Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Karol 20/03/2012

Para gamers, geeks insanos, adoradores dos anos 80 e nerds de todos os tipos!
Eu sempre fui “meio gamer”. “Meio” porque não jogo Winning Eleven, nem Fifa, nem Pro Evolution. Jogos de esportes em geral não são a minha praia. Mas se você me der um Final Fantasy – qualquer deles –, eu saio da realidade e consigo ficar por horas deitada no sofá jogando. Adoro uma boa luta no estilo Mortal Kombat, gosto de jogos de aventura, como Ultimate Alliance, e amo o bom e velho Guitar Hero. Ah, e fui por anos uma doida viciada em Ragnarok Online – jogava de Sniper e arrasava, diga-se de passagem.

Logo, quando passei na livraria e vi “Jogador nº 1” a atração foi fatal e irresistível. O livro se passa num futuro não muito distante em que a crise energética com o esgotamento do petróleo deixa a humanidade em uma situação deprimente. Muitas pessoas estão desempregadas e passam fome, as que têm onde morar vivem em cubículos com várias outras pessoas ou em trailers, na mesma situação. Com a condição catastrófica do planeta, grande parte das pessoas se refugia no OASIS, um mundo digital no melhor estilo Second Life (lembram disso?) onde as pessoas vivem na realidade que bem entenderem, do modo que bem entenderem.

O OASIS passa a fazer parte da vida das pessoas e grande parte prefere viver sua vida online a encarar o que a realidade tem para oferecer. E mais: é gratuito e irrestrito. Você não precisa de dinheiro para entrar no OASIS e qualquer pessoa pode brincar, basta ter acesso à Internet. Com o sucesso da plataforma, empresas “do mal” tentam comprar o servidor, com o intuito de cobrarem pelo acesso mensal, divulgar publicidade online, e etc. Porém, o geek criador do game não quer que isso aconteça e, antes de morrer, cria uma gincana para definir quem será seu herdeiro. Com a morte do seu criador, a fortuna do mestre e o controle do OASIS ficam travados até que um jogador esperto o suficiente consiga resolver os enigmas e desbloquear a fortuna bilionária e o controle do jogo.

E é nesse panorama que conhecemos Wade, 17 anos, acima do peso, gamer insano e pobre. Wade é um dos caçadores do tesouro escondido no OASIS e sua vida muda drasticamente quando ele descobre a primeira pista do grande enigma. Com tal descoberta, o avatar de Wade, Parzival, vira celebridade instantânea: todos querem que ele assine produtos, dê entrevistas, faça comerciais e mais, todos querem saber quem é o player por trás de Parzival, informação que Wade esconde com unhas e dentes. Nessa situação inicia-se uma caçada dentro da caçada, com o “lado negro da força” perseguindo Wade tanto dentro quanto fora do jogo para impedi-lo de chegar primeiro à fortuna e impedir que o OASIS seja controlado pelas empresas “do mal” que eu comentei lá atrás.

O livro é eletrizante. Não dá pra parar de ler e todas as dicas e enigmas são baseados na cultura pop dos anos 80. Pode se preparar pra ler muito sobre Dungeons & Dragons, Ultraman, Atari, Curtindo a Vida Adoidado, Rush, Star Wars, Star Trek etc, etc, etc. E o autor também capricha na descrição dos diversos mundos dentro do OASIS e seu efeito “sugante” na humanidade. As pessoas simplesmente não vivem suas vidas mais, preferem passar o tempo todo em uma realidade virtual e isso acontece com vááários adolescentes na nossa vida real também, vocês tem noção da quantidade de pessoas que vivem nessa vida vegetativa hoje em dia? São muitas! Ragnarok, World of Warcraft e jogos do tipo são os precursores do OASIS e, se as coisas seguirem no ritmo que estão, logo teremos um simulador de realidade potente nesse nível à nossa disposição. Imaginem como será o futuro desse jeito. Não sei se será bom ou ruim, mas diferente vai ser, afinal, tem gente que jamais conseguirá jogar com moderação.

Enfim, isso são apenas devaneios. Para ser objetiva: o livro é ótimo! É voltado pra galera que tem mais de 30 e que viveu nos anos 80 sua adolescência, meninos em especial (edit, pq a resenha tem mais de oito anos e minha visão de mundo mudou: meninas também vão aproveitar imensamente a leitura. Como eu aproveitei. Não se prendam a estereótipos =)D). Porém, a geração anos 90\2000, à qual eu pertenço também apreciará a história. Eu garanto!
cyberboni 06/04/2012minha estante
cara, eu estava lendo um outro livro [as últimas quatro coisas] e passando na saraiva, achei a capa interessante e fui ler o primeiro capítulo... foi o suficiente para comprar e devorar o livro.
acho que nunca me envolvi numa literatura como essa, a narrativa do Wade é impressionante, mais as referencias de filmes, animes, música e é lógico, games... realmente não sei como definir esse livro com palavras... vale a pena dar uma lida.
gostei muito da sua resenha, vivemos em parte do que foi refência para eles, senhor dos anéis, matrix, wow, dentre outros... por isso, por mais surreal que seja, não podemos desacreditar de um futuro com jogos desse nível, afinal, tudo começou em 2012.. .p

Egberto 30/04/2012minha estante
Tenho 13 anos, e me acho meio nerd/geek. Me interessei assim que li a sinopse, já quis comprar. Agora que comprei, fiquei até com receio de não entender certas referências do livro, já que vai ter coisa que nunca vi na minha vida, mas sua resenha e outras já me tranquilizou!

Antonio 11/06/2012minha estante
Comecei a ler o livro agora e os primeiros capítulos já explodiram minha cabeça. Zona "no-jvj", referências a jogos antigos, rpg...putz..incrível! No final de cada capítulo rola uma busca por todas as referências no google. Também não vivi os anos 80, sou da geração 90, mas o livro está sendo sensacional.

dissonantbr 21/06/2012minha estante
Realmente gostei muito do livro e o devorei rapidamente... Não há realmente um eco tão grande entre os gamers como nesse livro. Porém sim sofri com a primeira edição do livro que tinha uma tradução que nao ficou a altura... Releve, esqueça pequenos problemas de roteiro e seja feliz...Até o filme... Ou não...:P

Marckunn 18/04/2013minha estante
Eu tinha ouvido falar um tempo antes desse livro, ai um dia passando em frente a livraria decidi entrar em conferir se tinha esse livro, comprei, levei pra casa, comecei a ler e foi paixão a primeira vista (haha), consegui bater meu recorde de leitura com ele, 3 dias. Todo gamer se viu ali no lugar dele, acho que eu fiquei um bom tempo (estou até agora um pouco) viajando sobre como seria o mundo do OASIS e talz, espero que façam um filme a altura, se fizeram, será ÉPICO!

