O Triste Amor de Augusto Ramonet

O Triste Amor de Augusto Ramonet Paulo Stucchi

Resenhas - O Triste Amor de Augusto Ramonet

Pollyanna Reis 27/03/2012

O Triste Amor de Augusto Ramonet
"Quando se perdem as esperanças, não há mapa no mundo que nos ajude a encontrá-las."

César Martinelli é um jovem escritor que tinha tudo para ser feliz, pois se casou com a mulher amada e estava realizado profissionalmente. Mas sua vida muda totalmente, quando sua esposa Eva morre. Não suportando mais a perda e a culpa, César resolve dar cabo da própria vida. Seus planos mudam quando César encontra acidentalmente um manuscrito que pertece à um chileno chamado Augusto Ramonet. E logo César descobre que o manuscrito se trata de uma história de amor marcada pela obsessão, drama, reviravolta, sofrimento e ideologias políticas.
Obcecado, César começa uma busca por informações do tal Augusto Ramonet e, para sua supresa conhece Catarina, uma mulher ruiva e muito sedutora, e de algum modo, ela parece ter relação com o passado de Ramonet e com o manuscrito. César não resiste ao encanto de Catarina, começando um relacionamento muito perigoso e cheio de desejos. Coisas estranhas acontecem, e César chega a pensar que Catarina não existe, que é fruto da sua imaginação.
César precisa desvendar todo mistério, descobrir quem é Catarina e qual é sua relação com o manuscrito. Será que a ruiva da Praia é a mesma mulher que Augusto Ramonet amou? Para começar, César precisa voltar no tempo, voltar nas memórias de Augusto Ramonet, no ano de 1963 quando ele conheceu Catalina Alvarenga, a mulher que o fez perder o juízo. César também tem uma missão: Não deixar a história de Augusto e Catalina morrer.

O Triste amor de Augusto Ramonet não é uma narrativa comum, é inteligente, com personagens cheios de personalidades. Texto muito rico e bem construído, uma escrita simples, fácil de ser entendida, com uma infinidade de detalhes que faz com que imaginemos todas as situações escritas com exatidão. A história tem muitos mistérios, o que é bom, mas algumas coisas não são explicadas, o que pode ser algo negativo para alguns leitores. Mas na vida também é assim, pois há mistérios que nunca serão revelados e para mim, ao término do livro, não ficou a frustração de não ter toda a história explicada. Ficou somente a reflexão.
No decorrer do livro conhecemos vários personagens interessantes como Agenor, homem humilde e misterioso que fará de tudo para ajudar César, Catarina uma mulher cheia de encantos e sedutora, Augusto Ramonet, o escritor romantico e apaixonado, também Eva, irmã de Augusto e seus amigos Jairo Valdivieso e Fernando.
A editora Schoba fez um ótimo trabalho em relação a estrutura. A capa tem uma arte convidativa e os capítulos são curtos, deixando a leitura agradável e menos cansativa. O livro é bem escrito, só que em alguns pontos achei algumas palavras pesadas e forte, mas nada tão carregado ou tão vulgar.
Uma história de amor cheia de paixão e desejos, eu particularmente considero um bom livro e recomendo.

"Talvez, no momento em que encontrei Meu Sonho, eu tenha perdido meu juízo."
(Augusto Ramonet)

Link: http://pollymomentos.blogspot.com/2012/03/resenha-o-triste-amor-de-augusto.html
Wender Monteiro 18/06/2012minha estante
Resenha legal, vou lê-lo em breve... realmente parece uma história fascinante...

Marcia Lopes 03/12/2012minha estante
Recebi essa semana, ansiosa pra começar a leitura, curti muito a resenha! :)

Marcia Lopes 07/01/2013

O Triste Amor de Augusto Ramonet - Paulo Stucchi
O triste amor de Ramonet me saciou prazerosamente como leitora e me fez refletir em muitos sentimentos e situações contidos nele.

Com a pretensão de suicídio César chega a Praia do Santo, enquanto tenta criar coragem para o seu intento, se entrega ao álcool, drogas, sexo, enfim... entra em total degradação.
No dia que consegue ir em frente com o plano, ele encontra o manuscrito de Ramonet e de uma forma misteriosa e perturbadora conhece Catarina.
Catarina bate todas as noites na porta do seu apartamento e o possui de uma forma sobrenatural, ele não consegue resistir à ela e depois ele não se lembra como e quando ela foi embora, só sente que se renova a cada noite de sexo e passa mal se tenta afastá-la. Se tornou uma obsessão, uma necessidade estar com ela.
Agenor um senhor de mais ou menos 80 anos e o único amigo que fez no local tenta ajudá-lo e parece saber do que se trata. É um senhor humilde, mas dotado de muita sabedoria e lhe disse uma vez que: "Nem sempre só porque você pode ouvir, ver ou tocar é a realidade." E estava muito preocupado com tudo que estava acontecendo com César.
Instigado pela curiosidade César resolve investigar a vida de Ramonet e desvendar o mistério do manuscrito reescrevê-lo e editá-lo acrescentando fatos adquiridos com a investigação.
Augusto Ramonet um homem um pouco tímido, idealista e apaixonado pelas letras, escritor renomado , colunista político de um grande jornal e palestrante. E foi em uma de suas palestras que conheceu Catalina Alvarenga, uma moça bem mais jovem que ele, rica e extremamente bonita, que exerceu sobre ele um grande fascínio e uma agradável surpresa por saber que ela partilhava a mesma opinião a respeito do socialismo, mesmo sendo de família aristocrática.
E foi no Chile do socialista Salvador Allende que o amor dos dois o torna o homem mais feliz, porém Catalina entre um amante e outro,buscando talvez o prazer carnal que Ramonet não podia lhe dar, se casa, cai Allende , começa o governo de Pinochet e o sofrimento de Ramonet.
Já exilado aqui no Brasil, jamais esqueceu Catalina, nunca acharam seu corpo e muito provavelmente o manuscrito fora deixado como um testamento, um legado da única coisa que ele tinha, um triste amor. E César ao reescrevê-lo libertou a si e por que não Ramonet.? Afinal "há mais coisas entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia".
O livro tem uma linguagem de fácil entendimento, mesmo tendo relatos políticos da época e a história sendo complexa, a narrativa é carregada de exatidão e rica em detalhes sem ser cansativa, muitas vezes eu tinha dúvidas se queria pegar o livro pra saber o final que o casal teria ou se pra saber das torturas criminosas infligidas por Pinochet.
O autor nos faz refletir sobre amor, perdas, sociedade,espiritualidade e depressão. São duas histórias de amor, sem o "viveram felizes para sempre". Não é assim na vida real?
Com certeza recomendo a leitura!