Jogador N° 1

Jogador N° 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Katner 08/02/2024

Un livro bom!
Sinto que esse ano estou bem criteriosa em avaliar minhas leituras.
Um conselho pra quem vai ler esse livro, não veja o filme primeiro, acho que a experiência desse livro torna-se um pouco frustrante depois do filme.
Vamos ao que importa, o livro é bem Geek, tem bastantes referências, a jogos, filmes e afins.
As coisas foram acontecendo de maneira bem explicada e bacana, porém bem diferente do filme, senti um falta da essência do filme, mas para o livro a narrativa ficou muito boa, só queria que as interações dos personagens fossem bem mais próximas do que foram.

Gosto muito da história desse livro porém não me prendeu tanto pois achei a narrativa arrastada, o que me custou um bom tempo pra ler.

Teve partes do livro que eu só queria que esse Sorreto sumisse, queria que não tive tido perdas e nem tão pouco tivesse acontecido algumas coisas que afastaram alguns personagens.

Enfim acho que é uma boa história.

Madu 05/02/2024

Apenas...????
?Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real.?

Realismo depressivo misturado com uma ficção científica delicinha de acompanhar. Facilmente a gente se identifica com o personagem. Em um futuro desse, qualquer pobre vai preferir viver uma vida alternativa.

? Que narrativa de escritor experiente.

Esse livro é um presente para os amantes dos anos 80 e da cultura pop em geral, são tantas coisas referenciadas aqui, que me peguei pesquisando o que era cada coisa citada e ouvindo as músicas que o Wade ouvia. O começo do livro é uma explicação completa de como é o universo em 2044, o que na minha opinião o planeta ficou uma porcaria. Mas foi incrível viver tudo o que tá acontecendo só lendo.

? E por fim, recomendo o filme apesar de ter muitas diferenças principalmente em como o Wade conseguiu as chaves.

Lucas1429 04/02/2024

Empolgante, divertido e faz você perceber que por pior que a realidade seja, é melhor isso do que viver uma mentira.

"...por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade."

Sabrina.LaAsa 02/02/2024

Gente oq foi isso
Escrevendo essa resenha 02:30 da manhã depois de ficar vidrada lendo!!!! que livro imersivo, parece que nós mesmo estamos dentro do oásis, muito fod@!!!!

única parte que não gostei foi essa relação com a art3mis, achei preconceituoso uma fala do wade para ela perguntando se era uma mulher mesmo, nascida no sexo feminino, além dele ficar fissurado em querer saber se ela era igual ao avatar?. sei lá, achei chato essa fixação dele por ela, mas não tomou muitas páginas do livro então não dei tanta bola

July 01/02/2024

O livro tem uma história muito inteligente e interessante de ler e imaginar, embora eu ache que tenha detalhes em excesso. Em todo momento o autor queria descrever tudo minuciosamente e isso me cansou um pouco, acho que poderia ter menos detalhes e informações desnecessárias. O personagem da Art3mis mais me irritou do que qualquer outra coisa, só conseguia pensar em quando ela era chata, mas os outros personagens compensaram. Eu amo cultura geek, anos 80 e passei boa parte da minha infância jogando videogame, então foi bem legal ver esse universo dentro do livro, com certeza vale a leitura.

pabloibraims 30/01/2024

Uma aventura virtual, que indica o valor da realidade.
?Criei o OÁSIS porque nunca me senti à vontade em casa. Eu não sabia como me relacionar com as pessoas. Senti medo durante toda a minha vida. Até eu saber que estava terminando. Foi quando eu percebi que, por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também um lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real. Entendeu?? (J. D. Halliday)

Com uma linguagem simples e envolvente, com uma história repleta de referências geeks e com personagens tão autênticos que parecem reais, ?Jogador Número 1? me trouxe a sensação de estar lendo uma realidade não muito desconhecida, mas, com características muito comuns na atualidade.
A fuga da realidade social no mundo virtual do OASIS se assemelha à mesma fuga ? de uma realidade social menos extremada ? é o refúgio encontrado nas redes sociais, nos jogos, nas redes de streaming e tantos outros que vivemos hoje. A caça ao egg é a imagem da procura de sentido para a vida. Sentido este que somente se na vida real. Halliday compreendeu isto, somente, quando estava próximo de sua morte; Wade aos poucos vai entendendo o verdadeiro valor da vida, por mais difícil que ela seja, chegando ao ápice diante de Samantha. E nós, quando iremos alcançar essa verdade?
?Jogador Número 1? torna-se um dos melhores livros que tive o prazer de ler, uma recordação de que a vida vale a pena ser vivida.