Clara 31/07/2013minha estante
Só um comentário, Karol - discordo dessa modo de "gamer", mas não aceito alguém dizer que é gamer só jogando FIFA. HAHAHAHA
Portanto, fiquemos com FF que tá melhor! Hahahaha
ADOREI as referências do jogo e, o que eu não conhecia, passei a conhecer. Só achei lento no começo, apesar de o final ter sido épico. :)

Diego 19/04/2014minha estante
Poxa Karol, somos ambos então, tbm amo Final Fantasy. E esse livro com certeza, mesmo não ter lido, recomendo pra qualquer gamer ou otaku porque o elemento distópico e científico é bem comparado com SAO( Sword Art Online). Tô esperando pra lê-lo.

Cibelegs 28/07/2014minha estante
Falou tudo, quando descobri este livro não resisti, li no tablet mesmo, e bati meu recorde, li tudo sofregamente em 18 horas, com 2 paradinhas básicas pro óbvio. Surreal, fantástico, viciante, um sucesso total, enfim...

Gerson 06/06/2015minha estante
Falou tudo e mais um pouco....

Daniel 19/01/2016minha estante
Você me fez querer ler! Meta de Leitura!

IgorX96 10/04/2020minha estante
Quem joga fifa e futebol nem é gamer hahaaha

Matheus.Vitorino 08/12/2020minha estante
Como faço pra ler o livro?

Haisenberg_ 20/04/2021minha estante
Eu não consigo ler

Haisenberg_ 20/04/2021minha estante
Aplicativo merda

IgorX96 20/04/2021minha estante
Gente o app não é pra ler, é uma rede social pra leitores

Laura Rangel 21/11/2021minha estante
Você escreve tão bem que tive prazer em ler toda a sua imensa resenha! E eu geralmente não leio se a resenha for muito grande.
Gostei tanto que me interessei em ler este livro que, na verdade, não faz muito o meu gênero (geek, gamers e afins). Mas através da sua descrição me pareceu bem interessante. Muito obrigada pela resenha e meus parabéns pela escrita!

Beagbazil 16/09/2023minha estante
Eu amei o livro,otimas referencias ,e uma boa distopia

Beagbazil 16/09/2023minha estante
O que mais me imprecionou que,mesmo tendo 12 eu peguei as referencias

Regis 30/01/2024

Cheio de referências da cultura pop oitentista...
Jogador Número 1 (Ready Player One) escrito por Ernest Cline (um romancista americano, um poeta e um roteirista) foi lançado em 2011 e foi o primeiro livro escrito pelo autor.

Essa é uma história futurista que se passa em 2045 em um mundo pobre e destruído que enfrenta uma grande crise energética, onde acompanhamos um adolescente pobre de 18 anos chamado Wade Watts: ele perdeu sua mãe para as drogas aos 11 anos e passou a viver em um parque de trailers às margens da cidade de Oklahoma em um trailer de três quartos com sua tia e outras 14 pessoas.
Wade descobriu muito cedo que Deus, Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa não passavam de meras quimeras e que o mundo real é um caos de dor e pobreza onde sua única alegria e válvula de escape para uma vida melhor é o OASIS, um jogo, mas também um lugar onde se estudava trabalhava e se fazia várias outras coisas, criado pelo milionário James Donovan Holliday e que também trouxe um propósito para a vida de Wade com a caçada virtual ao Easter Egg de Holliday, que leva a uma imensa fortuna deixada pelo milionário para quem encontrar as pistas espalhadas por todo OASIS.

A história é contada em primeira pessoa pelo próprio Wade e a escrita do autor é simples, mas experiente e muito imersiva, fazendo a gente sentir que está assistindo a um filme através de suas palavras. O livro é cheio de referências da cultura pop oitentista espalhadas ao longo da narrativa, mas sem fazer parecer que estão ali de forma gratuita, já que a história gira em torno delas. É maravilhoso reconhecer muitas das referências no decorrer da leitura.

Wade é um personagem fácil de gostar, ele abre seu mundo e nos convida a mergulhar com ele no OASIS, em sua busca por uma vida melhor e um propósito para aplacar sua imensa solidão e tristeza.
Wade é um personagem adolescente que não nos faz sentir raiva o tempo todo, ele cativa nossa atenção desde o primeiro momento com sua trágica, e mais comum do que gostaríamos, história de vida e com sua personalidade multifacetada intrigante e meiga, Wade é um personagem que aposta todas suas fichas em um sonho e consegue nos fazer querer participar desse sonho, torcer por ele e vê-lo vencer no final... diferente de muitos personagens adolescentes insuportáveis que as vezes somos obrigados a seguir em histórias de aventuras menos interessantes.

Também me identifiquei um pouco com a personagem Art3mis, principalmente por ela gostar dos mesmos filmes do John Hughes pelos quais eu sou apaixonada. Mas tenho uma ressalva quanto a personagem, a forma como ela fala com o Wade, principalmente na última parte do livro, é completamente desnecessária. Acho que o autor quis simular uma grande intimidade entre eles, mas eu apenas consegui achar os xingamentos e ofensas, que ela usa sempre que fala com ele, tóxicos e desnecessários naquele momento de grande tensão e diante do mundo inteiro.
Ah, e tem Aech que é dono de uma personalidade vibrante e contagiante que torna ele o melhor amigo que alguém poderia querer ter.

A Sabrina, uma amiga do Skoob, me indicou esse livro em dezembro do ano passado e disse: " Eu tô chocada com Jogador Número 1! Leia... leia também para eu ler o que tu acha. kkkkk" e, com certeza, ela foi certeira em me indicar essa aventura futurista permeada por um clima depressivo em uma ficção distópica, que não está tão distante assim da realidade do mundo atual, e uma ficção científica totalmente satisfatória e rodeada de características reconhecidas do universo da cultura pop oitentista (pela qual, eu sou apaixonada!). Sei que tem um livro dois, mas parece que é muito criticado e não sei se vou querer lê-lo, por enquanto.

