Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Ricardo743 18/04/2024

Está obra de arte não é para todos, meus pensamentos ficaram atordoados, entretanto
renasci junto com Dostoievski.

Isabella1814 18/04/2024

Sem palavras!
Que livro maravilhoso, não apenas pelo personagem principal mas por todas as reviravoltas que ele trás. O final, entrou num ritmo que simplesmente eu não consegui parar de ler. Dostoievski conseguiu me surpreender em como terminou a narrativa. A tradução também foi simplesmente perfeita. Me encontro em êxtase! Leiam, vai ser uma experiência incrível!!

Gsanto 18/04/2024

Tenho certeza de que esse é um dos livros mais sensacionais que vou ter lido em toda a minha vida.
mudou minha visão de mundo, é muito inteligente e diferente, cru.

Gabriel1994 17/04/2024

O ponto forte da narrativa é o tom ambíguo, nenhum personagem é explicitado como bom ou mau, todos (ao menos os mais presentes) tem um lado podre, repugnante e um lado aparentemente admirável.
Por mais que a opinião do protagonista seja questionável, é inegável que seus argumentos sugerem uma reflexão acerca da moralidade/hipocrisia da sociedade.
Além de temas que encontra-se nas entrelinhas, como o prazer em subjulgar o outro e a necessidade de uma aprovação social (ambas vistas em personagens coadjuvantes).
Foi minha primeira leitura integral de um livro "mais complexo" após 7 anos e me proporcionou extrema empatia em várias ocasiões.

Alexya. 17/04/2024

Uma verdadeira experiência
?CRIME E CASTIGO - Dostoiévski ?

Quem é seu maior acusador ? Será que existe prisão mais penosa que nossa consciência? Existe alguém totalmente mau ou totalmente bom ?

Essas são umas das milhares de perguntas que essa obra prima te faz questionar. Dostoiévski de uma forma singular aborda o crime, a consciência, o castigo, a caridade e as relações pessoais de um personagem que de vários modos se achava ?superior?.

Napoleônico, Raskólnikov pensa que alguns crimes deveriam não ser considerados como tal e a ideia desenvolvida ao redor disso o faz cometer não só um, mas dois assassinatos que são desenvolvidos de uma forma surpreendente.

Mas não se engane, embora assassino, ele é mais caridoso que muita gente de bem, viu ?

Termino 561 páginas sem nem sentir o cansaço. A leitura, em que pese um pouco complexa, é agradável, te prende. São vários personagem muito bem desenvolvidos e colocados na história, cada um com uma importância muito peculiar.

stcarvalho0102 16/04/2024

Foi uma releitura. Mas, não têm como! Para mim, é o melhor livro de todos. Terminei achando-o melhor do que antes. Grande Dostoievski!

amandaleu 16/04/2024

Resenha Crime e Castigo
"- Por que não fazes nada?
- Eu faço...
- O quê?
- Um trabalho...
- Que trabalho?
- Penso."

Gosto muito do cenário melancólico, íntimo e denso que Dostoiévski constrói em suas histórias. Sendo um autor bem prolixo, detalha cada ação da trama como ninguém fazendo com que nós fiquemos imaginando aqueles cenários por vários dias.
Algumas partes foram bem cansativas, mas a leitura valeu a pena, mesmo sabendo que teria funcionado muito mais se eu tivesse escolhido um momento melhor para fazê-la.
Provavelmente será um livro que revisitarei.

Manu5 16/04/2024

Maravilhoso
Que livro! O epílogo me quebrou kkkk
Gostei bastante, memórias do subsolo continua no posto de favorito do autor, mais esse livro é maravilhoso o personagem não é ruim e tbm não é bom, apesar do que ele fez, ele ajuda quem precisa, salva crianças de prédio em chamas, mais tbm surta e faz coisas erradas e isso é justamente o que nos aproxima do personagem, ele é bem humano, a gente torce por ele e pela família, a situação de vida dele é muito difícil.

Evellyn 16/04/2024

- CRIME E CASTIFO
Crime e castigo foi minha primeira obra do dostoievski, talvez uma loucura ter começado com um livro tão complexo em tantos aspectos, diria que não é uma leitura tão difícil ser você ler com atenção, a história te prende uma maneira que você esquece que ser trata de um assassino, você fica vidrada sobre todo o enredo da história e tudo que envolve ela. De fato em alguns momentos o livro te cansa seja pela falta de ação ou complexidade das palavras, porém não é algo que me fez desistir do livro. A forma como o dostoievski explorou a mente humana no livro foi de fato bem interessante, e o fato de certas ações ou palavras do raskolnikóv fazerem nos leitores no identificamos mostra o quão bem trabalhado o livro foi, o final sem dúvidas é instigante. Sem dúvidas um livro que todo mundo deveria ler pelo menos em algum momento da vida.

jolia___ 14/04/2024

Russos são fodas
O Dostoevsky em alguma, ou melhor de algum jeito (não convencional) te faz entender o personagem ou melhor em certas parte identificar com ele, de alguma forma ele evidência que a vida de recém adulto não é tudo isso que a gente imagina, e que você tem se submeter ou melhor se humilhar pra ganhar aquele troço magro no final do mês. Tipo aquela música do Pullovers "Tudo que eu sempre sonhei". Resumindo não é fácil fazer essa leitura, tive que me colocar várias vezes no personagem pra entender o porquê de tal ação e tive que voltar algumas vezes pra reler o que eu tava lendo.

sra. warner 13/04/2024

Impecável
Livro maravilhoso. amei do início ao fim, mas confesso que o final foi ainda mais prazeroso de ler.
recomendo muitíssimo esse livro. não tenho palavras para descrever a experiência que é ler essa obra, apenas lendo para saber.
queria ter terminado antes, tanto para não esquecer de pequenos detalhes, mas infelizmente não tive tempo para ler de uma vez.
é potencialmente uma futura releitura.

Noah Noinha 12/04/2024

"- Por que não fazes nada?
- Eu faço...
- O quê?
- Um trabalho...
- Que trabalho?
- Penso."

Uau, 1 ano e meio lendo esse livro, impressionante.
Crime e Castigo é um daqueles livros difíceis de explicar como você se sentiu lendo. Mas eu proponho uma explicação perto do que eu passei: você sente extamante o que o personagem está sentindo.
Dostoievski tem uma forma particular de escrever nesse livro, algo incrivelmente detalhado, mais ainda do que seus outros trabalhos. Essa descrição não são só dos ambientes e dos pequenos detalhes, mas também dos sentimentos desses personagens.
Muitas pessoas dizem que é difícil se colocar no lugar do personagem, mas nesse livro a descrição é tão precisa que você se afunda em seus próprios pensamentos junto de Raskólnikov e você consegue entender o porque de ele fazer tudo que ele fez nessa narrativa.
Esse livro é espetacular, um livro muito complexo mas simplesmente incrível.

Bruno.Moraes 12/04/2024

Fantástico.
Foi minha quarta experiência com os russos, e a segunda com dostoievski. Achei eletrizante e perturbador, a profundidade não só do Raskólnikov assim como dos outros personagens.
Arrependimento, angústia, raiva, contradições, muitas críticas em relação a alguns pensamentos da época (como utilitarismo), e vários diálogos bem ricos. Tudo isso e vários outros aspectos marcam a construção do livro

valmir 12/04/2024

Crime e Castigo
" Em resumo: se se recorda, havia lá uma certa alusão ao fato de existirem no mundo alguns indivíduos que poderiam... isto é, não se trata de poderem ,mas que teriam completo direito de cometerem toda espécie de atos desonestos e crimes, e para quais a lei não existisse. "

Uma Obra-prima!