Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Roberto 03/06/2021

Indo para um caminho sem volta
Do contrário do que muita gente comentou por aqui, eu gostei bastante do Ródion pela primeira vez e simpatizei com o personagem no começo( por ter lido no auge da minha aborrescência)
No decorrer da obra, eu até era conivente com as ações dele, mas os próprios insights do personagem e suas interações com o mundo me fizeram refletir sobre tais pensamentos e poder avaliá-lo como o próprio Dostoiévski o fazia, como uma pessoa madura e no português bem claro, o quão cabeça dura e ignorante eu era sobre o mundo ao meu redor, com toda o meu mau humor e gnose irritante, típicas da maioria dos adolescentes( e ainda mais presente em mim kkk)
Fui ter o msm sentimento mais tarde com o excelente Memórias do Subsolo
Posso dizer sem medo, que esse livro, junto com todos os outros do Dosto, mudaram a minha vida, mas Crime a Castigo foi a porta de entrada para um caminho sem volta, um verdadeiro Breaking Bad (no bom sentido)
Raul.Oliveira 03/06/2021minha estante
Parabéns pela leitura... Uma das maiores obras da literatura russa.

Ju 27/12/2020

Atemporal e essencial
É, sem dúvidas, o livro no topo de minha lista de preferidos. Quem já leu, vai entender os motivos. Certamente foi um que, por ignorância minha, julguei que seria apenas um clássico batido, tinha mais propaganda do que qualidade - ledo engano.
A história é sobre Ródion Raskolnikov, um ex-aluno de Direito, que por falta de dinheiro teve de abandonar os estudos. Sua mãe enviava-lhe dinheiro, mas Raskolnikov sabia que ela e sua irmã também não estavam em condições tão abundantes. Conforme seu desespero crescia, teve uma ideia - ideia criminosa, que o assombrou ao longo da trama. Ele atravessa a fome, a culpa, as próprias lembranças. Aqui, é importante destacar o trabalho sensacional do autor, Fyodor Dostoievski, que como fez em tantos de seus livros, abordou o psicológico do protagonista de forma ímpar, tratou da natureza primitiva do homem com uma sutileza incrível.
A história é bem detalhada, digna de um autor russo, o que pode ser difícil para quem não conhece ainda os trabalhos dele (sugiro começar por "Noites Brancas" antes de partir para esta leitura mais densa). De todo modo, é extremamente recomendado a todos.

Gigi 18/12/2023

Crime e castigo
Crime e castigo é um livro da literatura clássica russa que foi escrito por Dostoiévski e publicado em 1866. Mas é incrivelmente contemporâneo para um livro que foi escrito a mais de 150 anos.

O livro apresenta uma análise psicológica incrível sobre cada personagem. Dostoiévski realmente nos coloca em uma viagem pela mente perturbada do protagonista Raskolnikov, e das pessoas ao seu redor. Também nos traz questões filosóficas e morais. Temas como pobreza, miséria, vaidade, religião, loucura, orgulho dentre tantos outros.

Ao observar os raciocínios de Raskolnikov, um jovem de 23 anos que cursava direito, ateu que se movia pela ideia de que Deus estava morto e tinha diversos problemas com questões morais e existenciais, pode-se perceber que ele apresenta um complexo de superioridade e que segundo suas próprias conclusões seria alguém ?extraordinário? e por tanto, as leis morais não deveriam afetá-lo. Depois de muito ponderar ele decide ?testar? suas capacidades mentais de não sentir nenhum remorso ao cometer um crime (que na verdade ele não via como um crime e sim como algo necessário para a ascensão de sua carreira) Então, decididamente, ele assassina uma velha usuária que ele julgava como um ?piolho? da sociedade e a irmã dela que aparece de forma inoportuna na cena do crime, ele acaba percebendo que essas questões não são tão simples assim e cai em um grande buraco de sofrimento e crise existencial onde recita a famosa frase ?O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza.?

No decorrer da minha leitura me vieram algumas reflexões em mente. Se Deus não existisse tudo seria permitido? Até que ponto iria o nosso senso de moralidade sem a direção que nos foi dada por
Deus?

