Amores Proibidos na História do Brasil

Amores Proibidos na História do Brasil Maurício Oliveira

Resenhas - Amores Proibidos na História do Brasil

Linny 17/02/2023

Muito bom e leve
Eu adorei a maneira que o livro ensina a reconhecer através do romance pontos importantes da história do Brasil! O livro é muito bom, meu conto favorito foi o do Lambião com a Maria Bonita, mas tem muitas partes e frases apresentadas no livro que me marcaram. Além disso, gostei do fato de a bibliografia ter sido apresentada!!

Vicente 25/03/2022

Aula de história brasileira
Amores proibidos da história do Brasil é uma verdadeira aula de história. Através de um texto leve e envolvente o autor conta a história de amores complicados de casais ilustres como Dom Pedro e a Marquesa de Santos, Xica da Silva e o Comendador João Fernandes, Lampião e Maria Bonita.

Nah 26/02/2022

Bom!
Em diferentes épocas e cenários do Brasil, acompanhamos os amores vivenciados por alguns casais que se destacaram na história nacional.
Intensos amores e paixões, aqueles de tirar o fôlego e brilhar os olhos.
Lágrimas, dores, sofrimento, batalhas, preconceito e tantas outras situações entrelaçadas!
Em alguns momentos passava aquele clima de fofoca, te prendendo pela curiosidade de saber o desenrolar dos acontecimentos.
É um livro que pode te despertar interesse para ir mais a fundo na história desses casais, super recomendo a leitura!

Yanne 24/01/2022

Me surpreendeu
Eu subestimei esse livro no início, achei um pouco supérfluo e a leitura não me prendia. Mas com o desenrolar das histórias, eu fui reconhecendo os personagens e percebendo os papéis deles na história do Brasil.

A escolha dos casais monta um cenário do Brasil, com todos os anseios, os problemas, as belezas e os amores; além de ir narrando os fatos históricos atrelados aos romances.

Esses amores proibidos podem até não ser corretos, mas são um retrato da nossa realidade sociocultural. Por isso, recomendo a leitura pra quem gosta de história.

mari 22/01/2022

Uma leitura totalmente diferente de tudo que já li.
Esse livro me prendeu de uma forma surpreendente, afinal quem não gosta de um amor proibido?
Ele me ajudou a entender diversos aspectos da história da nossa pátria de uma forma leve e diferente do que é visto nas escolas.
Recomendo bastante para quem quer ler um livro de história brasileira e não sabe como começar

Maíra Marques | @literamai 16/12/2021

Me siga no instagram: @literamai
Este livro irá reunir histórias intensas e avassaladoras dos romances vividos por figuras marcantes da história do nosso país: Chica da Silva e João Fernandes, Dom Pedro I e Marquesa de Santos, Giuseppe e Anita Garibaldi, Joaquim Nabuco e Eufrásia Teixeira Leite, Chiquinha Gonzaga e João Batista Lage, Oswald de Andrade e Pagu, e finalmente, Lampião e Maria Bonita.
Será que algum fato da nossa história seria modificado se a decisão deles em manter esses relacionamentos (ou não) fossem mudadas? Esse livro é uma verdadeira viagem no tempo! Começando ainda nos tempos da escravidão, com Chica sendo comprada e depois libertada por João- que não se importou com o que pensariam dele, queria apenas estar ao lado de sua amada. Dom Pedro I e seu revoltante (grrr) relacionamento com Domitila (blergh). Giuseppe e seu amor por revoluções e Anita, que lutou bravamente ao seu lado. Joaquim e Eufrásia, que por desencontros da vida nunca puderam ficar juntos. Chiquinha e João, que se passavam por mãe e filho por conta da grande diferença de idade (32 anos). Oswaldo e Pagu, desgastados pela política e a falsa sensação de liberdade. Lampião e Maria Bonita, unidos até o fim.
É incrível perceber quão pouco tempo faz que o Brasil conquistou sua "liberdade" e quanta coisa aconteceu de lá pra cá. Esses relacionamentos nos trazem um misto de emoções e experiências. Nosso país sempre foi palco de traições, mas também teve a chance de presenciar lindas histórias com muita fidelidade. Maurício conseguiu transformar essas histórias em uma narrativa que nos abraça com as palavras, é possível devorar o livro sem se cansar da quantidade de informações que ele nos traz.

