Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

skuser02844 31/12/2023

Um defeito de cor
Uma das leituras favoritas do ano e da vida. Completamente apaixonada por essa obra prima. O livro é gigante, em conteúdo e grandiosidade literária. A história tem nuances e detalhes que prendem, cativam e emocionam. Ficção e realidade se juntam e absorvem você para um outro tempo. você passa a se sentir parte da história. parte da vida de cada personagem, suas dores e alegrias. Torce, chora e celebra com eles. Foi uma jornada e tanto, mas valeu a pena viver cada capítulo desse emaranhado de emoções.

Natalia.Tamaio 30/12/2023

Que história!!
Não nego que foi difícil terminar este livro (eu precisei de meses, quase o ano todo, para isso), mas meu Deus, como é um livro necessário! Um Defeito de Cor conta a história de Kehinde, africana que veio ao Brasil traficada ainda criança, e termina apenas em sua velhice, com a personagem já quase perdendo a vista. Por isso podemos dizer que é um romance de formação ? aquele enredo que acompanha um mesmo personagem ou família por muitos anos. A história, apesar de ser ficcional, é baseada em uma extensa pesquisa feita pela autora brasileira Ana Maria Gonçalves que, encontrando diversos documentos sobre uma negra chamada Luísa Mahin, imaginou toda a sua história nos ?buracos? que faltavam e foi contando como poderia ter sido a vida de Luísa desde que foi sequestrada no Reino do Daomé (hoje parte do país Benim, na África) para vir ao Brasil.

O que mais me chamou a atenção foi a riqueza de coisas que aprendemos ao longo das 947 páginas da história de Kehinde. Você recebe uma aula sobre as religiões de matrizes africanas (que são muitas! Ao mudar a tribo já se mudava a nomenclatura dos deuses e espíritos), outra aula sobre como foi a escravidão no Brasil, mais uma aula de história sobre a política brasileira nos tempos do Império, e também uma aula sobre como se comportavam os negros e como aqueles que vinham para o Brasil adquiriam culturas, rituais e até status totalmente diferentes daqueles que ficaram na África e eram chamados de selvagens.

Eu gostei muito do livro ? dei 4 estrelas ? apesar de em alguns momentos o enredo ter me perdido, justamente por ser muito descritivo: são muitas páginas contextualizando o momento histórico da obra ou alguma descrição sobre rituais e afins, e você acaba perdendo aquele lado gostoso de acontecimentos dentro de uma história que temos quando lemos uma ficção. De qualquer forma, mesmo dando paradas ou lendo devagar, considero que esse livro é essencial e seria muito interessante se a maioria dos brasileiros o lessem para termos clareza de como era o Brasil na época da escravatura, do racismo estrutural vivenciado até hoje, entre outras reflexões.

Alassë 29/12/2023

A Odisseia em Versão Brasileira
A narrativa em primeira pessoa como uma contadora de historia curiosa e cuidadosa, Ana Maria Gonçalves através da personagem Luisa conseguiu me cativar e abrir os meus olhos para varias questões estudadas como passagens históricas sem importância durante os anos escolares.

Este livro deve ser colocado em disposição dos jovens para conhecer a construção do seu próprio país e povo. Com um relato estremamente envolvente, passei meses enredada pela brilhante trajetoria e temperança de Kehinde.

No fim das contas, ter uma amiga para quem escrever nossos pensamentos realmente muda nossa relação com a vida e suas adversidades.

SocorroBaptista 27/12/2023

Absolutamente imperdível, fantástico, tudo de bom. Principalmente se você quer saber um pouco mais sobre parte de nossa história não contada nas narrativas oficiais.

Ana 26/12/2023

Não foi fácil
Não foi fácil porque não tem mesmo como passar imune por uma história tão sofrida e, ao mesmo tempo, tão rica e esclarecedora.

Um livro que deveria ser lido por todos.
Uma verdadeira aula de história brasileira, e também africana. Além de um mergulho nas religiões de matriz africanas.

O livro tem gatinhos de violência, estupro, racismo. E bem pesado em muitos momentos, um livro triste, mas que conta a história de um mulher tão incrível que não nos deixa cair ou abater.

