Quando o Sofrimento Bater À Sua Porta

Quando o Sofrimento Bater À Sua Porta Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Quando o Sofrimento Bater À Sua Porta

Julia.Galuppo 22/07/2021

Para ler com calma e a mente aberta. Repensar seus atos, medos e sofrimentos. O padre Fábio de Melo muito ensina!
Huender 29/08/2022minha estante
Em resumo. Bateu deixe entrar e encontrará uma forma de lidar com ele (sofrimento).

Psicoterapeuta 21/01/2021

Indicação para quem
Varias facetas do sofrimento para aprender a lidar e se relacionar com ele e como pode nos fortalecer

Nati 01/03/2023

QUANDO O SOFRIMENTO BATER A SUA PORTA, é melhor abrir?
O que sofremos passa a nos transformar, pois nos coloca no altar da vida, para que Deus nos recolha como oferenda agradável aos seus olhos. Somos como o pão e o vinho, e em Cristo seremos transformados.

Dessa forma, o sofrimento nunca será em vão, porque sempre haverá nele uma ocasião de transformação. É só descobrir.
É claro que se pudéssemos escolher, escolheríamos não sofrer. Mas não há como mudar essa regra - o sofrimento humano é natural, é inevitável. Em algum momento da vida, ele nos esbarrará.

O importante é não nos rendermos ao seu
possível espírito destruidor. Para isso, é preciso manter viva a chama da esperança. Sofrer sim, mas sofrer apenas por causas que mereçam o nosso sofrimento. Sofrer, mas buscar o sentido oculto que está por detrás das profusas ramagens dos absurdos.

Porque tão importante quanto não fechar a porta para os sofrimentos é não impedir, depois, a entrada das alegrias..

Marcicleide.Moraes 04/07/2020

Maravilhoso
Padre Fábio de Melo nos convida a ver o sofrimento pelo ângulo positivo para que possamos mudar, crescer e seguir em frente.

Kalica.Valentin 05/06/2023

Me surpreendi positivamente com esse livro, aprendi tanta coisa, a escrita é linda e não vejo a hora de ler mais livros do Melo

maryurcat 15/12/2022

quando o sofrimentos bater à sua porta
"Quando o sofrimento bater à sua porta... é melhor abrir."

o que se esperar desse livro quando o começo dele já diz tudo?

Clara Mítia 30/11/2013

Quando o sofrimento bater à sua porta - Pe. Fábio de Melo
"Toc, toc, toc!"
Quem é?

Sempre esperamos por visitas. É sempre uma alegria abrir a porta ao que esperamos. Seja bem-vindo o amor, a alegria, os amigos, as conquistas, a paz!
Mas quando é o sofrimento quem bate à porta? Se não o convidamos a adentrar ele força as janelas, entope os ralos, faz faltar água nas torneiras e resseca o jardim.
Uma vez ele dentro, é preciso coragem para encarar a frieza dos seus olhos e a fraqueza dos nossos limites.
Não adianta sufocá-lo com perguntas intermináveis. Nem sempre ele responderá. Nem sempre as respostas devolverão quem se foi. Às vezes a melhor maneira de estancar o sangramento é aprender a conviver com as perguntas...

Talvez seja esta a proposta desse livro belíssimo do Pe. Fábio de Melo.

Leitura recomendada a quem está aprendendo a se deliciar com os limites da humanidade, mesmo que ela englobe a visita do tão inevitável sofrimento.

"E se o sofrimento bater à sua porta? É melhor abrir..."

Margô 05/08/2014

Imaginem um livro que começa com essas palavras:
Quando o sofrimento bater à sua porta ...
... é melhor abrir.
Instigante, não é mesmo? Pois é ... neste livro o autor aborda através de histórias reais as diversas causas que levam o ser humano a permanecer em um sofrimento muitas vezes desnecessário. Não que não devemos sofrer diante de uma perda, de uma deficiência, mas que devemos saber como e por quanto tempo este sofrimento deve fazer parte da nossa vida.
Difícil não se identificar com um ou outro personagem e suas histórias, são tantas; através delas podemos perceber que, a nossa dor que muitas vezes parece ser maior que a de todos, não é nada comparada as narradas no livro.
Uma leitura que se torna gostosa, não é cansativa pois o autor utiliza um vocabulário simples, muito claro e objetivo. E para os amantes de músicas e poesias (assim como eu) a leitura se torna ainda mais atrativa, pois ele utiliza no contexto trechos de músicas, pensamentos e poesias de autores conceituados e algumas de sua própria autoria.