Essas e muitas outras reflexões podem ser tirados dessa incrível história que foi escrita de formal maestral pelo gênio Fiodor Dostoiévski!

mat 17/12/2020

"Perfect Splendid"
Esse livro é um romance policial,  mas é diferente, não há um grande mistério, o Crime, que é o assassinato de duas senhoras por meio de machadadas ocorre nas primeiras 100 páginas e o assassino é o protagonisa, Rodion Raskolnikov, e o resto do romance se trata do "Castigo" pelo seu crime, que vai acontecer através do remorso e da consciência, e o que torna o livro tão incrível é a atmosfera pesada dos diálogos e acontecimentos que ocorrem após o crime, a sensação que causa é um estado febril e de sufocamento, ainda mais presente pelas descrições do forte verão de São Petersburgo e pela ambientação que é soturna,  nebulosa e angustiante.

Dostoievski é um dos grandes escritores russos, com obras que englobam principalmente as questões humanas, Crime e Castigo é seu livro mais famoso e digo: Não é tão difícil como dizem, foi meu segundo livro dele e uma ótima experiência.

Como sugestão deixo o filme "O Operário" de 2004, protagonizado pelo Christian Bale como indicação, esse filme é inspirado pelo romance e retrata a condição do personagem Trevor e ambientação parecidas com a que Dostoievski criou.
@pedro.h1709 17/12/2020minha estante
Fiquei intrigado a ler

mat 17/12/2020minha estante
Vale muito a pena, tem muita psicologia no livro

Francisco240 16/06/2021

A história de uma renovação gradual de um homem
Crime castigo Sem dúvida para mim foi como um soco no estômago. Romance psicológico de fôlego, ao qual, Dostoiévski insere uma gama gigantesca de personagens ora interessantes, hora aborrecentes.
A história e vai girar em torno de raskolnikov, um jovem de 23 anos que vai matar uma velha, a partir daí temos uma série de acontecidos que levaram o personagem principal a um estado de loucura, Cólera, desilusões, digressões e um autoexilio.
"... a história da Renovação gradual de um homem, a história do seu gradual renascimento, da passagem gradual de um mundo a outro, do conhecimento de uma realidade nova, até totalmente desconhecida.(...).

Aline. 28/01/2021

Essa é uma daquelas histórias que quando acabam, deixam um vazio inexplicável no ar...
Acompanhar a trajetória de Rodia Raskólnikov desde o momento da decisão do assassinato -com as justificativas que eram coerentes à sua visão do mundo - bem como adentrar em sua mente, e por que não dizer também no seu corpo físico (Dostoievski fez isso muito bem), gerou em mim um sentimento de compaixão por ele.
No fim se percebe que Rodia é apenas mais um jovem, com muita energia de vida, com possibilidades intelectuais de conquistar um espaço digno no mundo, mas que foi atingido pela pobreza, atacado muito novo pela depressão e isolamento social. É preciso ter muito cuidado com uma mente vazia. Raskólnikov não teve esse cuidado.
É interessante observar como o remorso faz adoecer o corpo e a mente. Mas também em como o amor pode transformar uma vida que perdeu o seu sentido inerente.
É uma história sobre decisões, consequências, aceitação e transformação.

?O amor regenerava-os, o coração de um encerrava uma fonte de vida inesgotável para o coração do outro.?

LeonardoGS89 13/05/2022

Obra impecável, livro maravilhoso
A escrita de Dostoievski é genial, a narrativa é diferente de tudo que já li, a forma como o autor adentra a psiquê humana, trabalhando o sentimento de culpa é sem precedentes. É o primeiro contato que tenho com Dostoievsky ,nunca tinha lido nada do autor, no começo do livro achei a escrita pelo que eu costumo ler um pouco mais complicada, detalhada, algumas palavras pouco usadas na literatura atual, mas segui, no primeiro grande diálogo do livro (com Marmeladov), da a impressão que não fará sentido todo aquele "detalhamento", mas incrível, que no decorrer do livro tudo se encaixa.
Crime e Castigo é emocionante do começo ao fim e tem personagens de todos os tipos, humanos e sentimentais como Sônia e Dúnia; inteligentíssimos, Raskólnikov e o investigador; avarentos, a velha usurária, entre outros?
Com certeza está no meu topo dos livros prediletos.

