Apenas Ensina-me

Apenas Ensina-me Dayane Ribeiro

Resenhas - Apenas Ensina-me

Katia 19/02/2012

Esse livro é pura poesia, dizer que amei é pouco para descrever o que sentir ao ler todo o seu conteúdo.

Esse livro é ma-ra-vi-lho-so, devorei as páginas, e não sosseguei enquanto não voltava para continuar a leitura.

São várias estórias de amor entrelaçadas dos membros da família Monteiro, que se inicia com os patriarcas e segue com os 05 filhos.

Quando eu achava que estava lendo a estória mais linda, vinha a próxima que era mais linda ainda, não dá nem prá escolher qual é a melhor, TODAS são lindas, emocionantes, românticas, maravilhosas.

As citações de Saint Exupéry, através do irmão mais velho Samuel que presenteou os irmãos com uma obra de sua autoria onde vinha a frase personalíssima para cada irmão com um significado que eles tiveram que vivenciar para entender, as canções encantadoras (quando eu não conhecia eu procurava no youtube), as citações bíblicas, a entrega, sem palavras para descrever toda emoção que senti, vou te contar, não sou muito de chorar com livro não, mas esse me arrancou lágrimas dos olhos, e sorrisos nos lábios, e muitos suspiros, que estórias lindas.

E as declarações de amor feitas, lindas, maravilhosas, sublimes!

A primeira estória, carro chefe do livro, nos fala do valor de uma grande amizade, da fé em Deus, da superação, não tem como não nos encantar com a estória de Milton, Sílvia e Antônia, Num mundo que se faz deserto temos sede de encontrar um amigo

A segunda, conta nos o romance de Aninha (filha de Milton e Antonia) e Rafael, um homem famoso, arrogante, acostumado com a superficialidade, que pelas agruras do destino se vê cego, e tem que aprender a lidar com essa nova realidade. Aninha, que é treinadora de cães para cegos,se torna sua instrutora, não tem papas na língua, e fala prá ele tudo que pensa, engraçado que ele a imagina uma mulher grande, corpulenta, de coque e uniforme da Gestapo, o que não o impede de se apaixonar perdidamente por ela, e falar isso prá ela, que não importava a aparência dela, muito lindo, cada detalhe desse romance: O essencial é invisível aos olhos

A terceira, nos conta o romance de André e Bea, que perdera a mãe e o adorado irmão com problemas sérios decorrente da diabete, e não queria dramas, queria passar pela vida sem sofrimentos, sem brigas, sem envolvimentos, até conhecer Bea que vira seu mundo de perna cabeça, fazendo que esse bad boy reveja seus conceitos..

O terceiro, Tiago e Juliana, um amor incubado, eram apaixonados um pelo outro, por 10 longos anos, mas por um grande mal entendido que mudara todo o curso de suas estórias, se fecharam em seus mundos, sem coragem de se abrir com o outro.

O quarto, de Elias e Debora, eletrizante! Estavam com o casamento em crise, eram casados há longos anos. Adorei o desbocado Elias, e a flamejante Débora.

O quinto Joana e Horacio, ela viúva de Samuel, o irmão mais velho da família Monteiro, médica oncologista, e Horácio também. Ela, tinha vivido um casamento de amor com seu marido, que era um guerreiro maravihoso e talentoso, mas que falecera vítima da diabete, e tinham uma linda filha. Joana, se sente atraída por Horácio, e aos poucos se apaixona, mas tem medo de assumir um relacionamento sério, já Horácio, um homem maduro, a ama, e quer assumi-la diante de todos, e luta para que Joana finalmente reconheça seus sentimentos, e assuma esse relacionamento diante de todos.

Daiane, você está de PARABÉNS!! Suas estórias são lindas, muito românticas, AMEI demais seu livro!! E recomendo a todos que apreciam um bom romance, e sonham e se apaixonam através do universo de uma boa leitura.

Beijos!

Lisse 20/02/2012

Só me ensine o que eu ainda não sei!
"Apenas Ensina-me" é um daqueles livros que eu tanto gosto que me faz refletir e chorar copiosamente, que faz com que o leitor não tenha palavras para explicar como é bom, o que fez com a sua cabeça e sentimentos.

O livro transcorre numa duração de 53 anos contando a história da família Monteiro. No ínicio ainda sem ser Monteiro, apenas descrevendo a história de duas grandes amigas, Sílvia e Antônia, que são inseparáveis. Cuidam uma da outra demonstrando cuidado, amor e uma lealdade de dar inveja.

Sílvia, a linda e desenvolta mas que tem problemas de saúde; e Antônia, a tímida e carinhosa que cuida de Sílvia como se fosse parte fundamental da sua vida. E entre elas Milton, o carinha por quem Sílvia é perdidamente apaixonada.

E por aqui eu acabo com a descrição dos personagens porque se eu me empolgar, e tenho certeza que sairão muitos spoilers e isso não é muito legal! rs

Tocante, singelo e muito gracinha descreve muito pouco o que senti ao passar menos de 24 horas grudada no livro de Dayane Ribeiro; pois a autora soube explorar muito bem cada aspecto da personalidade e da vida de seus personagens. E com a sutileza de poucas autoras transformou uma simples história em um aventura fantástica que vai fazer muitos leitores se emocionar e refletir. Simplesmente lindo!!