PITUCALELE 20/12/2023

Um defeito de cor
Li essa história maravilhosa em pouco menos de um mês, impossível largar.
Um dos melhores livros que li nesse ano.

Mayara1111 18/12/2023

Não briguem comigo
Mas apesar da importância desta narrativa para a história do nosso país, não o colocaria em pedestais como vi tanta gente fazendo. ?

Para mim, este foi um livro que demorou muito para pegar ritmo e fazer sentido. Até um certo (longo) ponto, é só uma história sem fim sobre alguém que passou por muita coisa. Demorei para criar um carinho por este livro.
Edicleia 27/12/2023minha estante
Concordo plenamente, terminei ele essa semana com um sentimento estranho de não ter me apegado a nada nem a ninguém, simplesmente terminou e eu não senti nada,mas gostei muito da parte histórica, das religiões africanas,mas não me tocou a ponto de se tornar favorito.

Karine.Godoy 09/01/2024minha estante
Ainda não terminei e vim aqui ler as avaliações pra entender esse meu sentimento em relação ao livro. Realmente existe muita história, mas faltou sentimento. É horrível dizer isso, mas faltou a Kehinde sofrer, ela não se dilacera nem com a morte do filho ? a gente se sente só espectadora fria de fatos, não tem envolvimento? acho que é isso .

Débora 31/01/2024minha estante
Tbm não acho ele tudo isso que falam. Pra mim foi um livro legal, história triste sim, mas não é um livro para estar no pedestal.

fer 18/12/2023

Fui totalmente modificada com a leitura deste livro. Ana, escritora, obrigada! por se debruçar tão a fundo na ficção/realidade que envolve a Luísa Mahin, na sua história, Kehinde. uma leitura de muitas e muitas páginas, em que não senti cansaço. confesso que no final comecei a ficar ansiosa com a resolução, mas entendi que foi diminuindo o ritmo com a própria vida dela. é a rainha do romance de formação, essa mulher! trata de temas absurdamente importantes, com uma responsabilidade enorme perante os eventos históricos, trazendo a fundo toda a intensidade que foi a Escravatura - o horror, o desespero. apesar de tanta dor, há também resistência, luta. os detalhes, todos os detalhes? enriquecem tanto a vivência da Kehinde. gratidão pela escrita da Ana Maria, brasileira e mulher negra que se importou em trazer para a Literatura esse ícone. ícone, porque conseguiu - de todos os jeitos - trazer para o papel e para a arte de escrever uma história tão verdadeira e dilaceradora. eu fui mudada, porque aprendi, porque pensei, e me senti muito presa nessa história, no entendimento da minha ancestralidade e até da minha espiritualidade, ainda que eu seja bem cética. me trouxe, de verdade, uma energia inesquecível. ficou ?tatuado? em mim tudo o que foi lido, me marcando verdadeiramente. dói pensar em como foi feito este Brasil. precisamos muito de reparação histórica, em favor de todos os povos oprimidos. decolonialidade é indispensável para desenvolver esse país de maneira igualitária (pois ainda que tenha ?500 anos? está longe de ser igual).

Melissa 12/12/2023

Tranquilamente um dos maiores épicos da literatura brasileira. Impactante. Forte. Potente. Crítico. Sensível.
um livro tão grande e eu sempre fico sem palavras quando tento falar sobre

Beatriz.Alves 11/12/2023

Um defeito de cor- Ana Maria Gonçalves
Acabei! Aleluia! Livro de leitura necessária,mas podia ter sido mais editado. As últimas 300 páginas foram muito arrastadas e,talvez, desnecessárias. A autora nos conta sobre um Brasil e uma escravização sob um ponto de vista desconhecido. Infelizmente, a autora não conseguiu manter o mesmo ritmo do início ao fim do livro.
Edicleia 27/12/2023minha estante
Sim poderia ter bem menos páginas,no final do livro ela corre para terminar a história,sendo que no início demorava muito explicando cada detalhe,um livro de quase 1000 páginas que não me cativou infelizmente.
Gostei muito da parte histórica e de saber mais sobre as religiões africanas.

