Iaiá Garcia

Iaiá Garcia Machado de Assis

Resenhas - Iaiá Garcia

Kath 17/07/2022

Nostálgico e fascinante
Que nostalgia gostosa poder reler esse livro tantos anos depois. Esse foi meu primeiro contato com Machado de Assis de quem, inclusive, eu ainda nem tinha ouvido falar por não ter aulas de literatura que só viriam a acontecer no ensino médio. Eu estava no começo da adolescência e era uma frequentadora assídua da biblioteca, tanto para descobrir histórias novas quanto para fugir do meu assustador professor de geografia (que Deus o tenha consigo). Peguei o livro por pura curiosidade mesmo, achei a capa bonita, na época era uma versão adaptada que tinha uma pintura bem chamativa na capa. Lembro nitidamente como a prosa poética e sedutora de Machado luziu aos meus olhos e não demorou muito para que eu ficasse apaixonada e virasse o livro inteiro num dia, incapaz de parar de ler.

A história começa quando Luis Garcia, um homem taciturno e frio, recebe um bilhete de uma rica mulher que lhe pede que vá vê-la para pedir ajuda em algo. Quando sai do trabalho (que não é explicitado qual é) ele vai até a casa da mulher que lhe conta os problemas que está tendo com seu filho Jorge, rapaz que parece estar apaixonado por uma mulher que ela desaprova como sua esposa. Assim, tendo se encerrado todas as chances de afastá-lo dela, Valéria, a mãe de Jorge, pede a Luis que lhe ajude a convencer o filho a aceitar se alistar no exército, nesse período acontecia a guerra do Paraguai e, mesmo diante da possibilidade da morte do jovem, a mulher se mostra irredutível.

O objeto de tal amor é Estela, uma jovem que fora acolhida por Valéria já que o pai é um tanto quanto inadequado para sua formação e, tendo falecido a mãe, lhe faltava orientação feminina adequada que um velho de intencionalidade duvidosa e tendência a adulação não tinha. Moça ajuizada, orgulhosa e impassível tanto quanto implacável, Estela era a companhia de Valéria a quem escutava e atendia com filial solicitude e sem nunca esperar nada em retorno. Consciente de sua posição — tanto social quanto na família da sua benfeitora —, não tinha quaisquer ambições ou pretensões que alçassem sua mente a um lugar além do seu merecimento. Por isso, ao saber dos sentimentos de Jorge, não apenas saiu da casa de Valéria, como prontamente o recusou de imediato, separados pela diferença social e pelo orgulho que não era capaz de aceitar nada que não viesse de seu próprio esforço e escala.

Magoado com a recusa dela, Jorge aceita a proposta da mãe de se alistar como uma maneira de provar seu amor à Estela e faz confidência desse sentimento à Luis Garcia, sem, contudo, revelar a identidade do objeto de seu desejo. Parte então o jovem para os horrores da guerra, mais determinado a findar sua existência que a retornar com glória ao lar. Nesse entremeio somos apresentados à Lina, a filha única de Luís Garcia que, carinhosamente, apelidou-lhe Iaiá. Sendo não somente sua única herança da esposa, a quem não amava, mas por quem tinha especial estima, Iaiá era a luz dos olhos de Luís que procurava mimá-la dentro e fora das suas possibilidades. A moçoila estudava em um internato e vinha para casa nos fins de semana alegrar a vida do pai que esperava ansioso por esses dias.

As artimanhas do destino colocam Iaiá no caminho de Estela que, com a partida de Jorge, voltou a frequentar a casa de Valéria, esta disposta a casá-la vê como positivo o interesse da jovem por Luís Garcia e, o apreço por sua filha é o arremate para a disposição do homem, já não mais tão jovem, a aceitar dar nova chance ao matrimônio. Como na primeira vez, não foi o amor, mas a conveniência e o apreço mútuo que levou Estela e Luís ao altar, ambos não apenas cientes, mas confortáveis na situação uma vez que o amor era uma impossibilidade para uma e um desconforto para o outro. Iaiá, extremamente satisfeita com o enlace, tinha em Estela uma irmã e uma mãe postiça por quem tinha respeito e carinho genuínos. Valéria, após contrair doença, acaba por falecer antes do retorno do filho que recebe nos campos de batalha a triste notícia da perda de sua mãe e do casamento de Estela com seu confidente.