Antônia tem muitas características que me agradaram muito. Uma mulher forte, que até exclui seus sentimentos por amar tanto uma pessoa que sempre fez parte da sua vida. A achei fraca em alguns momentos mas me sentia tão bem lendo sobre ela, que a empatia me fez compreendê-la melhor. O que sentia era tão puro que doia, e o fato de se sentir "obrigada" a cuidar de tudo e de todos e esquecer de sim mesma era pior ainda. E digo mais, eu faria a mesma coisa! Aliás, eu fiz a mesma coisa... esse livro trouxe-me recordações muito boa!

"Ela sentia que se tivesse os dois ao seu lado poderia ser qualquer coisa, fazer tudo, pois eles eram corajosos, inteligentes e idealistas, e embora ela não o fosse, com eles ela sentia que também era especial"

Nunca me esquecerei de como "Apensas Ensina-me" tocou meu coração. E uma característica da escrita de Dayane que me cativou muito foi como ela conseguir desenvolver muito bem um único narrador mostrando váriios pontos de vista diferentes. Achei excelente! Ela não se perdeu e nem tornou a leitura monótona. Ficou perfeito e muito claro!

As frases que iniciam cada capítulo deu um ar de maestria a história e que tinha tudo a ver com a temática do livro. E que título mais apropriado! Esse livro me deixou sem palavras... O que devo dizer além de "Obrigada Dayane"?

Fica minha super recomendação para que todos leiam. Esse livro já está disponível pela PerSe, compre já o seu!

Quotes:
"Quando amamos uma pessoa, qualquer parte dela nos é valiosa"

"Ame sem medo, sem esperar retribuição, apenas ame"

"Sabe amor, eu finalmente entendi que amor não é uma questão de merecer, e sim de amar, e se você sempre me amou... eu tenho mais é que agradecer e não questionar!"

"Mesmo com todas as imperfeições eu o amava, eu viveria aquela vida dura quantos anos fossem para tê-lo comigo, porque quando ele sorria para mim, quando ele dizia que eu era a porção de vida e saúde da vida dele, eu perdoava e esquecia tudo. Isso não é colocar alguém em um pedestal, isso é amar apesar dos defeitos. O que você sabe sobre isso?"

Livros Encantos 24/12/2014

Apenas Ensina-me
Compreensão, Doação, amizade e esperança definem esse lindo livro.

Confesso que comecei a leitura sem saber o que esperar a autora havia me dito que seriam várias histórias no livro, e conforme a leitura foi fluindo me descobri encantada pela forma que a autora nos trouxe a família Monteiro.

A autora nos apresenta a história da Família Monteiro, com personagens fortes e cada membro da família ganhou sua história , amei toda essa ligação entre a fámilia .

Tudo começou assim:
Três adolescentes na escola Antonia, Silvia e Milton, Milton assim que colocou os olhos em Silvia se apaixonou perdidamente , Silvia e Antonia eram ligaças por uma amizade muito forte e verdadeira , uma cuidava da outra.
O destino assim quis que as amigas se apaixonassem pelo mesmo homem , Antonia em sua grandeza e percebendo o amor que Silvia e Antonio sentiam , guardou esse amor em seu peito.

Silvia tinha diabetes e teve sérios problemas de saúde , Milton sempre ai lado dela cuidando com muito amor e dedicação.
Eles se casaram e a família começou a crescer : Samuel , André, Elias.Tiago e Aninha .

A autora trata no livro sobre a Diabetes, uma doença que não controlada acarreta em muitas consequências , inclusive a perda da visão.

A história que mais gostei foi da Joana e Horácio , pois foi uma nova chance a Dra Joana, que cuidava de crinaças com Cancêr no hospital amar novamente ela relutou muito com receio, medo mas se rendeu a Horácio e ao amor lindo que sentiam, pois ela teve em sua vida dois grandes amores quer dádiva maior que essa ?

Todos personagens dessa linda história viverá um conflito, são histórias curtas que envolvem o leitor, me emocionei com a cena da despedida da Silvia foi uma emoção ver a leveza dela, e fazer um pedido a sua amiga Antonia.

A autora acertou em cheio na sensibilidade de cada cena, na emoção dos personagens e acima de tudo na união dessa linda família , regada a fé e esperança .

O final é lindo, recomendo a todos que sabem a importância da união de uma família.

Um livro leve que nos faz refletir sobre muitas coisas como o quanto as vezes somos egoístas em pensarmos somente em nós.

Destaque para Antonia que sempre guardou seu amor a Milton e sem sombra de dúvida se tornou o Pillar de tudo.

Um livro para se valorizar ainda mais a família, e nunca perder a Fé ...

Quotes
"Acho que ambos sabemos que complicamos nossa vida, que eu estou atraído por você, que sua presença me enfeitiçou e que em meus sonhos eu faço loucuras com você..." Milton para Antônia
"Mas a verdade é que eu escolhi amar mais que ser amada. Não é uma escolha fácil, as vezes a vida te cobra o preço por tal decisão ... "Antônia

site: http://www.livrosencantos.com/2014/11/apenas-ensina-me-dayane-ribeiro-resenha.html
Claudia 04/04/2015minha estante
lindi lindo lindo dayane é sem duvida uma grande escritora esse livro esta ai para provar ela fez uma saga em um so livro vc se emociona desde a primeira historia um livro q foi escrito com o coraçao...