Eu adorei acompanhar Wade em sua busca virtual por uma vida melhor, vendo-o evoluir como pessoa, ganhar novos amigos e tendo esperança de que um futuro melhor é possível e que coisas boas podem acontecer com um garoto órfão, fã de Cosmos e que mantinha a cabeça no lugar olhando para o sol e imaginando a imensidão do universo.

Recomendo para todos.

Obs:. Obrigada pela dica maravilhosa Sabrina Lacerda. ?
HenryClerval 30/01/2024minha estante
Que resenha perfeita! ? ?????

Cleber 30/01/2024minha estante
Gostei muito do livro tbm e sua resenha ficou incrível ??????

Obrigada, Leandro! ? ?

Regis 31/01/2024minha estante
Agradeço imensamente, Cleber! ??

CPF1964 31/01/2024minha estante
Resenha Impecável como sempre Regis. Parabéns !!!

CPF1964 31/01/2024minha estante
Eu assisti o filme no cinema. Gostei. Quimeras..... fazia tempo que não via a utilização desta palavra....

Fabio 31/01/2024minha estante
Resenha, impecável, pra variar! kkk (chover no molhado)

Obrigada, Cassius! ?
Ouço muito essa palavra. Rsrsrs

Obrigada, Fábio! Kkkk

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Bela resenha, Régis ?

Regis 02/02/2024minha estante
Obrigada, Andréa! ?

Henrique Sanches 08/02/2024minha estante
Como sempre, arrasando na resenha... parabéns!!!

Regis 09/02/2024minha estante
Obrigada, Henrique! ?

Leandro 28/08/2014

Uma nostalgia enjoativa
Vou tentar ser breve na minha análise. Jogador Nº1 resume-se a três coisas basicamente: um jogo online utópico, excesso de referências e Deus Ex Machina.

OASIS foi o maior ponto positivo (se não for o único) do livro. O autor realmente fez um bom trabalho em desenvolver o universo virtual do livro. Infelizmente ele não foi capaz o mesmo com o mundo real, que fica apenas como um pano de fundo. Tanta coisa podia ter sido melhor aproveitada, como a crise de energia, o lastimável estado de pobreza da população, os próprios personagens poderiam ter sido melhores trabalhados na trama.

O autor perde um tempo precioso citando cada pedaço da cultura popular os anos 80, chega até parecer que há uma referência por página. Num certo ponto Jogador Nº1 deixa de ser um livro e se torna uma lista coisas favoritas dos anos 80 do autor.

Pra continuar essa resenha, vou dar alguns spoilers da trama. Estejam avisados!

Além de personagens estereotipados e superficiais (Daito e Shoto por exemplo), temos uma trama previsível (garoto ganha o dinheiro e a garota) que por mais de uma vez apela para Deus Ex Machina. O melhor exemplo que consigo pensar é quando Wade se deixar ser preso pela IOI e então revela para o leitor que meses atrás comprou uma série de códigos no OASIS que lhe davam acesso ao sistema interno da IOI. Bem conveniente, não é, Ernest Cline?

Enfim, apesar de que Jogador Nº1 possa ser divertido algumas horas e tenha alguns momentos bons nas suas páginas, é um livro com uma história fraca vivida por personagens superficiais mergulhados num universo de clichés e referências que não acabam nunca.

Ah, e ao contrário do que diz a capa, está infinitamente longe de ser um novo Matrix!
Jctomaz 06/10/2014minha estante
Disse muito do que eu penso a respeito do livro, Leandro.
Apesar de ter gostado um pouco mais do que você, também me incomodou um pouco as facilidades que o autor usou para que a história seguisse o seu rumo, ou o recurso do Deux Ex Machina, como você bem colocou.
Também senti falta de saber mais sobre o mundo distópico em que se situa a história. Quando o Cline tenta explorar esse aspecto da obra ele consegue criar um background bem interessante, porém, pouco explorado.

Enfim... Parabéns pela resenha.

Gabi Fernandes 05/01/2015minha estante
Que bom que alguém pensa como eu. Todas as pessoas parecem idolatrar este livro, mas, por motivos semelhantes aos que você listou, não entendo porque.

Leandro 06/01/2015minha estante
Gabi, eu tenho quase certeza que tem alguma coisa a ver com o fator nostalgia.

gleicepcouto 28/03/2015minha estante
Nossa. Já estava até me sentindo meio pária por pensar igual a você sobre o livro (afinal, todos amam). Se retirar o Oasis, sobra o que do livro? NADA. História fraca demais.

Ermeson 20/02/2016minha estante
Sem falar da art3mis interesseira

Desativado por enquanto 06/01/2017minha estante

Mari 09/01/2017minha estante
Da metade pro final eu já tava pulando todo o tipo de referência que não acrescenta na história. Esse plano genial do Wade que não apresenta nenhuma falha e é sucesso total na primeira tentativa não me convenceu. Os personagens menos ainda. Fui com uma expectativa alta e me estabaquei.

Edison Garreta 24/02/2017minha estante
Foi exatamente por isso que abandonei o livro, após algumas páginas se torna cansativo.

Vinicyus B 09/08/2017minha estante
O livro todo é construído sobre Deus Ex Machina 's.
Para encontrar um portão o personagem havia lido a autobiografia do designer do OASIS 21 vezes, a biografia 18 vezes, sabia que ele gostava de uma banda de rock, mas isso não estava na biografia e sim numa entrevista ao Jô Soares que ele assistiu 30 vezes. A música faz referência a um episódio de uma série de TV que o Designer assistia e o protagonista assistiu 90 vezes, mesmo sem gostar, e decorou a fala do vendedor de rosquinhas que aparece aos 7 minutos. A senha era a cor da rosquinha.

E fora que o protagonista é uma criança que desvendou todo esse passo a passo antes do vilão, uma mega empresa com 5.000 pessoas dedicadas a esse enigma.

lys 21/11/2019minha estante
Eu não li o livro mas pelo que você falou e e pela sinopse, que eu já não curti.Esse vai passar fora do quero ler.

Marcio 15/04/2012

Medio
O autor vomita um monte de referencias nerds, que tem uma hora que fica repetitivo e chato. Eu achei que tem alguns furos na historia. Para um mundo decadente todo mundo parece ter computadores e conexões de alta velocidade de Internet, e dinheiro para gastar na conta de luz.
Victor Piacenti 17/04/2012minha estante
EXATAMENTE! Todo mundo é um lascado na vida, mas tem dinheiro para manter o OASIS!

