Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Nadie 20/02/2024

Gostaria de dar 1000 estrelas a esse livro que ampliou a minha visão de mundo sobre diversos temas e me levou a ler outros livros Para entender melhor a potência que é um defeito de cor

Aedna.Feitosa 18/02/2024

"Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, é uma obra monumental que nos leva a uma viagem através do tempo e do espaço, mergulhando nas profundezas da experiência africana e afro-brasileira. Com suas quase mil páginas, o livro desafia nossas expectativas e nos convida a refletir sobre questões complexas e urgentes.

A história de Kehinde, narrada de forma magistral por Gonçalves, é uma narrativa épica que atravessa continentes e séculos, abordando temas como escravidão, liberdade, identidade e resistência. Desde sua infância em Savalu até sua vida como escrava na Bahia e no Rio de Janeiro, acompanhamos a jornada de uma mulher extraordinária que se recusa a ser definida por sua condição de escrava.

O título do livro, "Um Defeito de Cor", é uma referência ao decreto colonial que limitava os direitos dos não-brancos na sociedade brasileira. No entanto, o livro vai além das questões raciais, explorando a complexidade da experiência humana e as nuances da identidade. Kehinde não é apenas uma vítima da história, mas uma protagonista poderosa que se reinventa e se reafirma em meio às adversidades.

O livro é também uma obra de pesquisa meticulosa e dedicação apaixonada. Gonçalves mergulhou fundo na história e na cultura afro-brasileira, trazendo à vida personagens e eventos históricos com uma riqueza de detalhes impressionante. Através das páginas de "Um Defeito de Cor", somos convidados a repensar nossa compreensão da história do Brasil e a valorizar a contribuição dos africanos e seus descendentes para a formação da sociedade brasileira.

Vanessa.Vasconcelos 14/02/2024

Uma leitura difícil
Em todos os aspectos é uma leitura difícil, por conta da própria história, que muitas vezes precisei dar um tempo na leitura por estar completamente triste com os acontecimentos, todo o sofrimento. E difícil também pelo tamanho do livro, muitas vezes pensei em abandonar, desistir, mas, estou feliz e orgulhosa por ter conseguido terminar esse clássico tão necessário!

Leossandra 14/02/2024

O livro que mudou a minha vida
Talvez esse seja o romance mais envolvente que já li. Em 952 páginas, Ana Maria Gonçalves consegue misturar ficção e realidade de uma forma muito sútil, fazendo com que eu ficasse obcecada pela jornada da personagem.
Falo mais sobre aqui: https://youtu.be/l_pz6zygmk4?si=kvgPs8jm4zHCoDvT
E aqui: https://vm.tiktok.com/ZM6wvc6BY/

NatAlia.Rufini 11/02/2024

Maravilhoso
Demorei mais de um mês para conseguir escrever qualquer resenha, que sem dúvidas esse livro merece.
Ainda fico sem palavras, após terminar o livro você não sabe o que faz, pois fica muito tempo apenas pensando na vida da personagem, você nasce, cresce, sofre,
evolui com ela.
Traz uma perspectiva muito história do nosso país, da escravidão e também das religiões africanas.
Impossível não gostar, é arrebatador.
Muita cultura, muita história, muito conhecimento, muito sentimento, muito sofrimento?

emanoelle.santos1 09/02/2024

Um defeito de cor
Eu não sabia do quanto precisava desse livro até começar a ler ele.

A forma como a Ana Maria Gonçalves escreveu esse livro é singular. Essa obra diz muito sobre o nosso país.

A verdade é que eu poderia falar por horas sobre esse livro e ainda não seria o suficiente para expressar o quão bom ele é.

Essa história vai permanecer comigo por muito tempo ainda. É isso.

Lulu 06/02/2024

Inexplicável
Iniciei a minha leitura no dia cinco de janeiro e finalizei o livro hoje. Tenho tentado conter nos olhos as lágrimas teimosas, que, no menor ato de piscar, acabam escorrendo dos meus olhos. É muita informação para tão poucas palavras, mas tentarei assim mesmo transpor o que Ana Maria Gonçalves perpassou para mim através de Um defeito de cor.

