Quem Me Roubou de Mim?

Quem Me Roubou de Mim? Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Quem Me Roubou de Mim?

Eu_mabely 22/04/2024

Me fez repensar minha vida toda, foi recomendação do Adriano ( meu professor ) acho que ele é tão sábio principalmente graças a esse livro.

"ou vivemos só para nós ou vivemos só para os outros. Nos dois casos há um grande erro sendo cometido."

- Quem Me Roubou de Mim?

Bia @bialopes_p 17/04/2024

Esperava mais, achei um pouco cansativo
Em 'Quem me roubou de mim?' Padre Fábio de Melo aborda uma violência sutil que aflige muitas pessoas - o sequestro da subjetividade. Essa expressão refere-se à privação que sofremos de nós mesmos quando estabelecemos com alguém, nas palavras do próprio autor, 'um vínculo que mina nossa capacidade de ser quem somos, de pensar por nós mesmos, de exercer nossa autonomia, de tomar decisões e exercer nossa liberdade de escolha'. Uma vez sequestrados, perdemos a capacidade de sonhar, ficamos impossibilitados de viver as realizações para as quais fomos feitos e não temos com quem reclamar. Precisamos, portanto, estar sempre atentos para que isso não nos aconteça pois, como escreve padre Fábio - 'Nenhuma relação humana está privada de se transformar em roubo, perda de identidade, ainda que as pessoas nos pareçam bem-intencionadas. Um só descuido e as relações podem evoluir para essa violência silenciosa. Basta que as pessoas se percam de seus referenciais, [...] que confundam o amor com posse, que abram mão de suas identidades, e que se ausentem de si mesmas.
By: Amazon

marielensantanna 12/02/2024

Resenha: Quem me roubou de mim?
Um livro interessante. pude aproveitar diversos ensinamentos e reflexões que com certeza vão contribuir no processo de ser uma pessoa melhor. talvez se eu o tivesse lido numa época em que eu não me reconhecia, teria sido mais proveito. mas em qualquer fase da vida, acho que seria uma boa leitura.

Fábbio Xavier 31/01/2024

Quem me Roubou de Mim...
Uma leitura para os que desejam viver a vida de forma mais leve. Entendendo suas limitações e enxergando suas potencialidades.

Um livro para abandonar prisões e libertar cativeiros. Um manual para ajudar lidarmos com os cativeiros que construímos em volta de nós mesmos. E construímos em volta de pessoas que estão a nosso volta.

Recomendo a leitura deste livro com olhos e corações aberto, aberto para a transformação.

val 16/01/2024

Quem te sequestra?
O pe. Fábio tem um estilo próprio de nos provocar reflexões sobre pontos de vista que as vezes não percebemos. Os questionamentos sobre as pequenas violências, sobre o que nos sequestra ou os momentos que somos sequestradores são pertinentes e importantes para percebermos tais ações.

Rosa254 05/10/2023

E vamos de traumatismo craniano pelo mergulho profundo no si
Livro inesperadamente bom.

Não imaginava que a leitura fosse tão imersiva. Cheia de perguntas, histórias e conceitos simbólicos. Fábio de Melo toca, propositalmente, na nossa alma. A abordagem do sequestro da subjetividade pela via da teologia cristã. Fiquei encantada para conhecer mais.

Gostei das perguntas propostas, me ajudaram a elaborar o que há tempo tempo venho massacrando em minha cabeça sem saber o que fazer e como fazer. Acredito que são muito úteis. Segue:
Quais foram as pessoas que promoveram a sua liberdade? O contrário também precisa ser perguntado - Quais foram as pessoas que mais deixaram marcas negativas dentro de você?

"As pessoas sofrem, mas não sabem por que sofrem. Sendo assim, ficam impossibilitadas
de chegar à origem do desconforto. Um pouco mais de reflexão e o sofrimento ganharia um
caráter redentor. Questões pequenas, quando não resolvidas em tempo, se avolumam,
tornam-se montanhas aparentemente intransponíveis. O instrumental que pode nos fazer
transpor o obstáculo é o mergulho em nós mesmos."

Michele.Acquafreda 05/09/2023

Quem me roubou de mim?
Através deste livro, o autor busca a reflexão sobre as relações humanas, sejam elas familiares, amorosas, profissionais ou de amizade.
O ponto de partida do estudo dessas relações é o reconhecimento de si próprio.
Reconhecimento de nossos limites e possibilidades. A partir deste reconhecimento conseguimos estabelecer relações com o outro de forma saudável, sem que ocorra anulação. As relações construídas devem somar e não retirar de si a subjetividade do eu.
As partes devem se complementar através do respeito de uma história de vida já construída.
Não é possível chegar na vida do outro sem antes observá-lo, conhecê-lo e entender que o mesmo vive um constante processo de construção. A troca é responsável pelo crescimento humano. Não existe a perfeição e devemos cuidar das nossas expectativas para com o outro, pois o que criamos é de nossa responsabilidade e transferi-la para o outro causa alienação da relação.
Cuida do teu ser, do seu crescimento interior, permita a troca e a aprendizagem com os limites e possibilidades do outro, mas não se anule e nem prenda o outro em suas aspirações. Cada ser é único e especial, com seus defeitos e qualidades que devem ser valorizados.
O livro não diz respeito a religião. O autor conduz as reflexões de modo a entender o tema para que cada leitor possa se libertar de relações que não são positivas.