Edu Mad-Hatter 22/04/2012minha estante
Engraçado se você for em uma favela ou uma area de baixa renda vai ter uma TV uma computador o mais fraco que seja, e na historia e bem explicado que os estudantes e o povo de baixa renda recebe um console OASIS para poder acessar o jogo, lembrando que no OASIS eles podem trabalhar e estudar.

Marcio 22/04/2012minha estante
Mas a crise energética que a causa do planeta estar assim? Essa rede mundial de computadores devem consumir muita energia vc não acha Edu? È os usuários tem grana para pagar? Acho que eles fazem muitos gatos na rede elétrica como na favela. rrs

Tabmagnetic2 04/05/2012minha estante
Igual na vida real. As pessoas pobres não tem uma geladeira ou um forno de qualidade... mas a maldita televisão está sempre presente (ou o computador que vem se tornando algo mais corriqueiro nos lares de todo o mundo). Não importa a pobreza, pois o viciado sempre da um jeito de cheirar.

Emanuel 04/05/2012minha estante
Faust não sei se vc não percebeu mas o único modo deles esquecerem do mundo real era entrando no mundo de OASIS

Marcio 05/05/2012minha estante
Olha quem gostou beleza...mas esse papo de mundo decadente com crise de energia, mas com Wi-Fi de graça para todo mundo.. para mim não sustenta.

Ka Yen 20/12/2012minha estante
galera, vocês estão pensando com valores presentes mas e no futuro? Internet, wireless é algo que só tende a baixar o preço ainda mais. Além disso, há o problema energético mencionado mas com a evolução tecnológica, a eficiência energética dos equipamentos pode ser muito maior.

SPOILER ON

por exemplo, hoje, nenhum computador pode ser ligado carregando uma bateria correndo 5 minutinhos em uma esteira. no futuro talvez seja possível.

SPOILER OFF

Do mesmo modo que coisas podem ficar mais baratas, outras coisas podem ficar caras, o chocolate por exemplo. Há uma crise na produção de cacau atualmente. no futuro, todos podem ter computador mas apenas os super ricos podem comer chocolate. É um futuro possível.

Acho que a crítica é válida mas é muito superficial.

Joonhk 28/01/2013minha estante
Resumindo em poucas palavras: política do pão e circo

Jon 02/12/2015minha estante
Acho que vc devia ler novamente o começo do livro. Ele deixa bem claro como é dificil ter acesso ao OASIS para a maioria das pessoas.

O protagonista mesmo só consegue acessar porque tem um aparelho doado pela escola (que também deve fornecer a conexão) e a energia é gerada por uma bicicleta ergometrica adaptada em seu esconderijo.

Desativado por enquanto 06/01/2017minha estante
Até que enfim alguém que concorda comigo. Achei o livro com ótimas referências, principalmente pra eu que vivi a infância nos anos 80. Mas na essência ele é fraco. Parece um filme regular da sessão da tarde.

jardel 04/03/2021

Pontos positivos: a história é fácil de entender e já deixa a proposta e o caminho que vai seguir claros bem no início. Além disso os acontecimentos ocorrem sem enrolação, o autor tinha bastante conteúdo pra história. Os personagens são legais, nada de extraordinário mas ok.

Pontos negativos: as inúmeras referências em algumas passagens se tornaram chatas, tudo bem ele querer descrever tal jogo, mas em algumas descrições ele falava sobre o jogo, a origem, o cenário, como jogar, as fases, o final...e por aí vai, e muitas vezes o jogo nem tinha relação com o campeonato. Isso tirava o foco do leitor que tava concentrado no jogo principal.
Os personagens as vezes eram meio inconvenientes e não agiam como deveriam agir diante do horror que tava acontecendo envolvendo a vida real (causado pelos Seis). Outra coisa que achei mal explorado foram as misérias da vida urbana futurista, ele só falava por cima sobre as desigualdades sociais, o autor teve a chance de dá um ar crítico ao "progresso" mas deixou escapar.
Kawan.Felipp 04/03/2021minha estante

Manrique 05/03/2021minha estante
serviu

Flávia Menezes 15/09/2022

?A LINGUAGEM DO AMOR NÃO SE TRADUZ EM PYTHON,OU JAVASCRIPT
?Jogador Número 1?, do autor e roteirista americano Ernest Cline, é um romance distópico de ação, aventura e ficção científica, que nos leva para o ano de 2045 onde, com um planeta Terra totalmente destruído, a realidade virtual passa a substituir a vida real.

Com uma premissa dessas, eu tenho que dizer que é um desafio enorme escrever uma resenha, porque um livro como esse abre uma discussão tão vasta, que daria páginas e páginas de um verdadeiro estudo acadêmico. E no meu caso, é claro, na área da Psicologia.

Confesso que não dava muito para essa história, e até me incomodei bastante com algumas incoerências, como o fato de que seria impossível personagens que são humanos, deixarem de lado suas necessidades básicas para passar a maior parte do tempo só jogando. Porém, no final, percebi que olhar para essas questões é focar no menos importante, quando temos uma mensagem final tão significativa sobre o tempo que passamos offline para a vida, e online para o virtual.

Como eu nunca gostei de jogos (eletrônicos, nem de tabuleiros), para mim, essa história foi um verdadeiro passeio por um universo completamente desconhecido. Eu ficava só imaginando como era mergulhar nesse tipo de jogo de corpo e alma, e ir estabelecendo conexões com pessoas desconhecidas, estabelecendo alianças, e combinando competências em prol de derrotar inimigos, e conquistar a vitória.

A história é contada em primeira pessoa, pelo protagonista Wade, que após perder os pais, e ser obrigado a viver com uma tia que só o maltratava, para fugir das suas dores, passa a viver mais tempo no mundo virtual, do que no real. Para ele, a vida real é um mundo horrível, onde as pessoas são ruins, e não existe absolutamente nada que realmente valha a pena. Sem contar todas as suas inseguranças quanto a sua aparência pessoal. E é aí que ele vê o mundo virtual como um lugar seguro, onde, inclusive, ele pode criar um avatar com a aparência e a personalidade que ele bem desejar.

