Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Manu5 16/04/2024

Maravilhoso
Que livro! O epílogo me quebrou kkkk
Gostei bastante, memórias do subsolo continua no posto de favorito do autor, mais esse livro é maravilhoso o personagem não é ruim e tbm não é bom, apesar do que ele fez, ele ajuda quem precisa, salva crianças de prédio em chamas, mais tbm surta e faz coisas erradas e isso é justamente o que nos aproxima do personagem, ele é bem humano, a gente torce por ele e pela família, a situação de vida dele é muito difícil.

Evellyn 16/04/2024

- CRIME E CASTIFO
Crime e castigo foi minha primeira obra do dostoievski, talvez uma loucura ter começado com um livro tão complexo em tantos aspectos, diria que não é uma leitura tão difícil ser você ler com atenção, a história te prende uma maneira que você esquece que ser trata de um assassino, você fica vidrada sobre todo o enredo da história e tudo que envolve ela. De fato em alguns momentos o livro te cansa seja pela falta de ação ou complexidade das palavras, porém não é algo que me fez desistir do livro. A forma como o dostoievski explorou a mente humana no livro foi de fato bem interessante, e o fato de certas ações ou palavras do raskolnikóv fazerem nos leitores no identificamos mostra o quão bem trabalhado o livro foi, o final sem dúvidas é instigante. Sem dúvidas um livro que todo mundo deveria ler pelo menos em algum momento da vida.

jolia___ 14/04/2024

Russos são fodas
O Dostoevsky em alguma, ou melhor de algum jeito (não convencional) te faz entender o personagem ou melhor em certas parte identificar com ele, de alguma forma ele evidência que a vida de recém adulto não é tudo isso que a gente imagina, e que você tem se submeter ou melhor se humilhar pra ganhar aquele troço magro no final do mês. Tipo aquela música do Pullovers "Tudo que eu sempre sonhei". Resumindo não é fácil fazer essa leitura, tive que me colocar várias vezes no personagem pra entender o porquê de tal ação e tive que voltar algumas vezes pra reler o que eu tava lendo.

sra. warner 13/04/2024

Impecável
Livro maravilhoso. amei do início ao fim, mas confesso que o final foi ainda mais prazeroso de ler.
recomendo muitíssimo esse livro. não tenho palavras para descrever a experiência que é ler essa obra, apenas lendo para saber.
queria ter terminado antes, tanto para não esquecer de pequenos detalhes, mas infelizmente não tive tempo para ler de uma vez.
é potencialmente uma futura releitura.

Noah Noinha 12/04/2024

"- Por que não fazes nada?
- Eu faço...
- O quê?
- Um trabalho...
- Que trabalho?
- Penso."

Uau, 1 ano e meio lendo esse livro, impressionante.
Crime e Castigo é um daqueles livros difíceis de explicar como você se sentiu lendo. Mas eu proponho uma explicação perto do que eu passei: você sente extamante o que o personagem está sentindo.
Dostoievski tem uma forma particular de escrever nesse livro, algo incrivelmente detalhado, mais ainda do que seus outros trabalhos. Essa descrição não são só dos ambientes e dos pequenos detalhes, mas também dos sentimentos desses personagens.
Muitas pessoas dizem que é difícil se colocar no lugar do personagem, mas nesse livro a descrição é tão precisa que você se afunda em seus próprios pensamentos junto de Raskólnikov e você consegue entender o porque de ele fazer tudo que ele fez nessa narrativa.
Esse livro é espetacular, um livro muito complexo mas simplesmente incrível.

Bruno.Moraes 12/04/2024

Fantástico.
Foi minha quarta experiência com os russos, e a segunda com dostoievski. Achei eletrizante e perturbador, a profundidade não só do Raskólnikov assim como dos outros personagens.
Arrependimento, angústia, raiva, contradições, muitas críticas em relação a alguns pensamentos da época (como utilitarismo), e vários diálogos bem ricos. Tudo isso e vários outros aspectos marcam a construção do livro

valmir 12/04/2024

Crime e Castigo
" Em resumo: se se recorda, havia lá uma certa alusão ao fato de existirem no mundo alguns indivíduos que poderiam... isto é, não se trata de poderem ,mas que teriam completo direito de cometerem toda espécie de atos desonestos e crimes, e para quais a lei não existisse. "

Uma Obra-prima!

hhiinana 12/04/2024

O auto castigo de Raskólnikov
Acompanhamos Raskólnikov, um ex estudante de direito que após cometer um crime, seu castigo - posso dizer assim - é sua auto perturbação.

ficamos em sua cabeça quase a todo tempo, e o vemos criar esta certeza de que foi um crime "justo" que não teria necessidade de uma consequência, pois afinal, a vítima não era lá muito querida, não faria falta à alguém, injusto seria deixa-la viva.
após inúmeras páginas de perturbação, quando se confessa, há uma certa redenção, como se Raskólnikov passasse por um processo de se tornar humano novamente.
li algumas fontes para digerir melhor este livro e - particularmente - discordo com a sensação de ficarmos do lado do personagem (claro que já vimos muitos enredos assim, e realmente este pode funcionar para alguns, por ser um pioneiro neste tipo de narrativa), pois em [minha opinião] Raskólnikov é totalmente detestável, e não consegui só deixar seu crime passar, tive raiva dele, torci por seu castigo, torci para ser pego.

o livro trata de alguns extremos, como alcoolismo, doenças, pobreza, o que acaba sendo interessante para alguma pausa da mente de Raskólnikov.

emocionalmente este livro não me pegou tanto quanto o esperado, de forma crítica o acho extremamente revolucionário para aquela época (1866), importantíssimo, e digo que você deve ler pelo menos uma vez em sua vida, crime e castigo é um livro que depois que você o lê, consegue identificá-lo como fonte em diversas obras, até mesmo cinematográficas.

