Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Wamarisen 27/03/2024

Essa obra foi uma aventura reflexiva e extremamente criativa.

Passamos a conhecer um estudante de direito autoconfiante e superestimado que queria provar seu valor então se coloca no papel de 'eu posso, sou diferente dos demais', não exatamente com essas palavras mas me lembrou muito o Victor de Frankenstein já que ambos tentaram algo absurdamente novo e buscando provar suas teorias.

A narração onisciente entrega um ar cômico já que cria um contraste entre o peso da cena e os pensamentos junto com a linguagem corporal do personagem então eu soltei umas boas risadas durante a minha leitura. O momento em que o Raskolnikov coloca as mãos para cima demonstrando rendição para a Sofia NAQUELA SITUAÇÃO KKKK (tá com o patati patata enfiado no , é?)

Todos personagens acrescentaram algo à narrativa seja criticando a sociedade ou as pessoas, mesmo as vezes não entendendo mesmo com as notas do editor (muito úteis por sinal) foram interessante os temas tratados e como as vezes eles estão sim interligados profundamente mesmo que na superfície não pareça (na minha cabeça) de início haver conexão com a cena ou assunto.

Sobre as personalidades.. que incrível a quantidade de detalhes, são tantas camadas que você chega no fundo do poço e começa a acha que essa obra não é só do Raskolnikov, e sim de todos?. Crime e castigo, da ênfase as consequências das personagens, seja o castigo mental ou a retaliação da sociedade, que todos terão um castigo ou vão arrastar outra pessoa junto ?. Isso me fez pensar que consequências são realmente reações e não simplesmente algo negativo afinal, várias personagens aí não cometeram nada gravíssimo (para a atual sociedade) e pagaram o pato dos outros.

O romance, se é que existiu algum, entre a Sônia e o Raskolnikov (dos outros dois lá também) não sei sinceramente da onde saiu, não achei as interações nada românticas pra ter aquele final teoricamente dele confessando a si que amava ela (era tão difícil fazer isso antes de torturar ela??).
Contudo, entretanto, todavia, a Sônia foi simbólica de forma religiosa para o desenvolvimento então gostei do final como se Raskolnikov tivesse renascido das cinzas (depois de se colocar fogo umas trozentas vezes).

É uma obra que vou levar na memória pela complexidade e outro fatores mas não foi algo muito surpreendente comparado a todas expectativas que eu tinha.

"desviou se do caminho, entrou em uma moita, caiu na grama e no mesmo instante adormeceu." (desviou se do caminho, entrou numa enrascada e no mesmo instante se conheceu)

Wesley - @quemleganhamais 27/03/2024

Um crime e o castigo
Que livro meus amigos ?. Após a conclusão da leitura, a cabeça ficou fervilhando com o desfecho dessa obra clássica.

Crime e Castigo é um dos grandes romances russos e foi escrito por Dostoiévski, que é um dos autores que descreve a complexidade humana de uma maneira tão natural, que ao final da leitura, a vontade foi pesquisar quando e onde aconteceram esses fatos realmente. Aqui a ficção beira a realidade.

Nessa obra vamos acompanhar Raskolnikov, um jovem estudante de direito, que vive em condições precárias por falta de recursos. Ele comete um crime (título do livro) e posteriormente virá o castigo. Em grande parte do livro acompanhamos as consequências dessa atitude e entendemos também um pouco da motivação para isso. Existem algumas partes bem filosóficas, que gostei e que leva bastante a reflexões sobre a vida, as pessoas e os relacionamentos.

Nesta obra conhecemos diversos personagens marcantes como Razumíkhin, um grande amigo, Pulkhéria, a mãe, Dúnia, a irmã de Rasko. Outros que gosto de destacar são: Porfiri, Lújin, Sônia, Catierina e Svidrigáilov.
Esses são só alguns, pois para uma trama bem complexa, nada do que um tanto de gente complexa para complexar tudo. ??

Dentre os pontos refletidos, destaco a importância das relações profundas, sejam elas amorosas, familiares ou de amizades. Como seres humanos precisamos de relações e vemos os impactos disso durante e a leitura. E como o Amor faz diferença na vida das pessoas.
Esse livro não é um romance romântico, mas dá pra ver nas entrelinhas o amor preenchendo algumas lacunas e motivando alguns personagens.

O ponto central do livro é a explicação de Rasko para justificar o crime. Tem toda uma base filosófica pra isso e acho que as pessoas que são do direito e da psicologia vão gostar de discutir sobre isso. A pergunta que ficou na minha cabeça foi: será que não uso essa desculpa na minha vida também? Às vezes é possível pensar igual ao protagonista e nem sentir que tá pensando.