Não muito diferente do nosso mundo real, onde nos escondemos atrás das nossas telas de computador e de uma infinidade de filtros que ?melhoram? a nossa aparência, tudo pelo medo de nos mostrarmos como realmente somos. Mas será que essa sensação de segurança, de se estar protegido, ou de poder esconder aquilo que mais incomoda na nossa aparência é mesmo real? E as nossas amizades virtuais? Elas são melhores do que as fisicamente mais próximas?

De fato, as relações exclusivamente virtuais, por mais gostosas que sejam, são um verdadeiro ?alone together?, onde estamos sozinhos, porém acompanhados. Só que à distância. E nessa história, esse é um tema bastante explorado.

Tanto com Aech, quanto com Art3mis, o protagonista estabelece rapidamente uma relação de amizade que ele considera bastante sincera e sólida. As cenas em que Wade e Art3mis vão criando uma conexão afetiva mais forte, não são apenas bonitinhas, mas também bem verdadeiras.

Quem nunca conheceu uma pessoa virtualmente, e em pouco tempo de conversa estabeleceu uma conexão tão real, que mais parecia que vocês se conheciam há anos? Conexões assim são verdadeiras, porém, com o passar do tempo, elas vão abrindo espaço para necessidades que não podem ser supridas exclusivamente à distância. É o momento em que as pessoas passam a ter mais necessidade de se conhecer pessoalmente, onde o ciúme aparece, e as brigas se tornam mais comuns.

Por melhor que sejam as nossas relações virtuais, como seres humanos, todos nós temos necessidade do contato físico, do abraço, do carinho, da presença do outro, e principalmente, do olhar do outro. E se essa conexão é intensa, é impossível não querer sentir essa pessoa bem de pertinho.

E se tem algo bastante angustiante vivido pelo Wade, e que também acontece na realidade, é quando ele tem sua primeira discussão com a Art3mis. Existe algo pior do que aquela aflição de querer conversar, de querer resolver, e o outro dizer que precisa de espaço, e encerrar a conversa? Nesses momentos, especialmente se existe mesmo uma distância geográfica, a cabeça fica a mil, e você se sente de mãos atadas, sem poder fazer absolutamente nada, a não ser esperar. E o coração fica como nessas horas? Quebradinho!!

Mas de fato, muitos mal-entendidos são gerados em nossas relações virtuais, porque a conexão é muito frágil, especialmente pela ausência da compreensão do outro como um todo. Como tudo muda quando conseguimos ouvir a entonação da voz, a expressão do rosto, a postura do corpo, não é mesmo? Isso muda tudo.

Aliás, eu costumo dizer que discutir online, nos coloca em uma posição totalmente injusta, exatamente por não poder ter a proximidade física para mostrar ao outro o quanto estamos sendo sinceros. Sem contar que nada como um abraço apertado para desfazer as sensações ruins, não é mesmo?

Viver no mundo virtual pode até parecer seguro, confortável, mas a verdade é que nada se compara a poder estar perto das pessoas. Podemos até descobrir uma conexão incrível com alguém ainda virtualmente, mas é importante encurtar distâncias geográficas, para que essa relação possa se tornar real, e se fortalecer. E imagina a sensação boa de poder olhar aquela pessoa com quem você já conversa há tempos nos olhos, e poder tocá-la, abraçá-la, e sentir o quanto aquela pessoa é real? Chega até dar um friozinho na barriga só de pensar!

Se você tem a possibilidade de diminuir distâncias, e tornar real aquilo que nasceu no virtual, eu preciso te dizer: faça! Não meça esforços para tornar real o carinho, o amor, a admiração, a companhia, a parceria, especialmente em um mundo tão duro quanto o nosso. Não mantenha pessoas especiais à distância. Se dê sempre uma chance de ter ao seu lado quem vale a pena, quem se importa, quem é presente, quem te ama.

Mais do que o prêmio do concurso que tornaria o vencedor um bilionário e dono da OASIS, para Wade, o maior prêmio mesmo era poder conhecer seus amigos virtuais, principalmente a Art3mis, pessoalmente. Errado ele não está, afinal, não há dinheiro no mundo que pague estabelecermos vínculos afetivos sinceros!

E é por isso que eu encerro essa resenha com o conselho do James Halliday, o criador do concurso que deu início a essa aventura incrível, e que me fez terminar esse livro com lágrimas nos olhos:

?Eu criei o OASIS porque nunca me senti em casa no mundo real. Não sabia como me conectar com as pessoas. Eu tive medo a vida toda, até o momento em que soube que meu tempo estava terminando. Foi então que percebi que, por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, também é o único lugar em que podemos encontrar a felicidade verdadeira. Porque a realidade é real. Compreende? (...) Não cometa o mesmo erro que eu. Não se esconda aqui para sempre?.
Sophia Loren 15/09/2022minha estante
Agora sou eu com vontade de ler esse livro! Sempre vi o GF falando bem e que era uns de seus livros favoritos. Mas agora com suas palavras, pude entender um dos motivos :)

Flávia Menezes 15/09/2022minha estante
Obrigada, Sophia. Se der uma oportunidade, vou ficar de olho pra ver suas impressões! ?

Maygeek7 16/09/2022minha estante
Mais que uma resenha, uma obra de arte ???????

Francisco 16/09/2022minha estante
Ótima resenha!. sua resenha fez lembrar bastante um conto bastante antigo de Harlan Ellison que tem uma história bem parecida com a desse livro. Também se passa em um futuro em que a associação homem-tecnologia-máquina torna-se uma crítica a relação humana com essas tecnologias.

Flávia Menezes 16/09/2022minha estante
Mayra, muito lisonjeada aqui com essas palavras!!! Obrigada, lindinha! ??????

Flávia Menezes 16/09/2022minha estante
Francisco, obrigada!! E muito interessante esse livro que você citou. Vou pesquisar pra saber mais. Eu gosto desses livros que nos fazem refletir sobre como a humanidade se relaciona com a tecnologia, e nessas ilusões que ela desperta. Afinal, um dia sonhamos com as comodidades dos ?The Jetsons?, mas na realidade tudo é bem diferente!! ?

