Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2601 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


yoite 13/03/2024

Comprei o livro em 2020 pq estava determinada a conseguir ler clássicos com mais facilidade, desde que comecei a tres ou quatro anos atrás evolui muito quanto a linguagem antiga e espero que consiga ler muitos outros desse tipo. sem falar no meu apego aos personagens após tanto tempo de esforço, consegui compreender a cabeça de rodka, até me identificar um pouco com ele e enfim concordar com sua sentença no final que foi completamente proporcional a um crime cometido entre insanidade, delirios e miséria. com certeza consumirei mais dostoievsky?
comentários(0)comente



iamlivreads 12/03/2024

Fez tanto que perdeu as estrelas
Sem Crime e castigo eu nunca iria pensar sobre a psicologia do criminoso dessa forma, amo o careca lá do mas acho que ficamos muito presos a dualidade de vigiar e punir já que a mente humana é bem mais completa do que isso, o que faz um criminoso ser um criminoso? para além de pensar o descumprimento de uma regra social o que faz os seres humanos agir de forma tão egocêntrica que venha a tirar a vida de outro alguém por exemplo, o que passa na cabeça dessa pessoa? Vou concordar com a resenha do bookster quando ele fala que Dostoievski coloca diálogos desnecessários, (eu amei todos os dialogos) mas concordo que alguns não eram necessários mesmo, por isso não as 5 estrelas.
katlin_wust 12/03/2024minha estante
eu concordo com a parte dos diálogos




Bianca.Kishimoto 12/03/2024

O autor traz a perspectiva de um indivíduo que comete um assassinato, os motivos que o levaram a cometê-lo e como a sociedade em que vivia o influenciou a tal. Um livro cheio de detalhes e sentimentos que deixará o leitor inerte do começo ao fim, querendo saber o fim desta história.
comentários(0)comente



Vênus_Alice 11/03/2024

Crime e Castigo
"Detesto fingir e mentir. Vale mais a pena a gente se explicar francamente..."

Dostoievski é um autor que queria conhecer a muito tempo, mas tinha um receio de não gostar e queria muito.
Ele merece todo o destaque que recebe, é uma escrita acessível e profunda, cheia de mensagens por trás dos significados. Ele é um autor russo que passou por muitos momentos pesados: órfão de mãe aos 16 e aos 18, do pai. Foi preso pelos ideais políticos e tudo isso o influenciou na escrita.

Em "Crime e Castigo" trás muitas reflexões, inclusive posso dizer que Dostoievski no século XIX previu conflitos políticos-sociais das Guerras Mundiais e dos conflitos no Oriente Médio, o atual massacre na faixa de Gaza... É triste esse desejo de higienização e perpetuação da pobreza atravessando séculos.

A obra narra a história de um jovem que vem de família pobre: sua mãe e sua irmã ficam no interior onde nasceu e seu pai faleceu, o que desestruturou a renda, os levando a miséria. Raskólnikov vai à cidade grande para estudar e sobrevive com a ajuda da mãe.

Mas decide parar os estudos e decide também cometer um assassinato, a partir daí vem toda o remorso, a perseguição e o cúmulo de sua saúde.
Todas essas reações parecem se apresentar mais no mundo imaginário do que no real.

"O criminoso, no momento em que pratica o seu crime, é sempre um doente."

O protagonista tem atitudes, comportamentos e pensamentos bem desconexos e incoerentes, beirando a uma psicose. A medida que a narrativa fluí, se alterna entra uma história com eventos lúcidos e outros borrados, parecendo que os outros personagens estão delirando.
Isso me fez indagar se não era o ponto de vista do narrador observador que era corrompido.

Uma ótima forma de narrar e foi nítido como o autor inspirou outros famosos, vários trechos me lembrava O processo, de Fraz Kafka; a forma de como o protagonista lida com a realidade psíquica me fez lembrar também de Freud em muitos textos.

Uma obra de tirar o fôlego e que eu quero retornar no futuro, além de outras dr Dostoievski!!

"Antes de tudo eu quero viver, do contrário seria melhor não existir."
Animal Noturno 11/03/2024minha estante
Esse está na pilha de livros pra ler faz mais de 10 anos e ainda não consegui tempo...


Fabio 11/03/2024minha estante
Que resenha, impecável!
Digna dessa Obra Prima!???


Leti 11/03/2024minha estante
Tbm tenho vontade de ler esse autor e, como vc citou, sempre tive receio de não gostar ou de ser denso demais pra mim, mas a sua resenha me deixou com mais vontade de ler ?


Vênus_Alice 12/03/2024minha estante
É um livro que vale a pena tirar da pilha, acho que vai gostar


Vênus_Alice 12/03/2024minha estante
obrigada Fábio, agora compartilho esse livro com você na lista dos favoritos ?