Destaco alguns trechos que achei interessante:

"Não existe ser humano ideal. Existe o ser humano certo. O ser humano ideal não possui defeitos. O ser humano certo tem defeitos, qualidades, e na soma de tudo é um resultado em que você resolve acreditar."

"Ao tomar posse de si mesma, a pessoa torna- se livre para ser para o outro".

"Amar concretamente alguém consiste em viver a responsabilidade de viabilizar o florescimento da liberdade fundamental que há no outro".

Monica.Prupst 02/09/2023

Pensando muito....
Esse livro faz a pessoa pensar, faz a pessoa tentar entender, faz questionamentos
Muitas respostas não são fáceis e saber que algo está errado ou que precisa ser mudado já é meio caminho andado para a mudança
Confesso que teve partes que para mim ainda são difíceis, mudar não é fácil
Teve partes que eu acho que eu ainda não estou preparada para mudar
Tem partes por outro lado que me ajudaram a entender muita coisa
Gostei bastante, apesar de ser uma leitura bem difícil
Recomendo, mas a pessoa precisa estar preparada para a leitura, porque ela é difícil e se não estiver a leitura se tornará bem chata

Giselle.Silva0 31/08/2023

Melhor do que eu esperava
O livro nos faz refletir grandes questões das nossas relações, relações com nós mesmos e as relações com as pessoas ao nosso redor. Ele nos traz grandes questionamentos.
No começo eu fiquei um pouco incomodada com a linguagem utilizada, por ser mais culto. Mas no fim isso também foi bom, pois além de todo conhecimento, também aprendi novas palavras.
Ao longo do livro já estava acostumada.
Eu indico bastante.

Silon 28/08/2023

Uma leitura cheia...
Em muitos momentos deste livro, eu tive que parar para respirar e refletir sobre o que ele trazia em suas linhas e entrelinhas.

Com certeza, um dos livros mais incríveis que li nos últimos tempos. E o livro não acaba no final, ele tem a imensa capacidade de perdurar dentro de nós. É um livro que reverbera.

LuzmarinaFG 28/08/2023

"Há pessoas que nos roubam. Há pessoas que nos devolvem."

Leitura Finalizada: Quem me roubou de mim
Autor: Padre Fábio de Mello
Nota: 5 de 5

byjessicadeoliveira 23/08/2023

Quem me Roubou de Mim
Editora: Planeta;
Páginas: 216;
Autor: Padre Fábio de Melo.

"Há pessoas que nos roubam.
Há pessoas que nos devolvem." Páginas 3 e 4.

"Alguém me levou de mim.
Alguém que eu não sei dizer.
Alguém me levou daqui.
Alguém, esse nome estranho.
Alguém que eu não vi chegar.
Alguém que eu não vi partir.
Alguém, que se alguém encontrar,
Recomende que me devolva a mim." Página 83.

"Quem me roubou de mim" é uma das obras literárias do @pefabiodemelo lançada pela @planetadelivrosbrasil.

Através dessa obra, tive ferramentas para refletir e repensar minhas relações de forma profunda.

A obra em questão traça paralelos entre a nossa carência e a forma como tal sentimento impacta em nossas relações. A forma como idealizamos o outro e a nós mesmos segundo nossas expectativas e idealizações é tratada de forma profunda e reflexiva.

O Pe. Fábio de Melo passeia por ciências como a filosofia, sociologia, psicologia, dentre outras, para apresentar conceitos como o sequestro da subjetividade, identidade, liberdade, plenitude, dentre outros. Isso torna a leitura do livro densa, profunda e até mesmo lenta. Porém, faz com que cada página traga reflexões fundamentais e enriquecedoras.

Acredito que seja uma leitura necessária para todos, principalmente para aqueles que estão em relações amorosas intensas e, de repente, ouso dizer, desgastadas, pois a leitura, como dito anteriormente, é rica em reflexões.

Por fim, termino com uma reflexão muito importante: amar não necessariamente é fazer com que o outro atenda todas as nossas expectativas, pois provavelmente nesse cenário estaremos nos idealizando na pessoa, e ela estará se perdendo de si ao atender nosso desejo para nos fazer felizes. Fazer do outro nossa propriedade o tornará uma caricatura do amor idealizado, e isso será prejudicial em todos os aspectos desse cenário, além do mais, vai na contramão do que é, de fato, o amor.

Amar é expandir os horizontes, libertar, proteger. Amar é cuidar!

Karla 12/08/2023

Um livro muito especial e essencial. Padre Fábio tem uma linguagem muito simples e objetiva, contextualiza muito bem e traz maravilhosas reflexões. Um livro para ler aos poucos.