Francisco 16/09/2022minha estante
Também gosto bastante desses livros que nos fazem refletir sobre tal temática. Com essas comodidades surgem prós e contras, o que torna tudo bem diferente na vida real. ;)

Luiz Souza 19/09/2022minha estante
Parece ser uma boa história

Cami 01/11/2021

Que livro fod4.
Achei tudo simplesmente sensacional, foi uma leitura divertida, instigante e maravilhosa.
A trama é relativamente simples, mas foi tão bem feita que se tornou excepcional.
Eu amo sci-fis e acho que esse vai ficar no meu coração como o melhor que eu já li, amei os personagens, amei a história, amei o universo, amei o final, simplesmente amei cada detalhe.
Achei a escrita do autor tão legal, adorei como ele explicava tudo tão bem, virei uma completa fã dos anos 80 com esse livro.
Eu tenho muitos elogios a fazer a essa história e realmente me sinto muito feliz por ter tido o prazer de ler esse livro.
Bea 02/11/2021minha estante
Que linda a sua descrição!

Bart 02/11/2021minha estante
Vc começa esse livro e simplesmente não consegue mais parar, o filme foi massa, mas o livro é ainda melhor!!
?????
Curti muito! Fico feliz de vc ter gostado! Que venham mais livros assim!!

Carolina.Gomes 02/11/2021minha estante
O filme é muito legal!

obrigada Bea ?
e Bart realmente o livro é muito bom, que venham mesmo mais leituras assim

Cami 02/11/2021minha estante
Carolina o filme é incrível, mas é bem diferente do livro, que eu acho muito melhor, se vc não tiver lido, tenho certeza que vai ser uma ótima leitura pra vc

Carolina.Gomes 02/11/2021minha estante
O livro deve ser incrível! ?

Oi, eu sou a Mila ^^ 02/11/2021minha estante
Já tentei ler ele 2 vezes mas sempre deixei de lado bem no início ?

poxa que pena ?
desde o começo da leitura eu não consigo largar o livro

meumundinhodoslivr 10/10/2021

are you ready?
|+14 (violência, morte de responsável, tortura leve, homofobia, racismo)

Eu comprei esse livro naquelas feiras de livro barato porque sempre via pessoas falando muito bem e tudo, mas tenho que admitir que eu achei que não iria gostar.

Mas que livro bom, ele demorou um pouco pra me prender, mas quando engajei, nem adiantava tentar me tirar do quarto.

A história é a seguinte, em um futuro distópico, o mundo que conhecemos está aos pedaços e foi criada uma nova realidade virtual chamada o OÁSIS, você iria para escola, jogaria, faria de tudo dentro dela. Então, o criado do OÁSIS vai morrer, e ele seria bem nerd mesmo, e é quando ele morre que começa a busca pelo ?easter egg? que concederia a posse de toda a realidade virtual para quem encontrasse.

O fato do criador do OÁSIS ter esses gostos mais nerds traz muitas referências, tanto a HQS, como a filmes do tipo ?de volta para o futuro? e ainda músicas. Eu não consegui pegar todas mas não tirou nenhum pouco da diversão.

O livro é muito rápido, tranquilo, todas as disputas, brigas, são muito bem construídas.

Eu acho que alguns personagens poderiam ser melhor aproveitados, eu realmente queria saber mais sobre eles até porque todos ali tiveram histórias difíceis demais.

O personagem principal me deixou com muita raiva várias vezes, não das atitudes só, mas do pensamento, porém aos poucos fui me apegando a ele e hoje sou completamente apaixonada.

So terminando, o livro não tem tantos diálogos e eu amo diálogos, então eu fiquei com medo de não gostar por isso, mas posso afirmar que não fez diferença nenhuma.

Enfim gente, leiam por favor, é muito bom, e mesmo que já tenha assistido o filme, o livro é bem diferente em vários aspectos também.

LEIAM LEIAM
camii 10/10/2021minha estante
QUE RESENHA INCRIVEL, vou comprar só por sua causa ??

cecília 10/10/2021minha estante
Amei a resenhaaa ?? (a proposta deste livro é interessante ?)

meumundinhodoslivr 10/10/2021minha estante
@camii AII COMPRA AMGGG, BGDDD?

meumundinhodoslivr 10/10/2021minha estante
@cecilia AAAAA BGDD, nossa muito KKKKKKKK

Bru Samos 11/10/2021minha estante
Eu comprei o livro mais depois fui desanimando pelo fato de que realmente as pessoas falaram que não tem muitos diálogos
Vou tentar ler mesmo assim pq parece ser muito bom como você falou

meumundinhodoslivr 11/10/2021minha estante
@bru amg eu amo diálogos tipo eu amo muito, e mesmo que eu ache que poderiam ter tido mais, foi incrível demais??? LEIA PFVV

hirna 12/11/2021minha estante
Vc é ótima, vou ficar vendo suas resenhas agora

Wesley 27/06/2021

Continua divertidíssimo
Relendo Jogador Número Um percebi duas coisas importantes: Continua tão divertido quanto a primeira vez; e eu não lembrava quase nada da primeira leitura, então foi praticamente a experiência de ler pela primeira vez. Efeito de a narrativa do filme (que já essência é parecido mas possui muitas diferenças) estar mais fresca na memória? Talvez.

Continua divertido, grandes personagens, é um ótimo vira páginas e muitas referências aos anos 80, como bem sabemos. Os capítulos iniciais são um pouco apelativos nas tais referências, do tipo que quase não acabam, mas logo fica tudo no lugar e a narrativa se desenvolve bem.

Agora o problema: o desnecessário segundo livro já está aqui esperando a leitura e a expectativa é de -10000. Que venha Jogador Número Dois.
Ri :) 27/06/2021minha estante
Pq vc acha que o 2 será ruim? Fiquei preocupada... Gostei muito do primeiro, mas foi a única vez que gostei mais do filme do que do livro.

Cissa 27/06/2021minha estante
Esse livro é muito bom! Não acho que o segundo será tão bom quanto, mas eu estou ansiosa pela leitura

Wesley 27/06/2021minha estante
Ri, mais acho um livro desnecessário do que a expectativa que ele pode ser ruim. Por isso estou indo com elas zeradas e aproveitar qualquer ponto positivo que possa acrescentar no que foi criado nesse primeiro. Quanto ao filme, adoro, é uma boa adaptação, fiel a ideia do livro.

Wesley 27/06/2021minha estante
Rai, expectativas baixas, o que vier é lucro. Espero ser surpreendido.

Ri :) 27/06/2021minha estante
Ah, certo! Obrigada! O 2 está na minha lista para breve.

