Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Kdiaax 04/05/2024

Tenho tanto o que falar, mas não consigo expressar tudo o que esse livro despertou em mim.

Vários assuntos em um único livro, várias reflexões, vários confrontos. Dostoiévski brinca com o psicológico, ele mostra como a mente pode ser volátil. Ao ponto de cometer um crime, se arrepender de assumir seus castigos, mas jamais se arrepender do ato em si.

Raskolnikov é simplesmente Humano, ele tem certeza dos seus ideais, se garante com sua forma de ver o mundo. Mesmo correndo atrás de provas que comprovem sua visão, mesmo perdendo em inúmeros momentos. Ele segue firme, contra todos, contra si mesmo.

O livro não é óbvio, você não sabe onde a história pode acabar. Não é uma leitura fácil, ela precisa de atenção, eu mesmo perdi o foco em alguns momentos.

Na minha opinião os nomes são um dos maiores problemas, eles te confundem. O uso de nomes completos, abreviaturas, jogos de apelidos. Só agravam as questões de entendimento, mas tornam a experiência única.

Diferente de Duas Narrativas Fantásticas, Crime e Castigo ficará marcado, agora entendo a importância de Dostoiévski.

FlAvia1040 04/05/2024

Sem palavras
Nei sei oque dizer sobre, crime e castigo, seria um relato do homem sem moral? Talvez. Esse livro é simplesmente inacreditável.

saraha.n 02/05/2024

Joia
Eu achei que é um livro bem confuso, especialmente o nome dos personagens, pq até agora eu sou lembro o nome do Rodia. Eu gostei bastante e ele te faz pensar e refletir muito. Eu esperava um final mais emocionante, mas no fundo eu já sabia oq ia acontecer mesmo, não tinha muito como evitar. Mas a parte mais emocionante mesmo é a primeira, depois fica mais filosofico (não que isso seja algo ruim)

M'l 02/05/2024

Leitura sufocante com tom de excelência.
"Pessoas grandiosas como Napoleão e Alexandre, o Grande devem ter seus delitos relevados somente e apenas por serem grandiosos e com boas intenções?"
Essa é a questã em pauta na obra mais impactante de ????? ??????????? ????????????, ou somente Dostoiévski.
Lançada em 1866, a leitura relata a psique de Raskólnikov, ex-estudante de Direito em São Petsburgo. Ródia (abreviação de nome Raskólnikov), ao se deparar com a pergunta a qual relaciona a importância e a impunidade de uma pessoa, somando-se também à sua falta de dinheiro e sua pusilanimidade, trata-se de relacionar a si próprio como um dos extraordinários.
O livro trata de cabo a rabo a vivência de Ródion, porém aprofundando-se mais, nitidamente, no fator psicológico de suas ações, trazendo interpretações e filosofias inéditas no século XlX, tendo em vista o perfil fundador de Dostoiévski perante a filosofia existencialista.
Admito, trechos da leitura podem se mostrar broxantes e desinteressantes, mas, palavra, acredite em mim quando digo que tudo que está escrito é devidamente concluído e dado uma razão pelo autor.
Uma obra fantástica e à frente de seu tempo.
Recomenda-se.

- M'l

xzsatur.no 02/05/2024

?Eu simplesmente matei; matei para mim, só para mim.?
?E eu mesmo quero viver, do contrário o melhor seria não viver.?

Anteriormente li ?O idiota? e fiquei tão frustrada. O livro era simplesmente maçante e cansativo. Apostei todas as minhas fichas aqui, esperando um livro fantástico, e recebi exatamente o que eu esperava: um livro fantástico! Simplesmente maravilhoso.

?Crime e Castigo? é um clássico russo escrito por Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1866, o livro narra a história de Rodion Raskólnikov, um ex-estudante que se afastou da vida acadêmica e comete um assassinato.

O que justificaria a ação de cometer um crime? Qual seria o justo castigo?

A trama se passa na Rússia do século XIX e aborda questões profundas sobre a natureza humana, a moralidade e a justiça. Raskólnikov, um jovem inteligente e arrogante, acredita ser um ser superior, acima das regras morais da sociedade. Ele planeja e comete o assassinato de uma agiota, justificando a ação como um ato de altruísmo.