Um livro que apesar de ser escrito por um religioso, Pe.Fábio não tenta converter o leitor com discursos bíblicos, com certeza esta não é sua intenção. O que ele almeja é tocar o coração das pessoas para que se tornem mais humanas, a partir da própria experiência do sofrimento; ou do próximo. Portanto, deixo esta dica, ninguém vai sair convertido, mas com certeza mais humano depois da leitura.

Como não podia deixar, destaquei duas poesias dentre tantas:

Antes de chorar sobre os limites que possui,

antes de reclamar de suas inadequações,
aceita o desafio de pousar os olhos
sobre este aparente estado de fraqueza,
e ouse acreditar,

que mesmo em estradas de
pavimentações
precárias,
há sempre um destino que poderá nos levar
ao local onde o sol se põe

tão cheio de beleza.

*** Fábio de Melo

E é nisto que se resume o sofrimento:
cai a flor - e deixa o perfume
no vento!

*** Cecília Meireles

E com estas palavras Pe.Fábio finaliza: Sofrer, mas nunca esquecer que depois da tempestade há sempre um sol preparado, pronto para brilhar e nos dourar com sua luz tão envolvente.

Porque tão importante quanto não fechar a porta para os sofrimento é não impedir, depois, a entrada das alegrias...

Iana Moura 07/11/2022

Acolher o sofrimento
Livro que abriu os meus olhos para ressignificar o sofrimento. É no sofrimento que adquirimos os maiores aprendizados das nossas vidas, e não falo aqui apenas do nosso próprio sofrimento, mas também do sofrimento do outro.

Lucia 11/07/2009

Saber sofrer
O sofrimento é inevitável. Permanecer no sofrimento é opcional. Precisamos saber o sofrimento que vale a pena ser sofrido para não sofrermos à toa. Saber sofrer é administrar os problemas que nos afetam pois com toda certeza são eles que nos tornam melhores. Problema e solução, para qual deles devemos direcionar nosso foco? Vivemos mergulhados tanto no problema que esquecemos de avaliar a solução, que muitas vezes está ao lado ou bem na nossa frente.

matheushlm 09/05/2020

Livro bom. Algumas partes cansativas demais em diferentes aspectos que podem agradar a uns, mas comigo não rolou. Contudo, o livro tem muitos trechos bons.
Recomendável p quem gosta de religião.

Virgínia 04/05/2010

Aprendizagem...
Não gosto muito desse tipo de livro, mas esse em particular tirei boas lições, o livro fala de um tema dificil, mas de forma realista, não como outros que dizem que você deve superar, nesse diz que você deve enfrentar e a importância que isso representa.Gostei da forma como o Pe. Fábio de Melo desenvolve a história, e pretendo ler outros livros dele.

Fernanda309 13/04/2019

Comentários sobre Quando o sofrimento bater à sua porta
Foi minha primeira leitura do Pe. Fábio de Melo, cujas pregações e músicas já admirava. O livro é contado a partir de reflexões e experiências do padre, como se ele estivesse conversando com o leitor. A linguagem é fluida, apesar de rebuscada, embora no início ache que ele deu muitas voltas, tornando-se repetitivo. No entando, a medida que acompanhamos o raciocínio dele em relação a necessidade de encararmos o sofrimento e dele tirarmos lições de vida; envolvemo-nos com os relatos e em um piscar de olhos, o livro termina. Marquei várias quotes que pretendo reler e reler e reler até absorver as lições da leitura.

kau 18/04/2021

Todos deveriam ler
Meu livro da vida que indico p todo mundo, um aconchego de Deus na alma! Deus me pegou no colo e abraçou quando li ?? Obrigada Padre Fábio por ser canal de graça na minha vida

Dsasami 30/08/2016

Quando o Sofrimento Bater a sua Porta ....
....É melhor abrir...
O livro começa de maneira instigante, de forma bem simples mostra que não é possível fugir do sofrimento, em algum momento da vida ela chega e precisa ser vivida, mas uma hora é preciso tomar uma decisão ... permanecer no sofrimento, ou aprender e crescer com ele.
Recomendo o livro para esta sofrendo e quem não está. Ótima leitura.