A Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores Eva Heller

Resenhas - A psicologia das cores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vanessa.Issa 12/01/2017

Peguei esse livro achando que eu fosse só consultar algumas páginas, ver o que significava cada cor e depois largar... Mas, não! É tão interessante que li inteiro!

Em cada capítulo, são apresentadas informações sobre uma cor diferente. Aprendemos seu significado, vemos sua importância na história da humanidade, imagens, efeitos que causam em pessoas (e até em animais), resultados de pesquisas de opinião, nomes relacionados às cores, etc. Uma das partes que eu mais gostei foi a que mostra as cores mais apropriadas para letreiros, combinando o texto e o fundo, de modo que o leitor vá conseguir enxergar de forma legível e, ao mesmo tempo, captar inconscientemente e mensagem transmitida pela cor.
tiago_costan 24/03/2020minha estante
Por que 4 estrelas?

Vanessa.Issa 24/03/2020minha estante
Porque só dou 5 estrelas para livros que realmente mexem com as minhas emoções, livros que quero ter pro resto da vida. Acho que a análise com estrelas é algo muito subjetivo, por isso gosto de deixar meus comentários também. E, como pode ver, gostei muito desse.

tiago_costan 24/03/2020minha estante
Entendi. ?

Lia 28/07/2022

Eu definitivamente não seria amiga de Goethe. Goethe é um autor que Heller se "baseou" para montar esse livro, e durante todos os capítulos compara a opinião dele sobre as cores com os resultados dela. O cara era prepotente, se achava melhor que Einstein e achava que só ele tinha bom gosto.
A fonte desse livro é a pesquisa da autora baseando em 160 conceitos, sejam eles sentimentos, coisas, características, etc, e cada pessoa que respondeu a pesquisa associou uma cor a cada conceito. Alguns fizeram muito sentido pra mim, enquanto outros não. Mas isso é normal, já que cada um interpreta a cor de acordo com seu próprio psicológico e histórico de vida. Adorei como a autora encheu os conceitos de artes históricas e contou muitas curiosidades do passado atreladas a elas que nem poderia imaginar.

Karina Paidosz 10/01/2024

Tantos detalhes nos são despercebidos, a luta pelas cores existirem, os fatos curiosos por nossas escolhas diárias em escolher cores, é parar para pensar o quanto as cores influenciam em nossa vida. Sejam em ambientes, vestuários, o céu, etc.

Já tinha um encanto com cores, agora ainda mais.

Pic 03/08/2021

Baum demais
Muito informativo, claro e cheio de exemplos. A autora conta historias e aciona percepções que você mesmo tem mas nunca tinha reparado. Recomendo para estudantes da área de comunicação, psicologia, artes e design.

Alterou a maneira que percebo produtos, propagandas, design de personagens em filmes de animação e até mesmo o jeito que interpreto personagens de livro de acordo c suas descrições (não eh atoa q os olhos do Rhys são violeta ?)

Fica a dica, esse livro eh top.

Nati Ozol - @natiozolle 27/04/2021

Pra quem gosta de curiosidades
Não faço design, moda, arquitetura nem nada do tipo mas me meti a ler esse livro e: gostei. Nunca tinha parado minha vida pra pensar sobre cores, e lendo esse livro pensei sobre cada uma delas por um tempo considerável. Cada capítulo se aprofunda em um dos tons, explicando sua simbologia, seu efeito, sua história, sua importância. O resultado são vaaarias curiosidades que voce pode largar em um almoço de domingo e pagar de inteligente. Recomendo, só não dei 5 estrelas porque em algumas partes ele é chatinho. Tipo no final eu já tava de saco cheio e fui pulando uns capítulos hehe

Nathalia569 29/11/2023

Certamente uma leitura incrível!
Já tinha alguns anos que eu queria ler esse livro sobre as cores. Sempre acreditei que por trás das roupas, das obras de artes, esculturas e história, as cores teriam um significado.

