Mariah 21/09/2022
O Algoritmo da "Razão"
1. Racionalização necessária (the need of reason reform) + Contexto
(...)como um ser racional, com livre capacidade para pensar. Por isto, ele pode ler sozinho a Bíblia e interpretá-la por si mesmo, sem ter necessidade de que os sacerdotes o façam em seu lugar.
Como conseqüência dessa atitude de “livre exame” das Escrituras, organizaram-se escolas de alfabetização nos países em que se fundaram igrejas protestantes. Dessa forma, o povo poderia ler a Bíblia sozinho. Também foram feitas traduções da Bíblia para a língua daqueles países: para ter contato com a palavra de Deus, ninguém mais precisava saber latim, língua que poucas pessoas entendiam. Pode-se perceber o significado dessas modificações numa época em que só a elite era alfabetizada! ____>> A valorização da maior liberdade individual no uso da própria Razão provocou o surgimento de novas concepções políticas e de organização social. Também se começou a encarar de nova maneira a tarefa da ciência e a função das universidades.
Não dava mais para disfarçar. Estava na ordem do dia o confronto Fé versus Razão. Mas não se tratava apenas de uma disputa sobre o que deve guiar a humanidade. Por trás disso tudo estava o combate mais radical entre dois modos diferentes de organizar a vida econômica e social: de um lado, as estruturas feudais em desintegração e, de outro, o nascente capitalismo.
O capitalismo trouxe uma nova verdade, que alterou tudo: o mundo deveria ser transformado, alterado e continuamente reconstruído. Dentro da nova mentalidade, entendia-se que a criação de Deus precisava ser completada pelo homem.
Afinal, se, como diz a Bíblia, o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, e se a grande obra divina foi o mundo, então da mesma forma o homem precisaria fazer também a sua criação. O ato de trabalhar e transformar a realidade seria uma seqüência do trabalho divino, agora imposto a todos os homens.
2. Trilha de introspecção
A falta da mãe e o distanciamento do pai deram ao futuro filósofo o gosto da independência e a percepção de que é possível viver bem contando apenas consigo mesmo. Aliás, os jesuítas entenderam sua personalidade peculiar e permitiam que o jovem dedicasse longos períodos à meditação, não o sobrecarregando com obrigações inúteis. Os padres permitiam aos alunos uma vida social mais aberta e eles freqüentavam as “boas famílias” da cidade.
Descartes dedicava poucas horas por dia ao trabalho e à leitura. No entanto sua capacidade de concentração e de produção era tamanha que nos deixou obras em áreas tão variadas como Filosofia, Matemática, Física e Música. Evidentemente, uma produção teórica em campos tão diversos não foi fruto do acaso ou de uma genialidade caída do céu. O filósofo soube tirar muito proveito das boas condições de vida que teve.
(...)para sua reflexão filosófica, para que ela pudesse chegar ao mesmo grau de certeza. Por isso Descartes pretendeu elaborar uma Matemática universal, que serviria para todos os assuntos.
Só que não era uma tarefa fácil transportar o rigor e a universalidade do raciocínio matemático para a filosofia e para outras áreas do conhecimento humano. Afinal, a Matemática trabalha com idéias, com abstrações, que não têm existência concreta na realidade imediata.
A Matemática é exata justamente porque trabalha com ferramentas produzidas pelo próprio pensamento humano que as “peneirou” (abstraiu) na realidade.
Aí estava o segredo! Para Descartes, a Matemática poderia ser adotada como base para um conhecimento exato e universal, exatamente porque trabalha com um mundo elaborado pela própria Razão. Conclusão: a Matemática era a prova de que a Razão percebe a verdade e é capaz de “fabricar” instrumentos e idéias verdadeiras, inclusive em outros campos do conhecimento.
4. Frases gatilho para produção textual
-- "Descartes dedicava poucas horas por dia ao trabalho e à leitura"
-- "(...)não era uma tarefa fácil transportar o rigor e a universalidade do raciocínio matemático para a filosofia e para outras áreas do conhecimento humano."
-- "A Matemática é exata justamente porque trabalha com ferramentas produzidas pelo próprio pensamento humano que as “peneirou” (abstraiu) na realidade."
-- "a Matemática poderia ser adotada como base para um conhecimento exato e universal, exatamente porque trabalha com um mundo elaborado pela própria Razão."
-- "Matemática era a prova de que a Razão percebe a verdade e é capaz de “fabricar” instrumentos e idéias verdadeiras, inclusive em outros campos do conhecimento."