Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Yngrid 09/02/2023

Romance psicológico
Acredito que muitos tem uma ideia pré concebida sobre o livro antes de lê-lo, Crime e castigo é aquele tipo de livro que você pensa que vai ter um coisa, mas na verdade ele te entrega algo totalmente diferente. Ele fala muito sobre o psicológico que o protagonista está vivendo, seus tormentos, sua instabilidade, sua raiva por tudo e por todos. Sinceramente, amei essa pegada do livro, e vi que comecei o ano com chave de ouro. 10/10.

Siqmari 20/01/2024

O livro gira totalmente em volta do quão cinza pode ser as motivações de um assassinato e se o assassino é "bom ou ruim", e eu coloco em aspas porque o autor não parece ver o mundo tão preto no branco como esses conceitos de índole são. O desenvolvimento da percepção do ppersonagem perante o que ele faz nos coloca em posição de ponderar se teríamos as mesmas atitudes.

Os fatos e os personagens desempenham papéis essenciais para que o autor do crime encontrasse em si mesmo um caminho para fora do próprio infortúnio - apesar de alguns diálogos não serem tão essenciais assim, o que me levou a tirar meia estrela -, dando vida para a cidade de Petersburgo. Todas as crueldades, os vícios, as caridades, uniões e solidões tiram sua ideia de distância por ser "só uma cidade russa" e te transportam para lá como se você próprio morasse em uma daquelas pensões.

Dostoievski faz um trabalho espetacular moldando as vontades que movem as personagens, nenhuma ideia surge grande e é realizada, todas são plantadas nas mentes dos envolvidos e vao brotando, criando raízes, até darem os frutos a serem comidos.

Gleis 28/12/2021

Crime e Castigo
Talvez essa seja a obra de Dostoiévski que eu li mais rápido,3 dias, sofrendo e desesperando com a agonia de Raskólnikov.
Quando o li pela primeira vez, devorei páginas e mais páginas de uma narrativa de um crime cometido talvez por ego.
Em 2021, retomo a obra, com um outro olhar, com o estudo dirigido, pude notar as sutilezas que Dostoiévski coloca na narrativa.
Sinceramente é a minha obra favorita, Raskólnikov é um personagem que transborda a realidade da vida humana, assim como os demais.
Não consigo mensurar o quanto esse livro é grandioso e o quanto pode influenciar até mesmo nos estudos psicanalíticos de Freud.
A Psicóloga Maria Camila Moura faz um trabalho excelente com a leitura dirigida da obra.
Fica a dica para todos que quiserem conhecer mais dessa grandiosa obra:

Michel Pinto Costa 04/04/2020

Clássico
Tantas coisas para escrever dessa obra.
É, realmente, um grande clássico da literatura.
Personagens desenvolvidos psicologicamente com maestria.
Este livro me olhou e disse: eu vou te levar para a quarentena e você vai me ler.

AndrA65 29/04/2021

Napoleão x pessoa comum. Um tem mais direito que o outro?
Um narrativa fantástica pela mente do protagonista de Dostoiévski nos deixa vidrados na história, enfim, qual padrão moral ele seguirá afinal?
Aceitará o crime que cometeu ou aceitará o castigo que tal ato "demanda".
Por que o mundo perdoa pessoas como Napoleão e pune as pessoas do dia a dia?
Livro essencial da literatura russa, embaralhei-me um pouco com os nomes dos personagens em russo, mas de resto foi ótima leitura.

Alan kleber 05/12/2023

"Tu derramaste sangue".
Mergulhar nas páginas de "Crime e Castigo" de Dostoiévski foi uma jornada pela psique humana em sua forma mais crua e desafiadora. Nessa saga russa, somos apresentados a Ródion Raskolnikov, um ex-estudante mergulhado em suas próprias inquietações filosóficas, conduzido a cometer um crime para provar sua teoria de que os homens extraordinários têm o direito de quebrar as barreiras morais em busca de um bem maior.

