A Águia e a Galinha

A Águia e a Galinha Leonardo Boff

Resenhas - A Águia e a Galinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa Daflon 21/04/2024

A metáfora é ótima e o livro inicialmente consegue relacionar os conceitos com a história, mas vai se tornando repetitivo em seus conceitos e cansativo. Não leria novamente.

thebebelplace 04/11/2023

Águia e galinha em uma só.
Eu estava relutando para ler esse livro. Pouco antes de morrer, meu pai me deu este livro, que estava com ele há muitos anos, dado por um amigo. Acabou que li exatamente no momento que precisava. Você acreditava que eu tinha potencial para descobrir a águia dentro de mim, e ter coragem de olhar o Sol. Ler isso foi como ouvir suas palavras.

Jyne 16/09/2023

Foi uma experiência de muita aprendizagem, autoconhecimento e reflexão. Devorei o livro até chegar nas partes mais focadas em espiritualidade, que não é muito minha praia. Mesmo assim, eu aproveitei bastante e não me arrependo de ler.

Rodrigo.Arriola 13/09/2023

Reflexivo e Inspirador
O livro é daqueles que te fazem viajar na reflexão. A leitura é rápida, fluída e curta, por mais que em certos pontos os argumentos soem repetitivos. A metáfora entre a águia e a galinha, mesmo que em determinados pontos soe contraditória, faz com que reflitamos sobre as nossas dualidades e o quanto olhamos apenas para nossas individualidades e não para o todo e complexo da nossa existência.

Leonardo1263 30/07/2023

Uma metáfora da condição humana.
Hoje em dia, graças a Deus há uma infinidade de livros disponíveis e acessíveis... Há muita informação, tanto na internet quanto em livros. Há dois anos assisti a um vídeo de Leonardo Boff no Youtube que me despertou a vontade de ler seu livro.
Livro esse que apresento hoje a você. A Águia e a Galinha: Uma metáfora da condição humana.

Está edição comemorativa de 20 anos trás uma ótima metáfora sobre ser águia e ser galinha. Não necessariamente exista bom e ruim, mas momentos de busca por equilíbrio. Ser águia pretende aquela vontade de voar alto, superar o comum, o cotidiano, a rotina, sair da zona de conforto e ir a busca de sonhos, desejos e anseios. Já por ser galinha, é aquele espaço mais seguro da vida, o que garante o conhecido, o que nos prende nas conquistas e necessidades factuais, o que garante o pão de cada dia. Dai o questionamento inicial de qualquer leitor... o que seria o melhor?

Temos de inicio uma introdução a produção da obra, suas vontades, o tempo de construção dos pensamentos e projeto final. Ao longo dos capítulos um pouco sobre nossas correntes mentais, as condições sociais que as colonizações impuseram aos colonizados, condições mentais de descrença e inferioridade e onde mora a raiz de todo preconceito moderno.

Não só, o livro vai envolvendo o leitor em exemplos de como devemos lidar com as decisões impactantes da vida, como devemos escolher caminhos que nos torne mais águia ou mais galinha. Que nos permita voar em busca do desejado e nos faça firmes para manter as conquistas. Mesmo muitas pessoas pendendo mais pra um lado do que outro, tudo se deve a nossa mais pura essência. Nossas condições financeiras, sociais, profissionais não alteram nossa essência, nossa forma de viver e ver a vida. O que há muitas vezes são adaptações para um melhor caminho. Mas o espirito sempre falará mais alto, basta que olhemos com atenção.
Um livro que possui tantos exemplos, metáforas e nos ensina tanto, que merece constantemente releitura para fixar as principais ideias. Amantes de uma boa filosofia irão adorar conhecer essa obra. Leia!

Jozi.Miranda 28/07/2023

Livro escrito por um teólogo em forma de metáfora e com citações filosóficas.

Um livro que te faz pensar, repensar e analisar seu comportamento, sua criação, quem você é, o que te move, que mexe com seu ego, suas feridas, que te faz pensar no porquê de estar vivo e no seu propósito.

Uma metáfora que mostra que uma águia mesmo sendo criada como galinha, em circunstâncias difíceis e diferente jamais deixará de ser Águia.
Mesmo em situações desfavoráveis, precisamos sempre procurar a nossa evolução pessoal e espiritual.
Uma águia nunca estará sozinha, é preciso aprender a ter nossas relações interpessoais de forma madura e equilibrada.

