A Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores Eva Heller

Resenhas - A psicologia das cores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

°Patt~Siilva° 26/03/2023

A psicologia das cores ou "a mentalidade das pessoas"?
Na tradução no Brasil, ficou como "A psicologia das cores", com subtítulo "Como as cores afetam a emoção e a razão" (que é o mais próximo do título original em Alemão, segundo o tradutor no Google).

Minha opinião, é que a proposta do livro, estaria mais para a "história da cores", na cultura e sociedade, através dos séculos.

É um livro interessante, mas foi um leitura bem lenta, pois em alguns trechos, ficava entediante.

Para os profissionais de artes e design, é bem interessante, mostra como as cores tem certa influencia no psicológico das pessoas.

Gaabs7 15/01/2023

Tudo o que você precisa saber sobre "cores"
Essa é uma obra completa que traz informações históricas sobre nomes de origens das cores e como elas surgiram. A obra fala também sobre como alguns países trazem significados distintos sobre cada uma delas.

AnaLuíza 27/12/2022

Esquemas de cor
Livro de consulta, pra ler uma vez e ir buscar esquemas de cor depois. Explica a sensação e contexto histórico de cada cor

Naiara 20/10/2022

Tanto conhecimento sobre as cores trazido desde quando se tem noticias de onde cada uma surgiu..
conforme fui avançando as paginas, comentei sobre algumas coisas que achei muito interessante para pessoas que convivem comigo, fui levada como mentirosa rsrsrs..

Isso me fez refletir como o que era casual e corriqueiro no passado, hoje é tido como absurdo porque as crenças socadas na nossa cabeça de como tudo era, nao leva em conta o local onde acontecia e as diferentes situaçoes ocorridas na epoca.. pra mim é muito claro, estamos emburrecendo, nao entendemos vontades e crenças que temos, de onde sugiu alguns medos e alguns querer.. somos constantemente iludidos e enganados como massa burra e fazemos bem nosso papel..

O livro é perfeito, tras varias situaçoes que fica claro como tive alguns falsos achismos sobre como as coisas ocorreram, nao é sobre cor, é sobre a sociedade em um todo desde os primordios, aprendendo sobre pessoas usando as cores como base..

O livro fala sobre cada cor na historia, tenta mostrar de forma prazerosa as crenças, como é vista em varias culturas, sem diminuir nem engrandecer nada, pura historia..

Neste livro voce aprende realmente a olhar alem das cores e com um pouco de observaçao se da conta de como somos enganados ainda hoje com truque de cores rs

Vou guardar ele pro resto da vida, é uma cultura ambulante, essencial, maravilhoso..

Alexson.Almeida 15/10/2022

Mais sobre as cores
Temos aqui uma obra que compila conhecimentos da psicologia, história e artes acerca das várias cores que nos cercar. Dividos por seções das cores e capítulos com títulos bem autoexplicativos, essa é uma experiência super agradável para aqueles que querem entender mais sobre o efeitos das cores em nossa mente.

VitAria1280 05/10/2022

Decepção pessoal
Psicologia das Cores é, sem sombra de dúvidas, uma leitura completa. Aborda o surgimento das cores (pigmento), a história e uso destas, bem como suas combinações e a percepção do outro sobre tais combinações, trazendo assim fatos históricos e sociais sobre as cores, bem como imagens de apoio para exemplificações.

A divisão dos capítulos é feita por cores, cada qual com o seu capítulo, o que ajuda a contemplar por completo uma cor antes de passar para a próxima. A leitura é fácil e fluída.

Mesmo com estes pontos positivos a leitura (ao menos para mim) deixou a desejar, esperava fatos psicológicos sobre as cores, os efeitos que causam em nós e nossa percepção de cada uma alguém do fatos histórico-social (que por sinal é muito bem explicado). Apenas algumas cores foram "debatidas" em um âmbito mais interior - e talvez mais "sem chão" - e ainda assim, por pouco tempo. Entendo que o fator psicológico, em diversas vertentes/áreas vem acompanhado do social, mas ainda assim esperava algo mais puxado para o nosso interior do que o exterior e o histórico-social.

O livro em si é muito informativo e útil, porém diferente do que eu esperava, por isso uma decepção pessoal.

Bia 26/01/2022

O livro é bom pra quem busca estudar sobre a história das cores, n achei q tem muito sobre "a psicologia das cores" nele, mas isso n o fez ser chato.A história de cada cor e a percepção das pessoas sobre elas deixa ele interessante e acabei me envolvendo nas histórias.Tem bastante enrolação tbm, algumas vezes fiquei com preguiça e pulei algumas páginas...mas é uma boa pra quem gosta de artes e história.

Feliky 07/03/2024

Pelo amor de deus não confunda teoria com psicologia
É um livro de psicologia das cores, não de teoria das cores. Sim, isso é óbvio pelo título, mas fiquei sabendo que teve gente que comprou pensando que era teoria e se decepcionou. NÃO é a mesma coisa, gente!!!

O livro enfoca mais em como as cores são cultural e emocionalmente percebidas pelas pessoas, não é um passo a passo de design nem te ensinando a como usar cores nos seus desenhos nem nada assim. É bastante interessante e tem várias informações legais que eu não sabia, embora seja bom ressaltar que, como a própria autora chega a dizer em dado momento, esse aspecto psicológico das cores é um negócio muito incerto, então não leve isso como uma verdade indiscutível. O ponto fraco é que é escrito por Eva Heller apenas, então a percepção da coisa toda é limitada apenas a visão dela...e para um livro que fala sobre percepção CULTURAL das cores, bem...realmente limita a coisa toda.

Mas achei bom sim, não me arrependi de ler.

Tai 31/01/2022

Cores são detalhes importantes que podem ser usadas pra expressar o que desejamos. Que impressão você quer causar?

Juliana 29/04/2022

Surpreendente!
Eva Heller nos apresenta as cores com base na história dos pigmentos e como foram transcendendo no nosso dia a dia. Sensacional!

Rhuan 09/01/2022

Subestimei o livro.
Comecei a ler achando que seria algo muito técnico, e não deixa de ser, mas além de trazer a parte teórica por trás é muito interessante como o livro tenta te mostrar através de curiosidade como uma mesma cor que podia representar o pecado, pode representar a humildade em uma religião, como cada cultura interpreta diferente uma cor e o motivo disso.

romulorocha 12/01/2021

A Psicologia das cores, de Eva Heller - Nota 8,0/10.
Eva Heller foi uma escritora e cientista social alemã que dedicou boa parte da sua vida aos estudos envolvendo as cores e as relações sociais. A Psicologia das cores é seu primeiro livro publicado no Brasil pela editora Gustavo Gili (GG), em 2013.
Em A Psicologia das cores o leitor irá se deparar com um profícuo universo de documentos e informações sobre as treze cores mais comuns ao longo da história. A autora descreve não só dados sobre a origem e composição das cores, mas alguns contextos históricos nos quais estas cores eram representadas tanto nas sociedades ocidentais quanto orientais. A relação das cores com o humor e o aspecto emocional é outro fator muito bem explorado no livro, principalmente sob a ótica da ?teoria das cores? de Goethe.
O livro possui uma linguagem bastante fluida e uma riqueza de conteúdo sobre o tema que propõe. Indico o livro a todos que tem interesse por cores, vocês irão curtir demais.
Minha única ressalva foi a de que senti falta de mais referências quando a autora expõe sobre as abordagens psicológicas que utilizam terapias cromáticas, e também senti falta de um fechamento do livro. Ele acaba sem conclusão ou consideração final alguma, o que me deixou um pouco frustrado no final.
?Uma regra básica da Psicologia da percepção: vemos sempre somente o que sabemos. Os que vierem a ler este livro passarão a ver muito mais cores do que antes?.

Pam 20/09/2022

É bem interessante, é bom se informar de como as cores influencia em basicamente tudo. O livro destaca as cores desde contextos religiosos para o dia a dia e pensamentos.

Gostei do livro, mas eu tive que literalmente engolir ele. Pois é muita informação, e acaba sendo pesado.

Gabimartins7 23/11/2023

Contém muito conhecimento
É um livro de estudo, tem muitos conhecimentos de diversas áreas. De história até psicologia. Entendemos vários aspectos de cada cor e como ela nos impacta. Muito bom

1 | 2 | 3 | 4 | 5