Raskolnikov, o protagonista atormentado, é uma dualidade fascinante de orgulho intelectual e angústia moral. Sua teoria, influenciada por Nietzsche e outros pensadores, lança uma sombra sobre a narrativa, desafiando a noção convencional do que é certo ou errado. A trama se desenrola em meio a personagens tão ricos em complexidade quanto a mente de Raskolnikov.

Sônia, a piedosa prostituta, e Porfíri Petrovitch, o astuto investigador, orbitam em torno de Raskolnikov, revelando a tensão moral que permeia cada página. A teia filosófica de Dostoiévski destaca a batalha interna do protagonista, onde a teoria grandiosa se choca com a realidade moral, levando-o a um abismo de culpa e remorso.

A medida que a trama se desenrola, a complexidade moral ganha contornos mais profundos. Raskolnikov, afundado em um mar de dilemas éticos, enfrenta a cruel realidade de suas ações. A teoria grandiosa, inicialmente convincente em sua mente intelectual, desmorona diante das consequências tangíveis.

A narrativa não se limita a um jogo de certo e errado; ela mergulha nas profundezas da alma humana, desafiando-nos a questionar nossas próprias convicções morais. A tensão entre a teoria e a prática, entre o racional e o emocional, cria uma tapeçaria complexa que ecoa para além do tempo e do espaço.

Dostoiévski, habilidoso em sua exploração filosófica, nos confronta com a inerente dualidade do homem. Os personagens são peças intrincadas desse quebra-cabeça moral, cada um contribuindo para a tessitura da trama. Sônia, com sua devoção inabalável, emerge como um farol ético, lançando luz sobre as sombras da alma atormentada de Raskolnikov.

A história possui uma complexidade moral que atravessa gerações, ultrapassa fronteiras culturais e permanece como uma reflexão atemporal sobre a humanidade. Dostoiévski, com sua escrita magistral, convida-nos a explorar os labirintos da moralidade, oferecendo não apenas uma leitura cativante, mas uma experiência filosófica que desafia e enriquece nossa compreensão do que significa ser humano. Ao concluir a leitura, lembramo-nos de que a moralidade, em sua complexidade, continua sendo uma jornada constante e universal para entender a essência intricada da existência humana.

Calebe 08/09/2021

"que vida sem graça, vou ali mata uma véia"
ai ai por onde começar? Se eu pudesse dar infinitas estrelas aqui eu dava. Esse é sem sobra de dúvidas um dos melhores livros que eu já li na minha vida, a cada página que passava eu pensava "não tem como esse livro ficar melhor do que já tá" e era constantemente provado que era possível sim, ah e como é possível.

Crime e Castigo conta a história do ex-estudante Raskolnikov que largou os estudos por falta de dinheiro e resolve matar e saquear uma véia usurária já que ele se acha no direito de fazer isso e praticamente o livro todo trata dos das consequências que vieram desse crime, vulgo o castigo.

Os personagens desse livro são incrivelmente cativantes e interessantes de se ler, desde o orgulhoso Raskolnikov, o bom Razumíkin, a pobre Sônia, até o VACILÃO do Svidrigáilov. não teve um segundo sequer que eu me senti entediado lendo esse livro, os diálogos gigantescos e os monólogos não são para todos mas eu particularmente adorei.
Acabei o livro feliz e com o coração quentinho, não quero dar mais spoilers do que já dei, mas eu amei o final, é muito bom.

Ah e eu ainda estou traumatizado com o sonho da égua, se você ler vai ficar também.
taina.carolini. 08/09/2021minha estante
Melhor título de resenha kkkkk

Fran.5s 08/09/2021minha estante
Odiei esse sonho tbm

Jéssica 01/02/2021

Seria a culpa a pior das prisões?
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas. Na verdade, eu não dava nada por ele, por puro pré-conceito mesmo. Mas me surpreendi muito com a leitura. Dotoiévski narra os acontecimentos de maneira tão fluída que nos prende à leitura desde o início. Mas, apesar desta característica de fluidez, achei o livro meio denso, talvez por conta da temática que ele aborda e de todo o teor filosófico e psicológico que ele tem.