Regis 30/01/2024

Cheio de referências da cultura pop oitentista...
Jogador Número 1 (Ready Player One) escrito por Ernest Cline (um romancista americano, um poeta e um roteirista) foi lançado em 2011 e foi o primeiro livro escrito pelo autor.

Essa é uma história futurista que se passa em 2045 em um mundo pobre e destruído que enfrenta uma grande crise energética, onde acompanhamos um adolescente pobre de 18 anos chamado Wade Watts: ele perdeu sua mãe para as drogas aos 11 anos e passou a viver em um parque de trailers às margens da cidade de Oklahoma em um trailer de três quartos com sua tia e outras 14 pessoas.
Wade descobriu muito cedo que Deus, Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa não passavam de meras quimeras e que o mundo real é um caos de dor e pobreza onde sua única alegria e válvula de escape para uma vida melhor é o OASIS, um jogo, mas também um lugar onde se estudava trabalhava e se fazia várias outras coisas, criado pelo milionário James Donovan Holliday e que também trouxe um propósito para a vida de Wade com a caçada virtual ao Easter Egg de Holliday, que leva a uma imensa fortuna deixada pelo milionário para quem encontrar as pistas espalhadas por todo OASIS.

A história é contada em primeira pessoa pelo próprio Wade e a escrita do autor é simples, mas experiente e muito imersiva, fazendo a gente sentir que está assistindo a um filme através de suas palavras. O livro é cheio de referências da cultura pop oitentista espalhadas ao longo da narrativa, mas sem fazer parecer que estão ali de forma gratuita, já que a história gira em torno delas. É maravilhoso reconhecer muitas das referências no decorrer da leitura.

Wade é um personagem fácil de gostar, ele abre seu mundo e nos convida a mergulhar com ele no OASIS, em sua busca por uma vida melhor e um propósito para aplacar sua imensa solidão e tristeza.
Wade é um personagem adolescente que não nos faz sentir raiva o tempo todo, ele cativa nossa atenção desde o primeiro momento com sua trágica, e mais comum do que gostaríamos, história de vida e com sua personalidade multifacetada intrigante e meiga, Wade é um personagem que aposta todas suas fichas em um sonho e consegue nos fazer querer participar desse sonho, torcer por ele e vê-lo vencer no final... diferente de muitos personagens adolescentes insuportáveis que as vezes somos obrigados a seguir em histórias de aventuras menos interessantes.

Também me identifiquei um pouco com a personagem Art3mis, principalmente por ela gostar dos mesmos filmes do John Hughes pelos quais eu sou apaixonada. Mas tenho uma ressalva quanto a personagem, a forma como ela fala com o Wade, principalmente na última parte do livro, é completamente desnecessária. Acho que o autor quis simular uma grande intimidade entre eles, mas eu apenas consegui achar os xingamentos e ofensas, que ela usa sempre que fala com ele, tóxicos e desnecessários naquele momento de grande tensão e diante do mundo inteiro.
Ah, e tem Aech que é dono de uma personalidade vibrante e contagiante que torna ele o melhor amigo que alguém poderia querer ter.

A Sabrina, uma amiga do Skoob, me indicou esse livro em dezembro do ano passado e disse: " Eu tô chocada com Jogador Número 1! Leia... leia também para eu ler o que tu acha. kkkkk" e, com certeza, ela foi certeira em me indicar essa aventura futurista permeada por um clima depressivo em uma ficção distópica, que não está tão distante assim da realidade do mundo atual, e uma ficção científica totalmente satisfatória e rodeada de características reconhecidas do universo da cultura pop oitentista (pela qual, eu sou apaixonada!). Sei que tem um livro dois, mas parece que é muito criticado e não sei se vou querer lê-lo, por enquanto.

Eu adorei acompanhar Wade em sua busca virtual por uma vida melhor, vendo-o evoluir como pessoa, ganhar novos amigos e tendo esperança de que um futuro melhor é possível e que coisas boas podem acontecer com um garoto órfão, fã de Cosmos e que mantinha a cabeça no lugar olhando para o sol e imaginando a imensidão do universo.

Recomendo para todos.

Obs:. Obrigada pela dica maravilhosa Sabrina Lacerda. ?
HenryClerval 30/01/2024minha estante
Que resenha perfeita! ? ?????

Cleber 30/01/2024minha estante
Gostei muito do livro tbm e sua resenha ficou incrível ??????

Obrigada, Leandro! ? ?

Regis 31/01/2024minha estante
Agradeço imensamente, Cleber! ??

CPF1964 31/01/2024minha estante
Resenha Impecável como sempre Regis. Parabéns !!!