Concluí a obra e fiquei sem palavras para expressar o quanto foi impressionante essa leitura. Dostô é mesmo um gênio e essa foi uma experiência memorável. Vale muito a pena a leitura desse clássico.

E concluo lamentando por não conhecer Sônia, pra mim, a melhor pessoa desta obra e alguém que eu gostaria muito de sentar e conversar bastante.
Flávia Menezes 27/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, meu amigo! ??
A Ellen foi certeira em te indicar essa preciosidade, hein? E agora eu já vou até me programar pra passar esse na frente, porque não vou aguentar de curiosidade de ver logo todo o desenrolar desse romance.
Dostô foi um mago das palavras, mas também da mente humana, e o mais bacana dos livros dele é exatamente o que você falou: bom ou mau, Dostô nos faz refletir sobre o que vemos em nós mesmos que existe em seus protagonistas.
Bela resenha e importantes indagações! ??????

Ana Carol 27/03/2024minha estante
"nada do que um tanto de gente complexa para complexa tudo" é eu acrescento aqui: gente complexa com nome complexo! Como guardar tanto nomes cheios de consoantes ?
Adorei a resenha e mais um vai para a lista! Onde vou parar, senhor! Rs

Wesley - @quemleganhamais 27/03/2024minha estante
Obrigado Flávia! Inspirei um pouco em suas resenhas. Vale a pena furar a fila ?
Sem dúvidas que Dostô foi mestre em usar as palavras para nos gerar boas reflexões. Já ansioso pelas suas impressões.

Wesley - @quemleganhamais 27/03/2024minha estante
??? complexo mesmo. O artifício que usei foi falar a metade dos nomes, tipo Rasko, Razumi, Pulka, Svrid... e por aí vai. Só assim mesmo para decorar tanta gente.
A lista dos desejados só cresce quando entramos aqui no Skoob, te entendo! ?

Lari 29/03/2024minha estante
Resenha incrível! Quero muito ler esse!

larastonha 26/03/2024

Infelizmente, acredito ter iniciado o livro no momento errado, talvez deveria ter esperado alguns meses a mais, não me vem um momento fixo. O livro soube ser completo em todas as falas e personagens, trazendo reflexões certeiras e profundas. É claro que o que penso sobre a obra possa ser distinto de outras pessoas, mas a partir da complexidade do tópico do livro, acredito que todos levarão e terão pelo menos uma reflexão em mente durante a sua vida sobre a obra!! O livro realmente marca você.

Juliara.Hoffmann 25/03/2024

O clássico russo que nunca desaponta!
Li Crime e Castigo esse ano, pela primeira vez. De tanto ler resenhas e filmes sobre essa história, a leitura acabou não trazendo nenhuma grande surpresa (como imagino que teria na primeira leitura dessa obra), de qualquer modo, é um livro pra ler com a respiração trancada e os dentes cerrados ??

Realmente é uma história agustiante em que a gente acaba torcendo para que o jóvem Raskólnikov consiga vencer a luta contra a própria consciência moral na busca por justificar o injustificável.

Ler Crime e Castigo, mesmo já conhecendo o enredo, sem dúvida vale muito! É incrível o que Dostoiévski consegue fazer com nossa mente, desde uma viagem detalhada à vida da São Petesburgo nos 1860, até um mergulho profundo na análise de nosso proprio juizo moral! ??

Difícil sair ileso à Dostoiévski ???

Claudia.livros 25/03/2024

Essa é a releitura pela qual eu tanto desejei nos últimos tempos ?

Concluí a leitura em julho de 2023 e agora li novamente por causa do projeto Dostoiévski em ordem cronológica que estou fazendo.

E valeu muito a pena! A experiência é muito mais intensa, visto não haver mais a tensão da expectiva. E foi muito importante também ter lido no projeto o Memórias da Casa dos Mortos, sobre a prisão do autor na Sibéria. Ajudou bastante no entendimento do epílogo.

Dostoiévski é um mestre e a cada releitura de sua obra tenho mais certeza disso.

Emanuel231 25/03/2024

Uma obra prima da literatura russa!
Foi uma leitura lenta, mas ao mesmo tempo incrível, toda a progressão desse livro é tão realista ao ponto de que você realmente se sente ali, naqueles cenários fúnebres de São Petersburgo... A passagem de tempo, os personagens... Tudo aqui é extremamente humano e realista, e fico feliz de ter lido de forma gradual esse livro e não de uma forma a querer ler o mais rápido possível, tornando a história mais realista ainda pra mim. Dostoiévski traz nessa aqui uma experiência extremamente única e ao mesmo tempo uma história que pode ser facilmente imaginada na nossa atual sociedade, toda a psique humana retratada aqui, do que levaria ao crime de assassinato, para uma constante perda da sanidade e para enfim, uma redenção... Todo esse caminho é feito de uma forma magistral! Cada personagem aqui com seu próprio núcleo, formas de pensar e opiniões ao mesmo tempo que todos partilham de alguma forma do mesmo cenário da época, mostrando mais uma vez a escrita impecável contida nesse livro. Recomendo fortemente!!

