Conto de escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família.

Lucas Oliveira 22/03/2018

O conto de escola se resume a historia de Pilar, menino muito esperto e inteligente porem era muito folgado.
o conto muito bom e ainda tem a questão da ironia, corrupção e a delação.

Breno.Brito 22/03/2018

Conto de escola - Resenha
Apesar da história ser um pouco devagar, relata bem a vida de alguns atualmente que estudavam sobre pressão de tirar boas notas. Também relata como era as escolas antigamente em que os professores batiam nos alunos que aprontavam, e sobre alguns conceitos duvidosos do que realmente é certo.

Patrick.Cesar 22/03/2018

Bernardo 22/03/2018

Resenha
O conto apresenta um tema ingressante  que fala é o uso dos castigos corporais em alunos  que não obedecem, mas todos sabemos que ninguém aprende a base disso ... o menino se pergunta se é certo  aquilo tudo... não gostei muito
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Relações interpessoais na escola do século XIX.

Henrique 22/03/2018

La
O livro conta uma historia um pouco parada mas demonstra bem como era a escola antigamente onde os mestres batiam nos alunos e alguns conceitos um tanto conturbados do que é ''certo''. Não gostei, não odiei, da para ler...
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Que bom! Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Léo.Castro 2J 21/03/2018

Contos de escola escrito por Machado de Assis retrata a história de uma menina chamada Pilar que está dividida entre a escola e o tempo que ela acha que perde lá dentro mas com medo do seu pai ela opta pelo colégio. Por ela ser uma menina inteligente um colega chamado Raimundo que é o filho do mestre lhe deu uma moeda em troca ela teria que dar uma explicação da atividade a ele, mas um dos alunos chamado Curvelo ouve a conversa deles e dedura os amigos ao mestre, o professor que é muito severo castigou os dois batendo neles com uma palmatória. No dia seguinte Pilar tinha sonhado ?com uma moeda e então como o professor tinha jogado pela janela ela ficou procurando até se dar de frente com um batalhão de fuzileiros, ela volta para a sua casa e se dar conta de que esqueceu de procurar moeda.

Railane Martins 20/03/2018

Fala sobre um menino que estava indo pra escola no ano de 1840. Esse garoto pensava seriamente em cabular aula, só que ai ele mudou o pensamento dele por que ele saberia que ia tomar uma surra se seu pai descobrisse, e ele também não queria levar reclamação do mestre.
Tudo que diz no conto é no sentido literal.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um conto muito contemporâneo; tematiza a corrupção,escolhas individuais, conduta antiética e jogo de interesses.

Rodrigo Alcântara 20/03/2018

Conto narrado por um narrador que também personagem é narrado em primeira pessoa, conta algumas histórias que vivia em sua escola, como diz no nome do livro, "Conto de escola".
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
Aborda as relações no ambiente escolar e os limites da repreensão.

Joao.Pedro 20/03/2018

Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.

Joao.Victor 19/03/2018

Resenha Conto de Escola
Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX. Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.
Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele. Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.

Gabriel.Falcao 19/03/2018

Conto de escola
Esse conto mostra a vida de muitos estudantes (inclusive a minha),que diariamente vão pra escola preucupado com notas ou ate mesmo comportamento,pois sabem que serão cobrados em casa.Conto fassilimo de se ler,pois me sinto nas pàginas dos livros.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Lucca 19/03/2018

Seca análise
O conto "conto de escola" aborda o aprendizado sobre a corrupção e a delação mas de maneira vazia e superficial.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Mina.Rocha 19/03/2018

Gostei do conto,pois retrata uma situação na qual vivenciamos todos os dias que é a corrupção.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.