Kafka - vida e obra

Kafka - vida e obra Leandro Konder

Resenhas - Kafka - vida e obra

Isaias 07/01/2024

O mundo representado nas obras de Kafka é o nosso mundo.
"Kafka foi um escrito tcheco, dotado de um temperamento introvertido e extraordinariamente sensível, que escreveu numerosas estórias estranhas, nas quais a ação se passa em meio a um clima de pesadelo e nas quais ocorrem coisas ao mesmo tempo lógicas e absurdas." (p.198)

Escrito por Leandro Konder e publicado em 1974, "Kafka: Vida e Obra" serve como boa introdução àqueles que desejam compreender melhor a produção literária do autor tcheco. O livro é divido entre breves análises de algumas obras e comentários sobre a vida privada de Franz.

Em alguns momentos as análises podem parecer cansativas pois falta uma certa profundidade na dissecação das obras. Mas essa lacuna é entendível visto que o livro não pretende ser uma ampla biografia ou trabalho de crítica literária minucioso sobre casa obra - mesmo porque se pretendesse, certamente, seria impossível limitar o número de páginas a 217 -, mas o que pretende ser, e o é muito bem, é um trabalho de divulgação.

Graças a este livro sexagenário fui apresentado a novos elementos da vida de Kafka e daqueles ao seu redor. Além de, é claro, ser apresentado a uma boa crítica literária materialista-histórica!

"Mas não foi o seu temperamento que fêz dêle um solitário: foram as condições de vida que lhe foram impostas pelo seu tempo, pelo seu país, pela sua situação e pela sua família." (p.23)

Por fim, apesar de imputar às obras de Kafka uma ideologia a qual Franz não compartilhava, Max Brod foi essencial e merece louvores por ter sido um "testamenteiro infiel". Sem esse ótimo-péssimo amigo não teríamos acesso a incrível obra kafkiana e a literatura universal, com certeza, seria menos rica.
Ana 07/01/2024minha estante
publicarias meu diário depois da minha morte?

Samael 07/06/2023

Não conhecia muito da vida do Kafka. A impressão clichê que eu tinha dele era alguém bastante isolado. Foi uma agradável surpresa saber que ele não tomava a solidão dele como um destino fatal, sempre buscando a intimidade de alguém.

Essa biografia escrita pelo filósofo marxista Leandro Konder aborda alguns eventos da vida do Kafka e comenta algumas das interpretações mais famosas. Achei bastante interessante a forma como ele aborda a temática da alienação, busca pela Comunidade e solidão nas obras Kafkianas. Entretanto, discordo de alguns pontos quando ele aponta o conteúdo social conservador do pessimismo e as interpretações psicanalíticas. Apesar de tudo, acho o Konder um filósofo bastante interessante, e gosto de ler suas obras, principalmente voltadas para o marxismo

Recomendo o livro para quem está interessado em ter uma maior contextualização da obra kafkiana