Aurélio 23/03/2024

Depois de terminar esse livro, me deu uma vontade imediata de voltar à primeira página e começar a relê-lo, porque eu sinto que deixei muito para trás, uma vez que todos, repito: TODOS os personagens têm personalidades extremamente complexas e muitas vezes dúbias, cada anseio e luta interna é examinado por Dostoiévski com precisão incrível, tornando este livro um lindo mas brutal ecossistema vivo e complexo; não é à toa que este é considerado por muitos o maior romance da literatura ocidental. A trama principal é muito bem arquitetada, e acompanha cada passo da personagem do Raskolnikov como se estivesse dentro de sua própria psique. Não tenho palavras para explicar essa obra prima, nem o que eu senti enquanto a lia.

luxcas0 23/03/2024

Crime e castigo: experiência insuperável
Essa foi uma leitura que em alguns momentos houveram reviravoltas, principalmente mais ao final, em algumas partes eu me perguntava o porquê de Dostoievski estar escrevendo certas partes, mas depois eu entendia. Em certo momentos eu sentia raiva de Raskónikov porquê ele não considerava o que tinha feito um crime, e sim um bem à humanidade já que a usurária não era uma boa pessoa, mas isso não deixa em momento algum de ser um crime, eu senti pena do personagem principal, e achei genial, como outro leitor escreveu em sua resenha que Dostoievski conseguiu colocar nesse livro loucura vaidade, avareza, e etc, ele soube como nos mostrar esses temas e deixou a história cada vez mais interessante e cativante. Sei que o principal é a redenção de Raskónikov, mas esses outros temas não deixaram de me chamar a atenção, por isso os trago aqui, já que até ao final do livro o protagonista não quer se entregar por não achar o que fez errado, mas sim por suas paranóias de achar que a polícia já sabia o que ele tinha feito, mas vejo que apesar de todos os pesares ele tem sua redenção.

Ratinha de Biblioteca 23/03/2024

Texto Adaptado
É uma versão resumida do clássico, em alguns momentos com texto original. Mas, não deixa de ser uma história impactante.

Hellen.Kreter 22/03/2024

Amor e ódio
E nais uma vez a narrativa da cruz se repete mesmo não sendo a intenção. O ódio mata, o amor ressuscita e salva!

Nayara 22/03/2024

Sempre que termino uma obra do Dostoiévski fico com o sentimento de insuficiência, mas depois de alguns dias eu consigo absorver quase todos os assuntos que foi abordado "entre linhas". Ler Dostoiévski não é fácil, é um pouco cansativo a escrita é densa e lenta mas vale a pena quando se termina.

téo 22/03/2024

Li está obra em janeiro, e confesso que é um dos melhores livros já lidos por minha pessoa até hoje. Não tem explicação para tamanha perfeição.
Orlando.Fidelis 22/03/2024minha estante
Quero ler

Tuturu 21/03/2024

Esse é um dos livros que melhor expressa a sensação de angústia e sofrimento frente às escolhas que tomamos. É uma sensação horrível que só vai piorando. A parte é interessante é que o final termina de maneira otimista. Após tanto sofrimento, um espaço consegue ser aberto para a esperança.

Tatiane148 20/03/2024

Crime e Castigo foi minha porta de entrada nas obras de Dostoiévski. Conclui o epílogo maravilhada, lendo o último parágrafo pensando: Uaaaau ??

Me sinto fora de esquadro em apresentá-lo, então aqui vão apenas observações de uma leitora que apreciou a obra.

Um clássico é um clássico, e este é indispensável.

Raskólnikov é um jovem russo, estudante de direito, que pela situação financeira se vê obrigado abandonar a faculdade [?]
É um personagem bem complexo, contraditório. Na narrativa podemos perceber toda sua luta interior e a agitação de sua mente trabalhando na construção de justificativas para seu ato criminoso.

Dostoiévski explora muito bem seus personagens e os coloca diante de situações morais bem difíceis.

Um crime é cometido. O caos se instala. A consciência de Raskólnikov o persegue e a partir daí a obra se desenrola mergulhando em reflexões sobre psiquê, moralidade, espiritualidade, até o gran finale!

Impossível conhecer Dostoiévski e não torná-lo um de seus autores prediletos.