Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

MichelleSN 07/03/2024

Épico brasileiro!!!!
O que dizer sobre essa obra magnífica? A narrativa é esplendorosa e aflora todos os sentimentos possíveis!!!

A Kehinde não é a heroína como muitas resenhas citam e, justamente por isso, tem uma das melhores construções de personagem que li nos últimos tempos. Ela é o que ela é, sem se prender às amarras que os outros insistem em lhe impor.

A riqueza de detalhes das cenas execráveis torna a experiência quase que tangível e sufocante, é doloroso demais.

Mesmo não concordando com alguns atos e posicionamento da protagonista, eu adorei a experiência de passar 3 meses descobrindo mais sobre sua vida e relações. E claro, como mãe, senti cada afastamento e perda que ela sofreu.

Mas nenhum obstáculo é o bastante para seu espírito obstinado. Se preciso for, cruzará oceanos e galáxias, contanto que siga sua intuição e acalme seus anseios.
Quanto a isso, eu não posso discordar!

Adriana.Karimi 05/03/2024

As sementes da descoberta flutuam à nossa volta.....
A ignorância taxou uma cor como defeito. A mesma cor a qual foi origem da riqueza de milhares sangue sugas que até hoje os insultam. Que desejam a subserviência. Essa história é contada da perspectiva dos olhos de uma mulher preta. Que sofreu todos os maus tratos da escravidão e todas as atrocidades que uma mulher é submetida apenas por ser mulher. Não retrata uma história fantasiosa de uma heroina e sim a história de uma mulher preta, escravizada menina, a qual supera todos os seus carmas com as qualidades e defeitos de um SER HUMANO. Seja bem vindo a história da Kehinde!!!

Bruna Tiene 03/03/2024

Isso não é ficção, é História!
Isso nem é um livro, é uma vivência, uma experiência!!!

O tipo de livro que todos deveriam ler , conhecer, entender!!!
As horas de passei com Kehinde foram as mais sofridas, lindas e incríveis!!

E ainda senti o quanto conhecemos tão pouco sobre a história do nosso país e sobre a escravidão!!

Que livro necessário!!

Leo 01/03/2024

Se existe uma história triste e ao mesmo tempo fantástica melhor que essa me contem. Aqui você vê de tudo um pouco. Você chora e depois se diverte. Aí você se revolta e quer colocar alguns personagens debaixo das próprias asas.
Mas mesmo gostando demais de muito do que vi, é preciso fazer um alerta: existe muita chance, meu colega leitor, de você se decepcionar com a narradora. Ela é um guerreira, mas de tão real, suas falhas escapam nos seus relatos.
Se você não precisa de heróis, seja bem-vindo à terra natal de Dª Luisa e também à terra do seu coração sofrido.
Tamires.Andriola 07/03/2024minha estante
Realmente, eu julguei a Kehinde em alguns momentos.

Leh150 01/03/2024

Leiam!!
Livro maravilhoso , uma história que prende a leitura do início ao fim , com muitos fatos que nem imaginamos que aconteceu no período de escravidão, vale a pena ler e procurar entender o que isso causou na sociedade de forma geral... Recomendo muito

Thaise Fonseca 29/02/2024

Um documento histórico do Brasil!
acompanhei o livro como se fosse uma série com algumas temporadas, de tantas camadas e núcleos que vão acontecendo no decorrer da história. acho que foi uma das leituras mais ricas e diferentes que já li na vida que me gerou muitos sentimentos como por exemplo, pensar que tudo aquilo aconteceu de verdade, tanto sofrimento a uma pessoa, no caso a Kehinde e todas as coisas que as pessoas negras passaram, pensar que tudo isso não tem 200 anos que aconteceu.

rayanemlp 28/02/2024

Leitura obrigatória.
Acompanhar a história de Kehinde foi maravilhoso.

Romance que retrata história política do Brasil, nos ensinam sobre a espiritualidade de religiões afro-brasileiras ( culto a Oxum, Xangô, Ogum, Nanã, Ibejis), bem como culto aos voduns.

Geografia e cultura da cidade de Salvador, Rio de Janeiro e Recôncavo Baiano.