Eu gostaria de ter colocado as minhas mãos nesse livro quando tinha apenas treze anos e me odiava por ser tão diferente dos meus colegas de turma, onde a grande maioria eram brancos. O primeiro sentimento que revisito é o de não ser bem-vinda naquele local, em que diversas vezes me fora demonstrado por meio gestos e atitudes passivas-agressivas de alunos e professores. Nessa perspectiva, acredito que me faltou a mesma força e vontade da Kehinde de não se deixar abater pelas problemáticas que a vida a trazia e principalmente, por buscar ser uma versão melhor de si mesma o tempo inteiro, não dando ouvidos a Esméria quando dizia que ser letrada não faria diferença na vida dela, o que mais tarde, provou-se o contrário. Eu queria ter tido a ânsia de buscar, de conhecer melhor quem eu era e o que poderia fazer perante aquela situação que constantemente me diminuía. Me emocionou muito esse trecho dela: (...) ter nascido preta não me impediu de conseguir muitas coisas com as quais alguns brancos nem ousavam sonhar. Eu fui melhor do que muitos deles, embora não gostassem de reconhecer isso.

Obviamente, hoje em dia, meu relacionamento comigo mesma e com a minha negritude são totalmente diferentes de quando era adolescente, porém, gostaria de ter percebido isso antes de me machucar tanto e de ter permitido que outras pessoas me machucassem sob o pretexto de conselhos. Um defeito de cor é sobre nós, nossos antepassados e o tanto de sofrimento que lhes foram flagelados, sendo contados sobre o olhar de uma mulher que vivenciou minuciosamente todo esse tormento que era ser um escravo no Brasil. Recomendo para os que têm estômago forte, pois muitas cenas me causaram um mal-estar enorme.

Tatiana406 02/02/2024

Livro pra entender o Brasil pra além da ótica do colonizador
Esse livro é de uma preciosidade tamanha que nem acredito que eu tenha capacidade de escrever sobre. Narra a história da vida de uma criança africana escravizada , a figura histórica Luiza Mahin, sequestrada ao Brasil , especificamente à Bahia, e todo o contexto histórico que permeia esses anos. Aulas e aulas sobre religiosidade africana e brasileira, sobre a resistência negra ao inferno que foi a escravidão no Brasil, a influência das pessoas pretas na construção da nossa identidade como brasileiros. Além de acompanharmos a vida da protagonista enquanto mulher, amante, mãe extraordinária, revolucionária e dona de si. Um dos melhores livros que já li na vida.

FAtima311 01/02/2024

Kehinde
A história de Kehinde, a menina negra de 8 anos que é capturada na África e escravizada Brasil, atravessa 8 décadas e quase 1000 páginas. Há que se ter fôlego, lenço e olhar atento para não se peder em uma narrativa tão cheia de detalhes quanto de "serendipidade".

Gilmar 31/01/2024

Chorei do começo ao fim
Um livro avassalador, mas que ensina bastante sobre a história brasileira e sobre a importância de preservarmos memórias. Apesar de grande, o livro é bem divido em pequenos trechos, o que torna fácil devorá-lo. O enredo é muito dinâmico e os personagens são extremamente interessantes, prendendo o leitor desde o início.

Dani 30/01/2024

Primeira Leitura do ano: grandiosa
Leitura em conjunto com o grupo do @leiamulheresjundiai
Foram 2 meses de viagem através dos continentes Sul-americano e africano e através da voz de Kehinde.
Apesar das quase 1000 páginas a leitura é muito fluida, mas ao mesmo tempo difícil de ler em algumas partes pela violência que é presente em todo relato desse período de escravização dos povos africanos.
O ponto alto pra mim é esse ponto de vista diferente de tudo o que eu já li sobre o período: uma visão negra e feminina!
Eu nem sempre estive ao lado de Kehinde em algumas das decisões por ela tomada, mas é isso né!? Eu não estava ao lado dela, eu não era ela! Nunca saberei como é ser ela! Mas os livros fazem com que a gente chegue perto disso! Maravilhoso!

Juliana2892 30/01/2024

Esse livro deveria ser leitura obrigatória pra todo brasileiro, pois aborda a maior chaga do Brasil: a escravidão, e aqui, do ponto de vista dos escravizados.
Nessa leitura chorei e aprendi muito, não dá pra continuar sendo a mesma pessoa depois dessa leitura, algumas partes desse livro vão ficar pra sempre na minha memória, e muitos ensinamentos também. Simplesmente incrível!

Mada 29/01/2024

Esse livro é uma aula de história sobre o Brasil e a África!!
Com uma escrita rica em detalhes, a história é bastante densa, brutal em alguns momentos, mas sem dúvida, emocionante e muito enriquecedora!
É impressionante como sabemos tão pouco da nossa história...
Pretendo reler!!
E recomendo a leitura a todos!!