Não se diminuindo apenas na cor mas sim em todo o contexto e significado que carrega. Aos que vêem apenas a cor laranja, vermelho ou azul, saibam que existe um propósito para aquela cor ter sido escolhida.

Foram diversas histórias lidas durante a leitura do livro "A Psicologia das Cores". A época do catolicismo, descobrimento das culturas,
exploração por terras desconhecidas, roupas
mais valiosas do que jóias, comportamentos influenciados e nos mais diversos exemplos que eu poderia citar.

Certamente um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que admiram a arte, música, cultura, moda e os mais diversos contextos que as cores geram influência e valor.

Recomendo demais!!!

Isabella.Oliveira 17/08/2020

Muito bom!!!
Eu achei que o livro teria mais elementos aplicados ao design, mas conta mais sobre a história de cada cor é bem interessante.

Lucas.Santos 21/04/2021

O conteúdo realmente é muito bom. A autora faz um bom apanhado histórico e cultural e a organização faz bastante sentido. A minha única crítica é que a autora as vezes apresenta fatos que parecem muito mais opiniões, mas no geral é bem embasado. O índice no final é muito útil para consultas depois da leitura. Vale a pena ter
Alex Perdomo 07/02/2024minha estante
também senti igual, alguns "fatos" sem base aqui e ali.

lelecanales 27/04/2023

Quando você decide estudar psicologia das cores, existem alguns caminhos que pode seguir.

Pode estudar a cor, a cultura e a criatividade; pode estudar a cor na natureza e o impacto disso em nossas vidas; pode estudar os artigos e livros de Saussurre, Carl Jung, Johann Wolfgang von Goethe, e por aí vai.

Eu sou bem sincera em dizer que esse assunto me atrai muito, e por isso eu estudei uma p*rrada de livros e artigos científicos atrás de explicações mais profundas sobre as cores.

?? E este foi o melhor livro que eu encontrei.

Não só o melhor livro sobre psicologia das cores, ou sobre cores, mas um dos melhores livros que eu já li. Este é o tipo de livro tão rico em informação e em conhecimento que você passa por várias epifanias no meio dele, onde para e dá aquela ?respirada? pra absorver tanto conteúdo bom.

MUITO obrigada Eva, por essa obra prima! ?

Meu novo estudo!
Psicologia das cores.

você já leu este livro?
Se você já leu me conta aqui! Senão coloca na sua lista que vale muito a pena!

??????????

Lisa 16/04/2023

Ótimo para aprofundamento
Para quem busca uma fonte de pesquisa sobre todo o efeito psicológico causado pelas cores, recomendo demais esse livro. Comecei a ler apenas com o propósito de uma breve pesquisa, mas acabei lendo por completo devido à riqueza de detalhes. Foi uma ótima forma de me aprofundar mais no assunto, que é de extrema importância para todos aqueles que são ou serão designers, assim como eu.

Fabi 05/11/2020

Surpreende
O livro não é para você consultar, quando precisa. Ele é para ser lido MESMO, tem conteúdo, não é apenas um amontoado de informações

MaLu 02/12/2021

É bom até a metade
Comecei o livro com pouquíssimas expectativa, imaginando que seria uma leitura muito técnica, mas me surpreendi, as primeiras cores foram muito interessante. A presença de curiosidades sobre cada tema traz muito leveza para a leitura.
O livro possui diversas imagens para ilustrar o que é descrito, o que ajuda muito na interpretação.
Chegando ao final a leitura se tornou maçante, quase não apareciam mais curiosidades sobre as cores. Precisei de muita força de vontade para terminar.

Sofá pra Um 03/08/2020

Livro muito bom pra entender mais sobre o efeito das cores nas pessoas, o livro tem um excelente embasamento histórico e trás uma pesquisa extensiva do uso das cores na história. Excelente!

Cibeli Sebajes 15/04/2021

A vida ganhou mais cores
Este é um daqueles livros que todos deveriam ler, independente da área, não precisava ser da psicologia pra a leitura fluir, e o tanto de conhecimento histórico que se ganha com a leitura desse livro pra além do efeito psicológico das cores é maravilhoso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5