O protagonista é atormentado pelo remorso e pela culpa após o assassinato, e é perseguido pela investigação policial liderada pelo detetive Porfírio Petrovitch. Ao mesmo tempo, ele se apaixona por Sonha Marmeládova, uma jovem prostituta que representa a miséria e a dor do mundo que ele despreza.

?Mas ele também se lembrava de que havia minutos, horas e, talvez, até dias cheios de uma apatia que se apoderava dele como se fora em contraposição ao pavor anterior ? uma apatia semelhante ao estado de indiferença mórbida dos outros mortais.?

Dostoiévski constrói uma história intricada e rica em detalhes, abordando temas como a redenção, a punição e a busca por redenção. Ao longo da história, somos confrontados com questionamentos sobre a natureza da culpa e da justiça, e somos levados a refletir sobre as consequências de nossas ações. Ele não apenas descreve a miséria humana, Dostoiévski explora sua natureza. Seus sentimentos. A culpa, o arrependimento, e como a sociedade pode afetar a moralidade de uma pessoa.

Aos futuros leitores, todos os livros de Dostoiévski merecem sua atenção, seu tempo. Embarquem nessa jornada de reflexão e com certeza, crise existencial.

Acredito que minhas palavras não são capazes de demonstrar 1% dos sentimentos dessa obra maravilhosa.

Recomendo muito! Favoritado com sucesso.
Pedro 02/05/2024minha estante
Excelentíssima resenha!

stephany :) 02/05/2024minha estante
resenha impecável, me deixou com vontade de ler novamente, admito que tive dificuldades com esse livro, achei complexo e tive que reler várias partes, mas concordo com você, é um livro fantástico! me gerou não só uma, mas várias crises existenciais.

Paula 03/05/2024minha estante
Que resenha incrível. Me deixou mais animada para a releitura que pretendo fazer em breve.

Núbia Cortinhas 03/05/2024minha estante
Adorei a resenha! Parabéns! ?? ?? ??

Regis 03/05/2024minha estante
Adorei a resenha, me fez querer reler essa obra perfeita da literatura russa! ???

Kat 03/05/2024minha estante
Meu favorito, apesar de ter aberto feridas na minha alma; Dostoiévski era incrível!

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
@Pedro, muito obrigada, Pedro!!

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
@stephany :), muito obrigada!! E entendo ter dificuldades, ele é realmente complexo, mas é muito interessante. Amei muito!

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
@Paula, muito obrigada! Então faça isso, espero que goste ainda mais do livro!

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
@Núbia Cortinhas, muito obrigada!!
Que bom que gostou.

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
@Regis, muito obrigada!! Que bom que te deu vontade de reler, fico feliz.

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
@Kat, completamente! Fovoritei demais.

Alex 01/05/2024

Dostoievski pai²
Que livro incrível, ele passa perfeitamente o sentimento de angústia e melancolia. Em alguns momentos me identifiquei com o Raskólnikov, o livro se desenvolve perfeitamente e prende atenção fazendo com que não dê para pensar em mais nada, do meio pro final então, estar na mente do Raskólnikov é agonizante e ao mesmo tempo fantástico. É um livro extremamente bom e viciante. Já vejo Dostoievski como figura paterna.

gwbrielst 01/05/2024

Absolute literature
"Crime e castigo" é um dos clássicos da literatura filosófica, e a sua fama é merecida por vários motivos.

Começando pela escrita fenomenal de Dostoiévski, ela te prende, é fluída, muito bem construída e por incrível que pareça, fácil de entender, mesmo sendo um livro de 1866 ele é atual, fala com o leitor diretamente. A história em si também é incrível, você fica ansioso pra ler o que vai acontecer no próximo capítulo, ou só querer entender mais a cabeça do Raskolnikov, e sinceramente, poucos livros são assim, a maioria deles são somente fluídos, o que não quer dizer que "fluído = bom". Então se você gosta desse sentimento, esse é livro é perfeito pra você.