Vale muito a pena a ler. ??

Kássio Meniglim 19/03/2022

Crime e Castigo
Crime e Castigo, sem dúvida, é uma obra singular, que deixa marcas.

Todos os personagens são tão complexos e reais, quase que palpáveis. A história em conjunto com a escrita de Dostoiévski foram suficientes para me prender a cada página. Uma história visceral que, sem dúvidas, lida lentamente é melhor aproveitada. Não há nada de superficial, é tudo muito profundo e reflexivo.

O protagonista Raskólnikov tem algumas questões e carrega um fardo. Esse fardo toma proporções diferentes durante o enredo. Chega à sua máxima, mudando o comportamento de Raskólnikov, fazendo-o ter delírios, sonhos e devaneios, sentir angústia e tensão, agir de maneira inesperada, tratar todos de forma indiferente e, viver num mundo exclusivo que ele próprio entrou. A psicologia trabalhada deste e de outros personagens é uma obra prima. É impossível não sentir todas aquelas emoções, mesmo não tendo experienciado, de fato, aquilo. Senti um nó na garganta durante toda a obra. É febril e intrigante.

O final da obra foi genial!

É meu segundo contato com Dostoiévski, e sem dúvida quero ler tudo dele.

Mais do que recomendado!
Carolina 19/03/2022minha estante
Se você não tiver problema com papel-bíblia, pode investir na Obra Completa da Nova Aguilar, é a que eu estou lendo no momento

Reginaldo Pereira 19/03/2022minha estante
Bela reflexão!!!!??????

Kássio Meniglim 19/03/2022minha estante
Bacana, Carolina!
Tem um box na Amazon, com todas as obras dele, mas é uns 1200 reais. Estava esses dias por uns 700. Mas acabei comprando umas 4 obras dele, separadas. Então acho que vou continuar comprando conforme for lendo, rs.
Mas, bom saber! Obrigado!

Kássio Meniglim 19/03/2022minha estante
Valeu, Reginaldo. Bora ler tudo dele. Desafio lançado, kkkkk.

daisk valeria 06/05/2022minha estante
Uma dos melhores que já li , mas queria essa edição maravilhosa!!

Kássio Meniglim 07/05/2022minha estante
Essa edição ficou muito bem feita. Na estante fica lindão também, rs.
E realmente, este livro também é um dos meus favoritos!

Bárbara 22/06/2022minha estante
Comecei a ler hoje!

Kássio Meniglim 22/06/2022minha estante
Shooow!!!

Milena 27/03/2023

"Mente para mim, mas mente a teu modo..."
Crime e Castigo foi escrito em uma época imersa no niilismo e no relativismo ético, características que Dostoiévski incorporou no jovem protagonista Raskólnikov, que enfrenta diversos conflitos internos no decorrer na obra.

O crime que intitula o livro ocorre quando Raskólnikov decide matar uma velha usurária que, para ele, não passa de uma pessoa vil e cruel que em nada acrescenta à sociedade. No entanto, quando o crime não ocorre como o planejado, o jovem passa a ser atormentado pela própria consciência, sendo tomado pela febre e agitações ?irracionais?.

O castigo é, portanto, a consequência de seu crime e começa ainda no início da obra, enquanto o jovem é assolado por opostos morais, nos quais ele sofre por seus atos, mas, simultaneamente, tenta se eximir da responsabilidade.

Raskólnikov é um personagem extremamente complexo e dualista, capaz de gerar no leitor um misto de sentimentos. Ele é detestável em diversos momentos e surpreendentemente gentil em outros, características que demonstram o domínio de Dostoiévski na escrita dessa obra. Além dele, outros personagens se destacam durante a leitura, como Sônia, Razumíkhin, Dúnia, Svidrigáilov e, em especial, Porfiry, com quem Raskólnikov troca diálogos marcantes e apreensivos.

Um dos grandes acertos, na minha opinião, é a escolha narrativa do autor. Como o romance conta com um narrador onisciente, o leitor tem a visão real dos fatos, uma vez que a história é contada de forma imparcial e, portanto, confiável. Desse modo, a leitura se desenvolve de modo muito aprofundado, já que conhecemos os personagens como realmente são e a ?desconfiança? que geralmente cerca um narrador em primeira pessoa não se faz necessária.