Toda mudança e o autoconhecimento dói. Sair do que lhe foi imposto dói. Mas quando chega o momento de tirar a venda dos olhos, quando a águia consegue sair da caverna, quando a luz do Sol toca seus olhos, ela sente que está pronta e que sua essência jamais deixou de ser Águia. Só assim ela sente que suas asas foram feitas para voar no mais alto céu!

Nós, seres humanos, só estaremos completos quando encontrarmos o verdadeiro equilíbrio entre o arquétipo galinha e águia.

Liberdade é seu sobrenome e o sol é seu guia.

Jozi Miranda.

Deghety 21/07/2023

A Águia e a Galinha
A Águia e a Galinha é uma filosofia metafórica sobre o ser humano e suas supostas limitações.
É usado tais aves como exemplo devido a um breve conto onde uma águia é criada ao meio de galinhas e acaba se resignando como tal, até o seu despertar do seu verdadeiro ser, uma águia.
O livro  inúmera vários obstáculos em que o ser humano acaba se limitando. Sejam esses obstáculos de cunho social, cultural, político ou espiritual.
A abordagem do autor é mais religiosa do que psicanalítica. Mas pode ser encarada como ambas. E, como todo texto que desperta reflexão, mesmo que clichê e simples, é uma leitura válida.

Bruna 01/05/2023

Muito bom.
O texto é de toda uma riqueza, é maravilhoso e essencial: a compilação sobre o colonialismo de Gana; a história narrada pelo o educador James Aggrey; o midraxe-hagadá produzido por Leonardo Boff referente a esta mesma história; uma história real do despertar da águia por Kwame N'Krumah que galgou a libertação de Gana, sendo a primeira colônia africana a conquistar sua independência; a clareza da dualidade versus o dualismo, assim como o mago do tarô versus as filosofias de Platão e Aristóteles; o arquétipo do herói/heroína na saga da águia em sua individuação; o papel do amor incondicional; os arquétipos e as figuras exemplares; o Sol, a essência dentro de nós.

É um livro completo. Um ensaio sobre a vida, para ser lido por todos.

Todos somos matéria e não-matéria. Há de haver equilíbrio nisso. Há de nos percebermos não só como galinhas de um sistema fechado e não só como águias, mas, principalmente, nos recordarmos que também somos águias, que somos Sol e que embora possa estar esquecido, camuflado pelas regras de outrem, o temos e devemos reverberar isso no mundo, à titulo de expansão/evolução pessoal e do Todo.

Não digo um livro perfeito, mais pela sua forma escrita. Creio que não para todos será uma leitura fluída, agradável, de fácil interpretação. Mas é o que é. É a linguagem de Boff para se comunicar. E comunicou. E é algo possível de se transpor.

É um texto que vale a pena demais ser lido. Por todos.

Davi 04/01/2023

Bom livro.
O livro nada mais é uma mistura de filosofia, e muita, mas muita mesmo hipérboles e metáforas. Simples, mas bom.

Paula.Barros 11/11/2022

É.. tá bom.
Não gostei muito do livro, não leria de novo. Mas para quem gosta é um ótimo livro.
A história da Água e a Galinha é mt boa e a forma como ele encoraja para podermos extrair o melhor das duas partes.
O q não gostei mt foi o fato de ficar toda hr falando da mesma coisa, mas fora isso o livro é ótimo para vc rever seus conceitos e pensar no novo, não ficar na mesmice.

Smbdouthers 07/09/2022

Gostar do livro 'A Águia e a Galinha' foi uma grande surpresa pra mim. Tinha zero expectativas em cima dele e só comecei a ler por conta de um trabalho da faculdade, mas particularmente ele me surpreendeu, gostei da metáfora sobre a condição humana e das reflexões trazidas por ele. É um livro pequeno e rápido, repetitivo em algumas partes mas interessante.

Shirley 21/05/2022

Oi?
Vi falar tanto desse livro e só fui ler depois dos 40 KK. E quando li acabei ficando sem entender pq e uma história tão comentada e não é nada disso que ele transmite. Isso é o que eu penso mas recomendo a leitura.

Celaro 07/05/2022

A dualidade humana
O conto que dá nome ao livro é utilizado como base para este texto que discorre a respeito da dualidade humana. O autor procura despertar a águia sonhadora que há no leitor, sem deixar de lado a galinha que trata das coisas terrenas.

Maria 09/04/2022

A águia e a Galinha
É um livro bem bacana, ele traz bastantes reflexões sobre a nossa vida e as escolhas que fazemos. Comecei a ler por conta da faculdade, mas a leitura foi bem mais interessante do que eu pensei que seria. É um bom livro, eu o recomendaria.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6