Leila de Carvalho e Gonçalves 31/07/2018

Amores Proibidos Nunca Foram Fáceis
Maurício de Oliveira é um jovem jornalista carioca, catarinense de coração, que tem se destacado no mundo das letras.

Ele acaba de lançar "Amores Proibidos na História do Brasil", um livro que vai dar o que falar e merece sua atenção, pois aqui, são narradas grandes paixões de personagens de destaque de nossa história, tórridos romances marcados por brigas, traições, rompimentos e promessas.

Como explica o próprio autor, num pequeno trecho: "Amores proibidos nunca foram fáceis. Por influência de algum mecanismo insensato da psiquê humana, as paixões se tornam ainda mais sedutoras, perturbadoras e atraentes quando há algum impedimento para que se realizem em toda sua plenitude. É justamente na impossibilidade de se entregar plenamente ao outro que o mais nobre dos sentimentos acaba muitas vezes se confundindo com os seus opostos, a dor e o sofrimento."

Não há como resistir a leitura, extremamente agradável e fruto de uma bem sucedida pesquisa. Só larguei o livro, quando cheguei ao final com sua centena de páginas rapidamente vencidas, sobrando um "gostinho de quero mais". Sem dúvida, um outro volume seria bem-vindo e penso que material não falte.

Aqui, são apresentados sete casos: Chica da Silva e João Fernandes, D. Pedro I e Domitila de Castro, Anita e Giuseppe Garibaldi, Joaquim Nabuco e Eufrásia Teixeira Leite, Chiquinha Gonzaga e João Batista Lage, Oswald de Andrade e Pagu e finalmente, Lampião e Maria Bonita. Entre conhecidos e improváveis, surpreendentes e incompreendidos, essa é uma interessante gama de histórias, comprovando que, quando o assunto é coração, somos todos absolutamente iguais, "sujeitos a erros e acertos, dúvidas e certezas".

Ao final, resta uma discussão: o amor sempre vale a pena? Mesmo carregado de angústias e dissabores, merece a superação de tantos obstáculos? Se proibido, ele é motivo de arrependimento ou uma preciosa lembrança que a vida pode nos reservar?

Aceite o desafio, leia o livro e descubra a sua resposta.

Nota: Boa edição com índice ativo.

Marcos Pinto 08/04/2016

O lado romântico da história
Apesar do nome e da capa, Amores Proibidos na História do Brasil não é um romance; ele é um livro de história. Porém, diferente dos demais livros do gênero, ele não pretende narrar fatos exaustivamente e nem mencionar uma sequência de datas. A proposta é a seguinte: apresentar a história do Brasil através de amores avassaladores e proibidos. Inovador e inteligente, sem dúvidas. Quer saber tudo que eu achei sobre a obra? Confira abaixo!

Para começar, aviso-lhes que não posso e não irei relatar todas as histórias de amor mencionadas no livro. Primeiro porque isso tiraria toda a surpresa da obra; em segundo lugar, a resenha ficaria grande e exaustiva. Por isso, escolhi dois romances para instigá-los. São eles: Dom Pedro I com a Marquesa de Santos e Oswald de Andrade com a Pagu. Os primeiros foram escolhidos pela influência na história brasileira. O outro casal, porque eu os adoro. Minha admiração por Oswald é tanta que seu livro Macunaíma foi o tema do meu trabalho final de graduação. Pagu, por sua vez, foi a primeira autora que li.

A vida de Dom Pedro I foi mais interessante do que você imagina. Mulherengo, inculto e debochado, Pedro vivia-a e meter-se em confusões pelo Brasil. Seu status e seu jeito galanteador fizeram estragos pelo país. Então, ele conheceu a Marquesa de Santos. Ela mexeu com seu âmago e bagunçou seus sentimentos. O grande problema era: o Imperador era casado.

Amores proibidos nunca foram fáceis. Por influência de algum mecanismo insensato da psique humana, as paixões se tornam ainda mais sedutoras, perturbadoras e atraentes quando há algum impedimento para que se realizem em toda sua plenitude. É justamente na impossibilidade de se entregar plenamente ao outro que o mais nobre dos sentimentos acaba muitas vezes se confundido com os seus opostos, a dor e o sofrimento (p. 10).