Dostoiévski criou em sua obra um retrato primoroso e atemporal sobre a consciência humana, os contrastes sociais e a figura do indivíduo criminoso. Um livro denso e absolutamente indispensável.
Land Souza 27/03/2023minha estante
É um dos meus livros favoritos da vida ?

gabismont 24/11/2023

"Não, a mim é que eu matei e perdi-me sem remédio..."
Crime e Castigo é um dos últimos livros que li e, relendo algumas de minhas partes favoritas, refleti novamente sobre o impacto que este livro teve em mim.
Esse livro simplesmente alugou um triplex na minha cabeça. Dostoiévski explora o comportamento humano, além de refletir sobre as consequências da culpa, o sofrimento, a moralidade, a religião e também a absolvição.
A tortura psicológica, a culpa e a consequente loucura que afetam Raskólnikov levam a questionamentos sobre a própria natureza humana e nos induzem a imergir na insanidade do personagem durante da leitura; senti como se fosse consumida por toda a corrupção de Raskólnikov até alcançar a libertação junto à ele no final.
Sério, AMEI esse livro. Em algumas partes a leitura foi cansativa, mas o enredo e os personagens me cativaram muito. Ler este livro foi uma experiência que me marcou muito.
Canoff 24/11/2023minha estante
O melhor livro do Dostoiévski.

Guilherme.Monteiro 28/07/2020

Ações e consequências, sempre andam juntas...
Não tem como não se questionar durante a leitura desse livro, a cada acontecimento gera um debate diferente e por vezes complexos que não se tem respostas definitivas, e é aí a grande genialidade dessa obra prima. Dostoiévski é fantástico em sua escrita, a narrativa é fluída e sempre trás momentos incríveis, mesmo sendo uma história bem simples que gira em torno de um crime brutal. E a grande proeza do autor é nos mergulhar em um estudo complexo de personagem e em seus dilemas morais constantes e questionadores, o que vai tornando a trama cada vez mais interessante e intrigante ao decorrer do livro, e é um estudo de personagem extraordinário, pois as situações e indagações do protagonista poderia acontecer com qualquer um, independente se for um crime ou não, a noção do certo e o errado que o autor propõe é uma grande análise das fases de tormento de um homem e sua jornada em busca de redenção, mesmo que talvez isso não seja possível.
Primeiro Dostoiévski que leio e já me apaixonei pelo autor, não é atoa que esse livro é considerado uma das principais obras literárias do mundo.

izinha.mp4 13/09/2022

!
Os conflitos internos de Ródia são retratados com maestria, retratos estes que levam à inúmeras reflexões por parte do leitor.

Aprendi muito lendo Crime e Castigo, não é com surpresa que declaro que é meu livro favorito. Visto as situações por qual Raskólnikov passou, aprendemos que não somos capazes de mudar nossa vida interior com facilidade, porém, podemos estar constantemente corrigindo nossos erros - e começando nossa vida de novo aos olhos dos outros a cada instante.

E com persistência, assim como para Raskólnikov e para nós também, com o tempo, pode haver a redenção.

Janaina 19/11/2022

Simplesmente maravilhoso
É um dos livros mais ricos que eu já li até hoje.
A história pode ser lida de várias formas: como um romance policial só atendo aos fatos, como uma crítica social ou como tratado da natureza e psicologia humana.
Dostoiévski consegue envolver com uma trama e personagens marcantes; com certeza daqui 500 anos essa obra vai ser comentada. Vale muito a leitura, e com certeza uma releitura.
Natty 23/06/2023minha estante
A obra prima de Dostoiesvisk na minha opinião!!

Rafaela1643 28/09/2020

Dar outra nota (se não a nota máxima) nem entrou em questão.
A nota é máxima. A recomendação também. É fácil de ler, mas também complexo. Em suma, leiam!!!

Dostoiévski fica com a gente eternamente e de formas diferentes.
Alícia 28/09/2020minha estante
super com vontade de ler esse ??

Rafaela1643 29/09/2020minha estante
Pois leia, Alicia! É incrível! Me fale depois o que achou!

Alícia 29/09/2020minha estante
Digo sim, Rafa!!