A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Matheus649 06/02/2023

Simplesmente a bíblia de todo biólogo
Ultrapassado? Talvez, mas é leitura obrigatória. Darwin, nesse livro, estabelece as bases da teoria evolutiva, sendo ela hoje uma das teorias mais corroboradas da história. Quase todos os seus erros se devem unicamente ao fato de que ainda não se tinha uma concepção sólida sobre a hereditariedade, bem como a tecnologia para observarmos a evolução acontecendo de fato. Simplesmente maravilhoso!

Ranielle Cristina 02/02/2023

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Shrewsbury. Esse importante pesquisador, desde muito jovem, já demonstrava seu amor pela ciência, dedicando-se às suas coleções e a realizar experimentos, com seu irmão, em um laboratório de química.
Darwin ficou conhecido por sua obra A origem das espécies, que contribuiu para o entendimento da evolução e, atualmente, é considerada um dos livros acadêmicos de maior influência na história.
Darwin embarcou no Beagle em 27 de dezembro de 1831, e, durante cinco anos, coletou e observou diversas formas de vida ao redor do mundo, compreendendo melhor as mudanças ocorridas nas espécies. O naturalista também coletou fósseis e fez observações geológicas que o permitiram observar a suposta evolução que as espécies teriam sofrido no decorrer do tempo.

Fábio Morcego 15/01/2023

Tenha em mente que é um trabalho científico.
Livro importantíssimo para entendermos como os animais e plantas se desenvolveram e se espalharam pelo mundo.
Por não ser exatamente um obra literária mas um trabalho científico, confesso que por vezes achei a leitura bem chata, pois ele mais justifica seus pontos do que propriamente os expõe, e faz isso muito bem passando inclusive pela geologia do planeta, mudanças climáticas, dispersões de sementes e de animais e rebatendo as principais críticas a sua tese mas, não há dúvidas de que é uma.obra importantíssima para a humanidade e para o entendimento da nossa fauna e flora.

Yasmim 05/01/2023

Talvez seja uma leitura obrigatória para todos os amantes e estudantes de biologia.
Confesso que no começo não estava entendendo muita coisa, os nomes das espécies e a forma que eram citadas eram confusos demais para mim, mas no final consegui entender minimamente depois de algumas aulas vindas do meu irmão e acabou sendo uma leitura incrível!

Bruno 05/01/2023

Uma obra de arte
A origem das espécies é perfeito para os amantes da biologia, vemos o processo científico que originou a teoria da evolução e o incrível poder de observação de Charles Darwin.

O principal pilar da sua obra é o que ele chama de descendência com modificação, onde ele aponta evidências de ancestralidade comum por meio de órgão ou estruturas homologas em diferentes espécies, evidenciando que é improvável que essas estruturas tenham se originado independentemente nas diferentes espécies, mas sim que se modificaram a partir de uma origem em comum.

Darwin nunca conseguiu formular uma teoria aceitável para o meio com que ocorre as mudanças que hoje sabemos ser as mutações genéticas, primeiro descritas por Mendel. Ainda assim, vemos como está obra é inovadora para o seu tempo e como modificou o entendimento de toda a biologia, que à época se restringia a taxonomia.

Por vezes, a línguagem do livro se torna técnica e, para alguns, entediante. Isso deve ser relevado quando levamos em conta a época em que o livro foi escrito, mas para um melhor entendimento da teoria em linguagem mais acessível eu indico o livro "o relojoeiro cego" de Richard Dawkins. Nesse livro ele explica a teoria da evolução de maneira mais simples, além de rebater as principais críticas dos criacionistas à teoria.

Esle 18/12/2022

Evolução ou Evolução?
Talvez, se esse livro fosse mais acessível ao público geral, teríamos mais evolucionistas e menos criacionistas, todos os exemplos dados, todos os experimentos realizados e explicados, Darwin é fantástico e defende de forma fantástica sua teoria, de modo experimental e científico.

Rodolfo | @_rodolfo92 12/12/2022

Não sou um amante ou estudante de biologia, decidi ler "A Origem das Espécies" apenas por curiosidade e foi muito difícil de entender todas as abordagens de Darwin durante a leitura, mas sinto que foi proveitoso. Mesmo sem entender os aspectos técnicos desse estudo, pude compreender que o ambiente em que cada ser vivo se encontra é que vai selecionar suas características, possibilitando que os mais aptos sobrevivam e superem as dificuldades de um determinado lugar. Assim o planeta segue seus ciclos e a evolução é constante, porém gradual.

