Descartes - A Paixão pela Razão

Descartes - A Paixão pela Razão Mario Sergio Cortella

Resenhas - Descartes - A Paixão pela Razão

'akilis 16/12/2023

É uma análise
E aqui vai minha humilde opinião sobre Descartes: A paixão pela razão:

Interessante

Não sou leitor habitual de filosofia, ou coisas parecidas. Por mais que eu tenha familiaridade com alguns termos e nomes citados por causa de outras leituras, eu senti que foi meio cansado. Essa é uma leitura pra ser feita em grupo, pois sugere várias vezes para que o assunto seja debatido. Tem exercícios, textos complementares e reflexões.

Pra quem não lê muito esse gênero, vai ser difícil entender um pouco. Mas pra quem gosta e já tem certa intimidade, vai em frente, é um bom livro.

(eu mesmo preciso de alguém que manje um pouco pra esclarecer o livro todo pra mim kkkkkkk)

virg 11/09/2023

Meu amor por filosofia me fez ler esse livro, gosto muito das ideias de descartes e ele é um dos meus filósofos favoritos. Gostei muito do livro e li por motivos acadêmicos, Cortella fez um livro muito bem escrito e explicativo.

Arnaldo 31/08/2023

Livro simples.
Por ser um livro pequeno, foi apenas uma leve pincelada sobre o filósofo. Não se aprofundou, valeu pelo conhecimento, porém é bem simples.

day 13/03/2023

Perfeito !
Cortella é o melhor que temos nos tempos de hoje.
Cada livro conhecimento em abundância.
Não consigo parar de fazer notas e reler as partes que me deixam pensativa.
Esse livro em especial é muito bom, pois nos traz um filósofo que muito contribuiu com a humanidade .
Amei a leitura.

?Decidi fazer de conta que todas as coisas armazenadas no meu espírito até aquele momento eram tão ilusórias como meus sonhos. Mas logo percebi: no mesmo instante em que pensava sobre a falsidade do meu conhecimento, era necessário que pelo menos eu, que pensava, fosse alguma coisa. Esta verdade?eu penso, logo existo?era tão firme e certa que as mais extravagantes suposições dos céticos não a abalariam. Julguei que podia aceitá-la sem receio, como o principio fundamental da filosofia que procurava. (Discurso do método, IV)?

Jessica280 12/01/2023

O pai do pensamento crítico?
Ler filosofia com Cortella é maravilhoso. Através de uma linguagem acessível e uma leitira rápida ele traz as máximas da filosofia. Nesse livro sobre Descartes ele traz as principais ideias do filósofo e umas delas é de que devemos duvidar dar verdades absolutas ou "falsas obviedades" do nosso dia a dia para então chegar na verdadeira "razão".

Apesar dessas ideias serem avassaladoras na idade das trevas, hoje em dia ainda falta muito a ser aplicada. Na era da informação a população carece de pensamento crítico e vivem de replicar falsas obviedades por aí.

Mas como diz Darcy Ribeiro (também citado no livro) "o principal requisito de sobrevivência e de hegemonia da classe dominante que temos era precisamente manter o povo xucro [...] mantido ignorante, ele não estará capacitado a eleger seus dirigentes com riscos inadmissíveis de populismo demagógico."

Então, viva a educação e o pensamento crítico. O conhecimento liberta.

Obrigada Cortella!

Mariah 21/09/2022

O Algoritmo da "Razão"
1. Racionalização necessária (the need of reason reform) + Contexto

(...)como um ser racional, com livre capacidade para pensar. Por isto, ele pode ler sozinho a Bíblia e interpretá-la por si mesmo, sem ter necessidade de que os sacerdotes o façam em seu lugar.
Como conseqüência dessa atitude de “livre exame” das Escrituras, organizaram-se escolas de alfabetização nos países em que se fundaram igrejas protestantes. Dessa forma, o povo poderia ler a Bíblia sozinho. Também foram feitas traduções da Bíblia para a língua daqueles países: para ter contato com a palavra de Deus, ninguém mais precisava saber latim, língua que poucas pessoas entendiam. Pode-se perceber o significado dessas modificações numa época em que só a elite era alfabetizada! ____>> A valorização da maior liberdade individual no uso da própria Razão provocou o surgimento de novas concepções políticas e de organização social. Também se começou a encarar de nova maneira a tarefa da ciência e a função das universidades.

Não dava mais para disfarçar. Estava na ordem do dia o confronto Fé versus Razão. Mas não se tratava apenas de uma disputa sobre o que deve guiar a humanidade. Por trás disso tudo estava o combate mais radical entre dois modos diferentes de organizar a vida econômica e social: de um lado, as estruturas feudais em desintegração e, de outro, o nascente capitalismo.

O capitalismo trouxe uma nova verdade, que alterou tudo: o mundo deveria ser transformado, alterado e continuamente reconstruído. Dentro da nova mentalidade, entendia-se que a criação de Deus precisava ser completada pelo homem.
Afinal, se, como diz a Bíblia, o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, e se a grande obra divina foi o mundo, então da mesma forma o homem precisaria fazer também a sua criação. O ato de trabalhar e transformar a realidade seria uma seqüência do trabalho divino, agora imposto a todos os homens.