Thayná Krueger 04/12/2023

Obra Prima da Literatura Brasileira
Esta foi a resenha mais desafiadora que já fiz neste aplicativo. Falar sobre os defeitos ou as questões que nos incomodam em um livro é muito mais simples do que expressar todas as maravilhas que tornam uma obra uma das favoritas de nossa vida.

Reconheço que quase mil páginas podem parecer assustadoras à primeira vista, mas garanto que vale a pena, pois este livro retrata a história do nosso país, especialmente um capítulo terrível: a escravidão, narrada por uma autora espetacular.

A Ana Maria Gonçalves consultou documentos oficiais como fonte para retratar o Brasil durante a era da escravidão, revelando um país caracterizado pelo racismo, pela imposição de trabalho forçado, pela presença diária de violência e por frequentes rebeliões. A Ana conseguiu criar uma personagem (a Kehinde) de forma comovente, demonstrando o que significava ser arrancado de sua terra natal e trazido como escravizado para o Brasil.

Se há um livro que eu adoraria reler, é este. São tantos detalhes sobre nossa história que vale a pena dar uma oportunidade a esta grandiosa obra.
Bruno 04/12/2023minha estante
Fiquei curioso pra ler! ?

Thayná Krueger 04/12/2023minha estante
Eu sou suspeita para falar, já que favoritei. Mas esse livro é maravilhoso, dê uma chance e você irá se apaixonar por esse livrão.

CPF1964 05/12/2023minha estante
Não entendi. Não iríamos reler este livro em 2024 ?

Thayná Krueger 05/12/2023minha estante
E vamos reler em 2024.

CPF1964 05/12/2023minha estante
E você fez a resenha agora ?

Thayná Krueger 06/12/2023minha estante
Eu li esse livro esse ano, mas fiquei enrolando em fazer a resenha pois é difícil falar do livro quando ele é bom. Mas como está chegando o final do ano e quero bater a meta de resenhar 50 Livros, peguei um que eu amei para fazer a resenha.

CPF1964 06/12/2023minha estante
Entendi, Thayná. A resenha ficou ótima.

Thayná Krueger 06/12/2023minha estante
Obrigada. Eu queria falar muito mais sobre o livro, mas ao mesmo tempo não quero entregar muito sobre a estória. Acho que ir se surpreendendo é uma parte bacana de todo livro.

CPF1964 06/12/2023minha estante
Com certeza absoluta, Thayná. Dizer que o mordomo é o assassino estraga a experiência do leitor....??

Thayná Krueger 06/12/2023minha estante
Quando o autor é preguiçoso, a culpa é dele o culpado ser tão evidente ???

Thayná Krueger 06/12/2023minha estante
Quando o autor é preguiçoso, a culpa é dele o vilão ser evidente nas primeiras páginas

Thayná Krueger 06/12/2023minha estante
Mas tem muito livro que entrega tudo na sinopse. Ainda bem queeu leio a sinopse e esqueço tudo no outro dia ???

Memória Seletiva....????

Anna2486 28/11/2023

Kehinde
Uma epopeia brasileira. Contação de história da melhor qualidade. Escrita com muito resquício de oralidade tradicional. Vou sentir saudades.

Bruno 22/11/2023

Meu livro preferido!
Este livro é uma obra prima! A trajetória de Kehinde é forte, triste, porém fascinante! Apesar das intimidadoras quase 1000 páginas, a escrita é muito fluida e nos prende para saber como a personagem enfrentará mais um desafio de sua vida. Li em apenas uma semana...
A sensação que tive ao ler este livro foi de estar lendo um daqueles grandes clássicos que lemos na escola, porém sob a perspectiva de uma pessoa preta escravizada caminhando em alguns eventos históricos do Brasil colônia. Perfeito!!!

Caio738 17/11/2023

Romance histórico interessante
Pesquisa histórica muito bem feita sobre o Brasil do século XIX. Escrita envolvente e fácil, com uma história com algumas reviravoltas.
Senti falta de uma prosa um pouco mais bela ou trabalhada ou alguma inovação ou técnica formal. Na última metade ou terço do livro, a narrativa deixou de me prender e achei muitas cenas desinteressantes. Há algum excesso para um romance nas descrições das religiões africanas.