O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde

O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde Robert Louis Stevenson

Resenhas - O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde

Americano 14/05/2009

Reflexivo e incansável
Um livro que prende nossa atenção tanto quanto um bom filme. Nesse caso, acredito que ele nos leva a imaginar como agiríamos diante do nosso "lado mal". Essa é idéia do livro. Um fato ocorrido há algum tempo atrás e um advogado que busca saber o que realmente aconteceu; com isso ele se vê tão surpreendido a cada nova descoberta.

Tassiane 17/04/2020

Um clássico é um clássico... Né?
Me lembrava do fim porque já tinha lido esse livro, há mais de dez anos, mas como acontece na maioria dos grandes clássicos, a cada leitura você vê e sente uma coisa diferente.
É uma obra pra fazer refletir sobre a natureza humana, e cumpre muitíssimo bem o seu papel.

Lorena.Beatriz 11/07/2020

Um suspense no qual da pra fazer milhões de suposições. Superou e surpreendeu todas as minhas expectativas, realmente muito bem elaborado.

André 16/09/2023

A era do Senhor Hyde
Revisitar O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde nestes tempos não deixa de ser uma experiência com algo de irônico ou cômico.
Este clássico da literatura de horror oitocentista mergulha profundamente na natureza do impulso e e do comedimento, e na necessidade do equilíbrio para a sustentação da vida humana.
Nossa época é marcada pela celebração hedonista do impulso e vê a transformação da virtuosidade em pura performance teatral vazia dos comportamentos mais descomedidos e abjetos de descontentamento.
Em 2023, celebramos o Senhor Hyde como um cidadão virtuoso e exemplar.

Abandone 16/04/2013

um verdadeiro clássico
gostei bastante... conhecia a história através das adaptações para o cinema agora tive a oportunidade de ler esse livro, uma história bastante tétrica e narrativa impecável... recomendo!

Ester J 03/05/2020

Uma boa história, mas esperava mais
Me decepcionei um pouco com essa história, esperava que a história fosse se estender mais, a resolução até é boa mas não me cativou tanto. Acho que em parte tem a ver com a antiguidade do texto, enfim, não foi ruim, mas também não foi tão bom como eu esperava.

Carol 06/06/2021

Um clássico sobre a dualidade do homem e a escolha entre o bem e o mal. Esperava um pouco mais no final. Achei que tiveram pontos inacabados, mas é uma leitura rápida e em geral gostei do livro.

prandi 04/10/2012

Péssima tradução
Quanto à qualidade da obra de Stevenson, não se discute. Uma livro forte, sombrio e com reflexões interessantíssimas sobre a natureza humana. Porém, o que me leva a escrever essa resenha é abominação sacrílega que fizeram ao traduzir a obra do inglês. Tive grandes dificuldades para entender certos trechos e encontrei erros ortográficos, gramaticais e de pontuação inaceitáveis. Eu lia algumas frases para meu filho de dez anos e ele apontava os erros. Convém ressaltar como ponto positivo o fato de o livro ser bilíngue, o que ao menos permite verificar que os erros estão na tradução e não no original.

DeborahDan 28/01/2011

Você escolhe todos os dias.
Jekyll e Hyde são os dois lados de um mesmo ser humano e nem por isso são completamente distintos. Escolher entre o bem e o mal é algo que fazemos todos os dias sem nem ao menos percebermos e a felicidade é encontrar esse meio termo tão desejado!

Li 06/10/2017

DESAFIO LITERÁRIO DIMINUINDO A PILHA 2017 - OUTUBRO - TERROR
Sinopse: "Escrito em 1886 pelo escocês Robert Louis Stevenson, o clássico conta a história de Utterson, um advogado que acompanha os horrores acontecidos em Londres no final do século XIX por um misterioso homem que comete crimes e provoca a polícia metropolitana. O clima sombrio da capital inglesa contorna a história e dá o tom de mistério, pois mesmo durante o dia, a nevoa deixa a cidade escura, transformando os transeuntes em vultos. O contexto histórico do país também é transcrito na trama: avanço nas pesquisas e experimentos científicos, êxodo rural devido a Revolução Industrial que ali se instalara, contraste econômico, centro urbano em estado de caos, fumaça, poluição e aumento dos índices criminais, motivo pelo qual em 1829 foi criada a Scotland Yard, considerado por muitos, sua primeira citação na literatura. Pode-se afirmar que em meio a esta conjuntura, o lado tenebroso da sociedade vitoriana e a dualidade do homem foram discutidas na obra prima de Stevenson, O Estranho Caso do Dr. Jeryll e do Senhor Hyde, publicado pela Editora Landmark com nova tradução e em Edição Bilíngüe."

Fiquei em dúvida se a versão que li era a completa, pois li em PDF, mas parece que sim. O livro é composto de 10 capítulos, mas achei tão curto que fui procurar para ver se não era uma versão resumida.
Até o capítulo 9 não é ruim, mas quando chega no último, você fica esperando continuação. Eu pelo menos fiquei.
Fora isso, o livro está catalogado como terror, mas não achei assustador hora nenhuma. Foi que nem com "Drácula", de Bram Stocker, talvez seja culpa da tradução, ou da edição no site, ou esta forma de terror não seja assustadora para mim mesmo, vai saber!
Achei o livro confuso também e meio que me lembrou o estilo de Artur Conan Doyle, na série Sherlocke Holmes.
Acho que é isso, o livro tem muito mais cara de policial que de terror. Particularmente não gosto de nenhuma das duas temáticas.
Mas achei interessante o pensamento de dr Jekill de que dependendo do lado mais forte do homem, da experiência poderia ter nascido um anjo! Mas que ele saiba que não está sozinho, pois hoje o "lobo" que o homem mais alimenta dentro de si é o mau.

Ps: esse também entra para o tema DESAFIO LITERÁRIO GUTENBERG - CLÁSSICOS