A partir da relação adúltera do Imperador, somos levados a conhecer mais sobre o período em que Dom Pedro I foi o governante do Brasil. Dando maior foco no romance do que na história brasileira propriamente dita, Maurício Oliveira ensina muito sobre a cultura brasileira da época e sobre as relações de poder. Todo o conhecimento é passado de maneira indireta, onde o leitor aprende enquanto está focado em tentar descobrir o desfecho do romance para lá de conturbado.

Com Oswald e Pagu, o amor proibido também apareceu. Oswald era um homem inteligente, culto e sedutor. Era casado com uma mulher talentosa, também muito culta e uma das melhores pintoras brasileiras: Tarsila do Amaral aquela mesmo que pintou O Abaporu e Os Operários . Tudo para ser o relacionamento perfeito, certo? Errado. Na vida de ambos surgiu Patrícia Galvão, a Pagu. Escritora talentosa, ela acabou por despertar o desejo de Oswald. Pagu, por sua vez, não o amava, mas sentia-se atraída por sua inteligência. Não deu outra: tornaram-se amantes. O que aconteceu? Você precisa ler o livro para descobrir.

Esse romance eu já conhecia. Primeiro porque eu sou fã dos três envolvidos; além disso, sempre estudei com afinco o período do Modernismo. Contudo, ainda assim, descobri uma série de novidades, o que foi incrível. Ademais, o autor ainda repete a sua estratégia: nos mantém focados no romance e, durante a narrativa, instrui sobre o Modernismo, sobre o governo de Getúlio, sobre o Partido Comunista e outros fatos da época. Uma aula de história sob a óptica do amor.

Fazendo jus à fama de mulherengo, Dom Pedro arriscava algumas conquistas amorosas pelo caminho. Mesmo depois de cinco anos de casamento com a princesa Leopoldina, conhecer mulheres continuava sendo quase uma compulsão (p. 30).

Outro fato que faz o livro tornar-se interessante, além da estratégia de ensino do autor, é a sua escrita. Ao contrário dos livros de história tradicional, Maurício opta por uma narrativa bem próxima ao dos livros literários, o que deixará até o leitor mais inexperiente à vontade. Além disso, o fato de passar conteúdos de maneira simplificada é um atrativo a mais.

Se todo o conteúdo é muito bom, também não tenho o que reclamar da parte física. A capa é muito bonita e combina com o clima de romance da obra. Além disso, a diagramação está muito boa, com letras em um tamanho agradável e um bom espaçamento. A revisão está perfeita, o que já é padrão da editora. Desta forma, só tenho elogios para o excelente trabalho da Contexto.

Após todos os fatos apresentados, resta-me indicar a obra. Se você quer conhecer mais sobre o Brasil enquanto descobre detalhes dos amores que abalaram nosso país, esse livro é para você. Sem dúvidas, ele irá te agradar.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/04/resenha-amores-proibidos-na-historia-do.html
Debora.Goncalves 10/04/2016minha estante
Amei a resenha. Fiquei super interessada em ler esse livro

Marcos Pinto 10/04/2016minha estante
O livro é muito bom Debora. Recomendo.

Debora.Goncalves 14/04/2016minha estante
já coloquei na minha lista de desejados. Obrigada.

Guarilha 24/01/2014

Todos nós, na escola, estudamos a História do Brasil. Aprendemos que Chica da Silva foi uma escrava famosa; que D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil; que Anita Garibaldi foi uma heroína; que Joaquim Nabuco foi um abolicionista.

Não raro, saímos da escola imaginando que esses personagens históricos foram perfeitos e, por isso, são imortais. Nunca pensamos terem sido normais, essas pessoas – que riram, choraram, venceram, perderam... e amaram.

AMORES PROIBIDOS NA HISTÓRIA DO BRASIL, de Maurício Oliveira, humaniza esses personagens nos contando, numa linguagem fácil e deliciosa, sobre os amores conturbados vividos intensamente por personagens importantes da nossa História. Adultérios, incompatibilidade de ideias, separações, ideologias acima da vida familiar... Tudo isso em uma época na qual a sociedade era conservadora e defensora dos “bons costumes”.

