A Papisa Joana

A Papisa Joana Donna Woolfolk Cross

Resenhas - A Papisa Joana

Fran 29/12/2011

A Papisa Joana me foi emprestado por uma amiga e ex-professora que me mandou o livro dizendo que havia se lembrado de mim e que sabia que eu iria adorar.

Quando alguém se lembra da gente e recomenda um livro com tanto carinho eu morro de medo de não gostar da história. Claro que eventualmente a pessoa vai te perguntar: "E aí? É incrível, não é?" e a resposta pode magoar =P

Mas esse eu posso dizer com tranquilidade que "Sim, é incrível! Sabe aquela parte assim, e aquela outra assim! Foram minhas favoritas." Eu demorei pra começar a ler o Papisa por vários motivos, entre eles o de estar totalmente lenta na leitura e por estar lendo uma série. Demorei também pra terminá-lo porque realmente não me vi sobrar muito tempo, mas cada vez que parava para ler, avançava muito na leitura.

Isso porque eu adoro romances que misturam fatos com ficção. E gosto quando o autor nos deixa claro que parte ele pesquisou e que parte ele "preencheu lacunas" (como Donna Cross gosta de dizer). E o Papisa foi escrito de uma forma muito boa.

Escrita simples, fatos claros, cronologia estruturada. Eu simplesmente adorei. Ver como uma mulher no século IX foi capaz de arriscar tudo para poder aprender e servir, e chegar onde poucos chegaram até hoje, sendo o supra sumo da igreja católica.

Joana não era ambiciosa, ela só tinha fome de aprender. E sua perspicácia encantou tanto os personagens do livro quanto a mim. Inteligente, dedicada, humilde, sagaz. Uma história que todos devem conhecer. Sim, tivemos um papa mulher. Sim, há fatos na história que comprovam isso. Sim, a autora esclarece várias coisas no fim do livro.

Ah, e existe o filme. Ele é bastante fiel ao livro, vale a pena conferir!
Edna 25/01/2014minha estante
ASSISTI AO FILME E VI UM DOCUMENTÁRIO NO HISTORY CHANNEL, AMEI. FIQUEI IMPRESSIONADA COM A INTELIGENCIA E COM O PENSAMENTO DELA, JOANA FOI UMA MULHER Á FRENTE DE SEU TEMPO. CORAJOSA.

Paulla 14/06/2014minha estante
O seu comentário me fez sentir mais vontade de ler :) Uma colega me recomendou a leitura do mesmo e irei começar assim que possível... espero também gostar, assim como vocês! =D

Carlos Alberto 19/02/2021minha estante
Um dos poucos livros que li mais de uma vez. Realmente é uma ótima leitura.

Joana.Dias 20/02/2021

Foi o meu primeiro livro dessa autora e apaixonei me completamente, não podia ter começado 2021 a ler um livro melhor.
Toda a narrativa é maravilhosa.
Claro, tem muita ficção, é impossível a autora saber que essas coisas aconteceram, mas é lindo.
Houve momentos em que fiquei: ai mas porque que ela esta a perder tempo com isto.
Mas todos os detalhes que a autora contou foram importantes no decorrer do livro.
É perfeito, pura e simplesmente maravilhoso

Jéssica K 15/03/2012

Peguei o livro emprestado na biblioteca da minha escola, e de primeiro momento a história me chamou muito atenção. E eu estava certa! De forma magnífica, lendo, aprendi muitas coisas sobre fatos históricos e sobre a vida de uma mulher incrivel. Algumas partes são ficticias, como a própria autora diz, somente para dar mais sentido para a história, mas todas as outras são verdadeira e surpreendentes. Recomendo à todos que querem se envolver com a histótia de Joana, que no final, se torna uma amiga.

Wes Janson 02/09/2020

Belo romance histórico!
O livro traz em forma de romance um período da História praticamente esquecido: o início da Idade Média. E esquecido justamente pela dificuldade em fazer registros, e aqui temos que levar em conta o trabalho muito importante feito pelos mosteiros, que tinham que copiar os livros manualmente para sua difusão e conservação. Esse fato é muito retratado no livro, ao mostrar como era a vida nesse período, focando muito na realidade feminina. Nos sentimos transportados para aquela época.
De leitura agradável e fácil, o uso de latim e termos desconhecidos para nós serve de aprendizado. A opção da autora de mostrar essa história através de um romance se mostra muito acertada, pela falta de certeza documental nos fatos mostrados. Nos identificamos com os personagens e o tratamento dado, mesmo no final, que me preocupava em antecipação, foi adequado.
Enfim, um livro que recomendo para quem gosta de História, não só da Igreja, mas para conhecer mais desse período!

Alejandro 04/11/2012

Papisa Joana, um tesouro escondido.
Por que tão poucas leram esse livro? Esse é um livro que todos deveriam ler. Achei lá na biblioteca da minha escola, e o título me cativou logo de começo. A História da única mulher destinada a sentar no trono de São Pedro. Eu já tinha escutado sobre a existência dela, mas esse livro foi perfeito para mim.