Quatro anos depois, Jorge retorna ao Rio de Janeiro com todas as honrarias da guerra adornando sua farda, mas nenhuma paz no espírito. As modificações de caráter e os golpes recebidos nos campos de batalha não puseram fim ao amor obsessivo que remanescia contrariando todas as suas expectativas, mas refrearam-no dada às condições que agora se encontravam. Estela era para ele inatingível e, não fosse sua estima e amizade por Luís Garcia, seus caminhos jamais tornariam a se cruzar. É nessa reaproximação com o antigo amigo da família, que ele conhece Iaiá, ainda sem molde pelas últimas reminiscências da infância cobrindo os primeiros anos da adolescência e, moldados pelo gênio mimado de sua criação, eram provocador do sufocar da beleza conferida pela vida e a genética.

Todavia, a mente afiada de Iaiá começa a suspeitar que há algo estranho entre Jorge e Estela embora a inocuidade pueril lhe impeça de distinguir o que exatamente. Aliado a isso, o ciúmes do pai com o homem a levam a detestá-lo em especial por ele lhe parecer indiferente e a frieza dela desconcerta o rapaz que não tem ideia da razão de ter despertado nela tamanha aversão. Quanto mais a desconfiança de Iaiá aumenta, mais a proximidade dela com Jorge se torna um artifício para atingir a verdade e, nesse percurso, o rumo de seus sentimentos também se transforma. Mas o segredo do passado intrincado no pequeno meio pacífico do seu círculo pode ameaçar esse novo sentimento.

Revisitar essa obra tantos anos depois me deu a gostosa sensação de ler ela pela primeira vez e, nessa ocasião, pude ter acesso ao texto integral o que foi melhor ainda, pois desfrutei da história com todos os pormenores e particularidades da poética e ágil prosa machadiana. Depois de ter já lido alguns livros de Machado depois de adulta, sempre volto à opinião que, independente de quão magistral seja Don Casmurro, Iaiá Garcia sempre será meu eleito. A história simples, cotidiana e dramática desse livro consegue mexer comigo em todos os sentidos e despertam o lado romântico que muitas vezes até chego a esquecer que possuo (por não usar hahaha). É um livro de 1878, mas se aplicaria tão bem ao momento presente quanto uma divertida e intrigante história de Jane Austen.

Iaiá é uma adolescente chata, imediatista e voluntariosa como são todos os adolescentes na idade dela e, talvez por isso, na época em que o li pela primeira vez, tenha sido, para mim, uma identificação tão imediata que me levou a outro livro dele que me tocou de uma maneira diferente: Helena. E me levou a buscar outros autores clássicos ainda naquela época como José de Alencar de quem lembro que não gostei (provavelmente voltarei a dar uma chance a ele agora adulta para ver se minha opinião muda). Fico me perguntando se, ao invés das complexidades de Don Casmurro, livros como Iaiá Garcia não seriam uma leitura mais aceitável para apresentar Machado a adolescentes, e só então avançar para leituras mais exigentes. Contudo é apenas uma visão minha.

Todavia, embora a premissa de Iaiá pareça simples, sua construção de todo não é. Temos um complicado triângulo amoroso que se desmonta com boas doses de suspense sobre o futuro dos personagens, especialmente dado o comportamento imaturo da personagem título e o olhar que recai sobre o texto e a conduta desses personagens varia de acordo com o momento da vida em que lemos a história. Minha visão aos 14 anos não é a mesma que agora na casa dos "inta". Se você nunca leu Machado, eis uma boa maneira de começar. Iaiá Garcia não é complexo e, de maneira alguma, enfadonho, mas a ausência de complexidade e seu tom dramático puxado para a tragédia não diminui, em nenhum aspecto, a bela construção de suas personagens e o enredo bem articulado, fluido e sedutor que Machado, e apenas Machado, tem.

Natália 12/07/2022

Machado de Assis é certeza de livro bom
Quinto romance que leio de Machado de Assis e só digo uma coisa: ele não decepciona, entregando sempre personagens bem construídos com história envolvente.
Recomendo muito

