, um enredo VICIANTE e plot twists de tirar o fôlego. Não esperava amar tanto assim um livro de ficção científica. Favoritado!

booksdalaus 26/02/2024

Jogador Número Um
Uma aventura nostálgica e futurista sobre as fronteiras entre o real e o virtual, em nova edição de luxo

O ano é 2045 e o mundo real é um lugar terrível. Para escapar, a humanidade passa a maior parte do tempo logada no OASIS, uma realidade virtual utópica com milhares de planetas onde as pessoas podem ser o que quiserem e coisas fantásticas acontecem ? magos duelam contra robôs japoneses gigantes, há planetas inteiros inspirados em Blade Runner e DeLoreans voadores podem atingir a velocidade da luz. Wade Watts cresceu dentro do OASIS, brincando com seus programas educativos, e, aos dezoito anos, a plataforma ainda é a melhor parte de sua vida. Mas está em risco, graças à Caçada.

Quando o excêntrico criador do OASIS morreu, deixou para trás um concurso para definir seu herdeiro. O primeiro usuário que desvendar as pistas, vencer uma série de desafios e chegar ao Easter egg ganhará a vasta fortuna do bilionário e o controle total da plataforma. Milhões de pessoas entram na disputa ? inclusive Wade, que passa a estudar obsessivamente a cultura pop dos anos 1980 que o criador adorava ?, mas também funcionários de uma perigosa corporação, que pretende limitar o acesso à plataforma.

Cinco anos se passam sem que ninguém consiga desvendar a primeira pista. Até que o nome de Wade sobe para o topo do placar. De repente, o mundo inteiro está assistindo, e novos rivais o alcançam: Art3mis, Aech, Daito, Shoto e, o pior de todos, Sorrento. Aos poucos, fica claro para Wade que a competição virtual tem riscos muito reais. E a única forma de sobreviver e salvar o OASIS é ganhando.

Publicado originalmente em 2011, Jogador Número Um se tornou um best-seller, foi agraciado com diversos prêmios e deu origem ao filme de sucesso dirigido por Steven Spielberg, lançado em 2018. Unindo ficção científica a inúmeras referências à cultura pop dos anos 1980 e ao universo dos videogames, essa ópera espacial geek conquistou fãs em todo o mundo.

VictolR 24/02/2024

Jogador número um
Jogador número um foi um livro muito divertido, a trama é muito envolvente e faz você querer saber cada vez mais oque acontece na próxima página ou capítulo, e cheio de reviravoltas muito legais kkk, além de ser uma leitura muito fluída e rápida, apesar do livro ter 400 páginas.

Yasmin.Franzoni 23/02/2024

Releitura
Li em 2018 e reli esse ano pra poder ler o segundo q ainda n li, amo muito esse livro o universo é incrível

Grazi :) 22/02/2024

Se lembre da vida aqui fora
Esse livro é muita coisa. Assim como no próprio OASIS, as possibilidades são infinitas! É muito divertido imaginar tudo que essa realidade virtual é capaz de proporcionar, as aventuras que podem ser encontradas e mundos a explorar!

Claramente nosso protagonista e guia desse universo, Wade, é responsável por parte dessa experiência. Loucamente obcecado por um tema, super inteligente (muitas vezes de forma até inverossímil), impulsivo, não é um garoto bonzinho tradicional, garanto que você vai passar raiva com ele.

O livro nos lembra do perigo de se envolver tanto, que sua vida verdadeira é esquecida. O OASIS pode ser tantas coisas no nosso dia a dia, mas devemos nos lembrar do que Halliday alerta, o que realmente importa.

Lari 21/02/2024

Me deu uma vontade de jogar arcade
Cara, o livro é bem bom! Gosto muito dessa ambientação de games antigos e caça ao tesouro mas o Perzival é MUITO BURRO e cadelinha pqp!!!
Odiei a Art3mis, achei chatona e conveniente só. Aech te amo ganhou meu coração.
Por finais, vale a pena ler e acompanhar essa caça ao Easter Egg do Halliday.

Conselho: ESQUECE QUE O FILME EXISTE!! Pior adaptação que assisti na MINHA VIDA HORROROSO.

Recomendo!

mimteixeira 20/02/2024

Nunca tive uma raiva maior com a que tive com a IOI
Acho que foi a distopia mais diferente que já li. se passa em 2044, onde todo o mundo estava ligado no OASIS, um tipo de realidade virtual na qual você podia viver conectado nele. o criador dessa realidade morreu, e sua fortuna inestimável se tornou um prêmio de uma caçada virtual.
tem muitas e muitas referências aos anos 70/80, a maioria nem reconheci kkkkk.
dei 4 estrelas pois tinha algumas partes que não entendi muito bem, descrição de jogos e essas coisas, não sou a mais ligada nesses assuntos, mas se você joga muito e entende como funciona esses jogos realísticos, vai se identificar muito!
foi uma história emocionante mesmo com esses poréns, mas vou dar um tempo para ler jogador n°2. espero muito que seja tão bom quanto o jogador n°1.

Hadlla.H 16/02/2024

Imersão nostálgica e alguns desafios narrativos
Se você gosta da década de 80, com toda certeza vai gostar das referências desse livro.