CPF1964 31/01/2024minha estante
Eu assisti o filme no cinema. Gostei. Quimeras..... fazia tempo que não via a utilização desta palavra....

Fabio 31/01/2024minha estante
Resenha, impecável, pra variar! kkk (chover no molhado)

Obrigada, Cassius! ?
Ouço muito essa palavra. Rsrsrs

Obrigada, Fábio! Kkkk

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Bela resenha, Régis ?

Regis 02/02/2024minha estante
Obrigada, Andréa! ?

Henrique Sanches 08/02/2024minha estante
Como sempre, arrasando na resenha... parabéns!!!

Regis 09/02/2024minha estante
Obrigada, Henrique! ?

Aline Souza 29/01/2024

Um livro imersivo
E eu nem pensava que isso fosse possível!

Esse livro me foi indicado algumas vezes e eu nunca dei a ele a atenção devida, até janeiro desse ano. Foi um companheiro incrível de férias e deixa aquele gostinho de ?quero esquecer que li para ler novamente?
Adorei.

Daniela.Paropato 26/01/2024

Achei o estilo desse livro diferente do que estou acostumada, mas mesmo assim gostei. Demorou um pouquinho, mas depois a leitura fluiu.

Buckyrep 24/01/2024

SEM PALAVRAS
Foi algo muito novo pra mim mas não me arrependo! Esse livro é simplesmente perfeito!
O universo em si foi oque mais me pegou, que sonhooo
Leria 100 vezes

qckty 24/01/2024

Jogador número 1
é um livro que não te prende muito no começo, eu mesmo, demorei dois anos pra conseguir terminar (eu genuinamente não sei como) mas a partir da metade do livro ele começa a ficar mais animado, e você começa a se interessar mais.
O fato de ter muitas referências geeks, deixa o livro muito melhor!

Madu 21/01/2024

E se eu virar gamer
Em uma distopia que se passa durante a crise do petróleo, OASIS é uma realidade virtual utilizada como escapismo por grande parte das pessoas, até que o seu criador morre e decide fazer um caça ao tesouro no seu ?jogo?, valendo toda sua fortuna

Não sou chegada em vídeo game e muito menos tenho algum conhecimento sobre as referências dos anos 80, então as primeiras 50 páginas foram bem difíceis de aguentar, me senti recebendo um info dump absurdo

Depois disso fiquei bem apegada na história, o jeito que o autor consegue explicar as coisas e fazer elas se tornarem interessantes mesmo que você não pegue a referência é incrível, acabei gostando dos personagens e ficando curiosa com o decorrer da história

Ler esse livro tendo um apego a jogos e aos anos 80 deve ser incrível, porque até senti vontade de jogar os jogos mencionados e assistir os filmes.

Hanna 19/01/2024

Uma ideia genial com excesso de fan-service
A história principal é incrível, não posso discordar, mas ler esse livro foi um verdadeiro desafio.
A narrativa começa muito envolvente, nós da uma perspectiva futura do mundo que é muito palpável, e isso torna ele mais real.
A personalidade de Wade, no inicio é cativante, mas passei a ter raiva da sua perspectiva e não conseguia lidar com os problemas que ele encontrava durante a jornada, mesmo sabendo que isso era consequência do mundo onde ele estava inserido, senti que ao longo da jornada, conforme ele foi ficando famoso e poderoso, a essência do personagem se perdeu um tanto, se recuperando na reta final.
Eu diria que o inicio e o final desse livro são incríveis, mas o meio do percurso é difícil de aguentar, principalmente pelo excesso de fan-service durante a trama.

Entendo que a vibe anos 80 é o que permeia a jornada inteira, porém, mesmo que algumas informações fossem pertinentes à trama principal, outras informações vieram em excesso para agradar os amantes do assunto e reafirmar a personalidade obcecada do personagem principal;

De longe meu personagem favorito(a) é Aech, que manteve sua essência durante toda a trama, e uma pela reviravolta foi o que ouve na hora de revelar que ele era.
Sobre Daito e Shoto, amei essa dinâmica e sofri com o final que se tomou dessa relação.

Art3mis tinha tudo para ser incrivél, mas senti que se perdeu um pouco na trama por conta de Wade, sendo mais um par romântico do que qualquer outra coisa, ou seja, ´ptencial desperdiçado.

O livro é genial. incrivél, mas tem falhas na narrativa que me fizeram tirar umas estrelas.

Recomendo para amantes do assunto, que gostam de se imergir na história com todos os detalhes possivéis. É uma fantasia maravilhosa, diga-se de passagem.