City of Fortune

City of Fortune Roger Crowley

Resenhas - City of Fortune

Igor13 27/03/2018

Quanta informação eu ignorava totalmente...
Terceiro livro de Roger Crowley e não me decepcionei.

Associamos Veneza a turismo e romantismo, mas não sabia realmente da importância histórica dessa cidade-estado.

Cruzadas, grandes líderes, batalhas navais, competição com Gênova, massacres, espionagem, trabalhos artísticos, dramas pessoais, Marco Polo, a queda de Constantinopla em 1453, expansão do Islã, comércio e geopolítica medieval. O livro aborda todos os aspectos de uma forma muito interessante e intensa.

Por que não dei nota 5? Achei meio cansativos em alguns momentos. O autor aborda tantas dimensões da cidade-estado que confunde e exige concentração para acompanhar. Recomendo acompanhar no mapa da região pra entender as rotas marítimas e sobre as regiões que o livro descreve. Pra quem não tem intimidade com a geografia do mediterrâneo é uma aula a parte.

Uma dica é a leitura do livro sobre Marco Polo (Marco Polo - por Laurence Bergreen). Comecei porque ele era veneziano e fazia sentido entender o que ocorria no século XIII ao leste de Veneza e Constantinopla. Veja bem, este não é o livro ditado por Marco, mas uma análise e critica do livro sobre a viagem. Ainda estou em 1/3 e gostando bastante.