The Golden Compass

The Golden Compass Philip Pullman
Philip Pullman

Resenhas - The Golden Compass

Lena 28/02/2020

Fiquei muito feliz de ter decidido reler esse livro, porque quando li pela primeira vez, varios anos atrás, assumo que deixei passar muitas das críticas e dos momentos de reflexão desse livro.
Estou animada pra continuar a ler os livros seguintes, o que nao fiz na primeira leitura, e animada também pra ver como vão adaptar eles nas novas temporadas da série (que, por sinal, é muito boa, fica ai a recomendação).
Pra fechar de maneira curta e sem spoilers, só queria expressar meu desejo de proteger a Lyra e dar um abraço nela, tão nova e tendo que passar por tanta coisa já!

Vinicius39 21/01/2022

A Bússola de Outro
Me surpreendi com esta estória.

Não assisti o filme, portanto não conhecia o enredo, todavia, posso dizer que me agradou bastante.

A escrita é gostosa de ser lida. Fiquei curioso o tempo inteiro, inclusive ao final que abriu mais perguntas do que deu respostas. Mas ainda assim fiquei muito animado para dar continuidade.

Gustavo 14/04/2013

The Golden Compass
Essa resenha é do Blog http://mundoaoavesso.com/

The Golden Compass(A Bussola de Ouro) é o primeiro livro da trilogia "His Dark Materials"(Fronteiras do Universo) e o grande criador dessa história é Philip Pullman.

A história se passa num mundo paralelo com o nosso. Nesse mundo que Pullman criou, todo ser humano tem um "daemon".Os daemons tem forma de animais . Quando a pessoa ainda é mais jovem,o daemon pode ter qualquer forma que ele quiser,mas quando a criança fica mais velha,o seu daemon estabelece uma forma só.Ele pode ser um leão,um cão,um papagaio e etc.

A nossa personagem principal é a Lyra. Lyra vive em Oxford com o seu tio Asriel. Um belo dia,Lyra vê o seu tio falando com outros homens sobre a existência de outro mundo paralelo com o nosso e algo sobre "Dust".Lyra logo fica curiosa com isso,mas o seu tio tem que viajar e ela não fica sabendo muita coisa.Por enquanto tudo parece estar calmo(eu pensei assim),mas esta havendo desaparecimentos de crianças e seus daemons e todos estão com medo disso,medo de ser a próxima vitima.Lyra tem um amigo,Roger Parslow, e ele acabou de ser sequestrado e logo após isso ,ela é apresentada a Mrs Coulter,uma mulher muito bonita, carismática e também muito inteligente.Lyra é convidada pelo Reitor da faculdade, para ir morar com a Mrs Coulter e Lyra não vê nada de mau nisso,pois Mrs Coulter parece ser uma pessoa muito boa.O reitor vai até Lyra escondido e da para ela um alethiometer,um contador de verdade.Esse alethiometer é a Bussola de Ouro e a Mrs Coulter não deve saber que Lyra o tem.

Logo Lyra começa a ver quem é a verdadeira Mrs Coulter e da um jeito de fugir dela. Lyra esta enrascada e ira ter que lutar muito para sobreviver. Ela irá conhecer bruxas,ursos de armaduras e aprendera a usar a bussola de ouro,e junto com o seu daemon,pantalaimon,ela ira ter que passar por muitos desafios para poder salvar as crianças sequestradas.

O livro também é muito polemico,pois como no mundo de J.K. Rowling(escritora de Harry Potter),Pullman criou um mundo paralelo ao nosso e muitos religiosos não gostam desse tipo de coisa.Pullman ainda deixou claro que esse mundo é controlado pela Magistério que também é referido como "Igreja" e esse magistério não parece ser nada bom.Pullman também é ateu.Juntando tudo isso, vários religiosos não gostam de ver seus filhos lendo esse tipo de livro.Eu adoro os livros que possam me levar a outros lugares e mundos e acho besta algumas pessoas usarem tais motivos para tentar falar que esses livros são obras do diabo.

Eu li o livro em inglês usando o audiobook e eu acredito que quando se lê com o audiobook,você consegue imaginar melhor a historia.

