Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Roohmachado 10/02/2024

Essencial! Todo mundo tem que ler pelo menos uma vez
Acredito que a construção dos personagens e a abordagem de seus psicológicos sejam o ponto forte do livro. Mas há ouyras temáticas fundamentais como ganância, alcoolismo, miséria, condições insalubres, abusos etc. de uma forma visceral e bastante chocante, mostrando como era a realidade da Rússia dos Czares e suas semelhanças com os dias atuais aqui no Brasil...

Aliás, acredito que seja justamente este espaço-tempo, essa São Petersburgo pobre, desigual e cheia de problemas socioeconômicos que levaram o ex-estudante, que abandonou os estudos devido sua miséria, a construir racionalidades bastante controversas acerca dos "crimes perdoáveis" e das "pessoas ordinárias e extraordinarias".

Desde as primeiras páginas da leitura até o momento em que Raskólnikov está cumprindo seu castigo refletindo sobre
a existência de uma velha ruim, gananciosa, que "não vale mais que um piolho", é possível ver a construção de sua ideia (crime) e as racionalidades que ele teve para defender e embasar o seu ato. Aliás, esse debate interno sobre julgar quem merece morrer e quais pessoas poderiam se beneficiar dessa morte é algo que foi recorrente em seus pensamentos durante todo o livro, tornando esse personagem muito complexo e MUITO bem construído.

Outros personagens como a Sônia, Dunia, Razumíkhin são tão interessantes de acompanhar, tão bem construídos que você fica doido pra saber o que acontecerá. Aliás, todo aquele cenário do livro você interpreta como um lugar onde diversas pessoas miseráveis (os outros personagens) lutam para sobreviver da maneira que podem.

Um clássico excelente, com personagens MUITO bem construídos e uma ambientação maravilhosa. É bastante denso e, em muitos momentos, lento. Porém, vale muito a pena e há momentos tão emocionantes que você esquece que acabou de passar por uma parte extremamente lenta e devora o livro de uma só vez. Aliás, você acaba refletindo MUITO sobre as temáticas desse livro de maneira intensa, trazendo novas racionalidades e novos saberes para o leitor. Recomendo MUITO!

Marcus 10/02/2024

Leitura incrível
Uma leitura que me cativou do início ao fim. O desenvolvimento de personagem castigado pelo orgulho juvenil gigante me pegou também por eu estar, no instante da leitura, num momento de vida parecido em alguns aspectos. Livro que vou levar para a vida, especialmente aquele final.

Alex712 10/02/2024

Crime e Castigo é uma das mais formosas obras de Dostoyevsky.
Não chamaria a obra de romance e estava achando essa categoria completamente errônea ao se tratar da obra até chegar no último capitulo. Onde realmente posso ver e chamar isso de um romance, porém erro em dizer q esse romance é interligado a nossa concepção; você tem que ler para entender. Um romance que vale uma vida; um romance de corpo e alma.

O livro fala sobre a desumanização de Roódia, suas ideias e ideais pessoais e sociais. Faz vc parar pra pensar ?eu tô ficando louco e influenciável por concordar com isso?? ou ?esse cara deve ter bebido no mínimo 3 litros de vodka para escreve isso?.

E de fato, não tem como se falar desse clássico da literatura russa sem se tratar do próprio Dostoyevsky. Recomendo vcs estudarem um pouco sobre ele e sua trajetória sendo preso, órfão e como chegou a ser considerado maluco por ser contra um regime autoritário.

Recomendaria essa obra para todos que me pedissem recomendação de literatura estrangeira. Livro maravilhoso!

renaas079 09/02/2024

Que jovem não se considera um Napoleão?
O crime perfeito de um novo Napoleão? Qual justificativa para se matar? Algumas pessoas t3m o direito de matar? Vale a pena o crime, justificado para o um bem maior? Há tempo para o arrependimento?

A obra aborda algumas questões que nos estula a refletir sobre as justificativas de um crime, caracterizada por uma superioridade, tendendo a prepotência, sem prejuízo à culpabilidade.