Wesley 27/06/2021minha estante
Por aqui tbm. Ainda vou colocar outras leituras na frente, mas de Julho não passa.

Freezerburn 27/03/2024

Jogador Número 1
Ok, isso foi uma baita aventura.

Eu já tinha visto o filme mas me lembrava bem brevemente dele, e no final descubro que o filme segue sua própria história com elementos do livro sem o adaptar 100%, mas tudo bem acontece. O livro me divertiu bastante e gostei muito dele.

Gostei do OASIS, mas ele é muito um MMORPG e como nunca tive interação com um eu talvez não tenha me aprofundado com o OASIS, ele é legal mas ainda um pouco distante pra mim.

Os personagens são bem legais, gosto dos 5 principais (Parzival, Art3mis, Aech, Daizo, Shoto), eles são chamativos e diferentes, cada um tem seu motivo pra se afundar no OASIS e esquecer da realidade distópica, apesar de as vezes o Wade ser Edgy demais.

Eu sei que o livro se passa num futuro distópico, mas as vezes ele chega a ser Edgy demais, tipo muito, praticamente vergonhoso. Apesar da jornada ter sido muito legal, ela deixou a desejar em certas partes, ficando meio paia, tipo o que tinha dentro do terceiro portão, pareceu meio sem criatividade, mas até que os outros foi legal.

Gostei de como ele é uma "biografia" e de como ele é emocionante as vezes, e infelizmente vergonhoso em outras, e super Edgy em quase tudo, mas foi uma experiência super bacana que talvez faça com que eu não goste do filme, ou sei lá talvez o filme tenha partes boas que aqui não tenha.

Mas se você curte vídeo game e não se importa com coisas super edgys, vai ser uma boa aventura para você, recomendo
Naraliz 29/03/2024minha estante
Estou quero ler ele, mas tem hot? Sabe a classificação indicativa?

Freezerburn 29/03/2024minha estante
Tem não, só uma cena que o protagonista foi chutado e pra se sentir melhor ele foi num putero virtual rsrsrsrs mas não tem nada explícito só vergonhoso, até ele achou vergonhoso. Mas hot não tem, é bem de boa nesse quesito

Naraliz 29/03/2024minha estante
Aah sim, muito obrigado! ?

Freezerburn 29/03/2024minha estante
De nada ?

Naraliz 29/03/2024minha estante
Me desculpe, mas esqueci de perguntar mas esse livro por acaso é pesado? Tipo, tem muita violência?

Freezerburn 31/03/2024minha estante
A violência não é explícita, é bem mas violência que tem em videogame tipo MMORPG, existe certos momentos que é meio pesado mas não é nada explícito, ele só é Edgy mesmo, ele taca alguns termos pesados mas eles só são usados para worldbuilding. Nada é muito explícito, somente termos e referências dos anos 80

Swt_Tears 03/10/2022

"Apenas os fracos se entregam. Os fortes sobrevivem."

Resolvi ler esse livro por total influência do filme, já assisti muitas vezes e adoro. O livro se passa em um ano em que o planeta está um completo caos e a única maneira de fugir dessa realidade tão difícil, é entrando no universo virtual do Oasis. Para mim o Oasis é semelhante ao metaverso, só que aprimorado muitas vezes. Os seres humanos passam quase o tempo todo no Oasis, já que lá encontram de tudo, como escola, trabalho e lazer. Tudo isso sem cobranças, ou seja um meio acessível à todos.
A aventura começa quando Halliday, falecido criador do jogo, resolve deixar sua fortuna para quem conseguisse desvendar as pistas para encontrar as três chaves. Por alguns anos, ninguém consegue encontrar absolutamente nada sobre as tais chaves, até que um dia o jovem Wade ou Parzival (como é chamado seu personagem no Oasis), descobre a localização da primeira chave. A partir disso o jogo começa, outros jogadores entram na competição, como a Art3mis, Aech, Daito e Shoto. Além de procurarem as chaves, eles ainda precisam lutar contra a IoI, uma empresa que pretende vencer a competição a todo custo, para tomar conta do Oasis de uma maneira muito diferente.
O livro é muito interessante, é repleto de referências à cultura geek (a maioria das referências eu não entendi, mas ok), também possue grande influência da cultura dos anos 70/80.

.Minha opinião sobre o livro:
Sinceramente, eu passei o livro todo absorta, eu me sentia dentro do Oasis. Não fiquei entediada em nenhum momento, aproveitei ao máximo cada capítulo. A estória é muito legal, então eu não conseguia parar de ler.
Sobre o final, digamos que eu não gostei tanto dessa parte. Pra mim aconteceu muito rápido, não foi tão emocionante como eu achei que seria. Talvez seja porque eu estava esperando que algumas coisas ocorressem como no filme, no entanto não foi igual; muitas partes eu prefiro da forma que o livro trouxe, só que em outras eu prefiro como no filme. Eu fiquei o livro todo esperando uma cena em específico que acontece no filme, que eles vão parar no hotel de 'O iluminado', infelizmente isso não existe no livro :').
Mas deixando de lado alguns pontos que não gostei, o livro é muito bom. A leitura é muito divertida e vale muito a pena ler!
I.m.melo´s 11/10/2022minha estante
A sua amiga quer ler esse livro só pq vc falou que tem Arrikis no livro entt já sabemos totalmente influenciada por ti e por duna

Swt_Tears 11/10/2022minha estante
Se vc for ler só por isso vai se decepcionar, só citam Arrakis e nada mais

I.m.melo´s 11/10/2022minha estante
Tá ótimo a citação já vai fazer eu ter 3 surtos diferentes kkkkkkkk mas irei ler por indicação sua

Swt_Tears 11/10/2022minha estante
Então tá bom

Sim sim

Wellington 02/10/2015

Preciso de uma ajuda
Eu já li o livro e gostei de mais, e quero comprar ele, mas não acho mais a edição que eu queria, so tem uma outra agora, que não gostei muito, queria saber se vcs sabem um site que tem a 1° edição?
Day 08/10/2015minha estante
procurei em varios sites, mas estão esgotados O.o, só tem a nova edição feia ;-;

Wellington 08/10/2015minha estante
kkkkkkkk achei bem feia, o primeira edição é tão bonita, aquele neon S2 kkkkk

Wellington 08/10/2015minha estante
kkkkkkkk achei bem feia, primeira edição é tão bonita, aquele neon S2 kkkkk pago o que for pra ter a antiga edição kkkkk

Day 14/10/2015minha estante
acho mais fácil achar em livraria física então.