Thi 10/03/2024

Deveria ter lido a obra completa. Um livro maravilhoso, os personagens bem construídos e os diálogos são excelentes. Não sei porque demorei tanto para ler Dostoievski
comentários(0)comente



Yasmin 10/03/2024

Eu sabia q Fiodor não ia decepcionar desde o início
Essa leitura me cativou
Os personagens me cativaram
Tudo desde o início foi perfeito
E foi aqui q ele se tornou meu autor favorito
Amo i amo
comentários(0)comente



Line 10/03/2024

Amei a temática do livro, é um assunto que eu sempre me interesso e fico curiosa para os desfechos. Contudo, não ficava tão presa a leitura, em pouquíssimos momentos eu fiquei apreensiva ou curiosa com o que aconteceria nas páginas seguintes. Em resumo, é um bom livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ValAria34 08/03/2024

Resenha crime e castigo
Excelente livro. narrativa perfeita dos subúrbios da Rússia antiga e da cabeça angustiada e confusa do raskolnikov. razumikhin vc foi grandão!!
comentários(0)comente



Ala_skx 08/03/2024

Confesso que no início eu não entendi nada, não li o livro ainda; como queria saber como seria a história e encontrei essa já na escola, resolvi ler. Gostei bastante, entender que o crime ele já vem sendo planejado, não é algo espontâneo, foi interessante, ainda mais sendo mostrada a visão do rapaz depois de ter cometido tão ato, diz ele que existem pessoas que podem cometer crimes e que isso não é proibido para eles; o Raskolnicov surtando depois de matar as duas moças mesmo tendo cogitado o assassinato várias vezes e ainda achar que foi algo bom de fato mostra como uma pessoa se sente ao cometer um crime. Gostei muito
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



malu 06/03/2024

Incrível
Esse livro alugou um triplex na minha cabeça até muito depois de ter terminado. Durante o desenrolar da história, pode-se notar diversos sentimentos vivenciados pelo protagonista, Rodion Románovitch Raskólnikov.
Gostei muito da escrita do livro, achei que seria bem pior. A única coisa que dificultou a minha vida foram os nomes em Russo, que pareciam cada vez mais difíceis.
O livro deixa em aberto diversas interpretações diferentes, também achei isso muito legal. Eu sem dúvidas tentarei ler outras versões para uma melhor compreensão da história.
Pude notar no livro alguns aspectos sociais bem interessantes, como por exemplo, questões econômicas, depressão, dissociação, hipocondria, abusos psicológicos e alguns outros.
Se eu trouxesse todos aqui nessa resenha, ficaria enorme, então resolvi falar sobre dissociação e depressão.
A dissociação é bem perceptível em vários momentos do livro. Tanto no seu presente quanto nas lembranças do passado. A dissociação do início, creio eu, que tenha sido causada pela depressão. Com suas memórias postas em jogo, pode-se perceber que Raskólnikov tem um forte indício para depressão, em alguns momentos ele fala sobre a sua falta de vontade em fazer qualquer coisa e sobre ficar o dia inteiro deitado e as vezes nem se dar conta de que tanto tempo passou. Já no presente, acredito que tenha sido causada por um estresse pós traumático, é bem perceptível notar o quanto o que ele fez afetou ele.
A diagramação e a capa são lindíssimas, principis arrasando sempre

PS: Um recado muuuuito importante. Vale lembrar que não sou psicóloga e não estou afirmando nadica de nada. Essas são apenas as conclusões que tirei com base no meu pouco conhecimento sobre o assunto.
comentários(0)comente



Luciana 05/03/2024

Eu não sabia o que esperar dessa leitura, clássicos são clássicos, no caso dos russos a parte dos nomes é um pouco confusa tanto que deveria ter lido a explicação do final do livro antes de começar.
Teve um tempo que quis parar, quase abandonei, retomei, aí engrenou ficou muito bom! Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Miguel66 05/03/2024

Uma leitura imersiva
O livro passa uma melancolia muito interessante, típica da miséria vivenciada pelos personagens, e pelo que Dostoievski passa, tipica de uma míseria da Grande São Petersburgo, fria e suja. A leitura é muito boa, apesar que fiquei confuso diversas vezes principalmente com os nomes dos personagens. Esse livro deve ser lido lentamente prestando atenção aos detalhes e se aprofundando na psicologia dos personagens, coisa que não fiz e acabei tropeçando em algumas partes. A história dá uma guinada boa para krl quando Lújin chega na cidade de Raskólnikov, e com certeza um dos personagens mais singulares de toda essa obra foi o Sr. Svidrigailov um sujeito bem estranho.
comentários(0)comente



2601 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR