Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2619 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


MarilA.Filz 16/06/2024

Raskólnikov ou, simplesmente Rodia nos faz passar por um processo árduo para chegar no inevitável (o próprio título nos leva a isso). Embora nossa consciência saiba disso, em muito momentos do livro, absurdamente torcemos por ele. Da mesma forma que o personagem é duplo, transpassando pelo orgulho e pela culpa, nós também estendemos esse sentimento, pois a obra passa por diversos problemas sociais como diferença de classes, alcoolismo, assédio moral, sexual, avareza. Livro maravilhoso e o epílogo traz um fechamento que não podia ser melhor.
comentários(0)comente



Annah12 16/06/2024

Fiódor M. Dostoiévski
Publicado em 1866, Crime e Castigo é uma das obras mais aclamadas de Fiódor Dostoiévski, consolidando-se como um marco na literatura russa e mundial. Este romance explora os recessos mais profundos da mente humana através da trajetória de Rodion Raskólnikov, um estudante de direito que se vê arrastado para o abismo do crime e do tormento psicológico.
A trama gira em torno de Raskólnikov, que, em um ato desesperado, comete um assassinato, acreditando estar acima das leis morais comuns e destinado a realizar grandes feitos como Napoleão. No entanto, após o crime, ele é consumido por um remorso avassalador, o que o coloca em um doloroso tormento angunstiante e em deterioração mental.
A obra questiona as noções de justiça e moralidade, explorando se atos imorais podem ser justificados por fins considerados nobres. Raskólnikov tenta validar seu crime com teorias filosóficas, mas a realidade de suas ações o confronta implacavelmente e o afeta mentalmente.
A ambientação do romance passa-se em Petersburgo no século XIX, e expõe as condições da pobreza extrema da época, mostrando como a desesperança pode levar ao extremo da criminalidade. Dostoiévski mostra um relato vívido da miséria e de seus efeitos corrosivos, juntamente com suas próprias vivências no lugar, trazendo para a leitura, parte de sua história e de como as leis eram aplicadas na época.
A obra é considerada uma relíquia da literatura por sua profundidade psicológica e pela exploração nas questões existenciais da vida. Crime e Castigo influenciou gerações de escritores, filósofos e psicólogos, e continua a ser uma leitura essencial para o entendimento da natureza humana. Dostoiévski nos faz refletir sobre a moralidade, a justiça, a culpa e a redenção das pessoas, tornando esta obra uma leitura imprescindível para todos aqueles que desejam sempre entender um pouco mais sobre o instável pleno uso das faculdades mentais de cada indivíduo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina 15/06/2024

Crime e castigo
"A dialética cedera lugar à vida"

Acho que muitas pessoas já falaram sobre esse livro nos últimos mais de 150 anos em que ele continua sendo relevante, de forma melhor que eu poderia, mas só esse impacto já fala muito sobre a importância dele.
comentários(0)comente



Luiza2020 15/06/2024

Por ser uma literatura é um pouquinho cansativo, mas sem dúvidas é a literatura que mais me prendeu. O final é muito fofo ??
comentários(0)comente



Eliza 14/06/2024

Grande obra
Mal terminei de ler e estou escrevendo uma resenha... vamos lá!
Passei alguns meses acompanhando essa história, no início me prendeu a atenção, então dei uma pausa para voltar quando me sentisse melhor pra absorver a obra, e deu muito certo. É o primeiro livro da literatura russa que eu leio, não sei muito bem como consideram essa tradução, mas o fato é: Dostoievski me fez sentir, por vezes, agitada, angustiada, como se estivesse correndo contra meus pensamentos (que na verdade eram os do personagem principal, Raskólnikov). A atmosfera da história me envolveu tanto, que realmente fez a leitura fluir depois que retornei à história. Gostei muito, sinto que vou querer reler daqui a um tempo, alguns anos talvez.
comentários(0)comente



Ratinha de Biblioteca 14/06/2024

Nada a dizer: é um clássico!
Havia lido esta história em versões adaptadas, nunca li o original, o que é o mesmo que olhar para a sombra de algo, não sua imagem real.
Trata-se de um suspense, drama psicológico e familiar, mas, acima de tudo, é um clássico, que só por isso já vale a leitura.
comentários(0)comente



FF7 14/06/2024

Incrível
Não dá pra acreditar que esse livro foi escrito no século XIX. Pra mim, o que mais enriqueceu a experiência foi a oportunidade de ter acesso a mente de um criminoso e toda sua angústia decorrente das consequências de seu ato. Obra prima.
Karime 14/06/2024minha estante
Simplesmente perfeito ?
Vou reler




pablalves 13/06/2024

Não é o texto integral
Querendo entrar no universo dos autores russos, comprei alguns títulos dessa editora. A surpresa veio só depois, quando descobri o que significava "texto adaptado". Muitas partes da obra foram cortadas, a linguagem, mudada pra um estilo mais simples. Eu não devolvi porque todo o processo de devolução é maçante. Fiquei com os livros. Enfim, como foi a primeira vez, ficou de aprendizado.

Sobre a história, eu curti muito. Gostaria de ter tido uma experiência completa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anne C 11/06/2024

Crime e castigo
Um livro clássico e surpreendente. Foi meu primeiro contato com literatura russa, o que me deixou bastante impressionada, para não dizer apaixonada. O livro possui uma narrativa fluída, que prende sua atenção da primeira até a última linha. Apesar de ser clássico, a linguagem é super acessível e de fácil compreensão. Tornou-se um dos meus livros favoritos da vida. Simplesmente impecável.
comentários(0)comente



Viviane456 11/06/2024

??
"A dialética dera lugar à vida, e na consciência devia elaborar-se algo inteiramente diferente." Leia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gustavo195 11/06/2024

Incrível, profundo e Vicente. Um dos melhores livros que já li, muito fácil de ler e de se apaixonar, é simplesmente fantástico
comentários(0)comente



Radmilla Diniz 10/06/2024

Elegido favorito. Esse foi meu primeiro livro de Dostoiévski, e acho que acertei em cheio na escolha de Crime e Castigo para começar.

Dostoiévski é um autor que não tem medo de mergulhar nas profundezas da alma humana. A obra é repleta de personagens complexos e situações moralmente ambíguas, que nos convida a explorar os cantos mais escuros e os picos mais iluminados da condição humana. Ele tem uma habilidade única de descrever a luta interna dos seus personagens, tornando-os incrivelmente reais e relacionáveis. Algo que nunca tinha experimentado em um livro.

Acompanhamos Raskólnikov, em sua jornada tortuosa de culpa e redenção, uma viagem que é tanto psicológica quanto física. Dostoiévski nos faz questionar a justiça, a ética e a possibilidade de salvação. O livro é um retrato cru do que se passa na cabeça de alguém em conflito com a moralidade.

Sem dúvidas, a escrita de Dostoiévski é densa e exige atenção. Os diálogos na maior parte das vezes, são extensos e demorados, com alguns personagens acabou sendo um parto para passar? Mas a vontade de saber o destino de Raskólnikov me manteve virando as páginas.

Dostoiévski dissecou o comportamento humano através dessa obra, e fez isso contando uma história que nos cativa. A impressão que tive é que a jornada de Raskólnikov é um meio para o autor examinar as motivações, os medos e as justificações que nos impulsionam.
comentários(0)comente



2619 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |