A Origem das Espécies

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

JosA225 31/12/2023

A Origem das Espécies
Um dos livros mais controversos de todos os tempos. Aborda como os seres se desenvolveram sem a explicação dada pela bíblia. A eterna luta entre religião e ciência encontra aqui um estopim excepcional.

AnaP14 26/12/2023

Nesta obra vemos a teoria de Darwin, que foi elaborada com base no que coletou durante suas viagens. É uma leitura difícil, porém importante.

Rodrigo.Artioli 13/12/2023

Evolua ou Morra....
Um pouco da Origem dos seres vivos, que mesmo para um leigo (mas curioso) foi gratificante. Os métodos de Darwin e sua inovação apetecem a história.

Cah 25/06/2023

Uma viagem prazerosa
Eu demorei para ler este livro de propósito. Quis explorar cada página, cada detalhe, e cada conclusão feita por Darwin ao longo dessa jornada chamada ?A origem das espécies?. Foram tantas anotações / pesquisas / podcasts / artigos, que eu me senti naquele beagle, fazendo a viagem junto de sua tripulação, explorando as espécies ao redor do mundo.

?Há uma verdadeira grandeza nessa forma de considerar a vida, que, juntamente com todas as suas diversas capacidades, teria sido insuflada pelo Criador em poucas formas, ou talvez em uma única. E enquanto este planeta continua a girar na sua órbita, obedecendo à imutável Lei da Gravidade, as formas mais belas e admiráveis, originárias de um início tão simples, continuam a seguir esse desenvolvimento.? Capítulo XV, Recapitulação e conclusão, ?Conclusão das observações?, página 545.

Recomendo à todos que assim como eu amam uma aventura real contada de forma literária.

Dominic nic nic 14/06/2023

Nota alta pela importância histórica e científica que esse livro carrega, mas vou ser sincera, que leitura dificil! Não é para iniciantes em biologia e que só querem entender um pouco mais a evolução, por mais irônico que seja. Esse é um trabalho científico, sendo extremamente técnico e detalhado, por isso, não irá agradar todos os leitores. Mas ainda assim, é muito interessante e pertinente.

Jorge 13/06/2023

O Livro que Abalou o Mundo
Este está para a História Natural como as Leis da Gravitação Universal de Newton estão para a Física. A leitura é de caráter acadêmico, como é de se esperar, e quem está mais apto a extrair o melhor deste livro são os biólogos e cientistas. Sou meramente um entusiasta do conhecimento, e por isso me dei a façanha de desbravar estas densas páginas, as quais falam extensivamente sobre animais.
A obra se trata de uma grande argumentação em favor da Teoria da Evolução das Espécies, concebida pela autor. Este irá apresentar suas provas em favor daquela, as quais são muitas, e poderei enumerar algumas, apenas procurando sintetizar seu pensamento.

1. As modificações em estado doméstico: Sustentado pelos criadores de animais, e ele próprio vislumbrando estas modificações, Darwin apresenta esta como um dos principais indícios das alterações produzidas pelas espécies. Em estado doméstico, suas metamorfoses são guiadas pela mão humana em uma direção de utilidade ou apreciação do homem. Estas alterações são importantes, pois são visíveis.

2. Similaridades entre espécies geograficamente próximas: De fato, a viagem do então jovem naturalista Darwin a bordo do Beagle ao redor do mundo mudou a sua vida, e esta é uma constatação do próprio autor, fornecida ao final do livro. Um dos destinos mais relembrados e talvez, importantes, foram as Ilhas Galápagos. Utilizadas como exemplo na obra, elas fornecem firmes evidências à tese. O jovem naturalista identificou que as espécies as quais povoavam estas ilhas, eram muito parecidas com seus respectivos gêneros no continente sul-americano, mas não eram idênticas, visto que eram espécies distintas. E ainda mais, cada ilha era povoada por espécies e/ou variedades diferentes, mas também relacionadas entre si. Quanto mais apartadas estão as espécies, mais elas se diferenciam.

3. Reversão de características da espécie-filha para a espécie-mãe: Esta é uma grande evidência, pois também é observável, e o autor discorre longamente a respeito de pombos para demonstrá-la. As diferentes espécies de pombos, quando cruzadas, demonstram tendência para voltar às características de sua espécie progenitora. Este fator foi observado pelo autor em diferentes espécies, e muito se discorreu a respeito dos cruzamentos, chegando a conclusões bastante interessantes.

4. Configuração de órgãos: Analisando a natureza de maneira muito profunda, uma das mais impressionantes e convincentes evidências é a configuração orgânica dos seres. Aqueles que são aparentados demonstram semelhanças sutis, as quais são por vezes inexplicáveis do ponto de vista criacionista. Ainda mais, o autor cita exemplos de criaturas rudimentares (ornitorrinco) as quais são espécimes vivos que demonstram uma sorte de transição entre diferentes gêneros de seres vivos.

Poderia citar inúmeros outros pontos, mas gostaria apenas de resumir as ideias do autor, e alguns dos fatores que mais me surpreenderam. Ao todo, é um livro que proporciona um conhecimento vasto, o qual precisa ser lentamente deglutido. Requer paciência e pesquisa, pois se trata profusamente de animais que você provavelmente jamais ouviu falar se você não é biólogo. Outra curiosidade é que este livro jamais aborda o polêmico parentesco do homem com os símios, e este tópico era o mais aguardado por mim. Certamente o autor falou a este respeito em outra obra, ou isso teria sido subentendido nesta, ou até mesmo o autor o revelara em debate público...
Interessantíssimo é o fato de que Darwin, em meio às suas considerações geológicas, supôs ligações terrestres dos continentes, pois era difícil imaginar as atividades geológicas de milhões de anos atrás. Estas ligações foram imaginadas sem que necessariamente os continentes se movessem, mas mal sabia Darwin, que no século seguinte, Alfred Wegener proporia a tectônica de placas, teoria a qual corroboraria ainda mais com as ideias expostas nesta obra.
A respeito da edição, é satisfatória. Contém alguns pequenos erros, mas nada escandaloso, ou que prejudique verdadeiramente a compreensão do texto. Alguns erros tipográficos, apenas. Se você é biólogo ou cientista, você PRECISA ler, caso contrário, somente se for um curioso inato como eu.

charles.franco.35 26/05/2023

Um classico de leitura obrigatória
Sua teoria da evolução por seleção natural oferece uma explicação coerente e baseada em evidências para a diversidade e a complexidade das formas de vida na Terra.

"A Origem das Espécies" estimulou debates acadêmicos e gerou uma reflexão significativa sobre a relação entre ciência, religião e sociedade. O livro teve um impacto duradouro na forma como pensamos sobre nosso lugar no mundo natural e continua sendo um texto fundamental para o estudo da biologia evolutiva.

Eduardo 16/05/2023

Adaptabilidade é a palavra chave
Eu fico imaginando o cara escrevendo este livro há muitos anos e a repercussão quando do lançamento...

O livro é meio maçante, pois é muito técnico na área de biologia e medicina....
Mas a lição que ele traz é muito importante até os dias de hoje: só sobrevive quem se adapta!

Isto vale para uma espécia, carreira, vida pessoal, empresa, organização etc.

Giovanna 05/05/2023

Caras, finalmente terminei a leitura desse livro e não tive coragem de dar uma nota super baixa pois reconheço a relevância da obra pra ciência, porém foi muuuito cansativo, eu não via a hora de acabar, não consegui aproveitar os capítulos muito bem por causa de quão técnico era, mas é plausível levando em consideração que é um livro antigo e pra um público específico.

Guilhermo del Toró 24/04/2023

Um livro difícil de ler mas interessante por mostrar tanto a forma como Darwin via a evolução e como ele chegou nessa conclusão, com argumentações e refutando outras pesquisas, além de provas encontradas por ele e por outros cientistas

Ingrid Lima 02/04/2023

As Leis que regem todas as espécies
Precisei de 82 dias e 10 páginas de anotações para digerir a quantidade gigantesca de observações e exeprimentos ao redor do mundo que esta obra apresenta. Foi uma leitura difícil e valiosa, com reflexões que levo com carinho. Todos podem desfrutar das maravilhas desta leitura, mas os que obtém o maior proveito são os profissionais e estudantes das ciências biológicas.