Foi o melhor livro que eu li em 2013 até agora. A narrativa é perfeita e os personagens são apaixonantes e eu estou morrendo de vontade de ler a sequencia “The Subtle Knife”.Pelo que me disseram,o filme parece ser muito ruim,mas eu ainda não o vi,então não posso ter certeza disso.O trailer do filme me parece ser muito bom.Eu já o vi umas mil vezes e quero muito ver o filme e entender o motivo dos que leram o livro e o amaram,terem odiado o filme.

Audiobook

Trailer do Filme

Amanda.Dorini 18/10/2020

Okay
O enredo é interessante e suficientemente intrigante, a protagonista pode melhorar um pouquinho e o estilo de escrita não é um dos meus preferidos

Paula 11/11/2020

Adorei esse livro, certamente é uma das melhores leituras que fiz no ano. Comecei a assistir a série da HBO e assim que descobri que era baseada em livros parei de assistir imediatamente para poder ler os livros antes. Li em inglês e tinha bastante vocabulário que eu desconhecia, nessas horas o Kindle ajuda bastante, entretanto não me impediu de aproveitar a leitura.

manu 04/02/2021

muito bom
o livro é muito bom, mas por ser em inglês foi extremamente difícil de ler tudo de uma vez.
eu amo o filme, e o livro tem muitos detalhes a mais, o que é ótimo!
preciso avançar mais meu inglês pra reler.
também vou ler os outros livros da série, já que de filme só tem o 1.

Ana 12/02/2022

Sempre vi o filme baseado passando na tv mas nunca parei para assistir, não sabia muitas coisas do livro, demorei três meses para finalizar, mas gostei, a construção do mundo é legal e fui lendo e acompanhando a série da HBO que está perfeita. A Lyra é MT esperta, quero ler os próximos, mas minha expectativa está baixa, espero não me decepcionar com o desfeixo

Ana 30/07/2022

Tivemos respostas
Acho que foi difícil pra eu ler porque já tinha visto a série, por isso demorei tanto. Mas o livro é bom, só meio demorado. Pelo menos tivemos respostas no final dele porque eu tava muito perdida sobre o que era o pó. E gente que ódio do Asriel, acho que eu nunca odiei tanto um personagem como ele. Super egoísta. Iorek e Lee os maiores

Gabi 15/02/2017

Após mais de um ano com o livro comprado e sempre ensaiando iniciar a leitura, finalmente terminei o primeiro da trilogia. Em muitos pontos a história é confusa e demora um tempo para percebermos que o mundo em que se desenvolve é uma projeção de nosso mundo, e não a real Universidade de Oxford, e que há um intenso diálogo com o poder da Igreja Católica na Idade Média. Há um intenso debate ético-filosófico e acredito que este seja um livro difícil de ser digerido por uma criança. Veremos como se dará a continuação da história. Mas o fato é que a gente lê com aquela vontade de ter um daemon próprio, rs.

Maitê 23/02/2017

Nada demais
Li pela primeira vez quando era adolescente e dei 4 estrelas para o livro, mas não tive vontade de ler os livros seguintes. Resolvi reler e terminar a série, e quase como se fosse uma primeira leitura, pois não lembra de nenhum detalhe ou plot point do livro. Não achei nada muito interessante, única coisa que me chamou a atenção foi o relacionamento de Lyra com seus pais, e é algo que poderá ser um incentivo para terminar a série.

Marília 08/02/2020

null
O livro é bom, porém super infanto juvenil. A leitura é fácil e a história é interessante
Recomendo a leitura à pessoas que queiram ler algo leve, ou que, como eu, goste de ler novels entre livros sérios e/ou técnicos.

Marília 08/02/2020

null

Ana 17/01/2021

Quero um dæmon também!
Esse é um livro doce, simples. Uma fantasia gostosa pra fugir da realidade. Lyra surpreende a cada página com toda sua sagacidade e a companhia de Pan me fez desejar muito ter um dæmon também! Toda a mitologia por trás do Dust me deixou muito intrigada, além de achar linda a relação humano-dæmon explorada no livro.
Recomendo esta série para quem goste de fantasias, mundos diferente e muitos segredos pra descobrir.