Ródia é um personagem perturbado e Dotoiévski desnuda ele da cabeça aos pés para os leitores, de modo que sentimos, pensamos e compartilhamos das suas angústias, perturbação, delírios e frieza dos seus atos. Ao cometer o assassinato, ele ficou tão azoado e paranoico com receio de ser pego, que acredito que esse foi o verdadeiro castigo por seu crime. Ninguém comporta uma mente culpada.
César Fernandes 01/02/2021minha estante
Eu passei para a segunda parte do livro quando irá começar, imagino, as desventuras de Raskolnikov após o assassinato. Estou lendo a nova tradução feita diretamente do russo.

Jéssica 01/02/2021minha estante
Tá gostando? Essa tradução da 34 também é uma tradução direta.

César Fernandes 01/02/2021minha estante
Sim, é uma narrativa que nos prende. Eu tenho também essa edição da 34 no box do Dostoievski

Jéssica 01/02/2021minha estante
Legal!! ?

Caroline457 31/05/2023

Um crime de ideias e um castigo psicológico
"Crime e Castigo" apesar de ser extenso e de me proporcionar, de início, uma certa dificuldade com os nomes, conseguiu me prender da primeira à última página com toda a sua genialidade. O enredo nos permite uma leitura imersiva, o que se dá principalmente por conta da existência de inúmeras descrições psicológicas e questionamentos que nos permitem explorar os personagens de maneira mais profunda. Além disso, o livro também aborda tópicos como a miséria, pobreza, desigualdades sociais e apresenta o homem como uma vítima de seu meio.

Ao longo do romance, podemos observar Raskolnikov assumindo seu sofrimento através de seu drama interior, onde passa por altos e baixos por conta de sua consciência e arrependimento. Tive a percepção de que Raskolnikov vivia em um espaço sombrio e extremamente sufocante, pequeno demais para caber toda a sua dor e tormenta.

Este livro superou todas as minhas expectativas que, aliás, já eram altíssimas. Já havia lido algumas obras do Dostoiévski anteriormente, no entanto nenhuma delas era da sua fase madura como Crime e Castigo, que acabou se tornando o meu favorito do autor até o momento e despertou em mim, um interesse enorme nas suas demais obras.

Sobre a história em si, não acho que deva falar muito sobre para não influenciar nas suas experiências. Enfim, leiam e tirem suas próprias conclusões, vale muito a pena!

"Eu sou mau, estou vendo um sinal pensava ele de si para si, ao cabo de um minuto envergonhado pelo seu gesto agastado para Dúnia. - elas mesmas me amam tanto se eu não mereço isso? Oh, se eu fosse sozinho e ninguém me amasse, e eu mesmo não amasse ninguém!"

Senhorita Tom Tom 21/06/2020

Sobre a obra
Intensa. Muito intensa. Durante a leitura duvidei de minha própria sanidade, mergulhei tão fundo que por alguns instantes esqueci que estava lendo, era mais como se estivesse vivendo... Intenso.

Lukedo 03/12/2020

O livro tem, provavelmente, uma das melhores propostas que eu já vi. Alguém com síndrome de grandeza decide cometer um assassinato, e agora tem que lidar com o peso e a culpa dos seus crimes.
A questão aqui é a execução dessa proposta. O livro foi publicado como uma novela, e por isso, parece que se estende mais do que deveria em certas partes, desanimando um pouco na leitura. Independente dessa pequena crítica, acho esse um dos melhores romances que já li. O final também é extremamente satisfatório.

devil's habit 31/03/2021

um livro complexo cheio de filosofias que levam o leitor a mergulhar profundamente nesta leitura, passamos o livro inteiro acompanhando a consciência do personagem principal, acompanhando o que o levou a cometer um crime e tudo que ocorre depois, uma leitura prazerosa e necessária