Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Sil Bazzi 21/08/2024

Muito boa essa tradução também.
As páginas não batem porque li no Kindle.
A cada leitura que estou fazendo, em diferentes traduções como objeto de estudo, tem sido uma grata surpresa com novas descobertas aqui e ali, oriúndas das diferentes traduções e dos meus próprios insights.

Dooda 20/08/2024

Masterpiece
É impressionante o quanto esse livro amadureceu a minha perspectiva e a minha opinião a respeito do crime e as motivações dele, e eu como leitora, passei a trajetória inteira de Raskólnikov refletindo, o porquê, e como, ele teve um impulso tão violento, um pensamento tão vil e uma motivação extremamente egoísta, que partiu de seu repúdio por uma só mulher e levou ao assassinato de duas, e como essa ação extremamente impensada levou o personagem principal a loucura e a tortura psicológica. Dostoiévsky fez um ótimo trabalho, e merece o título que tem, e o reconhecimento de suas obras refletem a genialidade daquele ser humano, que mesmo com a barreira do tempo, consegue transmitir as mesmas emoções em leitores de todos os séculos, e reflexões atemporais que passarão de geração em geração, espalhando todo o enorme conhecimento desse homem.

Sobre a escrita
Já dito anteriormente, o autor se destaca por sua escrita aprofundadora e não muito detalhista, mas que ambienta bem o cenário e os sentimentos que a obra passará ao leitor. Quando ele fala sobre o quarto de Raskolnikóv, ele nos avisa que aquela pessoa não vive bem, não tem muito, e assim acontece durante todo o livro, mostrando que a situação mental do personagem engloba todo o ambiente que ele vive, e as pessoas com que ele convive, as conversas que ele tem... a impressão para quem está lendo é de que a vida dele é insuportável e desconfortável, medíocre, pobre.
Falando de todo o texto, o mais difícil foi acompanhar todos os enormes diálogos, e monólogos que aconteciam nas interações dos personagens. O que eu achei que seria o problema, na verdade não foi, porque os nomes russos não eram difíceis de esquecer a medida que eles apareciam em todas as páginas. E isso não é uma coisa a temer, porque é bem fácil de acompanhar nesse quesito. Conclusão: escrita muito boa e eu, particularmente me identifiquei bastante com ela.

Pontos importantes

1- Raskolnikov não bate bem
2- ninguém bate bem
3- Sonia é doida

Fim

Jonas350 20/08/2024

Uma novela russa
O livro é muito bom, o início do livro nos dois capítulos iniciais o que em um livro deve ser considerado pois os primeiros capítulos de um livro é crucial para prender o leitor, no decorrer do livro a leitura é bem fluida e aconchegante, porém o autor tem um leve defeito de introduzir personagens de uma forma muito ruim, apesar dos pesares recomendo o livro .

Monyse3 19/08/2024

5 MESES!!! O livro mais penoso é demorado da minha vida, abandonei e voltei umas 3 vezes, diálogos extremamente extensos, personagens complexos e, por vezes, entediante. Porém amei a experiência e refleti muitoooo enquanto lia. Assim como me recomendaram(e eu não ouvi), recomendo não começar na literatura russa por esse, começa por um mais simples pra não desistir.

Paloma667 19/08/2024

Crime e castigo foi o primeiro livro que li do Dostoiévski, fiquei impressionada com a profundidade psicológica e moral do livro, inclusive foi o que mais me encantou. A trama gira em torno de Rodion Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato para provar sua teoria sobre indivíduos superiores.
O livro mergulha
nas angústias, dilemas e o tormento psicológico que Raskólnikov sente ao ter cometido esse crime.
Dostoiévski faz um trabalho excepcional ao explorar temas como a redenção, a culpa e o sofrimento humano, o que nos deixa totalmente reflexivos. A complexidade dos personagens e a intensidade dos conflitos internos tornam a leitura envolvente e profunda. É um livro que desafia a mente e toca o coração, e nos deixa com uma reflexão profunda sobre a natureza do crime e da moralidade.

Beatriz Almeida ð«ð 19/08/2024

Que livro maravilhoso, uma obra de arte inigualável que é incapaz de ser descrita com meras palavras , carregado de filosofia, psicologia e reflexões intrínsecas à vida cotidiana?

Fabio.Fatori 19/08/2024

Se sente na pele.
É notável o sentimento do Raskinikov, velo sofrendo com as misérias e vendo outras sofrendo junto. Um homem mau de coração bom, capaz de ideologia tirar vidas ele julga desnecessárias, e ajuda outras que a sociedade julgam desnecessárias, escória. A batalha d personagem com o detetive é explendida, com um bom final.... Livro para ser novamente daqui uns 2 anos

M.S.Jhon 18/08/2024

Publicado em 1866 pelo escrito russo Fiódor Dostoiévski, Crime e Castigo é considerado um dos maiores romances de todos os tempos.

Narrando a história do ex aluno de direito Rodion Raskolnikov, o livro traz ao leitor o drama, o desespero e a angústia vivida por um jovem que não consegue lidar com as consequências de um assassinato.
O autor explora o lado psicológico do personagem de uma tal forma, que em determinados momentos a leitura se torna desgastante psicologicamente até mesmo para próprio leitor.
Definitivamente, não é um livro indicado pra quem sofre de depressão ou ansiedade.

#crimeecastigo

David772 18/08/2024

Leitura obrigatória para todo leitor
Embora o estilo conciso possa não agradar a todos, Dostoiévski trata de forma intensa questões profundas que fazem o leitor ponderar. É possível que um crime monstruoso e cruel seja perdoado? As pessoas realmente podem se transformar radicalmente? As circunstâncias materiais afetam nossas tendências? A dialética prejudica os sentimentos?

Definitivamente, é um grande valor se debruçar sobre este clássico da literatura russa e mundial.

Gutts0 17/08/2024

Épico
Épico.? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Mariana 17/08/2024

Primeiro livro de Dostoievski que leio. Por ser um livro clássico, pensei que a escrita fosse mais complicada de entender, com um vocabulário mais avançado mas, não é. É uma leitura fácil de se fazer e com uma história cativante. Eu amei, com certeza lerei mais livros deste autor.

Matthew 17/08/2024

O primeiro
Foi a minha primeira experiência com a literatura russa...

A minha impressão: parece uma novela mexicana, só que russa.

Os nomes dos personagens são difíceis de entender no começo, até se tornarem familiares, do meio para a frente do livro.

Não achei ruim, nem cansativo e o final foi satisfatório. Mas foi um pouco mais difícil do que os romances que estava acotumado e a leitura foi menos fluída.
Lari ... 21/08/2024minha estante
Quero muito ler esse! Dostoiévski é maravilhoso!

Mica CM7 14/08/2024

Puxado
Não esperava nada do livro, meu primeiro do autor e não busquei saber nada sobre a tese da leitura. talvez isso tenha sido algo positivo e me fez aproveitar mais a leitura e a história em si.

não é uma leitura fácil, mas, não é tão difícil como imaginei que seria.
abordagem sobre o sentimento de culpa e a moral é muito clara e objetiva, grandes lições aprendidas e muitas reflexões.

a forma que o amor é abordado no livro é muito autêntica e é a forma que realmente cura do meu ponto de vista.

enfim, li sem conseguir pronunciar os nomes dos personagens, mas, é um mero detalhe.

"O sofrimento e a dor são sempre essenciais para ampliar a consciência e aprofundar os sentimentos."