Mulher no escuro

Mulher no escuro Dashiell Hammett

Resenhas - Mulher no Escuro

Francisco 27/03/2021

A vítima nas sombras

Em fuga de seus perseguidores durante uma noite em um local afastado, a jovem Luise Fischer entra na primeira residência que encontra em seu caminho, onde encontra um homem chamado Sr. Brazil e uma mulher que atende pelo nome de Evelyn.

Uma tempestade aproxima-se e o próximo trem passará apenas pela manhã. Sr. Brazil não está preparado para enfrentar o perigoso perseguidor Kane Robson e seu amigo Dick Conroy. O passado de Brazil leva a sua fuga com Luise após uma briga violenta com esses homens.

A escrita de Hammett é demasiadamente simples e "sem floreios", o que facilita bastante a leitura (embora ele se apresente bem diferente de seu "O Falcão Maltês"). Não é à toa que serviu de inspiração a Ross MacDonald e Raymond Chandler. Sem dúvida é uma leitura rápida com ação, suspense e alguns toques românticos recomendadíssima, porém não se deve criar muitas expectativas.

Nessa Gagliardi 16/10/2009

Fraaaaaco! Me senti lendo uma redação de ensino médio.
Ricardo Rocha 16/10/2016minha estante
depois dá o nome de tua escola. é muito boa

MF (Blog Terminei de Ler) 06/08/2017

Quando o pai do noir e da novela policial tenta se aventurar em outros gêneros
"Mulher no escuro", livro do americano Dashiell Hammett, considerado um dos precursores do estilo noir e um dos pioneiros da literatura policial americana. A obra, ambientada na década de 30, conta a história de um ex-presidiário, que tenta viver uma vida tranquila, reclusa, mas cuja rotina é abalada quando uma mulher em fuga bate em sua porta, certa noite, e ele precisa lidar com isso e com os homens que a perseguem.

Hammett é mais conhecido pelo livro "O falcão maltês", adaptado para o cinema por John Huston, consagrando o ator Humphrey Bogart, na figura do detetive Sam Spade (filme ótimo, por sinal). Tal obra possuía todos os atributos do noir: personagens moralmente ambíguos, mulheres retratadas como "femme falale", violência e corrupção, senso de fatalismo e niilismo, etc. Sendo assim, pode-se afirmar que o "amor" não é retratado pela esfera romântica, mais focado por um senso cínico/desesperançoso, com a mulher assumindo o papel de "destruidora do homem", ao fazê-lo sair de sua zona de conforto, trazendo-lhe problemas. Cabe ao homem, então, sair do papel de "vítima" da femme fatale e recobrar o papel de "dono" da situação, ao salva-la e, por consequência, salvar a si próprio (num primeiro momento, das circunstâncias e, em seguida, da perspectiva niilista, ao ter a mulher dando-lhe um novo sentido à vida). A femme fatale sairia, portanto, de um papel de destruidora/desestabilizadora para um papel de salvadora/estabilizadora.

O que chama a atenção em "Mulher no escuro" é que esse ciclo lógico do noir da femme fatale não se encaixa perfeitamente. Embora a mulher busque a ajuda do homem, no caminhar das páginas, ela vai se tornando bem mais estável/firme/resoluta no enfrentamento de seus perseguidores, enquanto o homem, atormentado por traumas/fobias, vai se tornando fraco/refém da situação. É uma mudança significativa de perspectiva, se compararmos com "O falcão maltês". Vejo isso como, talvez, uma busca de Hammett em trazer fôlego novo, por meio de mudanças de abordagem, a um subgênero literário limitado por seus atributos pré-estabelecidos.

Entretanto, faltou a Hammett coragem no final da obra, ao tentar recolocar o homem no papel de herói, perdido nas páginas anteriores. "Mulher no escuro" é uma novela curta, tão pequena que poderia ser considerada um conto. É uma tentativa de Hammett, conhecido por suas obras policiais, de se aproximar do Romance, mas falta-lhe sentimento e desenvolvimento melhor de seus personagens, prejudicado pelo pequeno tamanho da história, o que deixa a compreensão dos nuances das atitudes um pouco injustificadas ou até mesmo forçadas. Cito como exemplo o "vilão", cujas motivações e fixações não estão devidamente claras ao término da experiência literária. Concluindo... não é um livro ruim. Contudo, esperava mais de um escritor tão influente.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2017/05/24/mulher-no-escuro-dashiell-hammett/

Rosana.Oliveira 25/01/2022

Mediano
É um livro bem curtinho, de ação e suspense. A escrita do autor é um pouco confusa, ainda mais por usar aspas pra identificar os diálogos no meio do texto.

Moises Celestino 26/06/2023

Revisão do romance...
"Mulher no Escuro", é mais um dos intrigantes contos de mistério noir do mestre Dashiell Hammett. É uma rebuscada narrativa de eletrizante suspense e que te prende desde o inicio. Top demais!

otxjunior 24/11/2023

Mulher no Escuro, Dashiell Hammett
Mais como leitor no escuro! Este é logo jogado no meio da ação, sem muito background das personagens. Pode ser heresia contra o pai da literatura noire, mas parece escrito por alguém tentando emular o estilo, principalmente em suas características cinematográficas, no pior sentido.