MaurAcio1 02/11/2022

Tinha outra ideia de sobre como era este livro, acredito que seja mais para quem é área de Biologia e queira saber as origens dos pensamentos da evolução, pois eu, que não sou da área fiquei perdido.
Gustavo.Cerqueira 27/12/2022minha estante
Sugiro o livro "Darwin sem frescura", de Pirulla e José Reinaldo. É até curto e traz as principais ideias d'A Origem das Espécies, com algumas atualizações

MaurAcio1 30/12/2022minha estante
Valeu.

gan_nathalia 07/09/2022

Essencial, mas não para leigos
O livro não tem uma leitura tão facil de entender, vejo que muita gente tem dificuldade de entender a evolução e a seleção natural, mas a principio recomendo que antes pesquise sobre o assunto videos de ensino medio e o livro Darwin sem frescura que explica melhor para leigos

Bruna 22/08/2022

A Bíblia dos Biólogos
É realmente surreal todo o conhecimento e dados que Darwin conseguiu consolidar na época em que viveu. Este é um livro repleto de teorias que foram confirmadas graças a ele.
Para quem leu na época, eu não imagino a confusão, ler o nome de tantas espécies e não fazer ideia de como elas se parecem; hoje em dia podemos pesquisar no google e visualizar o que ele está descrevendo.
É realmente uma bíblia de conhecimento sobre a teoria da evolução e seleção natural. Leitura obrigatória para a galera da área ambiental.
Apesar de ser tudo de bom, é uma leitura extremamente massiva; é ele descrevendo da melhor forma que pode, então acaba tendo repetição de muitas coisas, sem falar em todos os nomes técnicos e diversos exemplos com espécies diferentes.
Demorei muito para conseguir finalizar a leitura, mas vale a pena,

Andrezinn 05/08/2022

Leitura difícil, mas vale a pena
Achava que ler Darwin fosse fácil, que um aluno do ensino médio poderia ler sem dificuldades? Estava muito enganado. Em vários momentos a leitura se torna maçante, com várias palavras técnicas que exigem pesquisa. Várias páginas dele descrevendo criações de pomba e as diferenças entre elas. Exige bastante vontade. Ainda assim, no final você percebe que foi uma leitura proveitosa, apesar dessas dificuldades. Dá pra entender a importância que esse livro tem para a ciência - tanta, que muitos cientistas dividem a ciência antes e depois de Darwin.

Lendo, vemos um pouco mais sobre as variações das espécies em torno de todo o globo; descobrimos que a seleção natural ocorre de forma lenta e gradual, levando espécies a extinção; vemos o pensamento de uma descendência em comum entre todas as espécies, de dispersão das terras ao longo do globo; e muitas outras coisas.

"Enquanto esse planeta continua com seus ciclos, a partir de um início tão simples, as formas infinitas mais belas e mais maravilhosas evoluíram e continuam a evoluir."

Luize.Hoffmann 11/07/2022

Opinião sincera tá? Eu sou estudante de biologia e todo mundo diz que esse livro é obrigatório. Mas assim, eu fui com uma expectativa muito muito muitooo alta. Só que quando você começa a ler o livro você percebe que ele é extremamente técnico, com palavras difíceis e tive dificuldade em entender os assuntos. Quase larguei de mão esse livro, pq a medida que você lê, ele fica massante, tu não consegue entender muita coisa, tem que voltar atrás pra reler termos que são difíceis.
Do pouco que eu consegui absorver e entender eu achei maravilhoso, quem sabe um dia se eu reler esse livro novamente eu consiga entender mais coisa. Mas não vai com a expectativa que tu vai ler de primeira e entender tudo, pois realmente é bem técnico e a leitura não é fluída.

Eduardha 14/03/2022

Foi uma leitura extremamente proveitosa! Já conhecia um pouco do livro por ter estudado o assunto na escola e no cursinho, mas ver por completa a teoria do Darwin foi incrível!

Renato 03/03/2022

Uma evolução em andamento
Mesmo aqueles que não tem familiaridade ou interesse pela biologia a leitura desse livro revolucionário vale o esforço. Mais de 150 anos depois de ser lançado e passar por todas as provas que suas afirmações foram submetidas, uma parte considerável de conservadores ainda resiste em aceitar suas descobertas e conclusões. O próprio Darwin responde didaticamente e com uma impressionante base de observações muitas das questões controversas, mas reconhece a dificuldade de seus opositores em abandonar antigas e tão arraigadas crenças. Não é uma leitura leve, mas quantos podem citar Darwin com propriedade?

Beatriz 08/01/2022

Perfeito
Este livro é perfeitamente destinado para amantes e estudantes de biologia. A leitura não é tão fácil, é bastante cansativa mas vale a pena. Uma obra revolucionária para a ciência e com um tema intrigante sobre a evolução das espécies a partir da sobrevivência dos mais adaptáveis. O conhecimento que esse livro passa é incrível. Recomendo muito a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6