Wellington 14/10/2015minha estante
me falaram de sites "sebo", achei, mais tenho receio em comprar

nathalya. 19/10/2021

"faith and hope and charity"
Esse livro é muito incrível, ao mesmo tempo que tem altos e baixos na narrativa. Não posso deixar de dizer que os primeiros 20% são bem cansativos e são tantas referências que fica difícil de focar direito. São importantes para construir o universo, mas extensas demais!
Depois disso o livro alavancou muito mas derrapou um pouquinho depois dos acontecimentos com a Art3mis no meio do livro, voltou a ficar uma narrativa mais enroladinha. Além disso algumas frases específicas do protagonista me incomodaram um pouco.
Mas apenar desses detalhes, esse livro é genial, a cultura geek segue me encantando mais a cada dia! Os níveis, os jogos, os enigmas e cada sacada genial do Wade foram prendendo muito e deixando as partes certas, super fluidas.
O Wade teve uma evolução incrível, em vários aspectos, principalmente do menino que ficava num carro velho, sem ter o que comer direito e com uma visão pessimista e suicida em relação ao mundo, para um rapaz super empático, nobre, dedicado a mudar o mundo e a amar, eu amei isso.
Por fim, os personagens secundários foram tudo: Art3mis super inteligente, cética e determinada, Aech uma revelação muito incrível e empolgante com uma história linda pra contar e Shoto que teve pouco foco mas que era fiel e decidido... Amei muito as experiências que tive com o livro.
ana.azulay 19/10/2021minha estante
Eu concordo com TUDO! senti a mesma a coisa que você. O final foi perfeito ?

nathalya. 19/10/2021minha estante
foi mesmo aaa ???

Lari 21/10/2021minha estante
Nossa achei perfeita sua resenha, sério!!!! Fiquei muito feliz por vc ter lido, adorei todas as msgs falando sobre... ????

Lari 21/10/2021minha estante
Foi uma experiência muito incrível ter te acompanhado na leitura... ???????

nathalya. 23/10/2021minha estante
obrigada Lari ?? foi uma experiência ótima ler tbm ?

Amanda 05/04/2021

Não me identifiquei
Se você gosta de games ou referências aos anos 80 esse livro é um deleite. Minha nota se reflete a um caráter unicamente pessoal. Eu descobri que não gostava da temática durante a leitura, quase abandonei. Particularmente, achei uma descrição muito extensa e desnecessária em determinados momentos, os diálogos não são profundos, e por fim é um clichê. Resumidamente, eu não sou o público-alvo. OBS.: Sei que o livro é muito querido pelo público, mas tenham consciência que gosto é algo subjetivo, por favor não me xinguem.
Gabriel 05/04/2021minha estante
Até para quem gosta de games e anos 80 ele é fraco. Muito cheio de clichês e "sessão da tarde" vibes. Livro super datado

Amanda 05/04/2021minha estante
Eu imaginei isso. Os jogos por serem muito antigos atingiria um público mais adulto, porém a linguagem e a narrativa é para um público jovem. Muito equivocado esse livro.

João Paulo 13/05/2021minha estante
Chato são vocês

Amanda 13/05/2021minha estante
kkkkkkkkkk cai fora João

Rafael 18/07/2022

Como diria Isabela Boscov: “É de uma imbecilidade atroz”
Eu não sei nem como descrever o tanto que esse livro me incomodou. Tinha expectativas altíssimas pelos reviews que vi, mas a leitura me rendeu algo totalmente diferente.

Temos neste livro um grupo de personagens insuportáveis e, que do dia para a noite, resolvem todos os mistérios do Oásis. Wade tem, na narrativa, 17 anos. Segundo o que nos é posto, ele começou as pesquisas e estudos sobre o império de Halliday com 12 anos. Nesse ponto, meu imaginativo não foi capaz de ir tão longe. Nós temos um adolescente que fez tudo, leu tudo (a exemplo de ter lido todos os livros do King), assistiu tudo (entrevistas, filmes, documentários, vídeos até no Youtube – sim, estamos num futuro e o Youtube ainda vive) e refez tudo que era possível nos últimos cinco anos. Ele literalmente se vangloria por ter visto o mesmo filme 157 vezes... Ou seja, ele teria que ter visto o mesmo filme mais de duas vezes por mês (oi?), sem contar todo o resto que ele fez. Mas justamente o jogo preferido do Halliday e que faz parte do final, ele não estudou com afinco. Que pena, né? Parece as provas que estudamos horrores e cai justamente aquilo que não vimos. Além disso, o tempo todo parece que Wade quer ser o dono da razão e do maior ego do sistema. Isso sem mencionar os coleguinhas de estória, que valha minha nossa, testaram minha paciência.

Wade é capaz de invadir a maior empresa com um plano mirabolante e ninguém percebe (a empresa precisa rever a política de mudanças de senhas com o tempo, hein?). Mas quando vai tratar com um ser humano, é pior do que criança. A tentativa de romance jogada no livro foi intragável.

Querem um exemplo? Wade fala, em determinado momento, nessas palavras:
- Agora, fale. Você é mulher? E com essa pergunta, quero saber se você é um ser humano do sexo feminino que nunca passou por uma operação de mudança de sexo.

Aí você pode me perguntar: - Ah, mas e a nostalgia que o livro traz com as referências aos anos 80?

Eu digo que esse amontoado de referências, muitas delas largadas a Deus dará, não serviram para engrandecer a estória, apenas para dar o ar nostálgico e encher páginas e páginas. Tem páginas inteiras com referências, sem que eu tenha sentido conexão de nenhuma delas com o desenrolar da estória. O livro não é ágil, não é coerente e não me agradou.

Mais uma vez, citando a Boscov, quando penso nesse livro posso afirmar que “eu imediatamente tenho crise de ansiedade”.
Wania Cris 19/07/2022minha estante
Por que a gente deu uma nota tão alta pra essa... obra?

Rafael 20/07/2022minha estante
Venha, tesouro. Vamos buscar nosso troco ?

DANILÃO1505 21/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Hadassa 02/08/2022minha estante
Finalmente uma resenha que condiz com o livro!!