No início, o livro será bastante confuso. Não digo isso por inconsistência no enredo ou coisa do tipo, mas sim porque o que sabemos sobre o OASIS é algo superficial, o que dificulta um pouco a compreensão acerca do ambiente e determinadas cenas e situações. Mas a partir do capítulo 6 ou 7, isso começa a melhorar e você passa a ter uma noção geral de como funciona o OASIS e como as cenas estão sendo construídas. Um ponto que eu amei nesse livro foram as inúmeras referências à década de 80, a década que moldou a cultura pop. Eu confesso que anotei todas que pude para bisbilhotar depois. Me agradou bastante todas as referências a programas de televisão, jogos e músicas, porque não é algo que está ali jogado aos ares e é bastante interessante pesquisar sobre determinadas coisas que aparecem ali.
Os personagens são interessantes, principalmente por conta da questão do avatar, que muitos usam para esconder suas inseguranças. O protagonista não me agradou tanto por conta de ter uns comportamentos irritantes.
A ambientação é um pouco confusa, porque às vezes é difícil imaginar um mundo falso e imersivo como o OASIS, então às vezes você vai ficar perdido porque simplesmente não sabe como funcionam determinados mecanismos ou ambientes. O fato de que a história se passa entre dois mundos: o mundo real, que é um lugar decadente, superpopulado e poluído, onde as pessoas sofrem com a pobreza, a violência e a falta de esperança; e o mundo virtual, que é o OASIS, que permite aos usuários escapar da realidade e viver aventuras em diferentes planetas, cenários e épocas, é algo que acrescenta um ponto positivo quanto à ambientação. Eu achei que a ambientação do livro é rica em detalhes, imaginação e nostalgia, mas também pode ser confusa, complexa e desafiadora para alguns leitores.
A escrita de Ernest Cline é boa e fluída, mas em alguns capítulos ele enrola páginas e mais páginas com coisas que considero triviais e, em outros capítulos que podem ser considerados mais interessantes, ele acelera os eventos, o que torna alguns acontecimentos confusos.
O enredo é bastante interessante, não há o que reclamar. O protagonista não é exatamente alguém predestinado, é apenas um nerd perdido em um mundo à beira do apocalipse que dedica a maior parte da sua vida para encontrar o bendito do ovo. Existe um posicionamento político dentro desse livro (não sei se foi impressão minha ou não) que se relaciona diretamente com a visão acerca das grandes corporações.
Eu não vou negar que achei o final bastante decepcionante (sei que esse livro pertence a uma duologia e talvez eu leia em breve), mas achei que faltou um pouco mais de emoção e coerência, pois foi meio decepcionante ver como tudo "automaticamente se resolveu".

Mas enfim, me diverti bastante lendo e principalmente anotando todas as referências possíveis.

Ayna.Sayuri 16/02/2024

Muito bom.
Livro ótimo, escrita boa. Me deu bastante vergonha alheia em alguns momentos, mas relevamos. A construção dos personagens foram ótimas, o final foi bacana. Nada a reclamar deste livro. Com certeza valeu muito a pena eu ter lido ele de ponta a ponta.

Débora 16/02/2024

Era o despertar de uma nova era, na qual maioria da raça humana passava todo o tempo livre dentro de um videogame.
Wade é um garoto solitário que vive em uma época onde o mundo está um caos e a maioria das pessoas fogem de sua realidade por meio do OASIS, uma incrível realidade virtual onde tudo é possível.
Adorei a história, me prendeu do início ao fim. Também gostei muito da forma com que as referências aos anos 80 foram colocadas no concurso. Uma pena que eu não conhecia muito bem essas referências, por não ter vivido essa época, mas acredito que quem teve sua infância e adolescência nesse período deva sentir muita nostalgia ao ler o livro.

Gostei muito da forma como foi escrito e achei que teve as doses de romance e amizade na medida certa... muitoo bom!

Isis.Borges 15/02/2024

A realidade na Terra em 2044 é tão desanimadora que a maioria das pessoas prefere viver grande parte de seus dias conectadas ao OASIS, um game de realidade virtual. Um dos criadores desta utopia, antes de morrer, criou um último jogo, no qual o grande vencedor levará toda sua fortuna.
Divertido e gostoso de ler.

kett 14/02/2024

Começar a ler esse livro foi como mergulhar em uma realidade paralela, é TOTALMENTE imersivo! Foi uma experiência nova para mim, já que não costumo ler livros desse tipo, e me surpreendi de forma positiva.

De início não achei que fosse me conectar, mas após alguns capítulos, ele me prendeu. Só no meio que empaquei um pouquinho de novo, mas nada significativo!! Talvez tenha sido o excesso de descrições detalhadas, o que não é necessariamente um ponto negativo, já que é isso o que faz ser um livro imersivo.

Porémmm, algumas coisas que me desagradaram, como o romance. O livro não se perde nisso, já que é apresentado em doses pequenas, mas sempre que lia partes relacionadas a isso, tinha a impressão de ser um enredo à parte, desconexo da história principal. O autor tenta transmitir a mensagem de um amor profundo entre os personagens, mas a superficialidade desses sentimentos não foi convincente para mim... mas de novo, acho importante dizer que foi só um pontinho negativo na minha experiência pessoal, isso não estraga em nada o principal. O grande destaque são as inúmeras referências dos anos 80, seja de jogos, filmes, músicas... Essa é a essência da obra, é o que proporciona a experiência única e nostálgica que ele oferece.

De modo geral, é um livro com enredo simples, facilmente comparável a uma sessão da tarde! Mas ele se destaca pela riqueza de detalhes, o que faz com que ele seja muito mais do que uma mera distração para passar o tempo.

* Também queria deixar aqui que não tenho interesse nenhum em ler o segundo livro ? apesar de ter gostado bastante desse primeiro, os comentários sobre a continuação não me agradam muito, então paro por aqui!!