2. Trilha de introspecção

A falta da mãe e o distanciamento do pai deram ao futuro filósofo o gosto da independência e a percepção de que é possível viver bem contando apenas consigo mesmo. Aliás, os jesuítas entenderam sua personalidade peculiar e permitiam que o jovem dedicasse longos períodos à meditação, não o sobrecarregando com obrigações inúteis. Os padres permitiam aos alunos uma vida social mais aberta e eles freqüentavam as “boas famílias” da cidade.

Descartes dedicava poucas horas por dia ao trabalho e à leitura. No entanto sua capacidade de concentração e de produção era tamanha que nos deixou obras em áreas tão variadas como Filosofia, Matemática, Física e Música. Evidentemente, uma produção teórica em campos tão diversos não foi fruto do acaso ou de uma genialidade caída do céu. O filósofo soube tirar muito proveito das boas condições de vida que teve.

(...)para sua reflexão filosófica, para que ela pudesse chegar ao mesmo grau de certeza. Por isso Descartes pretendeu elaborar uma Matemática universal, que serviria para todos os assuntos.
Só que não era uma tarefa fácil transportar o rigor e a universalidade do raciocínio matemático para a filosofia e para outras áreas do conhecimento humano. Afinal, a Matemática trabalha com idéias, com abstrações, que não têm existência concreta na realidade imediata.

Aí estava o segredo! Para Descartes, a Matemática poderia ser adotada como base para um conhecimento exato e universal, exatamente porque trabalha com um mundo elaborado pela própria Razão. Conclusão: a Matemática era a prova de que a Razão percebe a verdade e é capaz de “fabricar” instrumentos e idéias verdadeiras, inclusive em outros campos do conhecimento.

4. Frases gatilho para produção textual

-- "Descartes dedicava poucas horas por dia ao trabalho e à leitura"

-- "(...)não era uma tarefa fácil transportar o rigor e a universalidade do raciocínio matemático para a filosofia e para outras áreas do conhecimento humano."

-- "A Matemática é exata justamente porque trabalha com ferramentas produzidas pelo próprio pensamento humano que as “peneirou” (abstraiu) na realidade."

-- "a Matemática poderia ser adotada como base para um conhecimento exato e universal, exatamente porque trabalha com um mundo elaborado pela própria Razão."

-- "Matemática era a prova de que a Razão percebe a verdade e é capaz de “fabricar” instrumentos e idéias verdadeiras, inclusive em outros campos do conhecimento."

AndrA374 04/01/2022

? Descartes é, sem dúvida, um clássico guardião do pensamento livre. Millôr Fernandes
costuma dizer que ?clássico é um escritor que não se contentou em chatear apenas os seus
contemporâneos?. Descartes é um clássico ?

Clara 13/12/2021

Foi ótimo ao que se propôs!
Acredito que esse livro seja considerado uma introdução para os estudos de Descartes, contando o período histórico, um pouco da vida do filósofo, seus métodos (de forma resumida, claro) e de linguagem clara para todos entenderem, mesmo que não tenham estudado o assunto antes.

O livro foi exatamente o que eu estava procurando no momento, apesar de querer saber de uma forma mais aprofundada, eu comecei o livros sabendo mais ou menos a proposta do autor e não me decepcionei.

jordanaverissimo 16/05/2021

resenha pilula
É um bom livro para aqueles inciantes ou não-integrantes do meio filosófico, mas que desejam entender melhor a filosofia do discurso do método.

Evandro.Parussolo 17/04/2021

Livro didático bem resumido
Achei bom pra quem quer ter o primeiro contato com o filósofo e matemático Descartes.

Wesley.Sancho 03/01/2021

Caminhante Mascarado
Ótimo saber mais sobre a vida desse filósofo incrível, que conheci através da matemática e perceber toda sua complexidade. Nesse livro pude ter dimensão dos desafios da época que Descartes enfrentou para se guiar pela razão e o contexto que o influenciou. Cortella sempre incrível, uma pena o livro acabar tão rápido, gostei demais.
Larissa 09/01/2021minha estante
que legal !!!!

Lucianalg 08/10/2020

Necessário
Livro muito bom e fácil de compreender. Indico para todos que querem começar a entender as ciências e o pensamento filosófico.

Zanza 15/09/2020

Descartes por Mário Cortela
Neste livro, Mário Cortela nos ensina, de acordo com o pensamento de Descartes, a utilizar corretamente nossa razão. Tem uma colunista e professora de processo civil que sempre fala:
? mais razão menos emoção ? (Gabriela priolli).

Marcelo 30/06/2020

Leitura Agradável!!!
Mais um livro no qual o professor Cortela nós presentea com seu bom humor, sua inteligência e seu conhecimento profundo. Ele consegue tornar a filosofia acessível a nós leigos, tornando-a agradável e divertida e nos fazendo ter o desejo de aprofundar nossos conhecimentos.