O autor, no entanto, não se limita a descrever apenas os casos amorosos; melhor que isso, ele faz questão de evidenciar o contexto histórico, incluindo uma pequena biografia dos personagens envolvidos. Ou seja: enquanto lemos o que poderia ser chamado de romance, aprendemos um pouco mais sobre a História do Brasil.

Um livro muito interessante, gostoso de ler, que enriquece a nossa cultura.

Bia 05/06/2013

Publicado originalmente em http://oqueequeolivrotem.wordpress.com/2012/07/28/amores-proibidos-na-historia-do-brasil/

De cara, como de praxe, fiquei com o pé atrás, na verdade os dois, por ser tratar de um jornalista escrevendo sobre história. Mas o valor do livro era acessível e tinha ganho um cupom de desconto, assim, resolvi arriscar e mais uma vez baguncei toda a minha lista de leituras, que já não é lá muito rígida.

Com o livro em mãos, mal senti aquele cheirinho gostoso de livro novo, e uma luz no fim do túnel, o autor tem mestrado em História Cultural. E qual foi a ideia dele? Em um trajeto de mais ou menos duzentos anos na História do Brasil escolheu sete relacionamentos famosos e conturbados e escreveu sobre eles. Ao passo que se afastou da formalidade que o papel de “personagem histórico” às vezes confere a estas pessoas, nos relatou suas experiências pessoais, humanizando-os.

Em uma sequência cronológica as histórias apresentadas vão de Chica da Silva e João Fernandes a Lampião e Maria Bonita, passando por D. Pedro I e a Marquesa de Santos, Giuseppe e Anita Garibaldi, Joaquim Nabuco e Eufrásia Leite, Chiquinha Gonzaga e João Batista, e Oswald de Andrade e Pagu.

Não vou me debruçar em escrever sobre cada uma delas, até porque, as histórias são famosas e de forma geral, conhecidas do leitor, algumas, inclusive, fazem parte do ideário popular. Pretendo apenas dividir com o papel, ou melhor, com a tela à minha frente, as impressões que tive.

Com algumas escorregadas históricas, o autor, atuando como narrador, romanceia alguns encontros e diálogos entre os personagens principais, como o próprio confessa, o que não tira o brilho, pelo contrário, nos envolve mais na leitura, fazendo-a fluir, tanto que li o livro completo apenas nas idas e vindas no metrô.

As histórias, como a proposta do livro sugere, são repletas de preconceito, raiva, desilusões, traições, lagrimas e lamurias, além de luxuria e paixão, temperos para qualquer história de amor, proibida ou não. Conforme a leitura se desenrolava, tive a impressão que o foco da escrita se ateve muito mais as mulheres, com exceção de Joaquim Nabuco, talvez por este ter deixado mais registros sobre a história de amor do qual foi protagonista, e D. Pedro I, acredito que por ter sido “apenas” o Primeiro Imperador do Brasil e ter estado a frente, quiçá, da história mais famosa.

As duas histórias com que mais me envolvi, das quais não sabia grandes detalhes, foram as de Anita Garibaldi e Chininha Gonzaga. Em situações completamente diferentes, mostraram-se mulheres de garra, que indo de encontro a tudo que se esperava delas dentro de uma sociedade machista foram atrás de seus desejos, se entregaram não só aos homens que amavam, mas à própria vida e, no caso da primeira, pagando com ela.

Com diferenças, claro, no contexto histórico no qual estão inseridas, as histórias refletem, na maioria das vezes, uma sociedade preconceituosa, na qual a cor da pele ou a conta bancária de uma pessoa pode fazer com que um relacionamento normal entre duas pessoas, se transforme em um amor proibido. Alguma semelhança com os dias atuais?

Marina 13/03/2013

Comprei o livro por ter a assinatura do Maurício Oliveira. O tema não me pareceu tããão atraente no início. Acabou sendo uma ótima leitura, cheia de coisas novas pra aprender. O livro está dividido entre cada um dos romances abordados... sobre muito deles eu não sabia praticamente nada e acabei aprendendo com um texto bem leve, mas ainda assim cheio de dados históricos. Adoro obras assim.