Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Carlos.Tadeu 28/01/2024

Impactante e necessário!
O romance "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, vai te envolver do início ao fim, proporcionando uma compreensão profunda da construção da sociedade brasileira, marcada pelas consequências tristes de quase 300 anos de escravidão.

Entender a complexidade do contexto histórico abordado no livro, que trata de forma impactante e brilhante a luta contra a escravidão no século XIX, levará você a refletir intensamente sobre desigualdade social, racismo estrutural e intolerância religiosa.

A leitura é extensa, mas essencial para quem busca compreender a fundo sobre o tema.

Irina.Alfonso 26/01/2024

Um Defeito de Cor
Essa com certeza foi e será a melhor leitura feita em todo o ano! Eu não tenho palavras para descrever o maravilhamento que foi acompanhar essa história fascinante! O livro é um romance que narra a lenda que foi Luísa Mahin ou Kehinde, mãe do grande poeta e advogado abolicionista Luiz Gama. A história é uma grande carta de Luísa, que conta como foi sua vida inteira, com todas as suas dificuldades e vitórias. Um fato interessante é que ela participou da Revolta dos Malês, ocorrida no dia 25 de Janeiro de 1835. Curiosamente, ontem a revolta fez 189 anos. Esse livro é uma pérola, uma preciosidade da literatura brasileira, uma forma de ver a nossa história pela perspectiva que mais deveria ser disseminada e ensinada: a perspectiva do povo preto.
Eu estou completamente apaixonada por esse livro e acho que todo mundo devia viver essa experiência! Estou com saudades de todos os personagens já, de estar dentro dessa narrativa e sei que me pegarei pensando em tudo o que aconteceu em vários momentos da minha vida.
Um defeito de cor, eu amo você.

Vania.Pereira 24/01/2024

Preciso escrever...
Que livro... que história!
Terminei é fiquei assim... estupefata.
Ainda estou sem conseguir colocar os pensamentos em ordem.
Quanto mais penso, mais entorpecida fico.
Este é um daqueles livros que quando você termina você sabe que ele te marcou pra sempre.
Só posso dizer: leiam.
Mariana_Dalmaso 31/01/2024minha estante
Pq vc só deu uma estrela? Não gostou?

Luis250 03/02/2024minha estante
Vania, acho que você não percebeu que deu só 1 estrela ?
Livro maravilhoso !!!

Nati 22/01/2024

Um defeito de cor é um daqueles livros que me deixam sem palavras para expressar o quão impactante a leitura foi. Parece algo bem clichê e até melodramático a se dizer, mas essa leitura foi como me encontrar com minhas próprias origens. Na história de Kehinde foi vendo a história das minhas próprias ancestrais, que um dia fizeram essa mesma jornada da personagem principal e que foram tão apagadas e esquecidas que, até seus descendentes delas nada sabem.

A autora disse que Kehinde foi um recorte de pelo menos umas 400 mulheres para formar essa personagem, eu digo que Kehinde emprestou, ao longo dessa narrativa, ao menos um pedacinho da sua história para cada mulher negra escravizada, que teve sua memória totalmente apagada, contar um pouco de quem elas foram para esse mundo que não se lembra mais delas.

Voltando o início, Um Defeito de Cor narrará a jornada de Kehinde, uma então menina, capturada com sua irmã gêmea em solo africano, sendo trazida para o Brasil, deixando para trás seu único lar e toda vida que um dia conheceu.

Aqui no Brasil ela é comprada por um dono de engenho na Bahia para ser companhia para sua filha pequena, um brinquedo humano. Esse é o início da história dessa personagem, que viverá coisas horrendas, mas também coisas extraordinárias, encantará e será encantada, vai amar, sofrer, odiar, errar, se arrepender e aprender muito, viverá intensamente e não aceitará pouco da vida. E a vida lhe dará tudo.

Já falei até demais sobre esse livro, que quanto menos saber do enrendo, melhor a experiência de leitura, com seus capítulos cheios de surpresas e a tensão sempre mantendo o leitor preso a leitura.