A construção da personagem de Raskolnikov é brilhante: desde a contextualização e motivação para o crime, a falta de arrependimento, a justificativa e soberba até a compreensão do feito, a culpa e a ressurreição, tal como a analogia se Lázaro, para uma nova vida!

Recomendo.

salles27 07/02/2024

Nunca foi tão dificil ler um livro.

É super bem escrito, ambientação incrivel, mas meu Deus que negocio arrastado, acho que desisti e voltei umas 5 vezes e me senti fisicamente exausto durante e após a leitura.
Morgana.Villmanny 10/02/2024minha estante
Eu tô assim exatamente agora, que livro difícil de ler pelo amor de deus, nunca me senti tão entediada. Não consigo me manter lendo, faltam poucas páginas e tô agoniada com o quão chato é. Exatamente como disse, extremamente bem escrito, ambientação maravilhosa, personagens formidáveis mas pelos deuses que difícil

salles27 10/02/2024minha estante
Sim! No dia seguinte eu senti dor física mesmo, parecia que eu tinha malhado. É bem arrastado

Gabriel.Martins 06/02/2024

Um clássico nada fácil de ler
Crime e Castigo é um dos maiores clássicos da literatura e foi minha primeira experiência com a literatura clássica russa.
Com uma narrativa lenta e nada surpreendente, o livro não me cativou como eu esperava. Não me envolvi com os personagens e me peguei desejando que chegasse logo ao final.
De todos os clássicos que já li, este foi o que menos me agradou.
O fato do livro não ter funcionando para mim, não diminui sua qualidade. Com uma técnica impecável, Dostoiévski demonstra o porque é considerado um dos maiores autores da literatura mundial.
Independente se me agradou ou não, Crime e Castigo é um clássico que merece ser lido.

Hiego 06/02/2024

Crime e Castigo é um romance do escritor Fiódor Dostoiévski, publicado na revista literária O Mensageiro Russo durante doze edições mensais ao longo do ano de 1866. Posteriormente, foi publicado em volume único. É o segundo romance de Dostoiéviski, escrito após seu exílio de dez anos na Sibéria.

Lore 05/02/2024

Não esperava nada mas recebi tudo, a história prende do início ao fim, o protagonista parece um tratado de psicopatologia. Definitivamente vou querer ler a versão completa.

Annalu 05/02/2024

Uma vez consumado o crime, que comece o castigo
Dostoievski é um daqueles autores difíceis de encontrar, por mais que o livro tenha sido escrito no século XIX, a temática ainda é avassaladora e profunda.
Não vou dizer que não achei o início cansativo porque a primeira parte me custou bastante para ler, mas toda a espera valeu muito a pena. Raskolnikov é um personagem deveras humano, tendo suas nuances mais profundas expostas em plena luz do dia pela pena do autor, suas variadas facetas se encontram em um homem que é gentil com os órfãos e uma viúva a beira da loucura ao mesmo tempo que mata uma velha por dinheiro.
Acho incrível essa habilidade de Dostoievski em realmente formal uma imagem fiel de um assasino que é humano e tem todas as suas qualidades excludentes entre si.
Os personagems secundários são ótimos também e exprimem todos os tipos de pessoas existentes na terra, Dúnia foi a que mais me chamou a atenção entre eles.

Isabella 04/02/2024

Precisei parar para assimilar
Confesso que de primeira fiquei "é isso?"
Vi várias resenhas falando que é o melhor livro e tals e realmente me senti a maior burra por não ter tido essas emoções.
Mas no geral, é um ótimo livro. Tinha o preconceito de por ser um clássico seria chato e difícil mas com certeza não foi. Os personagens são muito bem construídos, a história muito bem feita e gostei de ficar lelé com os pensamentos e com a vida do Rodia.
Mais pra frente irei reler para ver consigo compreender melhor.
Leiam, a experiência vale a pena.