Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Luiza.Bara 17/03/2024

Amei o livro! A história de uma mulher inteligente e forte, que apesar das circunstâncias ruins, foi se reinventando a cada dificuldade enfrentada! Foi um livro que demorei quase um ano para terminar, pois precisei fazer pausas da leitura.
É uma leitura necessária para entendermos o que aconteceu no Brasil na época da escravidão.

ANDRE350 16/03/2024

Um mês de Leitura desse calhamaço de 952 páginas. Um mês que valeu a pena. Um Defeito de Cor fala da saga de Kehinde,escravizada aos 8 anos Um Uidá,no Daomé e trazida ao Brasil para trabalhar em uma fazenda na ilha de Itaparica ,Bahia. Entre tragédias,curtos momentos felizes e sua participação na Revolta dos Males em 1835,em Salvador-BA,temos um relato comovente de uma mãe em busca de seu filho,embora tendo nascido forro, foi escravizado(o livro é uma carta ao filho). Um turbilhão de emoções e uma narrativa gostosa. Kehinde é Luiza Mahin,mãe do advogado e poeta Luiz Gama. Recomendo.

Fellipemota31 14/03/2024

Como foi incrível acompanhar a fantástica e épica história de Kehinde! Esse livro foi um deleite, que me acompanhou por quase um ano.

Philipe 14/03/2024

Um defeito de cor
Livro lindo e muito bem escrito a pesar da amarga história sobre nosso período de escravidão. Entramos a fundo na cultura africana e de como foi dura a luta pela sobrevivência...

Victor 12/03/2024

Surpreendente
Uma aula de história sobre a formação do Brasil!
Diversas informações e relatos de acontecimentos históricos do Brasil (foco principal na Bahia) e da África.
Excelente livro, e só não classifico como 5 estrelas, pois, na minha opinião, tiveram momentos que a autora se estendeu demais nos detalhes de certas coisas, com isso, essas partes pontuais chagaram a ser um pouco cansativas, mas nada que estrague a leitura.

Livro "obrigatório" para quem quer saber/aprender sobre o Brasil de antigamente.

cbachiega 11/03/2024

História inspiradora e essencial para compreendermos a formação do nosso país. Kehinde é ilustre! Força em pessoa! Completamente antifragil

Rimylles.Silva 09/03/2024

Uma verdadeira epopeia
Esse livro conta a história de Kehinde desde sua infância quando ela é sequestrada e enviada como escrava para o Brasil até sua velhice, permeada pela busca por um filho que é vendido como escravo pelo próprio pai. Eu achei o livro maravilhoso até o capítulo 5, mas depois disso me pareceu que tem muita coisa que poderia ter sido cortada e o livro não teria tantas páginas. Mas ela fez um trabalho de pesquisa maravilhoso!

Lipe 09/03/2024

Um clássico brasileiro
Um romance histórico, ficcional e de formação que narra a travessia árdua e dolorosa de Kehinde (Luísa) sequestrada, ainda criança, e trazida para o Brasil escravagista do século XIX. Uma travessia marcada por dor(es) e sofrimento(s) expressos em separações, mortes, violência física, estupro e tantas outras formas de violência e opressão. Nesse clássico brasileiro, encontramos a esperançosa busca de Kehinde pelo seu filho vendido pelo próprio pai como escravo, em meios às memórias e reflexões sobre o seu doloroso passado na África e no Brasil como escravizada.

StellaNpe 15/03/2024minha estante
Estou lendo agora e me perguntando como alguém que perdeu um filho, abandona o outro aos cuidados de terceiros e passa 3 anos sem visita-lo? Sinceramente nem da pra sentir pena quando ele desaparece.. ?

carmen.fogaca 15/03/2024minha estante
Você vai ver que não foi bem só este tempo . E para não estragar a experiência volta aqui qd você chega a São Sebastião RJ e vamos fofocar sobre

Hey Lyla 17/03/2024minha estante
Esse trecho do Lourenço é chocante e triste. A da mãe e do irmão dela também, até pior, socorro tenho que ler trechos e parar, pq são bem intensos.
Estou na parte do batismo de Banjokô.

StellaNpe 25/03/2024minha estante
Estou na parte em que ela já está em África, e posso dizer que estou decepcionada com o rumo da Kenhide, no início do livro ela era uma mulher tão forte, era incrível acompanhar sua jornada, em algum momento ela se tornou mesquinha, acho que isso pode ser reflexo de todo mal que ela viveu, mas na reta final posso dizer que a história fica monótona e decepcionante..

arqueofarias 09/03/2024

Há muito o que dizer, mas ainda preciso digerir essas quase mil páginas e a forte história de Kehinde.

Mesmo sendo panfletado com uma narrativa de mãe e filho, acho que essa obra é muuuuuito maior que isso (inclusive esse enredo some da história muitas vezes), principalmente das relações históricas entre África e Brasil.

Minhas críticas são pequenas em comparação ao tamanho dessa obra. Merece muito mais reconhecimento do que tem.

Agora estou órfao de Kehinde. Mas o coração cheio de amor por ela. Das melhores personagens que já conheci.

Incrível. Leiam !

MichelleSN 07/03/2024

Épico brasileiro!!!!
O que dizer sobre essa obra magnífica? A narrativa é esplendorosa e aflora todos os sentimentos possíveis!!!

A Kehinde não é a heroína como muitas resenhas citam e, justamente por isso, tem uma das melhores construções de personagem que li nos últimos tempos. Ela é o que ela é, sem se prender às amarras que os outros insistem em lhe impor.

A riqueza de detalhes das cenas execráveis torna a experiência quase que tangível e sufocante, é doloroso demais.

Mesmo não concordando com alguns atos e posicionamento da protagonista, eu adorei a experiência de passar 3 meses descobrindo mais sobre sua vida e relações. E claro, como mãe, senti cada afastamento e perda que ela sofreu.

Mas nenhum obstáculo é o bastante para seu espírito obstinado. Se preciso for, cruzará oceanos e galáxias, contanto que siga sua intuição e acalme seus anseios.
Quanto a isso, eu não posso discordar!

Drika 05/03/2024

As sementes da descoberta flutuam à nossa volta.....
A ignorância taxou uma cor como defeito. A mesma cor a qual foi origem da riqueza de milhares sangue sugas que até hoje os insultam. Que desejam a subserviência. Essa história é contada da perspectiva dos olhos de uma mulher preta. Que sofreu todos os maus tratos da escravidão e todas as atrocidades que uma mulher é submetida apenas por ser mulher. Não retrata uma história fantasiosa de uma heroina e sim a história de uma mulher preta, escravizada menina, a qual supera todos os seus carmas com as qualidades e defeitos de um SER HUMANO. Seja bem vindo a história da Kehinde!!!

Bruna Tiene 03/03/2024

Isso não é ficção, é História!
Isso nem é um livro, é uma vivência, uma experiência!!!

O tipo de livro que todos deveriam ler , conhecer, entender!!!
As horas de passei com Kehinde foram as mais sofridas, lindas e incríveis!!

E ainda senti o quanto conhecemos tão pouco sobre a história do nosso país e sobre a escravidão!!

Que livro necessário!!