A única ressalva está relacionada a sua escrita eurocêntrica e preconceituosa que reflete a visão de mundo do Século XVIII relacionada aos povos originários, uma vez que ignora seu modo de vida, territórios e conhecimentos e por não compartilhar os devidos créditos desta obra com o Wallace que com menos recursos e tempo chegou as mesmas conclusões que o privilegiado Darwin.

Regis 05/03/2023

O tênue limite entre a Consciência e a loucura
Essa novela fala sobre como é difícil conter os desejos mesmo sabendo que eles podem trazer a infelicidade.

O personagem vive as voltas com seus pensamentos pecaminosos, dos quais não consegue se libertar. Correndo o risco de perder a paz e tranquilidade de seu lar e tudo que lhe é mais caro. Mesmo assim Evguêni não consegue se conter e abster-se de correr atrás de sua ruína.

É um novela rápida, dinâmica e bem escrita. A vontade de saber onde toda a obsessão vai levar Evguêni e o que vai acontecer com os outros personagens não nos deixa largar o livro.

Tolstói foi ótimo em criar suspense e intrigar o leitor em O Diabo. A escrita é maravilhosa em demonstrar com clareza os pensamentos do personagem enquanto a urgência de seu desejo é muito bem descrita. O autor deixa claro para o leitor que se trata de uma história sobre o limite entre a consciência e a loucura. Fazendo Evguêni debater consigo mesmo sobre um erro ainda não cometido. Assim Evguêni torna-se seu próprio carrasco, seu advogado e seu juiz, misturados num conflito constante e agoniante.

É dito que essa é uma história que fala do caso que Tolstói manteve com uma camponesa, sendo esse o motivo de só ter sido publicado após sua morte.
Essa revelação torna a história mais instigante e curiosa.

O Diabo é uma ótima novela para uma leitura rápida e estimulante. Recomendo.
HenryClerval 05/03/2023minha estante
Gostei da resenha, Régis.

Regis 05/03/2023minha estante
Valeu, Lê! ?

Bibi 19/06/2023minha estante
Acho que você colocou a resenha no livro errado, aqui é a Teoria da Evolução

Regis 19/06/2023minha estante
Deve ser defeito do Skoob, o livro em que está minha resenha é O Diabo de Leon Tolstói.

Ruan.Honorato 04/02/2024minha estante
Essa sua teoria da evolução aí tá de fude kkkkkkkkkkkkkkkkk

Regis 04/02/2024minha estante
Para mim aparece que é o livro "O Diabo" de Tolstoy.

Pedro Medeiros 19/02/2023

Eu não tenho palavras para descrever o quão importante esse livro é para mim
Obra exímia, um marco para a ciência. O autor explica de forma concisa os motivos que o levam a crer nas teorias da evolução das espécies. Darwin cita inúmeros autores em sua obra, e sempre com humildade, se mostra em dívida com os seus companheiros da ciência. Darwin não ataca crenças ou religiões, apenas expõe fatos. Um livro imprescindível para que possamos entender melhor a existência biológica.

site: https://amzn.to/3lOzwFm

Tahyy 16/02/2023

Estar lendo este livro é como se sentir na mente deste cientista tão renomado; pensar que as palavras foram realmente escritas por ele sabendo do peso que hoje em dia tem na educação trás o pensamento de que naquela época, o próprio, nunca teria imaginado ser tão conhecido como agora.

Matheus649 06/02/2023

Simplesmente a bíblia de todo biólogo
Ultrapassado? Talvez, mas é leitura obrigatória. Darwin, nesse livro, estabelece as bases da teoria evolutiva, sendo ela hoje uma das teorias mais corroboradas da história. Quase todos os seus erros se devem unicamente ao fato de que ainda não se tinha uma concepção sólida sobre a hereditariedade, bem como a tecnologia para observarmos a evolução acontecendo de fato. Simplesmente maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6