Crime e castigo

Crime e castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Yasmin1609 04/06/2024

Frustração é o título
Eu sempre estive louca pra ler esse livro mas só queria ter a experiência de ler ele físico? ganhei no meu aniversário de presente e foi frustrante porque o livro não é tudo isso que promete, acho que poderia ter algo a mais ?

Matheus656 04/06/2024

Sem comentários, apenas citações.
"E o que seriam todos aqueles sofrimentos do passado? Tudo, até o seu crime, até a sentença e a prisão, tudo lhe parecia agora, em seu primeiro impulso, um fato externo e alheio que não teria nada a ver com ele. De resto, naquela noite o jovem não podia pensar em nada longa e continuamente, não conseguia concentrar seus pensamentos em coisa nenhuma nem tomar nenhuma resolução de forma consciente - estava apenas sentindo.
A dialética cedera lugar à vida,e doravante sua consciência teria de seguir um rumo bem diferente"

- Crime e castigo, pág. 725

Fernanda Mara 03/06/2024

Uma editora realmente pode alterar a experiência de uma leitura
Comecei a ler sem perceber que era a versão adaptada da Principia. Já li algumas resenhas e comentários sobre a obra, então sei que minha experiência foi bem distante de toda a profundidade real da obra. Por isso, sinto que não tenho direito de dar nem menos e nem mais que 3 estrelas a esse livro. Não que eu não tenha gostado da experiência, a cena do assassinato e o conflito interno do protagonista foram surreais de boa, além de algumas histórias secundárias (como a de Sofia ou de Dunia) terem me interessado, porém achei muitas partes entediantes, rasas e desnecessárias - algo que atribuo principalmente à versão que li. Se isso é um traço do próprio autor, cabe uma leitura do texto inteiro e de uma boa edição me dizer. Até lá, mantenho somente 3 estrelas (ou, mais especificamente, 6 ou 7/10) e a curiosidade pela obra inteira, que lerei só deus sabe quando.

@maay_ 03/06/2024

Olha, que livro triste kk e ao mesmo tempo crítico. Gostei mas não tanto assim????????????????????..

vitoriafemelo 03/06/2024

Meu primeiro clássico. Esse livro está longe de ser emocionante. Não te prende do início ao fim. Não é uma leitura fácil, exige concentração, conhecimento da língua, e muita paciência para não abandar a leitura no início.
Vale a pena, faz com que reflitamos sobre o comportamento humano.

Dilso 03/06/2024

Ótimo!
Nossa! Como a progressão da história mudam de tradução para tradução. Há tempo li este livro numa edição em dois volumes da Folha, esta requentando o russo do inglês ou do francês, não lembro, para o português. Nesta, da Editora 34, a tradução é do russo diretamente para a língua portuguesa. O que fez uma diferença absurda.
Enfim, adorei revisitar a obra. Sempre inquietante.

Mary 03/06/2024

Tem spoiler
Livro muito foda, a gente acompanha o desenvolvimento do Rodion como personagem desde antes, durante e depois do crime. Tem inúmeras reflexões, perdi as contas de quantas vezes me identifiquei com ele, o cara tem uma mente extraordinária e não reconhece.
Sobre o melhor livro de Dostoievski pra começar a ler ser "noites brancas" EU discordo, noites brancas tem uma linguagem muito mais formal por assim dizer, ja crime e castigo tem uma linguagem mais atemporal, bem mais simples de entender.
Resumindo o livro: ele é pobre e precisa de dinheiro pra se sustentar mas é orgulhoso demais para trabalhar, rouba e mata, não usa o dinheiro por se sentir culpado, adoece, é preso.
Inclusive o tempo q ele passou delirando me lembrou muito a doença do Ivan Ilitch.
Dito isso, uma das maiores obras que já li, de fato maravilhoso.

nanda_googie 02/06/2024

Meu primeiro livro dos clássicos russos
Quando comecei a ler pensei que seria algo como as histórias de assassinato contemporâneos, e não foi, mas ainda assim eu amei, e me motivou a procurar outros livros clássicos da literatura russa, e quero fazer isso quando tiver mais tempo pra esse tipo de história

Gente, esse protagonista é possuído pelos espíritos dos andarilhos? Nunca vi alguém sair pra andar tanto, misericórdia

yoousve 31/05/2024

Crime e castigo (perfeição)
obra-prima da literatura russa que mergulha nas profundezas da psique humana. Através da história de Raskólnikov, um estudante atormentado por sua própria moralidade, Dostoiévski nos leva a questionar os limites entre o bem e o mal, a culpa e a redenção. Com uma narrativa intensa e reflexiva, o livro nos confronta com questões existenciais e éticas que continuam relevantes até hoje. Uma leitura essencial para quem busca uma exploração profunda da condição humana.

maria 31/05/2024

O relato piscológico de um crime
Questionador e impressionante! Crime e castigo,é uma das maiores obras de literatura escritas na história da humanidade.
Raskólnikov é um rapaz sombrio,orgulhoso,retraído e um tanto quanto paranoico, que precisou interromper os estudos por falta de dinheiro. Devendo aluguel a proprietária do apartamento onde vive. Julga ter plenos direitos de cometer um crime.
Por meio da tragetória de Raskólnikov,Dostoiéviski nos traz a um ambiente de pobreza,alcoolismo e da degradação da vida de seus personagems.
O livro, retrata tão bem a verdadeira natureza humana e até onde nossa moral e ética realmente podem ser questionadas, que eu até me pergunto se Dostoiéviski não cometeu algum crime, pois todos os questionamentos,pensamentos e a doença(que não é nada mais nada menos que seus pensamentos)de Raskólnikov, são tão reais que até eu me senti angústiada.
Enfim,um dos únicos pontos ruims desse livro é que ele tem um monte de detalhes, que eu acho um pouco desnecessarios o que o torna um pouco cansativo e chato,mas mesmo assim eu achei incrivel!!!
"A mentira é o único privilégio humano em relação a todos os outros organismos. A gente vai mentindo até chegar á verdade! É porque eu minto que eu sou também um ser humano".

Will 31/05/2024

Dostoievski e o dom de trabalhar bem seus personagens
Como sabe desenvolver seus personagens, esse tal de Dostoievski. Ele nos presenteia com um estudo de caso acerca de ambição, impulsividade e desespero humano. O que se define como limite ao ser humano? O que é necessário para que façamos algo deplorável em prol de sobrevivência (ou poder)? A trama principal é bem entrelaçada com as subtramas familiares, de tal modo que o leitor anseia pelo desfecho da história.
mainarabooks 31/05/2024minha estante
Essa é edição é boa? Tenho, mas ainda não li

Will 01/06/2024minha estante
É sim, essa editora é bem competente até. Já li outras obras que saíram por ela e não decepcionou.

Dominique53 29/05/2024

Impactante
O livro não é uma leitura fácil e discorre de forma bem lenta. Ele tem muitas travas, em vários momentos parece que vai chegar no ápice e trava. É um livro um pouco agoniante, me passou a sensação de estar sentindo junto com o protagonista o que ele está vivendo, principalmente porque ele está em um estado de semi-loucura. No geral achei incrível, diferente de tudo que já li. O desfecho é o esperado, mas trás muitas nuances interessantes no decorrer da trama que dão um tchan a mais.