Dostoiévski também sabe muito nos fazer refletir, e até mesmo entender melhor a cabeça de Raskolnikov, principalmente suas emoções, a mais presente sendo a pura melancolia e ansiedade, e as quais quase o enlouquecendo, e de quebra, enlouquecendo o leitor também.

Particularmente, o final não me agradou muito, porém ele é muito bem estruturado, fica claro o porque Raskolnikov fez o que fez. Realmente não gostar do final é só gosto pessoal mesmo, não foi um erro do autor, ele só deu um final possível e que se encaixa na obra. Exceto com aquele final do "romance" que, pelo menos pra mim, foi conveniente até demais. Dito isso, com certeza estou ansioso para conhecer mais obras de Dostoiévski.

Lucasjgv 01/05/2024

Crime e castigo
Leia, apenas leia, é sobre sentir.
É uma leitura épica, que te provoca ansiedade, te faz ansiar a estudar o livro, muito bom, muito bom mesmo. Tudo é circular.

Olgen 29/04/2024

É um livro com tantas reflexões arrochadas que é difícil falar sobre ele. Consegue ser bonito, desafiador, mas surpreendentemente claro. Eu parava entre os parágrafos para pensar sobre o que fora dito, tanto sobre as motivações e as confusões internas das personagens, quanto sobre as ideias teológicas e filosóficas que o autor espalha pelo texto. Cada página transbordava frustração, angústia e melancolia. Ainda assim, no fundo se escondia um amor redentor, a característica que me mais me marcou.

Existem fatores ainda mais profundos que eu não conseguiria resumir. Em suma, o livro é lindo e extremamente bem trabalhado.

Isa Sales 29/04/2024

Raskolnikóv
Não tenho muito contato com literatura russa, acredito que esse seja no máximo o meu terceiro (sendo um dos outros Anna Karenina), mas eu achei a construção da história muito boa. O começo é bem envolvente e prende muito, todo aquele suspense para o crime e se ele ia ser feito ou não e como ia ser feito, as páginas seguintes são muito tensas e refletem muito o que a personagem sente e deixam o leitor nervoso também. Todos os momentos de doença e calafrios e palidez foram muito bem transmitidos, não tem como falar que não. Só que lá pro meio achei muito arrastado, outras diversas tramas foram se desenvolvendo, e apesar de achar que todas se amarraram bem, acho muito que poderia ser um pouco menor, mas a literatura russa é assim grandona sempre. O epílogo me brochou um pouco, achei que do nada o autor jogou um felizes para sempre e idealizou 100% algo, tornando uma situação que pra mim já poderia ter sido desenvolvida antes e acabou tornando se algo, pra mim, ?conveniente?.

Pedro.Inocente 29/04/2024

Dostoiévski é meu escrito favorito e já li muita coisa boa dele, mas achei esse livro um tanto ?superestimado?, é sim uma boa obra, com boas reflexões e Dostoiévski como sempre, escreve muito bem!
Mas achei o livro um tanto monótono, muito diálogo que parece que ?não sai do lugar?, enfim, livro legal, mas não acho o ?Magnum Opus? igual muita gente diz, pra mim ?Os Irmãos Karamázov? supera essa obra, e muito!!!

Chris 28/04/2024

Eu sou um homem ou um piolho ?
Eu entendi o conceito do livro, apesar de seu crime Ródia teve vários motivos para que levou ao seu ato precipitado. As vezes pensamos o quanto nossa existência é significativa, existimos por existir? Qual é o sentido de tudo?
Obviamente ele não estava eu seu pleno estado de consciência, mas ainda sabia o que era certo e errado, no entanto seus "desejos" eram mais fortes.
Como um ser humano pode deixar seus pensamentos ser mais forte que sua postura? Tipo tudo era pra ter dado certo se ele não fosse tão orgulhoso. O que acabou com a vida dele não foi o seu crime e sim o seu ego frágil!
A minha maior pergunta é: como um ser humano tem a capacidade de tirar a vida de outro, por mais que a existência outro seja insignificante para nós.