Uma das minhas melhores leituras do ano de 2023, quiçá da vida, que agradeço à Isa do Ler Antes de Morrer por trazer essa leitura coletiva. Espero que Ana Maria Gonçalves traga mais histórias tão encantadoras como essa em breve.

outtwoods 19/01/2024

Historia imperdível que peca em momentos chaves
O livro é impressionante em todos os sentidos. A quantidade de páginas assustas no início, mas, a historia te prende e faz pensar que o tempo passa rápido demais durante a leitura.
Completamente descritivo, narra a historia de Kehinde/Luisa Mahin desde a sua infância ate a velhice.
O pano de fundo da vida de Kehinde compõe todo o livro e um cenário histórico que vale a leitura, trazendo os impactos da escravidão e do racismo na sociedade, bem como a importância dos rituais das religiões de matriz africana.
É também nesse sentido que o livro peca em algum momentos: a excessiva descrição de alguns rituais.
Em muitos momentos essa descrição minuciosa se faz presente sem algum adição na história contada pelo livro.
Isso se da também com alguns personagens que ganham cena e paginas sem nenhum adição ou fato importante.
A falta de foco na história principal que envolve a Kehinde em vários momentos prejudica o andamento do livro: pontos chaves de sua historia, como uma carta de alforria, apenas ?passam?. Momentos muito importantes da vida de Luisa não ganham o devido foco e holofote, sendo apenas contados sem descrições e detalhes dados em outros momentos.
No mais, uma ótima leitura, bastante dolorosa nos primeiros capitulos, e que entrega um gigantesco conhecimento sobre o Brasil.

Alexandre de Omena 11/01/2024

História e Afeto
A história contada nessa obra é de uma beleza triste e ao mesmo tempo esperançosa. Kehindé é uma personalidade fictícia inesquecível. Sei que vou lembrar partes importantes dessa história sempre que ouvir, ler, assistir algo impactante sobre a escravidão no Brasil e a própria história do país como um todo, pois há uma Kehindé em cada um de nós. Dizem que esse livro já nasceu clássico. O que sei é que está entre minhas leituras inesquecíveis.

Tatiana Siqueira 06/01/2024

Mudou meu olhar
Acho que o título ilustra bem o que esse livro representa para mim. A partir dele meu olhar mudou em relação a muita coisa, principalmente a religião, deixando claro que não sou uma pessoa religiosa ou fundamentalista, mas havia em mim um desconhecimento mesmo acerca da beleza das religiões de matriz africana.
Leitura indispensável

Susu 05/01/2024

Minha bíblia de vida
É um romance que tem uma mistura da ficção com a realidade. É uma aula de história sobre a constituição do Brasil sob a ótica de uma mulher negra tirada do continente africano. Acompanha a formação da cultura afro-brasileira, às resistência dos costumes diante de um apagamento imposto. É uma história não contada, mostra, aponta e lateja como se deram as relações escravocratas e os impactos. No mais, definiria como sendo uma escola sobre ancestralidade.

Ju Leyva 05/01/2024

Todo mundo deveria ler!
Acompanhar Kehinde ao longo de sua vida foi curioso. Ter contato com um livro que mostra uma pessoa escravizada a partir de sua própria perspectiva, não só focando em sofrimento, mas em todos os tipos de vivência, foi muito bom. Compreender um pouco mais sobre a cultura brasileira e africana também.
Não esquecerei o conceito de oriki, que eu desconhecia.
Alguns trechos do livro me cansaram pela descrição; mas pode ser resultado do meu próprio cansaço de fim de ano.
Mesmo discordando de algumas posturas da personagem (o que é bom; ter a capacidade de se indignar com as escolhas), considero o livro FUNDAMENTAL para o Brasil.
Foi uma alegria ler. :)

Delano Delfino 04/01/2024

O livro é excelente, resultado de uma ampla pesquisa da autora. A ficção baseada na história de Kehinde é muito cansativa. Apesar da ampla pesquisa, faltou a autora ganchos que tornassem a história interessante, fundamental em um livro de quase 1000 páginas.
Karine.Godoy 09/01/2024minha estante
Concordo. Estou com dificuldade para concluir.

Delano Delfino 13/01/2024minha estante
Eu demorei quase dois anos e olha que eu estou acostumado a ler os calhamaços do stephen king.

Karine.Godoy 13/01/2024minha estante
Descobri o que me fez não me envolver com a história. A protagonista não sofre. Ela passa por situações muito tristes e só as descreve, ficamos como espectadores sem sentimentos. Achei que ia ser dilacerante acompanhar alguém que viveu a escravidão, revoltas e tantas perdas. A falta de ganchos tb é uma questão, o que estou usando pra isso é a curiosidade em saber como ela se perdeu do filho e voltou para África.

Camila.Felippio 03/01/2024

Um defeito de cor
Q livro! Q história?todos deveriam ler?uma mulher guerreira, q nunca se contentou com pouco, q nunca deixou q os outros fizessem o seu destino?apesar de todas as dificuldades sempre se manteve firme e nunca perdeu as esperanças. Alem disso, trabalhou muito, viveu muito e sofreu muito?apesar das 1200 páginas fiquei curiosa em saber o q aconteceu depois?quero um segundo livro!!