Resenha:
Iaiá Garcia é o quarto romance da obra Machadiana. A história nos transporta para a cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1866 e 1871. Na trama somos apresentados a Jorge, um jovem advogado, filho de Valéria, uma mulher manipuladora.
Durante o decorrer da história, conhecemos outros personagens marcantes, como Iaiá Garcia, jovem de personalidade forte e filha do viúvo e funcionário público, Luís Garcia, a quem o pai ama incondicionalmente e faz de tudo para ver Iaiá feliz. Jorge se apaixona por Estela, a quem Valéria julga não ser merecedora do amor de seu filho por possuir classe social inferior.
Desesperada para que seu filho não se case com Estela, Valéria pressiona Jorge para que participe como voluntário da Guerra do Paraguai. Desiludido por Estela, o jovem faz o que a mãe quer.
Com o fim da guerra e decorridos 4 anos, Jorge volta ao Rio de Janeiro. No entanto, muitas coisas aconteceram no período da sua ausência. O cenário não é mais o mesmo que deixou 4 anos atrás.
Casamentos arranjados, amores proibidos e jogos de interesse compõem esse livro, retratando a sociedade contemporânea ao autor.
Uma história simples, de narrativa fluida que envolve o leitor do início ao fim e que conta com grandes reviravoltas.
Machado de Assis é genial e escolher qualquer livro dele para ler é ter a certeza de leitura excelente.
Fernanda 25/07/2022minha estante
Esse ainda não li. Estela é a Iaiá Garcia?

Natália 25/07/2022minha estante
Estela e Iaiá são personagens diferentes. É um ótimo livro.

Fernanda 25/07/2022minha estante
Eu acho incrível como mesmo os romances românticos do Machado já traziam alguns detalhes do realismo, como estereótipos humanos bem mais realistas do que idealizados.

Natália 25/07/2022minha estante
Exatamente, Fer. Os romances românticos dele têm essa característica única. Ele tem um estilo próprio. Eu sou apaixonada por Machado.

Nessa 07/07/2022

Melhor título: Estela
Logo no começo do livro noto que Iaiá não deveria ser a protagonista . Não gostei da personagem logo de cara , não sei dizer se é por ser mimada , mas não me agradou.
Estela já logo de cara me chamou a atenção por sua personalidade forte e orgulho. Este orgulho que impediu que vivesse o fogo do amor que tanto queria.
Queria-o , nas sabia suas condições sociais e sabia que o fogo do amor apaga.
Ouvi o audiobook, com uma narração muito boa.
Romance gostoso de ser lido e ouvido.
Clara Vellozo 04/09/2022minha estante
Concordo com o melhor título ?

Vanessa 05/04/2022

Bom...
De começo achei muito entediante, mas a partir do meio, de algum modo, eu me prendi totalmente na leitura desse livro.
Não é muito do meu gosto, mas o considero bom.

Igor 26/03/2022

Machado de Assis é, sem dúvidas, um dos maiores!
Iniciei a leitura com a expectativa clássica que um livro do Machado de Assis pode nos dar, porém, acabei me surpreendo. Como já é clássico do autor, ele nos trás uma história com estrutura simples, mas com grande complexidade nos pequenos detalhes. Vemos uma história tão humana quanto possível, com personagens realmente interessantes e bem desenvolvidos .

Recomendo a leitura para qualquer amante de literatura.

arthurzito 21/01/2022

Surpreso
Fiquei surpreso com o desenrolar dessa história, não sou muito chegado na fase romântica do Machado mas gostei muito dessa leitura. O enredo vai se construído de uma maneira bem natural e os personagens vão se encaixando ali de uma forma muito prazerosa. Eles tem seus traços bem idealizados, naturalmente, e percebi que cada um tem seu "oposto", Iaiá(romântica) e Estela(ajuizada), Luís Garcia(modesto) e Antenor(ambicioso). Eu pessoalmente gostei muito da Estela, geralmente acho os mais sérios e racionais mais reais do que os apaixonados.
Não há nada de novo no romance da história, não me prendi a ele, mas gostei muito dos personagens.

Elaine Messias 20/01/2022

Machado
O livro é escrito em 1878 e a história acontece entre 1867 e 1871. O romance é puro Machado de Assis. Um registro intenso dos valores e costumes de uma época. A mágoa e o orgulho de Estela parecem descabidos para os leitores do século XXI.? enquanto isso, o jogo, aparentemente inconsciente, de Lina (Iaiá), que acaba enredando as três personagens principais em uma situação caótica, e que é visto como reflexo da sua imaturidade e infantilidade no livro, é acontecimento Bem comum no mundo adulto atual. Cada vez que leio textos de antes de 1970, percebo o quanto regredimos em maturidade de raciocínio.?

Julia.Dani 30/12/2021

Iaiá Garcia
Esta obra conta os encontros e desencontros da vida amorosa de dois jovens e tem como pano de fundo a sociedade da época, contando com alguns casos aqui e ali dos personagens secundários. É um romance da fase romântica do Machado de Assis com pitadas de bom humor, uma leitura muito boa.

