Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Ir.Vivian.CMES 23/04/2024

A consciência do ser humano o conduz
Que livro top, um criminoso que se achava no direito e dever de assassinar uma senhora mal amada, este o fez, mas não conségui lidar com o peso da culpa mesmo achando que tem a certeza que "o que fez é certo".
Podemos justificar com belas palavras nossos erros, mas no fundo sabemos o que é correto e o certo a se fazer.

Ãvy 23/04/2024

A literatura brasileira nos concede riqueza de detalhes, sim, não podemos negar. Mas a literatura de Fiódor Dostoiévski apresentou abundância na explicação dos sentimentos e comportamentos dos personagens. Lendo Crime e Castigo você entende que o ser humano é obcecado por enaltecer seu ego e ser poderoso, você entende que o autor critica os políticos de sua época e a formação da sociedade entre as linhas de diálogos muitas vezes de difícil entendimento.

Tahira-can 22/04/2024

Quem são os piolhos?
Difícil falar desse livro... É forte, é interessante, é muito bem escrito, mas o final é decepcionante. Não é decepcionante pelas razões que levam a esse final, é porque não é bem desenvolvido, e é muito simples, se comparamos com todo o resto do livro.
Espero que ninguém que leia Crime e Castigo depois saia por aí matando pra ver se é só um piolho ou não.

não é a mitsu 21/04/2024

Interessantíssimo!
"Tenho extenuado e martirizado a mim mesmo, e não sei direito o que faço... Tenho-me torturado ontem, e antes de ontem, e todo aquele tempo... Vou convalescer e... Deixarei de me torturar... E se não convalescer nunca?"

Interessante! Demorei bastante a terminar esse livro (uns 3/4 dias) pelo fato de não ser acostumado a escrita do autor, fora que tinham muitas coisas que não conhecia por conta da cultura diferente (mas as notas que colocaram ajudaram bastante). Foi uma leitura interessante, no começo foi maçante, não me interessei muito e demorei a ler, mas a partir da terceira parte ele ficou mais interessante. Os capítulos são grandes, os diálogos também, muitos assuntos ali eu não conhecia direito, mas tentava entender e compreender. No final eu consegui entender cada personagem, alguns me deixaram enojada, outros eu tive compaixão, ao todo os personagens são complexos, principalmente o Raskólnikov, a contradição que ele tinham nos seus monólogos deixa você com dor de cabeça, mas ao todo um bom protagonista.

O livro é interessante, pra uma leitura longa eu gostei bastante, provavelmente não irei reler pelo fato de ser muito grande e também pela escrita ser bastante arrastada, mas eu gostei bastante apesar disso tudo, foi uma leitura diferente das que eu estou acostumada, então foi bem legal.

sarah 21/04/2024

Confesso que foi difícil pegar o ritmo de leitura dessa obra, e que eu senti dificuldade em ler, mas em nenhum momento a obra me decepcionou, e no final eu já estava envolvida e havia esquecido a dificuldade sentida no início. é uma ótima história com personagens muito bem escritos, e foi incrível ver o desenrolar dessa história.

LucAlio.CAmara 20/04/2024

Origem: Russo
Páginas: 568

Ficção / Romance

Sobre o que achei:

"Crime e Castigo", é uma obra-prima da literatura russa que explora as profundezas da psique humana. A história gira em torno de Rodion Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato por acreditar ser um homem extraordinário, acima das leis morais comuns. No entanto, ele logo se vê consumido pela culpa e pelo medo de ser descoberto.

Explorando temas como o crime, a redenção, a miséria humana e a busca pela justiça. Através das complexas interações entre os personagens e das reflexões filosóficas presentes no livro, o autor nos convida a questionar as motivações por trás de nossas ações e a natureza do sofrimento humano.

Com sua prosa envolvente e sua profunda análise psicológica, "Crime e Castigo" continua a cativar leitores ao redor do mundo, oferecendo uma visão penetrante da condição humana e das consequências morais de nossas escolhas.

Tive dificuldade com os nomes difíceis dos personagens, porém me concentrei nos principais e pude acompanhar a narrativa com proveito.

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?
Luana.Mattos 21/04/2024minha estante
Gostei muito da resenha, deu vontade de ler!!??