A narrativa do livro é muito cativante. Um prólogo longo, mas me cativou desde o principio. Li em uma semana (eu tava com pouco tempo para ler, mas não conseguia largar o livro).

A infância de joana foi narrada de uma forma incrível. Woolfolk conseguiu colocar em todo o livro as características da idade média com uma veracidade peculiar. As doenças, a criação das crianças, as famílias, as moradias...

Outra coisa muito interessante,é a independência dos protagonista. A autora conseguiu criar um romance (a história não podia ser escrita como um relato histórico, como a própria Donna Woolfolk explica no apêndice) a existência dos protagonista era possível, mesmo um estando longe do outro por anos.

O amor era importante para Joana; mas ela nascera, e o destino ajudava, para a missão. Sua vida era ajudar aos próximos. O casal Joana e Gerold me cativou. Torci muito por eles. Me irritei muito com a esposa de Gerold, e com a própria Joana nos últimos capítulos.

A naturalidade de Joana também foi importante. Eu conseguia entender os dilemas dela. As decisões dela, sempre entendi, mesmo não concordando com algumas. Cross conseguiu criar personagens épicos que a gente realmente consegue visualizar.

O final perfeito. Eletrizante do começo ao fim. A morte deles foi triste, mas caiu como perfeitamente no enredo; e foi narrada de uma forma inexplicavelmente fascinante. E o epílogo. Quando eu imaginei que não haveria mais nada, vem a noticia de verdadeira identidade do tradutor francês. Quase bati palamas apar o final do livro.

Enfim, recomendo a todos. Todos merecem conhecer a única mulher que foi papisa. Um livro com romance, tragédia, um narrativa perfeita,e um desfecho emocionante, Além disso os fatos reais empregados no enredo, foram perfeitos. E os apêndices do livro são essenciais.
Naty 23/12/2012minha estante
minha professora comentou sobre esse livro na sala logo fui na biblioteca pegar ele. é uma história muito interessante de uma mulher que contra seu pai e todos da época aprendeu a ler e escrever conseguindo ir ate para uma escola e se passando por homem chegou a ser papa por 2 anos.

Lisania.Faria 04/07/2010

A única coisa que tinha ouvido sobre a papisa foi a respeito da forma como foi descoberta. Gostei da forma romântica como a autora escreveu a história, deixou o livro mais leve, pois acredito que a realidade foi muito diferente, dura e perigosa para a heroína. Muito bem escrito, sem dúvida um trabalho bonito com pesquisas históricas e a tentativa de seguir a linha do tempo foi louvável. Recomendo!

Aline 23/09/2011

Opinião sobre Papisa Joana
Conta a história de Joana, filha de um cônego com uma saxã, que viveu durante o século IX, duarante a Idade das Trevas. Joana sempre se interessou muito por todo tipo de conhecimento e estudo, mas por ser mulher, não poderia receber educação, então seu irmão mais velho, Matheus, começou a ensina-lá a ler, escondido dos pais. Após a morte de Mateus, Joana consegui um novo prefessor, que veio para a cidade ensinar a seu irmão, João, que dedicava-se a penas as lutas, queria ser um guerreiro. Após a idade certa, Joana foi chamada para estudar em Roma, mas o pai, por ser da igreja, não permitiria que uma mulher obtivesse qualquer tipo de instrução, então ela fugiu. Chegando em Roma junto com seu irmão, estabeleceu-se na casa de Gerold, um grande guerreiro,braço direito do bispo, casado e com duas filhas. Após o inicio do romance de Joana com Gerold, ela foi forçada a casar com o filho de um agricultor da região, mas no dia do casamento a cidade foi saqueada, todos morrerão, com excessão de Joana, que tomando o lugar de seu irmão, passou a chamar-se João. Joana (agora João) passou a viver em um monastério, onde aprendeu com um monge as artes medicinais, e passou a ser um médico requisitadissimo, até que um dia, o proprio Papa encontrava-se enfermo, então chamaram Joana para atende-lo pois médico nenhum conseguia dar jeito na doença que o acometia. Após curar o Papa Joana torna-se seu braço direito, e então, seu conselheiro, com a morte do Papa Sérgio, e do Papa Leão, o povo escolhe Joana como Papisa (sem saber que ela é uma mulher). Com o tempo, ela torna a encontrar Gerold, seu grande e unico amor, e então engravida dele. Após uma emboscada onde matam Gerold, Joana passa mal e perde o filho, sendo assim descoberta sua sexualidade...

É, resumindo é basicamente isso, claro, que no livro é bem melhor, então, leiam, vocês vão gostar...