Giovana456 29/12/2021

Um otimo livro, onde é possível ver a progressão e as mudanças pelas quais os personagens centrais do enredo passam.

Lud 11/12/2021

Iaiá Garcia e o Paternalismo
O princípio formal que rege o livro, do recuo frente ao paternalismo, é bastante interessante. Já na primeira fase de Machado de Assis, ele tratava de colocar tudo aquilo que era ao mesmo contraditório e veio formador da nossa sociedade. Numa primeira leitura é estranho que a segunda parte seja tão calma tendo em vista a precipitação de conflitos que se estabelece na primeira, mas essa é a única forma com a qual os dependentes podem agir frente a seus benfeitores. Estela é com certeza uma das personagens mais intrigante, que sabe seu lugar e ao mesmo tempo persiste para manter seu orgulho e não dever a ninguém mais do que necessita. Foi uma ótima leitura de entrada para o que viria a ser o poderoso, extremamente hábil, irônico e perspicaz Machado da segunda fase.

Tatiane 11/11/2021

A construção das personagens, a expressão dos sentimentos mais íntimos, a evolução do enredo até o desfecho da obra, tudo é profundamente envolvente e magnificamente doloroso. Não poderia ser diferente, sendo o autor quem é. Meu coração apertava e a falta de ar vinha a cada lampejo de angústia das personagens. Estela, Iaiá e Jorge representam dores e dissabores nos ditos e não ditos que nos prendem do início ao fim da história.

Delirando um pouco, enxerguei em Antunes, pai de Estela, um início de rascunho de José Dias; e ora em Estela, ora em Iaiá, lampejos da dissimulação vista por Bentinho em Capitu.

História deliciosa de se ler. Machado é Machado.

Selma 31/10/2021

Mesmo na sua fase romântica, Machado consegue ser magnífico.
"Iaia Garcia" conta a história de Jorge que vai à guerra para se curar de um grande amor juvenil e um pouco antes de retornar para casa descobre que seu confidente tinha se casado com sua amada, mas isso não impede que a amizade dos amigos continue. Com suas visitas constantes à família de Luís Garcia, Jorge se descobre novamente apaixonado...
Uma história bem gostosa de se ler, com intrigas e descobertas amorosas , daquelas bem cheias de dramas em que a mocinha se sente dividida e tem muitos conflitos internos, enquanto o mocinho tem atitudes heroínas em nome do amor.
Apaixonada por um drama romântico, com certeza gostei muito!

fanny.Dyatlov 25/10/2021

"? ??????? ???-?? ??? ??? ?? ??????? ??? ?? ??????? ?????? ? ??? ??????????. ???? ?? ?? ???????, ?? ? ???? ??? ???????? ????? ?????, ?? ?? ??? ????????? ???? ??? ????? ??? ??????????. ???? ??? ???????? ?????; ???? ????? ????? ??? ??????? ???????."

Esse foi a primeira vez que eu leio machado de Assis sem que me obrigasse, e sem que eu me veja na obrigação de ler isso só pra fazer um trabalho escolar, essa leitura em si foi incrível.
O leitor sente fome ao passar por cada página, querendo mais e mais.

O que mais marca esse livro é essa heroína que prova do próprio veneno, de uma forma brilhante. iaiá garcia é uma personagem carismática, complexa, infantil. ela é um ser humano inexperiente que se aventura nos primeiros riscos que estão presentes quando amamos alguém (muitas vezes, como é o caso do personagem, esse risco é a própria mente da pessoa). claro que essa aventura é pertubadora e dramática, foi muito bom acompanhamento o processo de descoberta da vida pelo personagem.

Eu amei ver o "crescimento" do Jorge, ele amadurecendo durante a leitura, a relação entre jorge, estela e luiz garcia é um contraponto que deixa a narrativa ainda mais instigante. o amor que transita entre eles é pura metamorfose imprevisível e machado o narrou de forma impecável.??????

Jow 19/10/2021

Para que gosta de história com muitas reviravoltas.
Este livro sem dúvida é uma obra prima, quanta criatividade para construir e reconstruir os vários personagens da da trama. A pequena menina Iaiá Garcia que de uma momento para o outro "rompe com sua virgindade moral" e se torna uma mulher muito esperta e decida a jogar o xadrez da vida. Além do jovem que decide sacrificar sua vida por uma paixão incapaz e impossível. O livro é Maravilhoso e merece sua leitura.