As milhares de vezes que a protagonista se reinventou. Recomeçou. O quanto era destemida e nunca deixou de buscar pelo seu filho.

Muitas reflexões também sobre o papel da mulher e da mãe na sociedade.

Um livro rico e poético. Um dos melhores que já li!

?Saravá, Kehinde!Teu nome vive, teu povo é livre, teu filho venceu, mulher, em cada um de nós!?

Suzana 27/02/2024

Emocionante,impactante,triste e inspirador
Esse livro me causou tantos sentimentos... raiva,tristeza,emoção e até mesmo alegria. A Kehinde passou por tantas coisas,e sempre conseguindo se reinventar,foram muitas as vezes que esqueci que a maioria dos acontecimentos foram reais.
A luta dela desde que saiu do seu país é emocionante,todos deveriam ler e conhecer mais sobre a sua história. Já quero saber mais sobre o seu filho Luiz Gama.
Só não dei cinco estrelas pq achei a escrita um pouco arrastada.

Mika 24/02/2024

Uma saga que me acompanhou por 3 meses
Baita livro, em todos os sentidos! Uma leitura que não foi o que eu esperava: algo mais pautado nos sofrimentos da escravidão. E que bom que não foi o que a minha cabeça de branca condicionada esperava!

Aprendi demais sobre cultura africana na formação brasileira e como realmente foi o período escravocrata. Ex: eu nem sabia que existiam escravos de ganho.

O único defeito desse livro é que ele é um calhamaço difícil de carregar (tenho o físico) e algumas partes do livro são cansativas, acho que dava para ter reduzido um pouco a narrativa.

No mais, merece toda a aclamação que tem, merece ter sido enredo no Carnaval de 2024, merece ser lido e relido. É uma aulão de história que todo brasileiro precisa ter!

Marcela115 23/02/2024

Maravilhoso e emocionante!
Um mergulho em nossos antepassados, na construção da sociedade brasileira e africana, no processo da escravidão, e que me despertou muito interesse em estudar mais sobre as religiões de matriz africana. Fiquei encantada com a fé de Kehinde e com a força dela ao conseguir se reconstruir tantas vezes. Leitura pra vida!

Claudio 23/02/2024

A história que a História não conta
A vida de Kehinde/Luiza Mahin contada por ela mesma, da sua captura na África ao fim da vida, passando pelos horrores da escravidão, sua participação ativa na Revolta dos Malês, atravessando Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo do século XIX.
Um clássico brasileiro do século XXI, que traz uma história afro-centrada como não há outras e escrita de forma muito sensível.
A autora propõe um mergulho nas culturas afrodiaspóricas, ajudando a compreender sua formação e mutações sofridas em solo brasileiro.
Um livraço. Em todos os sentidos do termo.

isaazm_ 22/02/2024

[...] Às vezes, parece-me que nada é suficiente na vida, nem as coisas boas nem as coisas más, pelo menos não a ponto de me deter [...]
Esse sem dúvidas é um dos maiores livros que li até o momento e com toda a certeza é o livro com mais conteúdo. É uma aula sobre a história do Brasil, pois primeiramente somos apresentados à família tradicional brasileira, com seus muitos escravos e crueldades, em uma fazenda produtora de cana-de-açúcar.
Ao ler esse livro tomei consciência do quão ignorantes muitas pessoas ainda são, por não fazerem noção do que significava ser um escravo no Brasil. Em Um Defeito de Cor não somos poupados em momento algum da crueldade e violência com que os escravizados eram tratados e a escravidão é uma coisa que jamais deve ser romantizada ou normalizada.
Acho que o que mais me encantou nessa leitura foi o cuidado em descrever as tradições religiosas, não só as de matrizes africanas, mas também as católicas, pois percebo que muita coisa se perdeu.
Esse livro conta a história de uma vida inteira, portanto aborda muitos temas com a amizade, amor, sexualidade, maternidade, fé e a história do Brasil. É uma história que vale a pena ser lida.

Bruna3810 22/02/2024

?Ele disse, e disso eu nunca me esqueci, que quem tem anio to todo o resto que merece ter?

Uma aula de Brasil no melhor sentido possível. Obrigada Portela.