Felipe 17/03/2014

A lenda ganha vida
Este livro me chamou a atenção logo quando o vi, a história da única mulher a ser tornar a maior autoridade do mundo, um papa, nesse caso uma papisa. História muito bem contada por sinal, mas tem umas "mulherzices" na história explico: eu esperava o seguinte da história, o de mostrar que qualquer pessoa pode tornar-se um líder espiritual independentemente de genero, todavia há um romancezinho que para mim estragou um pouco a história, fora isso um ótimo livro.
Elenai 03/05/2014minha estante
Romances fazem parte da vida de todos! De homens e mulheres, lembrando que o tal romance auxiliou e muito a protagonista!

Lincoln 04/05/2012

Fatos históricos pouco conhecidos pelo grande público, uma personagem principal encantadora, uma história de amor linda...
Nem tenho palavras pra descrever o quanto eu amo esse livro. Atualmente, é o meu predileto (y)
Além do fato de que mostra uma face da Igreja que é, e provavelmente sempre será, oculta pro mundo.

Mirele 26/12/2012

Um sonho que mudou uma vida
Em um tempo em que as mulheres eram menos que nada, se destacou pela inteligência acima da média. Por sua fome de saber, sofreu e lutou de forma desesperada (mas sábia). E então, meio sem querer, ela encontra o amor que vai mudar sua vida, de uma forma que nem ela espera.
Um livro que fala da luta de uma menina por algo mais do que lhe oferecem e de uma mulher que não tem medo de sonhar e se realizar seus objetivos. Se você quer ler sobre amor e ódio e uma luta contra toda a sociedade, esse livro é mais do que bem vindo. Se você prefere um amor desesperado e impossível, mas nem por isso menos lindo, Papisa Joana também lhe oferece isso.
Leiam e se deleitem...

Ps.: Vou deixar essa resenha assim só pra lembrar como eu era trouxa. Eu li esse livro a primeira vez com uns 16-17 anos. Ele virou meu livro preferido (nota-se pela resenha). Recentemente, com meus idos 24 anos, reli ele. Não sei se fico feliz ou triste, mas que chorume desprezível é essa história. Só pra avisar, dando logo um spoiler, tem pedofilia sendo romantizada e o escambau. Eu tinha titica de galinha na cabeça mesmo. Adolescentes, isso é pra mostrar que na adolescência a gente tá no cio, não se ouçam.

Mikalo 04/04/2023

O Antigo e seus segredos..
Sempre me interessei nos segredos antigos como o Vaticano e lendo esse livro bem detalhado de como era daquela época onde reinava a desigualdade, a pobreza, o poder, a luxúria.
a autora descreveu numa forma bem esplicita. Gostei.

Súh 27/09/2022

Um livro perfeito
Esse livro , apesar do tamanho em nenhum momento me entendiou ou decepcionou. Uma história rica e verdadeira que mostra até onde o amor pelo próximo pode alcançar. O impensável.
Leiam , vão amar.

Claudia Cordeiro 14/10/2014

Excelente livro para quem, como eu, amou ler Os Pilares da Terra.

Ka 17/07/2012

Como dizem, é difícil falar sobre um livro que se gosta. Mais do que gostar de 'A Papisa Joana', acredito que essa obra prima (que verdadeiramente merece este nome) foi capaz de expandir os meus pensamentos.
O livro é resultado de intensas pesquisas realizadas pela autora, fato que surpreendeu a minha monotonia literária. Até então, nunca tinha lido um romance 'baseado em uma lenda', o máximo já visto por meus olhos e lidos por mim foram as obras de Dan Brown, mas, se você espera algo deste gênero, está aguardando em vão. A Papisa Joana supera qualquer teoria conspiratória, obra de ficção ou livros do gênero. A autora relata fielmente, em ordem cronologia, não só a vida e evolução da personagem principal, como as artimanhas e depravações religiosas presentes desde as mais baixas classes eclesiásticas como na cúpula dos poder papal.
Joana foi uma guerreira, agredida pelo pai desde muito nova, que tinha uma curiosidade gigantesca e uma vontade de aprender superior a qualquer garoto. Sofreu com o preconceito desde o princípio, já que o sexo feminino era desvalorizado na Idade Média (e ainda é, de certo modo), porém, tomou como seu o nome do irmão falecido, entrou em um monastério, tornou-se médico e chegou até o papado, isso sem antes conhecer Gerold, que tornou-se o seu grande e irrealizável amor.
O desfecho é surpreendente, a leitura é formidável, decorre com facilidade e as palavras prendem o leitor do início ao fim.
Tudo fará, desde o começo, você refletir sobre a sociedade, a imoralidade e o seu conceito sobre o que é certo e errado. Proponho que todos pesquisem a lenda de Joana, certamente será enriquecedor. Mais do que aconselhável, 'A Papisa Joana' é um livro imprescindível.

"Oportunidades estiveram à disposição para mulheres fortes o bastante para sonhar. 'Papisa Joana' é a história de uma dessas sonhadoras."

Resenha para o blog diasperfeitosparasempre.blogspot.com