PS: Começar a ler Dostoiévski por este livro é recomendável? haha.

Ana Caroline 11/04/2024

Crime e castigo um clássico russo que demorei um pouco para ler. É um livro pesado, pois o protagonista tem sentimentos pesados, ele não está contente com sua vida, vive uma vida miserável, estudante apenas no
Título pois não vai em nenhuma aula. Sobrevive com uma poucos rublos que sua mãe no interior envia. Ao invés de tentar mudar, ele inveja os outros e sente vontade de tirar dos outros e ter para si. Por isso comete um crime, ele se safa mas seu castigo foi ter que viver com sua atitude , isso afetou sua saúde mental e física.
Os demais personagens são profundos e a leitura vale a pena. Não sei se leria novamente, mas digo que vale a pena pelo menos uma vez.

thiagorraposo 11/04/2024

Uma experiência diferente
Com certeza uma leitura totalmente diferente do que eu estou acostumado. Decidi ler o livro por conta de ser um clássico e ser muito elogiado, mas eu definitivamente não estava esperando por uma leitura tão densa e complexa.

Eu demorei muito pra ler o livro, recomecei mais de uma vez a leitura e a interrompi algumas vezes. Apesar disso, li com certa fluidez pois é um livro que te prende muito em algumas partes. A leitura tem um ritmo bem lento, mas é muito interessante como o autor consegue aprofundar e expressar tão bem os sentimentos dos personagens em sua escrita. Cada personagem tem suas complexidades e papeis sempre muito importantes para o curso da história, além de suas personalidades marcantes e pontos de vista únicos. O autor explora muito bem a condição mental do protagonista e como ele interage com a sociedade, o que deixa o livro muito mais real. A tese principal do livro me fez refletir bastante a respeito de como a sociedade funciona mal e quantos problemas básicos ainda precisam ser resolvidos.

Foi uma leitura bem difícil e densa, que me tirou da minha zona de conforto, mas com certeza valeu a pena.

Marília 11/04/2024

Leitura meio difícil. Não consegui torcer pelo protagonista da história. Os motivos para as ações dele são muito fracos.

Miguel Freire 08/04/2024

Miséria e Redenção
Ao terminar de ler Crime e Castigo, a primeira coisa que me veio à cabeça foi relê-lo, pois eu descobri nele um tesouro literário tão cheio de riquezas, que fiquei receoso de ter perdido alguma coisa; eu queria gravá-lo na memória, cada frase, cada palavra, porque todas elas eram extremamente preciosas e não poderiam ser deixadas de lado ou esquecidas (eu certamente teria feito isso se não tivesse grifado os trechos principais e feito várias anotações).
Crime e Castigo não é aquele livro que você termina em uma semana; sem uma leitura mais atenciosa, seria uma chatice mesmo: frases entrecortadas, pontuação estranha, pensamentos se interrompendo no meio, páginas e páginas de discussões filosóficas que (aparentemente) não têm nada a ver com a história... enfim, é um livro deveras denso, porém não impossível, bastando um pouco de paciência e um bom dicionário para vencê-lo.
O enredo conta basicamente sobre Raskholnikóv, um jovem estudante de direito que assassinou duas mulheres e sua jornada turbulenta em direção à redenção. Raskholnikóv é um moço pobre, orgulhoso, mesquinho, antissocial e perturbado mentalmente. Dostoiévski era um cara que conhecia muito bem a natureza humana, principalmente a dos criminosos (ele foi condenado a oito anos de trabalhos forçados na Sibéria, e lá conviveu com todos os tipos possíveis de marginais) e, se o livro tem um estilo muito sofrido, é porque o escritor realmente teve uma vida muito (mas MUITO) difícil. Essas experiências e esse conhecimento se refletem no que, na minha opinião, é a principal virtude de Dostoiévski: as descrições psicológicas.
O escritor não se limita a fazer um breve retrato do personagem; ele desnuda totalmente a alma deste, descrevendo todos os sentimentos, pensamentos, desejos ou ideias mais obscuras do seu ser, todo o estado geral da mente e do corpo de uma forma tão brilhante que me cativou profundamente. Essas revelações não se dão somente por meio da descrição, mas principalmente pelos diálogos e monólogos, que cobrem a maior parte do livro. Esse destaque que Dosto dá para a psicologia dos personagens é maior que o da descrição dos ambientes e pessoas, se limitando a pontuar apenas os detalhes necessários destes. É um livro profundo, tanto nos temas que ele encerra em si: redenção, sofrimento e sentido da vida, quanto na linguagem usada para esses temas.
Aquilo que incita Raskholnikóv a cometer assassinato é uma consequência direta da desumanização advinda das correntes de pensamento modernas, principalmente do niilismo, que chegavam à Rússia na época. Crer que se pode dividir a humanidade em castas superiores e inferiores e matar alguém só para provar que está entre os primeiros pode parecer uma ideia vinda de um louco; mas nosso protagonista é um sujeito perfeitamente são, e essas ideias não eram estranhas a ele, e tenho que certeza que não eram (e ainda não são) para muita gente.
Mas mesmo no meio de tanta lama, de tanta desgraça, Dosto consegue tirar esperança de uma forma sincera e real, sem clichês ou moralismos, nos proporcionando uma das melhores histórias sobre redenção de todos os tempos.