Claire Scorzi 18/10/2010

Aliados
Uma novela policial que parece um pretexto - visto sua trama exígua - para uma microanálise do autor sobre as relações entre homens e mulheres. Visto sob esse prisma, é uma obra notável pelo que insinua, sugere e sintetiza em frases bem escolhidas, secas - como se fossem uma bebida. Dá até pra imaginar um Humphrey Bogart e uma Ida Lupino - ou mesmo Lauren Bacall - neste confronto, fruto do acaso e da necessidade, entre Brazil (sim, o nome do cara é este) e Luise.
Alterando inequivocamente um clichê do romance noir, aqui a mulher é aliada do homem, e não sua destruidora. Uma história sobre amor entre desconhecidos e sobre aceitar a felicidade como ela vem - quase sem querer.

silastorres 04/02/2011

ótimo.
Gostei bastante do conto. Dashiell escreve muito bem, descreve rápido e detalhado uma cena sem a deixar chata e complicada. Gostei, espero ler outra obra de Dashiell em breve. Outra coisa que me chamou a atenção foi o tamanho do conto, em exatas 100 páginas, sem a necessidade de mais nem menos.

GOSSIP 15/01/2011

Mulher no Escuro - (www.gossip.com.br)
Numa noite escura, uma jovem mulher surge do nada, assustada e ferida, buscando refúgio em uma casa isolada. O homem que ali mora a acolhe, mas ele não está preparado para lidar com a misteriosa desconhecida, nem com os homens que a perseguem.

Publicada na revista Liberty, em 1933, essa novela foi redescoberta após muitos anos e mostra Dashiell Hammett (1894-1961), um dos grandes escritores norte-americanos, no auge da sua forma como narrador de histórias. Mulher no escuro é romântica a sua maneira e foi apontada por críticos como a obra em que Hammett o pai do gênero noir menos demonstra cinismo em relação ao amor. Mas nem por isso esse thriller deixar de ser perigoso ou violento: a ameaça está no ar; nada mais será como antes depois da mulher no escuro.

Dashiell Hammett nasceu em 1894 em Maryland, USA. Aos 14 anos teve que deixar a escola para ajudar a família. Foi entregador de jornal, trabalhou em construção, foi office-boy, estivador e publicitário, até começar a trabalhar em uma agência de detetives em Baltimore. Durante a 1ª Guerra, Hammett serviu como sargento.

Jerome 13/12/2011

Entre uns acertos e erros, uma boa novela noir
Entro no mercado, vou na estante de livros e encontro essa obra menor do conhecidíssimo Dashiell Hammett. A L&Pm relançou Mulher no Escuro, novela noir, em uma ''nova'' edição. Essa mesma edição estava à venda nesse mercado por apenas 8,00 reais (é o preço oficial, imprimido na própria capa). Não pensei duas vezes: como tinha enorme curiosidade por ler algo da literatura noir, sobretudo de algum autor aclamado, a compra foi inevitável.

Já estava esperando algo humilde de Mulher no Escuro, mas ao menos bom. E, bem, peguei a novela e li em um dia... ou melhor, li em uma tarde. É bem verdade que a trama é simples e algumas situações são, digamos, fracas, mas mesmo assim é um texto que revela maturidade para tratar de um assunto tão sério como esse, típico do gênero noir: um amor bandido.

Não é uma obra-prima, nem muito bom, nem ruim, nem fraco. É apenas bom. Uma boa novela que merece ser lida, e que desperta a curiosidade dos leitores iniciantes pelo mundo noir por obras maiores. Por apenas 8,00 merece ser comprado sem hesitação.

Ksatch 05/04/2013

bom livro
É um bom livro, apesar de muito curto (quase um conto). Mas vale pena pela tensão da narrativa, o desfecho é um pouco fraco. Uma boa pedida para conhecer hammett e seu estilo noir.

Jansen 03/04/2015

Boa e despretensiosa diversão
Razoável. Uma novela noir, curta, bem ao estilo da década de 30. Do mesmo autor de O Falcão Maltês que virou excelente filme dirigido por John Huston, com Humphrey Bogart e Mary Astor.
Um ex-presidiário, sem grandes ambições é envolvido num romance que está se desfazendo de um ricaço local com uma estrangeira. De estopim curto, o protagonista envolve-se na história que tem desdobramentos interessantes. Boa diversão.

Danilo Vicente 14/11/2015

Curto e bom
Dashiell Hammet é bom de qualquer jeito. Este livro vale ser lido. Curto e bom.

Alisson Serigy 14/10/2022

No estilo noir
O livro é bem curto, ideal para ler de uma só vez. Diferente dos livros de Hammett este tem um toque de romance, mas que se mistura com seu lado sínico sobre o amor.

Vale a pena ler como um passa tempo. Mas não espere uma história polícia complexa, pois não terá.