Mayra.Mattoso 20/04/2024

Demorei para ler este livro porque imaginava que fosse extremamente complexo e me surpreendi com uma história envolvente que nos últimos capítulos me deixou com dó por estar acabando.
O personagem principal comete um crime brutal e fica atormentado com sua ação. Acompanhamos o desenrolar de sua atitude e a interação com outros personagens através de diálogos sensacionais, com temas filosóficos, psicológicos e até barracos familiares.
A única coisa mais complicada no livro é o nome dos personagens, já que não estamos acostumados com o idioma; também recomendo procurar por uma boa tradução. No entanto, é uma história que vale muito a pena ser lida.

Giovana456 20/04/2024

Achei um pouco difícil de ler e de pegar o ritmo do livro. no começo não conseguia ler muito de uma vez. também tive dificuldade pra acompanhar todos os nomes russos, mas, dado o tempo adequado pra digerir a história, vale muito a pena!

a história é envolvente e parece que você até consegue sentir o sufoco de alguns momentos de reviravolta. a forma como as ideias são apresentadas te permite praticamente enxergar e acompanhar a aflição dos personagens. fora que o final eu tive que ler numa tacada só porque queria muito saber o que ia acontecer.

fiquei surpresa até com o epílogo. foi numa direção bastante inesperada pra mim, mas que me agradou muito.

gostei, recomendo (:

laissa33 19/04/2024

Aquele tipo de obra que não precisamos favoritar e muito menos dar nota máxima para reconhecermos a sua importância na sociedade.
Olha, por mais que a leitura não tenha sido nada agradável pra mim, eu tenho total lucidez do porque ele é tão aclamado e amado por muitos, porém, não funcionou pra mim.
É o seguinte: por que estender o livro por mais 400 páginas? O crime é mal feito, muito fácil de descobrir a verdade. Não senti empatia por nenhum personagem, e ler acontecimentos que se estendem por muitos capítulos e que futuramente não vão ser desenvolvidos é uma das coisas que eu mais detesto em livros.

Medo dessa resenha ?negativa?, porém a expressão está aí pra isso

Ricardo743 18/04/2024

Está obra de arte não é para todos, meus pensamentos ficaram atordoados, entretanto
renasci junto com Dostoievski.

isabellant_ 18/04/2024

Sem palavras!
Que livro maravilhoso, não apenas pelo personagem principal mas por todas as reviravoltas que ele trás. O final, entrou num ritmo que simplesmente eu não consegui parar de ler. Dostoievski conseguiu me surpreender em como terminou a narrativa. A tradução também foi simplesmente perfeita. Me encontro em êxtase! Leiam, vai ser uma experiência incrível!!

Gsanto 18/04/2024

Tenho certeza de que esse é um dos livros mais sensacionais que vou ter lido em toda a minha vida.
mudou minha visão de mundo, é muito inteligente e diferente, cru.

Gabriel1994 17/04/2024

O ponto forte da narrativa é o tom ambíguo, nenhum personagem é explicitado como bom ou mau, todos (ao menos os mais presentes) tem um lado podre, repugnante e um lado aparentemente admirável.
Por mais que a opinião do protagonista seja questionável, é inegável que seus argumentos sugerem uma reflexão acerca da moralidade/hipocrisia da sociedade.
Além de temas que encontra-se nas entrelinhas, como o prazer em subjulgar o outro e a necessidade de uma aprovação social (ambas vistas em personagens coadjuvantes).
Foi minha primeira leitura integral de um livro "mais complexo" após 7 anos e me proporcionou extrema empatia em várias ocasiões.

Alexya. 17/04/2024

Uma verdadeira experiência
?CRIME E CASTIGO - Dostoiévski ?

Quem é seu maior acusador ? Será que existe prisão mais penosa que nossa consciência? Existe alguém totalmente mau ou totalmente bom ?

Essas são umas das milhares de perguntas que essa obra prima te faz questionar. Dostoiévski de uma forma singular aborda o crime, a consciência, o castigo, a caridade e as relações pessoais de um personagem que de vários modos se achava ?superior?.

Napoleônico, Raskólnikov pensa que alguns crimes deveriam não ser considerados como tal e a ideia desenvolvida ao redor disso o faz cometer não só um, mas dois assassinatos que são desenvolvidos de uma forma surpreendente.

Mas não se engane, embora assassino, ele é mais caridoso que muita gente de bem, viu ?

Termino 561 páginas sem nem sentir o cansaço. A leitura, em que pese um pouco complexa, é agradável, te prende. São vários personagem muito bem desenvolvidos e colocados na história, cada um com uma importância muito peculiar.

stcarvalho0102 16/04/2024

Foi uma releitura. Mas, não têm como! Para mim, é o melhor livro de todos. Terminei achando-o melhor do que antes. Grande Dostoievski!